30 de dez. de 2010
O PODER DA MINISTRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS MINISTRADA COM UNÇÃO!
QUATRO BREVES AULAS BASEADA NO LIVRO O PREGADOR A MENSAGEM E OS ESBOÇOS
TEMAS DE MENSAGENS
28 de dez. de 2010
GUIA DE VIDA CRISTÃ AOS JOVENS
GUIA DE VIDA CRISTÃ AOS JOVENS
INTRODUÇÃO
Finalmente depois de muito tempo trabalhando com a juventude, tenho o privilégio e a satisfação de entregar a todos os pastores, aos pais, a nossa querida juventude, a todos os líderes que trabalham com jovens e a todo o povo de Deus em geral, um livro escrito, apesar de todo trabalho, valeu à pena, pois a nossa juventude merece.
Sou admirador do trabalho, do esforço, do dinamismo e da labuta gloriosa de cada jovem, que tem se esforçado na presença de Deus para serví-lo, amá-lo, adorá-lo e fazer a Tua obra.
Bem sabemos que a caminhada de um cristão é longa e espinhosa, e que ao longo deste caminho passamos por altos e baixos em nossa vida cristã. E o meu propósito através deste livro é fornecer a todos, um guia de vida cristã com aquilo que cada jovem precisa para melhor servir a Deus, além é claro, de um material que visa também orientar os jovens de forma sucinta concernente ao namoro, ao noivado e ao casamento, esclarecendo muitas dúvidas e corroborar de uma forma mais abrangente no desempenho de sua vida cristã, como também com o passar do dias, a cada passo que o jovem venha a dar em sua vida sentimental.
Parte do conteúdo apresentado neste livro provém de perguntas direcionadas a mim nas diversas palestras que tenho realizado direcionadas a juventude em diversas cidades de vários estados do Brasil. Tenho certeza de que se a leitura deste livro for realizada com uma mente aberta e desejosa, não só em lê-lo, mas também, desejando pôr em prática aquilo em que no livro está inserido, você poderá alcançar um crescimento e um avanço maravilhoso em sua caminhada cristã. Portanto, que cada leitor ao ler este livro, esteja atento ao objetivo de crescer em graça e em conhecimento, tanto diante de Deus, como diante dos homens, pois este é o objetivo deste livro (Lc.2:52 / II Pe.3:18).
O Autor José Aparecido da Silva Ministro do Evangelho Conferencista, Cantor e Escritor
CAPÍTULO 01
21 Atitudes que você deve tomar
1. Seja um jovem espiritual
(Rm.12:1-2)
Se analisarmos o contexto geral da palavra de Deus tendo em mente o nosso crescimento espiritual, veremos que o material reservado a nós neste assunto é imenso. De gênesis à apocalipse, a palavra de Deus traz para nós exemplos diversos de homens e mulheres que tiveram uma vida espiritual firme, constante e abundante, conforme nos diz a palavra de Deus
O que vem a ser um jovem espiritual?
A vida cristã exige ação, resposta, decisão, dedicação, prontidão, santificação, vigilância, confissão, arrependimento, conversão, libertação, (Ez.2:1 / At.9:6 / Lc.15:18 / Hb.12:14 / I.Pe.5:8 / I.Jo.1:8-10 / At.2:38 / Jo.8:32-36). E para praticar estas e muitas outras atitudes, você precisa estar vivo para Deus e vivo diante de Deus. Por este motivo, é que ser cristão para muitos é um prazer, mas para outros, é um dever, uma obrigação, uma tortura a sua liberdade carnal (Gl.5:16-26). Todos os grandes homens de Deus não foram grandes apenas por religiosidade, e sim por sua espiritualidade, por sua dedicação a Deus em todos os sentidos.
Convido você a fazer um estudo sobre a vida dos grandes homens de Deus e os feitos que realizaram, tais como: José (Gn.37-50), Moisés (Livro de Êxodo), Josué (Livro de Josué), Davi (I.Sm. e II.Sm), Jó (Livro de Jó), Daniel e seus amigos (Dn.1-6), João Batista (Mt.3), Isaías (Is.1-6), o apóstolo Paulo (At.9) e muitos outros. Você irá perceber que todos eles foram homens de Deus.
Por isso devemos apresentar o nosso corpo, alma e o nosso espírito em sacrifício vivo, Santo e agradável a Deus que é o nosso culto com raciocínio.
Não seja um crente conformado com este mundo vil e pecaminoso. Busque em Deus saber qual é a boa, agradável e perfeita vontade dEle para a sua vida. Para que através do seu corpo, da sua alma, e do seu espírito, você venha ter uma vida consagrada ao Senhor Jesus Cristo, uma vida que se volta para a adoração e louvor ao Nome dEle (Rm.12:1-2 / Hb.12:1-2).
2. Seja um jovem fervoroso
(Rm.12:11)
A bíblia nos diz: “jovens sois fortes a palavra de Deus e já vencestes o maligno, sendo assim, não há razão para que o jovem seja uma pessoa aparvalhada, parada, amuada, mas tem motivos suficientes para ser um jovem fervoroso, veemente, dedicado e zeloso. Este é com certeza um jovem de futuro. A própria juventude tem dificuldade de lidar com alguém que está sempre exausto, desanimado, combalido, desmotivado. Eles o convidam para alguma programação e quando o mesmo tem por hábito rejeitar os convites, o grupo passa então a não o convidar mais, descartando-o. Não fique esperando toda sua vida alguém ir atrás de você, procure o seu lugar no meio da juventude e sirva a Deus com alegria e disposição. Seja participativo e atuante e você verá como Deus irá lhe abençoar.
3. Seja um jovem disposto
(Js.1:1-9)
Se você ler o capítulo 33, versículo 11 do livro de Êxodo, onde fala sobre a vida de Josué, logo verá esta atitude presente na vida deste grande homem de Deus, ele era disposto.
Diz-nos a bíblia sagrada que: [...] o moço Josué filho de Num seu servidor nunca se apartava da tenda (Ex.33:11). Imagine a disposição de Josué em acompanhar o dia-a-dia de um dos maiores líderes da história de Israel. Acompanhar um homem
Será que esta era uma tarefa fácil?
Com certeza não era. Porém, este moço estava disposto a executá-la, porque tinha disposição. Você não conseguirá ir muito longe ou obter grande êxito em sua vida se não for um jovem arrojado nos seus ideais, alvos, metas e objetivos. Pois o que você deseja, tem muita gente o querendo também. Pode ser que, por falta de disposição, você perde a sua benção como Esaú perdeu a dele. Por isso, seja um jovem sempre pronto, tanto para servir a Deus, como também aqueles que Ele tem colocado no seu caminho, pois agindo assim, você notará o que Ele irá realizar em sua vida.
4. Seja um jovem desembaraçado
(Hb.12:1)
Cada um de nós, como cristão e como pessoa, temos uma consciência que nos acusa ou ou nos aprova (Rm. 2:15), além disso, temos o Espírito Santo em nossas vidas (I Co.3:16). Somos conhecedores da santa e bendita palavra de Deus e orientados o suficiente para não nos embaraçarmos com as coisas desta vida, não é mesmo? (Rm.2:15 / Jo.14-17 / Rm.15:4 / Hb.12:1-2).
Quando isso acontece, perdemos a direção de tudo, ficamos cheios de temores, abatidos, andamos de um lado para o outro e não encontramos um bom lugar para nós, pois quando não estamos bem conosco e com Deus, não encontramos um lugar adequado que nos faça sentir bem.
Se você se encontra embaraçado com algo, o caminho puro e simples é este: se desembaraçar (Hb. 12:1-2). Seja qual for o teu problema com certeza há uma saída. Se você se embaraçou em casa é hora de admitir os seus erros, se é no trabalho assuma as suas responsabilidades, se é o seu namoro que está descontrolado, controle-se.
A palavra de Deus nos orienta a deixarmos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e a corrermos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus Autor e consumador da nossa fé. Experimente agir assim e obtenha vitória da parte de Deus.
5. Seja um jovem dedicado
( Lc.2:52)
Um dos segredos do êxito do Senhor Jesus no seu ministério terreno foi a sua dedicação. Se Ele não fosse um homem dedicado, jamais alcançaria tamanho êxito em sua caminhada.
Na verdade ninguém vai muito longe se não for dedicado naquilo em que deseja crescer diante do Senhor o Deus Todo Poderoso é o costumo dizer àqueles que diariamente me procura a fim de obter novos subsídios atinentes a obra de Deus. Assim como o computador possui muitos programas, recursos e ícones, a obra de Deus também possui muitos recursos e ícones, e se você não estiver devidamente capacitado, envolvido, dedicado, você será mais um que dentro de poucos dias estará estagnado na obra de Deus. A palavra de Deus nos diz que ao que tiver será dado e terá em abundancia e ao que não tiver até o que tiver lhe será tirado (Mc.4:25).
Aquele que tem recebido muitas bênçãos da parte de Deus e continua a buscar, tem maior chance de receber ainda mais bênçãos do que daquele que não tem um vínculo profundo com Deus.
A dedicação é a mola propulsora que alavanca o cristão a uma vida extraordinária na presença do Senhor (Jr.33:3 / Ez.47:1-5). Porque existem muitos crentes insatisfeitos nas igrejas? A bíblia nos diz: De que se queixa o homem queixe–se cada um de seus próprios pecados (Lm.3:39).
O homem não tem coisa nenhuma a rezingar e sim clamar, orar, louvar, cultuar, adorar, e para tanto, carece de uma vida dedicada ao Senhor. Neste momento lhe convido a partir de hoje a iniciar uma nova etapa em sua vida, dedicando mais tempo ao Senhor mediante a oração, a leitura da Sua palavra e no serviço cristão
6. Seja um jovem dinâmico
(Rm.12:11)
Dinâmico é a pessoa de grande atividade. Não é porque você é crente que vai ser uma pessoa devagar, quase parando. O nosso Deus não é um Deus estático, calado, quieto, triste, não; o Deus a quem servimos é o Deus que cria, que age, que fala, que move, que opera, que está presente no meio dos seus e Ele não nos quer diferentes, Ele nos quer atuantes, avivados, alegres, cheios de vida, cheios de bênçãos para contar, livres de todo e qualquer embaraço. Fico triste ao ver um jovem parado, abatido, deprimido, combalido, cabisbaixo, de modo algum é esta a vontade do Senhor para a vida de nossa juventude. Ele quer que nossa juventude seja dinâmica, alegre, firme em Tua presença e atuantes na Tua casa, cheios do Espírito Santo, profundos seguidores do Senhor Jesus Cristo. Jovem, sei que muitos são aqueles que vêem ao seu encontro a fim de lhe desmotivar, para lhe criticar, mas no fundo no fundo, quem está por traz disto é satanás, pois ele veio para roubar, matar e destruir aqueles que temem, servem e louvam o Santo Nome do Senhor Jesus. Mas a palavra de Deus para ti é: levanta-te e resplandece porque já vem a tua luz e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Deus está contigo e é poderoso para lhe renovar, curar, renovar, dar a vitória necessária e que tanto necessitas para obteres a sua vitória (Jo.10:10 / Is.60:1 / Is.40:29-31 / Sl.103:3 / I.Co.15:58).
7. Seja um jovem alegre
(Ec.11:1)
Alegrar-se é um dos direitos da nossa juventude e porque não dizer de todo aquele que serve a Deus. O critério bíblico para esta alegria é que ela seja no Senhor, pois a alegria do Senhor é a nossa força (Ne.8:10).
O mundo luta por oferecer muitas fontes de alegria, mas são fontes rotas e mortas e por trás da alegria que o mundo oferece sempre há morte, tristeza derrota, dor, e assim por diante, pois onde há pecado, trevas, operação demoníaca, bebedeira, palavrões, imoralidade, não há alegria (Pv.14:12 / Rm.6:23 / Ef.4;5). A alegria verdadeira está presente onde a palavra de Deus é pregada, onde Deus se faz presente, onde o Espírito Santo se faz presente, onde Deus é glorificado, onde há pessoas nascidas de novo, libertas, perdoadas, transformadas, regeneradas (At.8:8 / Mt.18:20 / Lc.7:16 / At.2:37-47). Este sim é um ambiente sadio, que proporciona alegria. Certa vez estivemos juntamente com toda juventude em uma determinada chácara e pudemos ver a alegria de todos, brincando, cantando, conversando, contando as experiências com Deus e assim por diante. Então saiba disto, todo jovem tem direito a alegria desde que esta seja no Senhor, ou seja, uma alegria que não aborrece a Deus. Pense nisto e seja feliz!
8. Seja um jovem exemplar
(I.Tm.4:12)
A palavra de Deus nos diz: Ninguém te despreze por seres jovem mas seja o exemplo dos fieis (I.Tm.4:12). É esplêndido o Senhor Deus pedir aos jovens para ser “o exemplo” dos fieis. Conheço um grande número de jovens exemplares, na oração, na leitura da palavra, no respeito, no bom testemunho, no cumprimento de seus deveres, na submissão e assim por diante. E talvez alguém possa perguntar: o que ganho em ser exemplar? Você só tem a ganhar, conforme podemos conferir abaixo:
Enfim na lei da semeadura devido ao seu bom exemplo só terás coisas boas a colher, e vai colher com certeza!
Podemos até citar nomes de pessoas exemplares contido na bíblia: Neemias, Daniel e seus amigos, o profeta Elizeu, etc.
9. Seja um jovem amigo
(Sl.119:13)
Possuo alguns amigos jovens, como muitos pastores também possuem. Aliás, de tempo em tempo passa pela vida dos obreiros vários jovens, alguns ficam distantes arredios, indiferentes e até críticos àqueles obreiros, e já outros jovens se aproximam, ajudam, perguntam, aprendem, recebem conselhos, e às vezes, até dão algumas sugestões que podem ser lapidadas, trabalhadas e postas
Como é bom poder contar com alguém na hora da dor, da angustia, da necessidade. Quem é jovem sabe que uns dos maiores conselheiros dos jovens são os próprios jovens, e é maravilhoso ter em meio aos jovens alguém que tenha uma palavra de amor, de afeto, de consolo, uma palavra amiga. Isto a bíblia nos diz que é como de ouro em salvas de prata uma palavra dita a seu tempo, e é algo que Deus se agrada (Pv.25:11). Portanto, lhe convido a ser mais amigo do grupo a que pertences, procurando levar o povo a promover a ajuda mútua entre o grupo e a união de ambos com Cristo. Afinal, Nele somos um só corpo.
10. Seja um jovem leitor da bíblia e de bons livros
(I.Tm.4:13)
Seja persistente
O apóstolo Paulo já no final de seus dias pediu a Timóteo que ao vir vê-lo trouxesse os livros e principalmente os pergaminhos. Neste verso podemos aprender algo sobre a importância da leitura na vida do cristão e no caso dos jovens que são admoestados a nos dedicar a leitura da bíblia e de bons livros, os quais lhes trarão: conselho, alimento, orientação, direção, lições maravilhosas, exemplos de vida a ser seguido, além do que ela consola, admoesta e exorta a todo aquele que se dedica a leitura e ao estudo da palavra de Deus. Portanto boa leitura!
11. Seja jovem de oração
(I.Tss.5:17)
Todo crente em geral não pode sobreviver a não ser através da oração. Alguém disse certa vez que a oração é a respiração da alma, isto é, que sem orar a nossa alma fica sufocada. Por isso, muitos crentes vivem agoniados, aflitos, atribulados, andando de um lado para o outro sem saber o que fazer e nem para onde ir (II.Cr.15:1-6). O jeito é entrar no seu aposento fechar sobre si a porta e orar (Mt.6:6). A bíblia nos ensina a orar sem cessar, então querido jovem, vá para oração, pois somente nos pés de Jesus encontrarás graça para vencer os momentos difíceis e espinhosos desta longa e árdua caminhada rumo aos céus onde todos os dias somos entregue a morte por amor a Cristo e somente através da oração é que podemos ser livres de toda cilada do diabo e com sobriedade servirmos ao Senhor com alegria (Rm.8:31-39 / I.Pe.5:6-9).
Portanto, atente para a palavra de Deus que nos ensina sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer (Lc.18:1).
Bem sabemos que a vida de oração tem também os seus altos e baixos, porém, que possamos conquistar as nossas vitórias através da oração e assim teremos um sentimento todo especial pela vitória alcançada.
12. Seja um jovem vigilante
(Ef.6:18)
Costuma-se dizer que a oração e a vigilância devem caminhar juntas, sendo assim, você deve vigiar sempre, no mínimo, na mesma proporção em que orares. O campo da vigilância é muito vasto e abrange todas as áreas da vida do cristão. A seguir, alguns exemplos em que os jovens devem estar vigilantes:
É bom que cada jovem saiba que o vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; e por isso se faz necessário a máxima atenção a este terrível adversário de Deus e de toda a humanidade. Não se iluda, ele quer a tua destruição, e não vai poupar nenhuma de suas ferramentas para derrubá-lo, lutará contra ti e contra o que Deus tem na tua vida. Cabe a você dar o melhor de si para Deus afim de que o Senhor te guarde, te ajude, te sustente e te dê forças para caminhar até o fim, e a vigilância com certeza vai te ajudar e muito a fazer isto. Portanto, vigia irmão!
(Mc.13:33 / Mc.14:38 / Ap.3:3 / I.Tss.5:6 / Sl.5:3 / Lc.12:37)
13. Seja um jovem consagrado
(Efésios)
A palavra consagrar-se, tem o significado de dedicar-se para algo ou tarefa específica. Se cada um de nós nos dedicarmos as nossas vidas ao Senhor, receberemos grandes coisas para realizarmos para Ele.
Se você atentar para a vida de todos grandes homens de Deus que viveram nos tempo bíblicos, verás que cada um deles teve suas vidas dedicadas ao Senhor. Deus não tem compromisso com quem não tem compromisso com Ele.
Existem vários padrões de vida que um jovem pode escolher para viver: Ele pode optar por um padrão de vida light, mesmo assim ser crente, membro da igreja, fazer parte dos trabalhos corriqueiros da igreja e tudo bem. Isto é bom, mas isto não é um chamado profundo, um chamado denso exige muito mais do que isto. Conheço diversas pessoas que há tempos estão na estrada assim como, e todos tiveram seus momentos especiais na presença de Deus. Foram horas em oração, foram muitos dias de leitura e estudo da palavra de Deus, muitas provações como um teste preparatório de capacitação para a obra. Conheço muitos jovens que estão engajados na obra do Senhor e os tais sabem que se não tiverem um particular com Deus não obterão êxito no trabalho (I.Sm. 24:24).
Por isso, ter uma vida consagrada ao Senhor é uma atitude que você precisa tomar urgentemente. Quem sabe Deus tem falado de uma grande obra que Ele quer fazer em tua vida, ou mesmo, se estás a espera do cumprimento das promessas de Deus em tua vida. Tem coisas que se você ficar esperando acontecer em tua vida, elas não acontecerão. Você tem que dar lugar ao Senhor para que Ele cumpra as promessas de Deus em tua vida (Ex.3:10).
14. Seja um jovem santo
(I.Pe.1:15)
O termo santo quer dizer consagrado, que vive na lei divina. O cristão luta para ser “santo” a vida inteira e, é interessante que, ser crente por cinqüenta anos e deixar ao Senhor é perder o seu tempo, e para ganhá-lo, terás que voltar-se para Ele novamente.
O termo santo para o mundo tem um significado diferente do que é para o cristão que teme a Deus e anda nos Teus caminhos. Para nós santo é aquele que teme ao único Deus que é santo e obedece a Tua santa e preciosa palavra, teme o Teu santo nome e tem habitando no ser o Teu Espírito Santo (I.Tm.2:5/ I.Co.6:19 / II.Co.5:17).
Este sim é santo. Santo no seu falar, no seu agir, no seu vestir, na sua maneira de se relacionar com as pessoas, santo no trabalho, na faculdade, no namoro, no noivado, no seu casamento, enfim, como é santo aquele que o chamou, ele também é santo em nome de Jesus (I.Pe.1:15).
O crente em Jesus é santificado pelo poder do Espírito Santo e pela palavra, que representa a água e como tal vai lavando e purificando o cristão de toda e qualquer impureza e iniqüidade, de maneira que o cristão se torna lavado e remido pelo sangue de Jesus que é outro agente encarregado de lavar e purificar as nossas vidas (I.Co.6:11 / Jo.17:17 / I.Jo.1:8-10).
Quem sabe estou falando com Jovens que outrora foram cantores e até pregadores da palavra de Deus, e que hoje se encontram vencidos pelas astutas ciladas de satanás.
Quero dizer-te que o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado e que o Senhor lhe dará forças para prosseguir, pois a palavra de Deus nos diz ainda que sete vezes cai o justo e se levanta porque Deus o levantará, pois Ele é poderoso para isto (Pv.24:16). Você precisa entender jovem que você é santo mais é falho, é santo mais comete erros, é santo mais tem que confessar seus e erros e em especial confrontá-los, e vencê-los, e convido você a fazer isto a partir de agora (Lc.15:17-21).
Se você estiver em falha diante de Deus ou numa luta travada a fim de vencer as suas próprias fraquezas da carne, faça a Deus neste momento uma oração sincera (Jr.33:3/Gl.5:16-26). Se olharmos para a vida dos grandes homens que viveram no passado, verás que todos eles tiveram falhas, porém, cada um deles souberam, ao seu tempo e da sua maneira, buscar forças em Deus e assim triunfaram, e com certeza você também triunfará.
15. Seja um jovem de temor
(Ap.14:7)
Todos nós bem sabemos que o princípio e o fim de todas as coisas é temer a Deus. Que coisa preciosa na vida do cristão é temer ao Senhor, e isso é lindo na vida do jovem, pois permite a ele ter a consciência e certeza de que está sendo contemplado pelo Senhor vinte e quatro horas por dia (Sl.139 / Pv.1:7 / Ec.12:13).
Na verdade o Senhor quer caminhar ao nosso lado, não para nos sondar como um fiscal e sim como um amigo. Porém, bem sabemos que os olhos do Senhor estão em toda parte contemplando os nossos passos, as nossas decisões, os caminhos que percorremos, e o Espírito Santo que se incumbe de trabalhar em nossas vidas quando estamos em perigo e/ou sendo tentados por satanás. É ele quem fala ao nosso coração: sai daí, pare com isso, tire os teus olhos daí, escapa-te por tua vida (Gn.39:7-14). Como é triste quando o jovem perde totalmente o temor a Deus e começa a desrespeitar e desobedecer aos pais, ao pastor, aos seus líderes, aos mais velhos, pois este jovem passa a não ter cuidados com as palavras ditas e as suas conseqüências, correndo sério risco de ofender a santidade de Deus, bem como àqueles que Deus usa para falar com a Sua igreja, pode destruir a fé dos mais fracos, confundir a mente dos menos esclarecidos. É uma lástima quando o jovem passa a agir dessa forma, e muitas vezes o corretivo é duro, e o pagamento é um preço muito alto. Novamente lembro-o do trágico e forte exemplo de Absalão, um moço que se insurgiu contra seu pai, e além de disseminar contenda, desordem e infâmia, lutou contra seu pai como se este fosse o seu maior inimigo (I.Sm.17-18). Se o pai de Absalão fosse uma pessoa perversa, a gente facilmente diria que o pai é que era mau. Porém, o pai dele era o rei Davi, um homem segundo o coração de Deus.
Notamos com isso, que a ausência de temor, torna a pessoa hostil, violenta, contenciosa, com um comportamento estranho a qualquer ser humano normal, chegando ao ponto de a criatura ter que se afastar da comunidade cristã, pois ela passa a pôr em risco o próprio rebanho do Senhor. Deus não aceita certos tipos de comportamento no meio do seu povo e Ele mesmo se incumbe de tratar com tais pessoas, de modo que não permanecem no meio do seu povo (Sl.101:7 / Gl.6:7).
16. Seja um jovem obediente
(Rm.16:19)
Estamos vivendo em um momento de crise moral, social, crise de identidade, e assim por diante. E neste contexto de crises, as pessoas tem se tornado intolerante entre si, de tal modo, que ninguém quer ficar sob custódia de ninguém. E neste caso, para muitos, a obediência está fora de moda, e surgem pessoas dizendo que ninguém as governa, que vai aonde quer, que se veste do jeito que quiser, namora como quer e quem quiser, e assim por diante (II.Tm.4). Jovens, a palavra de Deus continua sendo a palavra de Deus e como tal, ela tem de sobra conselhos para toda e qualquer fase da vida.
Quando falo em obediência, me lembro de Josué, leia a sua história escrita em seu livro e acompanhe a benção de Deus em tua vida. Agora leia a história de Absalão, bem como também o seu trágico fim e verás o que acontece a um homem obediente e a um homem desobediente e tire as tuas próprias conclusões (Livro de Josué e II.Sm.17-18).
O que tenho a lhe dizer é que a ovelha tem pastor e se deixa ser apascentada, guiada, admoestada, corrigida por Ele, e o segue de todo coração em obediência, e isto é louvável diante de Deus e diante dos homens (Jo.10:1-21). Tudo o que você faz para Deus tem uma recompensa. A sua obediência lhe renderá bênçãos e vitórias incalculáveis, tanto nesta vida, quanto na vida futura. Crê nisto? (II.Cr.15:7).
17. Seja um jovem perseverante
(Dt.1:36)
Calebe é um dos exemplos que gosto de mencionar quando faço referência à perseverança. Pois num momento decisivo na jornada do povo de Deus, lá estava Calebe no meio daqueles espiões enviados por Moisés para espionar a terra pela qual eles haveriam de possuir por herança, não olhando para as dificuldades nem tão pouco para os desafios ele avançou rumo à conquista daquela terra crendo na promessa de Deus (Nm.13 e 14).
Calebe nas suas palavras nos mostra o perfil de um jovem perseverante. Vejamos:
O que fez com que Calebe tenha o seu nome seja lembrado até os nossos dias atuais é porque ele tinha estas atitudes entre outras na sua vida.
Na sua caminhada por diversas vezes terás motivos para desistir do que para prosseguir. É nessas horas em que deves ser perseverante e agir na direção divina, certos de que a vitória é tua em Nome de Jesus. Portanto, seja perseverante! (Mt.24:12-13).
18. Seja um jovem de fé
(Hb.11)
Quem ainda não leu ou mesmo não ouviu a palavra de Deus que nos diz em Hebreus capítulo 11 e versículo 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
É admirável um jovem de fé. Recomendo que estudes o capítulo 11 de Hebreus e procure descobrir a riqueza contida neste “grande” capítulo das sagradas escrituras.
Em geral percebemos que uma vida de fé não é uma vida fácil, e sim uma vida:
Porém, ao lermos este capitulo, veremos que a fé não opera sozinha. Em cada caso veremos que houve fé, mais houve também uma virtude que a acompanhou, vejamos:
E assim prossegue a galeria dos heróis da fé. Todos com fé, não móvel, atrofiada e sim com uma fé operante e viva e esta é a fé que Deus quer que exerças diante daquilo que Ele tem em tua vida. E assim, a cada passo, a cada fase da vida, a cada momento, mesmo sendo um período dos mais difíceis, seja um jovem de fé aguardando grandes coisas da parte de Deus, pois Ele é fiel e poderoso para realizar grandes coisas em nossa vida e com certeza o fará (Gn.28:15).
19. Seja um jovem de compromisso
(Dn.1:8)
A passagem bíblica citada logo acima que fala-nos acerca de Daniel e de seus amigos que se alvitraram não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia, e pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
O exemplo de um bom testemunho dado tanto por Daniel, como também por seus amigos na corte de babilônia é algo fabuloso, e tanto o leitor iniciante como o veterano que lê esta passagem, ao se deparar com este texto fica admirado, pois neste tempo o povo de Israel estava no cativeiro, e como era um tempo de apostasia o povo não estava levando tão a sério as coisas de Deus. E neste tempo, tanto Daniel como seus amigos, são escolhidos a fim de serem alimentados para serem apresentados ao rei da babilônia. E Nabucodonosor fez as exigências de quais seria a alimentação que ele queria que fossem preparado àqueles moços, mesmo assim Daniel propôs não se contaminar com os manjares do rei. Esta atitude causou problemas a cada um destes moços. Daniel fora lançado na cova dos leões, e no caso de seus amigos estes foram lançados na fornalha de fogo ardente (Dn.3-6). Agora vem a melhor parte da história: para Daniel, Deus o livrou fechando a boca dos leões, e no caso de seus amigos, o Senhor Deus expungiu a força do fogo e lhes deu vitória completa.
A Palavra de Deus nos diz: Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará (Jo.12:26).
20.Seja um jovem de seriedade
É admirável e até mesmo louvável a postura de um jovem cuja seriedade para com as coisas de Deus, leva-nos a até mesmo respeitar-lhe e parar para ouvir-lhe por tamanha seriedade, que o mesmo tem em seu modo de ser e de agir.Volto a lembrar-lhes o que nos diz a palavra de Deus acerca do jovem ser o exemplo dos fieis, na palavra, no trato e em toda a maneira de viver...! Como é difícil lidar com aqueles que não tem esta virtude, levam tudo na brincadeira, e geralmente querem ser levado a sério, querem dar ordens, querem impor as suas idéias, mas logo tudo cai por terra por não haver nele seriedade, e assim sendo o mesmo não permanece em nada daquilo que se dispõe. Gostaria de sugerir-lhe que atentasse com um pouco mais de seriedade em relação a obra de Deus, em relação a vida cristã, em relação a tudo o que concerne ao reino de Deus. Experimente levar as coisas de Deus a sério a partir de hoje, experimente orar com mais seriedade, ler a bíblia como nunca leste, servir ao Senhor com seriedade e você verá o que Deus vai fazer em sua vida.
21. Seja um jovem desprendido
Pode até parecer desnecessário esta atitude porém vamos para a palavra de Deus que nos diz: Deixando todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia corramos com paciência a carreira que nos está proposta olhando para Jesus autor e consumador da nossa fé. (Hb.12:2) Ainda nos diz a palavra de Deus que aquele que milita não se embaraça com as coisas desta vida.(IITm.2:4) Por estas e outras razões que aquele que quiser crescer nas coisas de Deus terá que se desprender de muitas coisas. Por exemplo vejo muitos jovens que desejam ser um homem de Deus e muitas jovens que querem ser uma mulher de Deus porém estão sempre presos a muitos embaraços, e há coisas tão pequenas que só Deus para ter deles misericórdia. Todo final de semana tem festas de aniversário, tem passeio para lá e para cá, tem um churrasco aqui ou ali e assim por diante e você terá que escolher que caminho queres seguir, os caminhos do Senhor ou os teus próprios caminhos.
Leia a biografia de grandes homens de Deus que marcaram épocas e você verá o que Deus fez por intermédio deles e qual foi o modelo de vida que eles viveram. Com certeza viveram uma vida de inteiro dispor na presença de Deus pois não viviam para si e sim para o Senhor que os salvou, que os resgatou, que os libertou, que os santificou e bem sabiam eles que para agradar a este Deus eles tinham que ter desprendimento. Sendo assim eu convido você que tem os seus sonhos pessoais, espirituais..., se desprenda mais, se disponha mais aos seus pais, ao seu pastor, ao seu líder e você verá novas coisas a acontecer em sua vida de agora em diante.
CAPÍTULO 2
Dezesseis verdades que o jovem não pode se esquecer
(Ec.12:1)
É louvável a postura de um jovem consciente de seus deveres diante de Deus, diante da sociedade, e mesmo na casa de Deus. Bem sabemos que um há algum tempo atrás você era um bebê e sempre estava acondicionado nos braços da mãe. O tempo passou e hoje você é um jovem, mas não será jovem a vida toda e precisas se preparar para as outras fases da vida, que por certo virão.
Volta e meia quando aconselhamos alguém concernente aos estudos, a ter uma profissão, a fazer um bom curso, a adquirir um imóvel ou mesmo construir a sua casa própria, ou quando convidamos a ter uma vida crista mais profunda, as pessoas alegam: “Eu sou jovem”. Ao proferir essa frase, a pessoa está dizendo uma palavra que tem um sentido negativo. É como se estivesse dizendo: Sou jovem não tenho compromisso, responsabilidade ou não quero assumir isso agora, não quero levar nada a sério. E a atitude mais correta seria: Eu sou jovem e tenho que aproveitar o meu tempo para estudar, trabalhar, adquirir o que for possível, já me preparando para novas fases da vida que surgirão. Pois a vida nos dá oportunidade de plantar, aprender, planejar, construir, idealizar e tudo que você estiver depositando no banco da vida hoje, você colherá mais cedo ou mais tarde. Lembre-se: boa plantação dará direito a uma boa colheita.
O caminho de um jovem ou qualquer cristão rumo ao céu é estreito, e se tratando de jovem nem se fala.
Existem pessoas que pensam que os jovens não têm problemas, que a vida de jovem é só mordomia e coisa e tal. Mas bem sabemos que jovem passa por momentos tão estreitos que se não for pelo poderoso nome de Jesus, ele desiste de tudo e todos. Por isto é necessário que cada jovem tenha uma vida totalmente separada do mundo e de todas as obras infrutuosas das trevas, pois muitos têm tomado decisões precipitadas, feito péssimas escolhas e por causa disso tem pagado um alto preço.
Quem nunca ouviu falar de uma moça ou moço que estava na casa de Deus era uma benção, mas se desviou foi para o mundo de pecado e está sofrendo, quer voltar não tem forças e sente muita saudade do tempo em que vivia na casa de Deus?
Fico a pensar sobre a escolha errada de Ló (Gn.19). Será que não havia um meio dele não se apartar de seu tio Abraão, ou que ele tinha de escolher logo Sodoma e Gomorra para habitar?
Muitos jovens, mesmo crentes ou com o nome de crente, tem andado por caminhos perigosos, tem seguido os seus próprios caminhos, o desejo do seu coração, tem endurecido seu coração a todo conselho que Deus tem dado através de pessoas e de Sua palavra. Jovens que tem tido um coração obstinado como o coração de Absalão. Mas sabemos que quem ouve conselhos tem vitória(Pv.15:22), pois bem aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e guardam as coisas que nela estão escritas (Ap.1:3). Procure observar como é a vida do jovem que segue bons conselhos e do jovem rebelde, a partir daí, para que você perceba a grande diferença e os efeitos na vida de cada um, e você verá onde o caminho que cada um está seguindo os levará.
Assim Jovem, o convido a atentar para a palavra de Deus que nos diz que: vocês são Fortes, a palavra de Deus habita em vós e já venceram o maligno.
Em que consiste a força de um jovem? A força de um jovem consiste em seu nível de compromisso, intimidade, devoção e amor a Deus e isto envolvem toda uma vida. A sua força não é física e sim espiritual, provem da oração, da leitura da palavra de Deus, da vigilância, da consagração, da santificação e assim por diante. É muito natural os jovens se sentirem fracos, desanimados, e às vezes até "frios" na fé, e aí a pergunta é: o que fazer? A resposta é simples, tudo que você já fez no tempo em que era uma benção na presença de Deus, ou tudo o que fazem aqueles que têm uma vida com na presença de Deus. Se a palavra de Deus tem lugar em sua vida se o seu caráter, suas atitudes, sua maneira de ser e de agir, for de acordo com a palavra de Deus você tem tudo para ser feliz e não precisa temer o futuro, porque a sua vida será conseqüência de suas atitudes, de decisões que você vier a tomar no decorrer de sua vida. Desejo ótimas escolhas para com a sua vida.
Mas nem por isso estás isento dos ferrenhos combates com o inimigo de nossas almas, aquele que não quer e vai fazer de tudo para que você não chegue à glória e não seja vitorioso em sua caminhada. Porém, a palavra de Deus para você é que "já vencestes o maligno", isto quer dizer que enquanto permaneceres firme e fiel ao Senhor Ele continuará mantendo você vitorioso nos combates contra o teu adversário.
A palavra de Deus admoesta-nos que, cada jovem deve usar o seu tempo para cuidar das coisas do Senhor e cuidar de como viver uma vida de modo que agrade ao Senhor Jesus. Com certeza este padrão de vida cristã aparentemente simples tem em si um poder muito grande e produz um efeito duradouro na vida dos jovens. Pense nisso.
CAPÍTULO 3
Gostaria de citar seis situações de risco em que o jovem deve fugir.
(II.Tm.2:22)
A seguir citarei vinte e sete barreiras que os jovens devem superar
Como você pôde notar, há uma infinidade de situações e eventos que os jovens devem fugir se quiserem se manter firmes na presença de Deus.
A definição da palavra "fugir" é: desaparecer, sair apressadamente, escapar, retirar-se às pressas.
Quantas vezes o anjo do Senhor usado alguém para, por todos os meios, arrancar alguém de um lugar para o outro, pois se não esta pessoa perece nas garras do inimigo. Por mais forte, santo e consagrado que um cristão seja ele tem que saber até a onde ele pode e deve ir com seu namoro, com suas amizades, com suas idas e vindas a lanchonetes, sorveterias e muitos outros lugares preparados e projetados para destruir a vida espiritual de todos aqueles que por ali passarem(Sl.1).
Muitos dos itens acima citados são atrativos a faixa etária dos jovens e adolescentes. Um jovem normal mais cedo ou mais tarde pode ter desejo de ir conhecer, passear, de saber como é qualquer um destes lugares, ou mesmo experimentar qualquer uma desta e de outras inúmeras praticas que lhe são oferecidas em casa, no trabalho, na escola e assim por diante, mas a palavra de Deus nos ensina de uma forma clara e muito rica que todas estas coisas acabam com a vida espiritual de qualquer um, por isso o caminho da vitória é fugir. Tudo que você notar que é nocivo, prejudicial, que não é útil a sua vida de comunhão com Deus, e você deve escapar mesmo(ICo.6:12).
Ao mesmo que você foge de tudo que é prejudicial a uma vida de comunhão com Deus, você deve mergulhar nas coisas Espirituais, pois do contrario, você será um jovem infeliz e a palavra de Deus ensina o jovem a se alegrar no Senhor e ainda ensina a servi-lo com alegria. Por isto você vai fugindo e seguindo aqueles que seguem a justiça, a fé, a caridade, a paz, com os que com um coração puro invocam o nome do Senhor.
Há momentos em que os vendavais da vida lhe sobrevêm de todos os lados, de modo que o jovem passa a ver seu mundo desabando em razão das lutas em casa na vida de seus pais, pois tenho observado que muitos não têm um lar, mas somente uma casa onde comem, bebem e dormem e vez por outra são até expulsos, e isto gera angustias na vida desses jovens e às vezes ele passa a se sentir confuso, desprezado, rejeitado, e a vida passa a transparecer a não ter mais nenhum sentido. Outras vezes ele sofre por coisas que enfrentou ainda na infância e até os dias de hoje não se sente curado.
Muitos jovens tem tido grande dificuldade de conseguir um namorado (a) dentro das igreja mas tem enfrentado uma luta muito grande com tantas pessoas que não temem a Deus e que aparecem no seu caminho. Não fique triste com isso, mas não se renda, não se entregue, na hora certa tudo aquilo que parece que nunca irá acontecer, lhe acontecerá de uma forma tão natural que você poderá nem acreditar. Não tenha medo do seu futuro, mas Entregue o teu caminho ao Senhor confia nele e o mais ele fará (Sl.37:5).
Ninguém está isento de enfrentar batalhas espirituais. Observei um comentário a respeito de a casa edificada sobre a rocha, onde o comentarista dizia que os rios representam as aflições temporais que sobrevém a nós, representam as provas por maus tratos por parte dos homens e os ventos representam as tentações e as provas que se originam em satanás e nos demônios (Mt.7:25). Os rios, as chuvas e os ventos têm soprado na vida de muitos jovens, e aqueles cuja vida espiritual não está alicerçada no Senhor Jesus não suportam e caem. E grande é a sua queda. E isso vale para todos nós.(ICo.10:13)
O livro de Efésios no capitulo seis e os versos de dez a vinte e um, ensina-nos e revela-nos os caminhos desta batalha, o que fazer para vencê-la e quem é o nosso ferrenho adversário. De acordo com este texto cada um de nós devemos se fortalecer no Senhor, ou seja, na vida de comunhão com Deus, e na força do Seu poder, pois não temos em nós força ou poder para vencer a satanás, pois a própria bíblia nos diz: “Eles o venceram pelo sangue de Jesus” (Ap.12:11).
O senhor Jesus venceu a satanás pela palavra de Deus. Não adianta lutar com pessoas, pois a nossa luta não é contra a carne e o sangue e sim contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, e isto é os governos, as autoridades e os poderes que dominam este mundo de escuridão. Como podemos ver satanás não está para brincadeira, ele está agindo por 24 horas na vida daqueles que tem o dado lugar, mas que Deus guarde a vida de cada um dos santos e amados leitores. Mas para isto se faz necessário tomar toda a armadura de Deus, resistir os maus dias em que vivemos, dias de lutas, dias de tribulações constantes, dias de conflitos na alma, dias de perguntas sem respostas, dias de silencio.
A seguir a palavra de Deus continua a nos despertar, ensinando-nos a fazer da verdade um cinturão, fazer da justiça uma couraça, calçar os pés na preparação do evangelho da paz, fazer da fé o escudo para se proteger de todos os dardos inflamados que o maligno lançar contra nós, recebendo a salvação como capacete e a palavra de Deus como uma espada. Fazendo tudo isto sempre contando com a ajuda do Senhor, orando sempre e sendo guiados pelo Espírito Santo. Estejam atentos, não desanimem e orem por mim também para que Deus me dê a mensagem certa quando falar.
Sei que muitas vezes você não entende o que passa em sua vida e nem sabe o que fazer, pois parece que está em um verdadeiro labirinto espiritual. Costumo perguntar às pessoas o que fazer quando não sabes o que fazer? Uma das respostas corretas é deixar Deus fazer. Pois o que Ele faz não entendemos agora, mas o saberemos depois. Por isso o caminho é aguardar o depois de Deus (Jo.13:7). Às vezes as provações são tantas que parece que você não irá suportar mas lembre-se das promessas de Deus. Lembre-se dos grandes homens que passaram por lutas e aflições e mesmo assim alcançaram a vitória. Homens como Moises que enfrentou o deserto, José que enfrentou o cárcere, Gideão que enfrentou a dura vida no campo, e muitos outros homens de Deus que são levantados pelo próprio Deus na pessoa de seu filho Jesus Cristo.
Queridos jovens como vocês mesmos podem notar as experiências que cada um de vocês tem vivido não tem sido tão diferentes daqueles que foram vividos noutras épocas. Sei que muitas vezes cada um de vocês corre o risco de ser sufocados pelos espinhos na caminhada, outras vezes pelas pedras do caminho, outras vezes enfrentando ursos, leões e gigantes, mas mesmo assim você segue o seu caminho, as vezes triste, abatido, cheio de interrogações, pedindo a Deus que te dê ânimo, força e graça, para vencer os acontecimentos e situações adversas que lhe sobrevém afim de testar o seu caráter, a sua personalidade, afim de pôr a prova a sua fé. Parece até que a vida está te pregando uma peça, e você se sente como o bobo da corte. Sabe quando a gente dá o melhor que pode e mesmo assim não alcança objetivo nenhum? Assim você pode ter se sentido por muitas vezes, porém, não temas! Deus é maior e com certeza vai te dar vitória.
CAPÍTULO 4
33 Obstáculos que o jovem precisa vencer (Rm.8:37)
1. Sofrimento por conflitos existentes no lar;
2. Cicatrizes decorrentes de fatos ocorridos na vida;
3. Deficiência no caráter de moças e moços;
4. Laços, armadilhas, colocadas por satanás em seu caminho;
5. Desânimo, frieza espiritual, impulsos carnais desenfreados;
6. Sofrimento psicológico por causa da aparência, da situação financeira;
7. Complexo de inferioridade por causa de alguma enfermidade e/ou deformidade;
8. Frustrações, desilusões e decepções por causas diversas;
9. Solidão, mesmo estando em meio à multidão;
10. Isolamento, falta de pessoas para entrosá-la no grupo;
11. Desprezo por partes dos mais antigos no meio em que convive;
12. Lutas internas com suas atitudes e comportamento;
13. Crises no relacionamento com a família.
14. Não está entendendo o que se passa em sua vida
15. Não sabe como lidar com as frustrações de uma caminhada de fé
16. Não está suportando as provações pelas quais tem passado (Rm.8;31-39)
17. Corre o perigo de ser sufocado pelos espinhos
18. Corre o perigo de ser sufocado pela sedução das riquezas
19. Corre o risco de ser tragado pelos leões (O diabo)
20. Corre o risco de ser tragado pelo urso (As paixões carnais)
21. Corre o risco de ser vencido pelo gigante (O mundo)
22. Corre risco de não suportar as zombarias,críticas,etc
23. As vezes se sente triste e desprezado por todos
24. As vezes é tratado como o bobo da corte
25. As vezes se sente frustrado por não corresponder as expectativas
26. As vezes se sente que está vivendo a vida dos outros
27. Corre o risco de ser tragado pelo urso (As paixões carnais)
28. Corre o risco de ser vencido pelo gigante (O mundo)
29. Corre risco de não suportar as zombarias, críticas, etc
30. As vezes se sente triste e desprezado por todos
31. As vezes é tratado como o bobo da corte
32. As vezes se sente frustrado por não corresponder as expectativas
33. As vezes se sente que está vivendo em casa de estranhos
“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores”(Rm.8:37). Este verso da palavra de Deus é um dos meus preferidos quando se refere ao assunto que estamos comentando, e há nele verdades gloriosas. Aqui encontramos orientações para que possamos prosseguir nesta jornada rumo ao céu de gloria. A primeira expressão nos diz: “Mas em todas estas coisas”, e você pode se perguntar, que coisas? A resposta está citada de forma resumida nos tópicos logo acima.
Trabalho com a juventude desde os meus primeiros dias de fé, na verdade com toda igreja. Mas referindo-me aos jovens, bem sabemos que há muitos moços e moças que habitam num lar em que até parece um “pedacinho do céu”, pois nele há um clima de paz, de harmonia, amor, afeto, carinho, compreensão, um lar aconchegante, limpinho, saudável no sentido material e no sentido espiritual, porém, existem lares que vivem num verdadeiro pé-de-guerra, marido versus esposa, pai versus filhos, filhos versus pai, entre irmãos, ninguém compreende ninguém, ninguém ajuda ninguém, ninguém ama ninguém. E bem sabemos que em um lar onde não há amor, carinho, compreensão, onde a palavra de Deus não é praticada com liberdade, onde o Espírito Santo não tem liberdade, este lar só tem tristeza, amarguras, dor, decepção, que faz com que carreguemos uma bagagem de mágoas e ressentimentos que se não forem sarados pelo Senhor poderão nos trazer conseqüências que venham afetar vidas e até futuros relacionamentos, fazendo com que as pessoas que estiverem ao seu lado venham sofrer por causa dos assombros do passado em vossas vidas.
Por estas e por outras razões que as nossas vidas precisam realmente passar pelo processo da conversão, da regeneração, do perdão da purificação, da transformação pelo poder que há no nome de Jesus, afim de que Ele faça uma obra completa em nossas vidas. Pois a jornada cristã é longa e no caminho de um jovem há muitos laços, armadilhas e ciladas ambos colocados por satanás a fim de detê-lo, embaraçá-lo, seduzi-lo, derrotá-lo, para que o jovem não chegue a lugar nenhum. E assim ele venha a ser um jovem desanimado, frio na fé, vencido por seus próprios impulsos carnais, outra hora tomada por complexos com seu peso, com a sua cor, com o timbre de sua voz, com o seu nível social e/ou espiritual, com as desilusões na vida sentimental, problemas de saúde e assim por diante.
Como você pode notar é uma avalanche de problemas que vem contra os jovens e o alvo final do inimigo é sempre o mesmo: Roubar, matar e destruir (Jo.10:10). Ele não tem outra missão a não ser esta, e fará de tudo para cumprir esta tríplice missão. Mas em contrapartida temos o Senhor Jesus Cristo que veio para nos dar vida e vida com abundancia.
Outro problema sério que assola a nossa juventude é a solidão. Sabia que a luta do ser humano com a solidão não termina com o casamento?
É muito natural uma pessoa casada ser apanhada ou se sentir só. Temos até que tomar cuidado para não fazer como Israel, que veio a provocar a Deus na solidão, se você não vigiar, você peca contra o Senhor, principalmente nos momentos de angustia e de solidão. Aproveite este período para fazer novos propósitos com Deus, para adorá-lo, para firmar o seu compromisso com Ele e assim por diante.
Existe o problema da falta de amigos no meio da comunidade cristã. As queixas são sempre as mesmas: ninguém liga para mim, há muitas panelinhas por aqui, ninguém quer fazer amizade comigo. A palavra de Deus nos diz o seguinte: O que quereis que os homens vos façam fazei-o vós também (Mc.15:12). Com isso entendemos que o caminho não é reclamar a falta de amigos, mas procurar ser amigo das pessoas e buscar uma aproximação com cada um sem levar em consideração as diferenças e particularidades, e não querer mudar as pessoas num primeiro contato. Você tem que ser amistoso, simpático, ameno e aberto a novas amizades, pois a falta de amigos na igreja tem levado a muitos a sair da casa de Deus. E quanto a você, que já se faz presente na casa de Deus a mais tempo, deve procurar os novos membros da casa de Deus e integrá-los na comunidade evangélica com amor, carinho, e dando assistência a estas pessoas, não as desprezando, mas abrindo portas para que elas possam entrar.
Há momentos em que as chuvas, os ventos e as tempestades querem assolar a vida de cada jovem com tanto ímpeto, transparecendo que o jovem não irá suportar, parecendo estar num verdadeiro fogo cruzado.
A bíblia nos diz que vindo o inimigo como as correntes de água o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira (Is.59:19). Então não temas, Ele vai te dar vitória.
Como já descrevi sobre as duas verdades que devem nortear as nossas vidas os quais são: “Todas estas coisas” e “Mais do que vencedores”, e você é mais do que vencedor. O vencedor é aquele cujas conquistas e vitórias consistem meramente nas vitórias terrenas, mas volta e meia se sente derrotado, pois numa disputa poderá haver alguém melhor do que ele, e com certeza sempre experimentará novas derrotas. Mas se você é mais do que vencedor, então vive num padrão de vida diferente e isto passa a ser a sua marca registrada, o seu estilo de vida, a sua grife espiritual. Mesmo assim não está isento de passar pelo teste na qual a boa semente passa a fim de ser conhecido pelo grande semeador, o próprio Senhor Jesus, e enfrentamos os pedregais, os espinhos no caminho, os ursos (as paixões carnais) e os gigantes (o mundanismo). Mas como já disse se você é “mais” você vai vencer. Aconselho-te a ter algumas atitudes:
1. Seja cheio do Espírito Santo (Ef.5:18)
2. Seja cheio da palavra de Deus (Cl.3:16)
3. Seja leitor de bons livros (I.Tm.4:13)
4. Selecione as suas amizades (Sl.119:63)
5. Fuja terminantemente de tudo que lhe enfraqueces na fé
6. Tenha amigos jovens, mas não evite o contato com os mais velhos
7. Caminhe lado a lado com a liderança de sua igreja
8. Seja humilde, dedicado, perseverante, paciente
CAPÍTULO 5
38 Frases que os jovens devem declarar
1. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor (At.16:31)
2. Todos os males de minha vida, Deus o tornará em bem (Gn.50:22)
3. Como Deus foi Moisés, assim será comigo (Js.1:5)
4. Vai nesta tua força, pois Deus é contigo (Jz.6:12)
5. O meu redentor vive e por certo se levantará sobre a terra (Jó.19:25)
6. O Senhor é o meu pastor e nada me faltará (Sl.23:1)
7. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (Sl.46:10)
8. Tudo tem o seu tempo determinado (Ec.3:1)
9. Operando Ele quem impedirá (Is.43:13)
10. Clame ao Senhor e Ele te responderá (Jr.33:3)
11. Clame ao Senhor e Ele te revelará (Jr.33:3)
12. Vinde e busquemos renovação e conversão (Lm.5:21)
13. Põe-te em pé e falarei contigo (Ez.2:1)
14. Vamos buscar reavivamento espiritual (Hc.3:2)
15. Vamos até o fim (Dn.12:13)
16. Deus nos chamou para fazermos a diferença (Ml.3:18)
17. Voltemos a fortaleza, pois temos uma esperança (Zc.9:12)
18. Você é um bem aventurado (Mt.5)
19. O Deus que cuida das aves no campo cuida também de ti (Mt.6:24-33)
20. Deus quer te usar para pregar o evangelho com poder (Mt.16:15-20)
21. O Espírito do Senhor é sobre ti (Is.61:1-3)
22. Ele te escolheu para que vades e deis fruto (Jo.15:16)
23. Ele quer que prossigamos sem impedimento algum (At.28:31)
24. Fará com que tudo coopere para o teu bem (Rm.8:28)
25. Você é mais do que vencedor (Rm.8:37)
26. Andemos por fé e não por vista (I.Co.5:7)
27. Você tem em seu corpo as marcas de Cristo (Gl.6:17)
28. Ele fará por ti além daquilo que pedes ou pensas (Ef.3:20)
29. Tudo podes em Cristo, pois ele te fortalece (Fp.4:13)
30. Seja agradecido ao Senhor Deus (Cl.3:15)
31. Em Deus faremos proezas (Sl.110:8)
32. Siga os princípios bíblicos esposados a Timóteo (I. e II.Tm.)
33. Seja sóbrio, vigie e se humilhe nos pés do Senhor (I.Pe.5:6-9)
34. Você é forte, a palavra de Deus está em ti (I.Jo.2:14)
35. Você já venceu o maligno (I.Jo.2:14)
36. Batalhe por seus objetivos pela fé (Jd.3)
37. Ninguém é herói por acaso (Hb.11:32-40)
38. Ele põe diante de ti uma porta aberta (Ap.3:8)
Ao iniciar a leitura deste comentário convido você a ler. (Mt.18:19 / Dt.1:36)que fala-no sobre o poder da concordância e o poder da perseverança.
O primeiro verso nos diz que se dois de vós concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu pai, que está nos céus. Então vamos concordar com a nossa vitória em Nome de Jesus!
E o segundo verso fala-nos sobre o espírito de Calebe. Todos conhecemos a passagem
É interessante a postura de um jovem cristão que realmente crê no Senhor Jesus e sabe que Ele vai fazer a obra na vida dos seus familiares, sabe que todos os males que lhe sobrevier, Deus tornará
A promessa gloriosa Deus fez a Josué. Para ele não seria fácil suceder o grande líder Moisés, mas a promessa do Senhor para ele era o suficiente para que alcançasse a vitória: Como fui com Moisés assim serei contigo (Js.1:5). Era como se o Senhor estivesse dizendo: Como dei poderes a Moisés, darei a ti também, como falei com Moisés falarei contigo, como fiz milagre assim farei milagres através de ti também, como agi a favor de Moisés agirei em seu favor também. Sendo assim, Josué poderia descansar e confiar em Deus pois o Senhor lhe daria vitória em tudo.
O Deus em que servimos é o Deus do encorajamento, por isso Ele disse a Gideão: Vai nesta tua força varão valoroso pois o Senhor é contigo (Jz.6:12).
Coisa linda é o cristão ter nele esta convicção: Deus é comigo, está comigo, fala comigo. Coisa linda e maravilhosa é sentir a presença de Deus ao nosso lado em todos os momentos de nossas vidas, e poder contar com Ele em tudo, certo de que “o nosso redentor vive e com certeza se levantará sobre a face da terra”. Bem sabemos que há momentos em que o inferno se arregimenta contra as nossas vidas de forma tão terrível, que passamos por momentos de angustia e de tribulação. Porém, temos em Deus um poderoso Redentor que está vivo e que haverá de se levantar sobre a terra derrotando o inferno e triunfando em nossas vidas. Ele é o nosso pastor nada nos faltará. Não irá faltar graça, poder, unção, vitória, virtude, resposta, solução, ajuda, enfim tudo o que for necessário para que alcancemos a vitória. Deus nos concederá afim de que tenhamos vitória completa no seu nome. O segredo é você se aquietar.
Não adianta o jovem ficar ansioso, perplexo, preocupado, aflito, angustiado, cabisbaixo, deprimido, desleixado, com a sua vida espiritual só porque as coisas não se encaminham tão bem o quanto desejas. Aquietai-vos!
Saiba que em nossa vida tudo tem um tempo determinado. Muitos querem saber o que será do seu futuro. O seu futuro está nas mãos de Deus, a sua vida está nas mãos de Deus e você não tem como, através da sua ansiedade, querer ou vontade, mudar o tempo de Deus já estabelecido em sua vida. Há um tempo para cada acontecimento em nossas vidas, e a partir do momento que entendemos isto, a nossa busca termina, porque sabemos que na hora certa tudo será realizado, resolvido, esclarecido, solucionado, e entregue em suas mãos. Por mais difícil que seja de receberes a tua benção, seja ela material, espiritual ou sentimental, mas operando Ele em tua vida ninguém pode impedir. Não tem barreira que Ele não derrube, não tem muralha, não tem mar vermelho, não tem Faraó, não tem gigante, não tem fornalha, não tem nada que pode deter a vida de um jovem chamado e escolhido para vencer! O caminho é clamar e não reclamar da vida, da sorte, dos problemas, das pessoas, da situação financeira, da falta de oportunidade, da família, da igreja.
Você é jovem saudável, tem um futuro brilhante pela frente e tem tudo para ser feliz. O que você precisa é de uma renovação espiritual a fim de viver numa dimensão de glória, de renovo, de unção, de vitória, de liberdade. Põe-te em pé e Ele falará contigo. O problema é que queremos a benção, mas nem sempre estamos na posição de recebê-la, então levanta-te animosamente, fervorosamente, corajosamente e eu quero ver se as coisas não tomarão um rumo diferente em tua vida(Is.60:1).
Não é mais tempo de esperarmos um avivamento, mas sim fazer parte dele, mergulhar de cabeça, neste reavivamento buscando em Deus tudo quanto Ele tem de forma abundante para conosco. Afinal, não cheguemos até aqui para desistirmos no meio do caminho, mas para irmos até o fim, pois aquele que for até o fim é que será salvo.
Fomos chamados para fazer a diferença e lhe pergunto: você tem feito a diferença por onde tens passado? Se não tens feito a diferença, ainda é tempo de tomar esta atitude. Para tanto se faz necessário voltar à fortaleza, voltar a oração, voltar a fazer todas as coisa que um dia fizestes e que tens deixado de fazer, e isto tem causado prejuízo para a sua vida espiritual.
Você é um bem aventurado e grande é o cuidado de Deus para a sua vida, pois assim como Ele cuida das aves do campo, assim Ele cuida de ti. Crês nisto?
Este é o momento e esta é a hora de Deus para tua vida esta é a hora de Deus mudar a tua história e começar a cumprir as tremendas promessas que Ele tem para com a tua vida, pois o Espírito do Senhor Jeová está sobre ti, Ele te ungiu para levar boas novas aos pobres, te enviou para animar os aflitos, anunciar liberdade aos escravos e aos que estão na prisão.
O Senhor Jesus lhe chamou para que vades e deis fruto e que o vosso fruto permaneça afim de tudo o que pedires ao pai Ele vô-lo conceda. O desejo de Deus é que caminhes sem amarras, e sem impedimento algum e fará com que tudo coopere para o teu bem, afinal como já disse e repito você é mais do que vencedor, lembre-se disso.
Você não deve andar por vista e sim por fé, pois a fé lhe dá condições para ver o invisível, crer no incrível e receber o impossível.
O Deus a quem nós servimos, amamos e pertencemos, tem poder para fazer tudo e muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em cada um de nós opera. Você pode todas as coisas Naquele que lhe fortalece e é Cristo quem lhe fortalece. Seja agradecido a Ele a cada momento, mesmo nos momentos mais difíceis Ele quer ver a sua gratidão, pois Nele você fará proezas, coisas maiores do que as que Ele fez durante a sua passagem por esta terra.
Gostaria que você lesse as duas cartas de Paulo a Timóteo tendo em mente um padrão de conduta cristã, um exemplo a ser seguido, um modelo de vida a ser imitado, um alvo a ser estabelecido(IeIITm), sendo um cristão sóbrio, vigilante, humilde, e eu tenho certeza que podes fazer isto, pois de acordo com a palavra de Deus você é forte, já venceu o maligno e a palavra de Deus habita
Deus colocou diante de cada um de nós uma porta aberta e ninguém a poderá fechar, bem se eu e você temos diante de nós uma porta aberta o que temos a fazer é entrar por ela sem demora e aproveitar todas as bênçãos que Deus tem reservado para com cada um de nós e aguardar as surpresas de Deus para com as nossas vidas.
Você crê nas surpresas de Deus? Eu creio!
CAPÍTULO 6
03 Bênçãos de Deus para cada jovem receber:
Eis aí três grandes bênçãos de Deus para a vida de cada jovem, seja moça ou rapaz. São elas: A benção do namoro, a benção do noivado e a benção do casamento.
Sabemos que estas bênçãos dependerão de sua escolha e postura diante de Deus, diante da igreja, da família e de um para com o outro, pois infelizmente muitos jovens que outrora foram uma benção na casa de Deus, mas a partir do momento em que iniciaram o namoro, entraram por uma fase de declínio espiritual e muitos não conseguiram chegar ao matrimonio.
Certa vez ouvi uma mensagem sobre este assunto e o pregador dizia aos jovens: se você não tem como apagar uma fogueira não a acenda, e é isso que muitos tem feito, provocado os desejos um no outro e causando males que entristecem o Espírito Santo que não quer que você perca a tua benção(Ef.4:30).
Outros assumem uma posição errônea. Depois do noivado, uma armadilha fatal é pensar que porque já são noivos e vão se casar tem total liberdade sobre o outro e pode fazer o que bem entender, pois vão se casar. E sendo assim, muitos se casam em pecado ou casam coma vida desconcertada.
Sabemos que um namoro prolongado acaba deixando algo que precisa ser reparado. Mas não sendo nada tão grave, ambos tem total tranqüilidade para recorrer a um conselheiro, ou seja, o pastor ou mesmo o líder de jovem, caso o mesmo seja amigo da juventude, para que possam orar juntos pedindo que o Senhor Deus os perdoe todo e qualquer embaraço para se casarem de cabeça erguida. Cabe ao conselheiro ser uma pessoa amiga, discreta, sigilosa e companheira, caso contrario, é uma verdadeira queda de braço que resulta em traumas, revoltas, inimizades e escândalos. Temos que lutar contra o pecado sem ferir ou maltratar o faltoso e acredito que na posição que estás já tens capacidade para isto(Rm.15:1).
Finalmente vem o casamento que é o terceiro passo dado pelo jovem casal e é a conseqüência daquilo que ele plantou no período de seu namoro e de seu noivado. Por isso se faz necessário ter certo equilíbrio durante o namoro, como também no seu noivado, para não teres problemas no seu casamento. Pense nisso!
Namoro
As nove fases do namoro
1. Sonhando com um namorado (a)
2. Será que vou ter um namorado (a) um dia?
3. Orando por um namorado (a)
4. Procurando um namorado (a)
5. Rumo à conquista de um namorado (a)
6. Sorria você está namorando
7. Como saber se estou namorando a pessoa certa ou errada?
8. Quando acaba o namoro
9. Quando o namoro não tem nenhum futuro
Toda pessoa normal, mais cedo ou mais tarde, sonha, está sonhando ou sonhará com um namorado, e isto é muito normal desde o período de brincadeira de criança, depois com as paixões da adolescência e finalmente o romance da juventude.
Muitas vezes as pessoas falam: será que eu vou ter um namorado (a) algum dia? Naturalmente que sim. Mas a demora da espera às vezes faz-nos pensar que a pessoa amada, a nossa cara metade, nunca vai surgir em nossas vidas. Quando jovem, passei por este período. Ser jovem solteiro tem o seu lado bom, e é bom ser solteiro até certo tempo. Mas com o passar dos dias, você passa a desejar ter alguém ao seu lado. Isso precisa ser bem administrado, se não você se desgasta sentimentalmente atrás de um grande amor que ainda não veio e se desgasta espiritualmente por que você sabe muito bem que a palavra de Deus nos diz que o “Solteiro cuida das coisas do Senhor em como há de agradar ao Senhor” (I.Co.7:32). Deus não está tirando o seu direito de ter um namorado (a), mas está lhe admoestando a dedicar sua vida a Ele, pois Ele sabe que os dias são maus e se o jovem cristão não estiver envolvido com as coisas de Deus sua vida espiritual corre perigo. Por isto, enquanto o seu grande amor não vem, desconcentre um pouco disto e dedique-se ao Senhor, pois no tempo certo Ele agirá por ti. Você crê nisto?
As pessoas me perguntam: será que eu sou tão feio (a) assim? Será que nunca vou ter ninguém ao meu lado? Afinal o que há de errado comigo?
Calma não é nada disso. Você sabe que não tem como impedir as aves de voar sobre a tua cabeça, mas você pode impedi-las de fazer ninho sobre ela. O que quero lhe dizer é que não podes permitir que o inimigo fique tentando lhe torturar, colocando em sua mente setas malignas, a fim de levar você à derrota, a uma vida de frustração, e desprovido de um propósito com Deus. Saibas que Deus tem muito mais do que um namorado (a) para você. Ele com certeza têm muito mais para você.
As pessoas me perguntam: Posso orar por meu futuro sentimental? Com certeza podes orar por seu futuro namorado ou namorada, esposo ou esposa, podes orar por seus filhos, enfim por tudo o que você tiver em mente de orar nesta tão importante área de sua vida podes orar. Pois bem sabemos que depois do nosso relacionamento com Deus, o relacionamento com a família é a segunda maior decisão de nossa vida, e sendo assim, é um dever nosso orar por isto.
Esta história de procurar um namorado (a) é um tanto emblemática porque tem pessoas que não se preocupam com isto e simplesmente aparece seu príncipe ou sua princesa num belo de um cavalo branco e lhe pede em casamento, e é só maravilha, outros não têm tanta sorte assim. Mas não se desespere, uma hora ele ou ela aparece. Sempre digo: olha do seu lado que ele (a) pode estar bem próximo de você.
A palavra de Deus nos aconselha de forma muito interessante sobre este assunto, preste atenção: “[...] Sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos contanto que se casem na família de seu pai” (Nm.36;6). No sentido prático e simples de interpretarmos esta palavra, o Senhor está a nos dizer: Meu filho você tem o direito de escolher a pessoa que você quer para que esteja ao seu lado, contanto que esta pessoa seja uma pessoa que pertença a minha família, ou seja, que a mesma seja cristã, fugindo assim de um jugo desigual com uma infiel.
É natural que nesta escolha não será pesado apenas o porte físico ou mesmo estético, mas também o nível social e de comprometimento da pessoa com Deus, o temperamento, o relacionamento do jovem com a família, com a igreja, co a rotina cotidiana de cada um e assim por diante. Não se pode contrair um relacionamento sério com alguém só porque esta pessoa agrada aos seus olhos. Você precisa orar e conversar muito com o seu namorado ou namorada a fim de saber se realmente é esta a pessoa certa para estar ao seu lado, e é para isto que existe o namoro. Hoje em dia as coisas mudaram um pouco, ora para melhor ora para pior. A mudança na qual me refiro, diz respeito ao papo aberto que os jovens têm entre eles, de modo que não se fica esperando algo do outro mundo acontecer, tanto para iniciar, como para terminar um namoro.
As pessoas não valorizam muito os relacionamentos, mas neste contexto o lado positivo é que se a moça ou o rapaz estiver interessado em alguém, ele ou ela pode comunicar os seus sentimentos da maneira que acharem possível, sem muito mistério. Se ele ou ela quiser, tudo bem. Se não, o jeito é se refazer e dar a volta por cima, afinal a vida é assim mesmo.
Dizem que um dos melhores tempos da vida principalmente para os jovens é o tempo do namoro, as pessoas querem se ver o tempo todo, se telefonam e mandam mensagem pelo celular, conversam pelo MSN, Orkut, conseguem sempre um momento para estarem juntos, dão presentes. Existem até casos em que a falta de administração na agência do amor leva a pessoa a acarretar prejuízos nos estudos, atrasos e comprometimento no desenvolvimento do trabalho e constrangimentos em casa, são coisas que ambos devem conversar e administrarem, caso contrário ambos terão problemas que podem afetar o relacionamento sem necessidade.
Pior é quando o namoro que parecia ser sério, termina. Com a mudança que tem ocorrido nos dias atuais, tem pessoas que fica mais feliz quando o namoro termina do que quando inicia por quê? Bem, às vezes aquela pessoa que tanto se admirava de longe de perto já não é tão admirável e isto causa certo desapontamento na pessoa cujas expectativas foram frustradas, e quando a pessoa se vê livre disto ela sente alivio.
Mas existem casos dramáticos cuja pessoa fica muito mal com o fim de um namoro, pior ainda caso seja um noivado. Tem casos que a pessoa desaparece até da casa de Deus, sendo isto muito errado. Prejudicar a comunhão com Deus só porque um relacionamento não deu certo, não vale à pena. O caminho é dar graças em tudo, pois esta é a vontade de Deus
Eis aqui outro dilema: como saber se esta é a pessoa certa para estar ao teu lado. Primeiro, deixe o tempo se encarregar de lhe dar esta informação. Não tenha tanta pressa em saber se ele ou ela é a pessoa certa, mas divida este tempo em se avaliar. Observe se você é a pessoa certa para ele. Procure conhecê-lo (a) em tudo quanto for possível, ore a Deus. Peça ao Senhor para que coloque a vida dele (a) na palma de sua mão afim de que possa conhecer quem é que está ao seu lado e aguarde em Deus.
Agora, quando o namoro parece não ter futuro algum, porque ficar esperando? Esperar o que? Neste aspecto tem namoro que não dura nem sequer uma semana, pois a partir do início do namoro um ou ambos descobrem isto e chegam a um acordo de que não tem nada a ver este relacionamento e então terminam sem mágoa e sem ressentimento. Neste caso, quanto mais cedo terminar o namoro, melhor para os dois em todos os sentidos.
As pessoas me perguntam: Existe profecia para casamento? Minha resposta é sim e não. Vou lhe explicar: não creio que haja profecia direcionada a alguém, por exemplo: Eis minha filha que tal rapaz é o seu preparado, isto um tanto difícil, pois o Senhor Deus é sábio e sabe que isto vai depender se o "preparado" também aceita. Não adianta alguém ficar dizendo "fulano" é meu, sendo que a pessoa não quer nada com ele ou ela.
Agora existem muitos casos em que as pessoas dizem receber palavras de confirmação ou de reprovação de um relacionamento e foi diretamente do coração de Deus e graças a esta orientação ambos estão felizes e agradecidos a Deus por isto.
Noivado
Oito decisões inteligentes com relação ao noivado
1. Está na hora de noivar, sim ou não?
2. Noivado versus noiva versus família da noiva e vice versa
3. As providencias a serem tomadas em relação ao noivado
4. Noivei e agora? O que fazer? Quanto tempo me resta?
5. Você precisará de R$ 50.000.00. Você tem, sim ou não?
6. Como levar este relacionamento até o casamento?
7. É normal todos passarem por tantas lutas assim?
8. Quais os cuidados a tomar após o noivado?
Seguindo a seqüência de perguntas que os jovens me fazem nas palestras, uma delas é concernente ao tempo entre namoro, noivado e casamento. Embora não exista um tempo estabelecido, isto é relativo de acordo com cada caso, mas o meu parecer é que de seis meses a um ano e meio é um bom tempo para namorar e até noivar, pois a experiência nos deixa bem claro que namoro longo é luta na certa e noivado longo às vezes é mais luta ainda.
Existem pessoas que pensam que noivando, o namoro passa a ser mais seguro, outros mais ingênuos acham que estando noivos vão se apaixonar mais um pelo outro. Mero engano. Pode acontecer naturalmente que o amor de ambos até aumente, mas não pelo noivado, mas porque se há amor e ele é cultivado a tendência do amor é aumentar a cada dia mesmo.
Preocupo com rapazes e até moças que querem se noivar apressadamente, como se isto resolvesse alguma coisa. Se você ainda não tem certeza dos seus sentimentos por ele ou ela, espere mais um pouco para não se arrepender mais tarde. Se você não enfrentou a família dele (a) até agora, daqui para frente não tem escape. Terás que enfrentá-la e talvez até receba uns puxões de orelha por não tê-lo tomado esta atitude antes. Naturalmente os pais às vezes vão querer lhe fazer perguntas e é bom que a resposta esteja na ponta da língua para perguntas do tipo a seguir:
- Vocês não acham que está muito cedo?
- O que você já tem?
- Vocês já têm a data do casamento?
Às vezes vêm palavras de desencorajamento que tem os seus mais diversos motivos, os quais são motivados por um mero ciúme de alguém da família de alguns dos noivos. As vezes falta uma certa afinidade com aquele estranho que chegou recentemente no ninho, ou estão provocando o novo integrante para ver se ele revela a sua verdadeira identidade a família, caso exista outra diferente da apresentada. E você deve estar preparado para tudo isto sem perder a gentileza, até com aquele sobrinho chato que insiste em passar gordura em sua calça branca por exemplo. Prepare-se para cumprimentar com bom dia, boa tarde, boa noite e não ouvir nenhuma resposta. Prepare-se para enfrentar possíveis "saias justas", foi assim com os demais e contigo poderá não ser diferente.
A partir do momento que vocês decidirem ficarem noivos, o compromisso se torna mais sério, e não adianta ficar esperando acontecer, mas terá que ir a luta, certo da vitória. Noivou, a partir de então é continuar a tomar as providências necessárias a fim de que o Senhor complete a obra e dê a vitória completa. Neste caso se faz necessário muito diálogo concernente a:
1. Residência onde ambos irão morar
2. Os móveis em que será possível comprar antes do casamento
3. Como e onde será realizada a cerimônia do casamento e a festa
4. Quem serão os convidados dos noivos
5. Quais serão os planos de ambos após do casamento
6. O que o casal pensa sobre a obra de Deus
7. O que pensam sobre a vida cristã em geral
8. Dedicação a leitura de livros que tratam do assunto “família” e “vida conjugal”
9. Se possível procure um orientador (a).
Onze cuidados para não prejudicar o noivado:
1. Exigir do casal mais do que ambos possam fazer um pelo outro
2. Achar que o direito de posse aumentou e começar a querer dar ordens um para o outro
3. Dar lugar demasiado ao ciúme doentio e provocar discussões desnecessárias
4. Dar ouvidos a cochichos, fofocas e mexericos
5. Deixar se levar por pessoas que querem dar a palavra final na vida dos outros
6. Deixar se levar por bandejas ilusórias que surgem somente para lhe embaraçar
7. Ficar falando em terminar o noivado para chantagear
8. Querer pegar pesado no namoro só porque está noivo
9. Ficar muito tempo a sós com ele ou ela
10. Conversar em excesso sobre sexo
11. Ficar comparando o (a) atual com o antigo (a)
A lista é grande. Iniciei e você poderá continuar a escrevê-la, mas em geral, esta tem sido as principais fontes de desgaste de um namoro e algumas das razões que tem levado muitos noivados e esperanças de casamento por água abaixo.
A partir do noivado é evidente que o compromisso de ambos para com Deus e para com a pessoa que irá viver o resto de seus dias ao seu lado aumenta. Mas isto não é motivo para que você já queira ficar dando ordens a ele ou a ela. Na verdade, se vocês quiserem viver bem, um ao lado do outro, o certo será manter o romantismo que vos uniu desde o começo, pois de nada adianta querer ficar dando ordens um para outro, inclusive querer colocar aquelas obrigações de ter que ligar, ter que ir um na casa do outro toda hora, ter que dar o relatório diário e assim por diante. Estas coisas a gente faz não por pressão, mas sim por amor e prazer de compartilhar o nosso dia a dia com a pessoa amada. Pois na vida sentimental nada que é feito por obrigação tem sentido algum.
É natural que alguém não esteja contente com esta união e que nem esteja disposto a cooperar com você de modo algum. Aliás, não deixe coisas indispensáveis no seu casamento nas mãos de qualquer pessoa, sem saber se está tudo certo, pois você pode ter grandes decepções e passar até por vexame. A fim de evitar mexericos, você que está noivo ou noiva, o meu conselho é que você evite ficar exibindo o seu noivo (a), falando que o seu casamento será de gala, que você vai fazer isto e aquilo, que vai ser melhor do que o de fulana, e assim por diante.
Sejam recatados, discretos, modestos e não tumultue a comunidade cristã, tanto no namoro, noivado e muito menos no casamento, e vocês verão a benção de Deus em suas vidas.
Toda união tem os pró e os contra, e os contra sempre são mais fortes e se manifestam bem mais rápido. Na maioria dos casos, a pessoa que você esperava uma palavra a seu favor é a pessoa que mais é contra o seu casamento. Deixe-a nas mãos de Deus e vá a luta, não fique esperando anjos pra lá e pra cá. Se realmente queres se casar vá à luta agora. Na medida em que você for conhecendo a pessoa que irá passar o restante de seus dias ao seu lado, especialmente nos momentos de um diálogo caloroso, você poderá ter dúvidas sobre o seu futuro cônjuge, e isso é até natural, pois você não irá conhecer apenas as qualidades e sim os defeitos da pessoa amada. A pessoa que ama não está a procura de uma pessoa perfeita e sim de alguém para amar, e amar é aceitar a pessoa como ela é, com os seus defeitos e limitações.
Por que certas pessoas ficam noivos e depois ambas vivem a se chantagear por qualquer motivo? Vivem a dizer: qualquer coisa a gente termina e pronto. Parem com isso.
Infelizmente tem casos de noivos que casam em pecado e outros que nem casam na igreja por que "caem" antes do casamento. A razão é simples: namoro escandaloso repleto de caricias sob a alegação fajuta: ah! Vamos nos casar mesmo, não tem problema. Olha, se você é um moço normal e se você é uma moça normal, se afaste, pois amanhã pode ser muito tarde. O segredo não está em suportar o pecado e sim em fugir dele. Então, evitem ficar demasiadamente a sós com o seu noivo.
Ainda que viesse a dizer: Não falem nada sobre sexo antes do casamento, com certeza alguém violaria esta norma. Porém, a minha ponderação neste aspecto é que evitem ficar se torturando com assuntos demasiados sobre sexo, não que não devam, mas com recato, com respeito, com moderação, e sem querer provocar no outro os desejos, já que ambas são pessoas ligadas apenas pelo noivado, sendo este assunto apropriado para a vida de casado. Evite por toda a vida a lei da comparação, pois ninguém gosta disso.
Casamento
- Imagine: Hoje é o dia do casamento!
- Como se organizar neste dia?
- O dia da noiva
- O dia do noivo
- Quais prioridades a serem tomadas neste dia por ele?
- Quais as prioridades a tomar neste dia por ela?
Parabéns! Chegou o grande dia. O dia do seu casamento! Porém, este dia dá para escrever um livro e sobra assunto. Elas sempre acabam até chorando, passando mal, tendo que beber água com açúcar. O caminho é manter o cuidado para não transformar o dia da benção num dia de provação, desaforo, murmuração, discussão. Mantenha a tranqüilidade.
Em geral, este dia é dia de correria, mas que tudo seja uma festa para você. Por isso não é bom dar passo maior que a perna, procure fazer o que estiver em seu alcance. Procure estabelecer alguns princípios bíblicos em suas atitudes, palavras do tipo: Em tudo daí graças porque é esta a vontade de Deus (I.Ts.5:18 / Fp.4:8 / Fp.4:10-13 / Sl.23).
A leitura da palavra de Deus e a oração devem estar presentes em todos os momentos da vida do cristão, em especial, na vida da família, na vida dos filhos e na vida do casal.
O dia da noiva é um dia de muitas preocupações, ansiedade e nervosismo. Feliz da noiva tranqüila, com ações planejadas. Ela vai acompanhar como está aparte da decoração da igreja, os preparativos dos comes e bebes, como estão as daminhas,conferir a lista de testemunhas, procurar saber se tem algum parente que ela se esqueceu de convidar, é bom que ela seja acompanhada por pessoas bem próximas dela para evitar todo e qualquer aborrecimento, por exemplo tem pessoas que põe defeito no noivo, nas testemunhas ,no bolo,no local escolhido, na data,tem pessoas que dão conselhos do tipo :pensa bem minha filha casamento é coisa séria responda para eles é por isso que eu estou me casando eu gosto de coisa séria mesmo. Lembre-se de uma coisa o casamento é seu e não deles, não dê ouvidos a estas e outras bobagens que as pessoas venham a te dizer. Pisem firme e sigam em frente sem olhar para trás.
Bem se o noivo for um cabra meio tranqüilo é bom ele ficar esperto pois o trabalho mais pesado vai ficar nas mãos dele, ele terá que ver onde será a festa se precisar arrumar, lavar, buscar bancos e cadeiras, ele terá que estar presente ajudando pode arregaçar as mangas e entrar na batalha , terá pouco tempo para ele, o tempo maior será devotado a organização geral da festa, cuidado para não chegar na igreja depois da noiva pois seria ridículo, e combinem para que nem a cerimônia demore tanto para começar por vossa culpa, nem os convidados fiquem tanto tempo para serem servidos esta é uma das maiores queixas que as pessoas fazem nos casamentos.
Bem por mais que você compre coisas e coisas vai ficar muita coisa para ser comprada não adianta nem querer tentar comprar tudo, por mais que vocês sejam organizados não dará tempo de organizar tudo é assim com todo mundo e cada casal depois de um tempo se pergunta porque nos desgastamos tanto com isto ou com aquilo. Então não compliquem, procurem focar em coisas básicas, simples e essenciais se você é daqueles que tem uma situação financeira abastada vá até onde puder , se você tem o padrão de vida médio do brasileiro vá devagar(Fp.4:6) A experiência da vida tem me mostrado diversos casais jovens insatisfeitos com suas vidas conjugais e até enfrentando crises que poderiam ser enfrentadas daqui a uns dez anos já nos primeiros seis meses e não é por falta de conforto, o qual não é ruim mas também não é sinônimo de felicidade exclusiva no casamento. Com o tempo vocês descobrirão que a um conjunto de coisa s que devem estar presentes na vida a dois afim de lhes proporcionar o bem estar de ambos. E não a festa em si, a casa em si o vestido, o smoking, o álbum, o dvd da festa, isso tudo não é nada se vocês não descobrirem o verdadeiro siginificado da decisão que vocês estão tomando(Sl.128) .
Me casei e agora?
A partir de então inicia-se o processo de adaptação: eu chamo esta fase de “casamento dentro do casamento”
1. A lua de mel
2. A vida íntima do casal (sexo)
3. A primeira noite
4. O primeiro dia
5. As primeiras surpresas
6. As primeiras descobertas
7 Três passos para um lar feliz: Amor – Diálogo – Compreensão
8. O processo de adaptação
9. As limitações de cada um
10. As qualidades e os defeitos de cada um
11. O eterno aprendizado da vida a dois
12. O preparo para chegada dos filhos
13. O relacionamento com parentes, igreja, amigos e inimigos
14. O relacionamento com Deus, com a palavra de Deus, com o Espírito Santo
Onde vamos passar a lua de mel? Tem gente que vai para Itália ,Roma Portugal, Estados Unidos, Alaska e assim por diante fiquem a vontade. A minha é a mesma que eu já disse acima sejam práticos, e modestos que vai ser muito bom para vocês, geralmente as pessoas ganham uma estadia em uma pousada ou fogem a primeira para um hotel afim de não serem incomodados logo no dia seguinte, no geral as pessoas não conseguem passar mais de três dias longe do seu convívio comum, eles querem no caso da noiva abrir os presentes ver as fotos, contar as novidades saber do elogios e no caso do noivo, tem tanta coisa para ele resolver, alem de alguém que já está lá no seu trabalho tentando tomar a tua vaga, isso é casamento .Então para o casal se casar e simplesmente desaparecer deixando tudo para os outros resolverem. Então o jeito é voltar a vida e é por isso que não dá para inventar moda não.
Além do mais há a parte do entrosamento no relacionamento sexual do casal coisa que embora seja muito bom, porém não é algo que acontece da noite para o dia. Tanto para ele quanto para ela entender as fases do amor intimo conjugal será um exercício que exigirá muito amor, carinho, e paciência, e muito cuidado com o que você fala para ela ou para ele nos seus primeiros momentos juntos.
Há muitas fantasias com relação a primeira noite e muitas vezes tudo não passa de brincadeira, na verdade as pessoas desconversam a sua primeira noite dizem que foi demais, como já disse a sintonia dum casal não acontece de um dia para o outro e pode ser que a sua primeira noite não seja das melhores,e vocês venham ter uma noite de muitas tentativas e desistidas, fiquem tranqüilos vocês tem todo o tempo do mundo. Por outro lado o stress, o cansaço, a emoção, e tudo que ocorreu, neste dia que é um dos dias mais longos da vida de um homem faz com que ambos se sintam tão ansiosos que nem todos tem aquela noite e tem gente que já se frustra por favor!
A partir de então a gatinha mostra as unhas e o gatinho também, assim como um casal casado acaba se vendo mais cedo ou mais tarde um ao outro sem roupa e se tiver alguma cicatriz ela logo será descoberta assim também a alma da criatura e suas avenidas serão também descobertas e você poderá ter surpresas no comportamento um do outro, cabe a cada um de vocês vigiar e não dar lugar ao diabo já desde o começo até o fim, procurem agir com respeito, amor, carinho, compreensão, modéstia, santidade, e assim por diante pois o seu lar pode ser um pedacinho do céu ou um pedaço do inferno, a escolha é de vocês por favor escolham o céu. Você vai descobrir coisas no cotidiano da vida a dois que vão lhe deixar surpresos e até admirados, com o tempo se acostumarão, o homem e a mulher são seres um tanto diferentes um do outro e quem quiser discordar e dizer que não paciência, mas que é diferente é e aí que o casal precisa de muito:
- DIÁLOGO
- AMOR
- COMPREENSÃO
Vejam bem a maioria dos problemas que um casal venham a enfrentar se resolve com uma boa conversa e feliz do casal que desde o namoro desenvolve este hábito de dialogar sobre tudo que se faz necessário portanto seja qual for o problema conversem sobre ele,cabe a ambos saber ouvir,entender,procurar mudar,orar ,procurar solução para o problema. Não queira entender o amor, e encara-lo apenas como um sentimento e sim encare-o como um verbo e conjugue-o através de atitudes praticadas no seu dia a dia por toda a sua vida,portanto em todo o tempo:
- Dê presentes
- Faça declarações de amor
- Peçam desculpas
- Tratem um ao outro com carinho
- Sejam prestativos um com o outro
- Elogiem um ao outro em tudo
- Passeiem juntos sempre que puderem
- Se possível almocem juntos fora de casa pelo menos uma ao mês
Enfim a lista é infinita mas o que vocês puderem fazer para o cultivo do amor conjugal façam e Deus vos abençoará.
Finalmente aprendam a compreender um ao outro e a conjugar o verbo errar a partir da primeira pessoa, já que quase todos nós temos esta dificuldade .Assuma os teus erros, se desculpe,evite repeti-los novamente,e seja compreensivo para com o teu companheiro ou companheira, não deixe que opiniões alheias venham tumultuar o teu casamento, não deixem que a influencia do fracasso alheio venha ofuscar o brilho de seu matrimônio que começou agora. Você não tem a menor culpa pelos casamentos que não deram certos e há um número muito grande que deram certo e o seu será um deles também confiem no Senhor e Ele tudo fará. Coloquem uma muralha protetora em volta de sua vida conjugal e não permitam que nada nem ninguém venha atrapalhar o seu relacionamento.
As pessoas estabelecem datas aproximadas para o processo de adaptação e isto depende muito do entrosamento do casal desde o namoro, se brigavam muito, se eram muito ciumentos, se a família dele ou dela se intromete muito na vida de ambos, qual a concepção que ambos tem com relação a satisfação que se espera encontrar no casamento e assim por diante. Basicamente neste período não se apartem um do outro e não se apertem de uma vida com Deus, no primeiro caso se vocês se apartarem como vão se adaptar e no segundo o nosso relacionamento com Deus é sempre essencial e não pode ser interrompido jamais(Ec.4:9-12/Ef.5:22-33/Cl.3:18-25/IPe.3:1-7) Dê tempo ao tempo e com o tempo tudo se encaixará. A vida a dois é um eterno aprendizado e a cada dia estamos aprendendo coisas novas a respeito um do outro, descobrindo qualidades, defeitos, limitações e teremos que nos acostumar com isto mais cedo ou mais tarde, isto é casamento.
Se você prestar bem atenção verá que tudo na vida está ligado a relacionamento e você como casado terá que aprender lidar melhor com esta palavra, pois as coisas tomarão um rumo diferente a partir do seu casamento e de inicio o investimento que fará para com o teu lar e para com a tua esposa será maior, e você precisará aprender a separar e a administrar o tempo devotado a esposa, aos filhos a igreja, aos familiares dela e aos seus familiares e com o passar do tempo sobra até aquele tempinho com os amigos. Mas é bom que se tiveres um certo cordão umbilical que ele seja cortado caso contrario alguém irá sofrer bastante. Quem nunca ouviu o pastor ensinar em cerimônias de casamento : “Portanto deixará o homem a teu pai e a tua mãe e unir-se á a tua esposa e serão ambos uma só carne, portanto o que Deus uniu não o separe o homem” (S.Mt.19:6)
É claro que esta ligação com a família é de suma importância desde que esta não venha interferir de tal maneira que passa a causar um certo tumulto e até a separação e tem pai e mãe que por qualquer chega a dizer para o filho ou para filha ;se quiser pode voltar para casa minha filhinha, ou mesmo meu filhinho. É claro que os pais devem apoiar a seus filhos em tudo mas este apoio não pode interferir na vida do casal ao ponto de causar-lhes muitos problemas, discussões e desentendimento.
O relacionamento do casal com a igreja é muito importante e vital para o bem estar de sua vida espiritual, pois é na igreja que se tem a assistência necessária para a sua vida espiritual, alguns jovens casados começam a sua jornada de casal e abandonam a casa de Deus logo no início e ficam meses sem congregar após o seu casamento isto não é bom. A vida cristã não tende a chocar com a vida espiritual e sim para contribuir para o bem da mesma, inclusive quando você tempera bem as duas partes você vai ver como Deus é maravilhoso e perfeito em tudo o que faz. Sendo o caminho para o casal recém casado é desfrutar naturalmente doa manjares que Deus lhes preparou no casamento e ao mesmo tempo procurar manter um relacionamento estreito com Deus, lendo diariamente a palavra de Deus , orando , jejuando, consagrando etc. E feliz matrimônio!
Obs.procure ler livros que tratam direto deste assunto por exemplo :”31 atitudes surpreendentes na vida de um casal” do mesmo Autor e muitos outros.
Conclusão: Você acabou de ler o livro intitulado 18 atitudes surpreendentes na vida de um jovem nele nós abordamos e comentamos:
- 21 atitudes para você tomar
- 16 verdades que você não pode se esquecer
- 6 situações que você deve fugir
- 27 barreiras que você deve superar
- 33 obstáculos que você deve vencer
- 38 Frases que você deve declarar
- 3 Bênçãos que você pode receber
As quais são: a benção do namoro, a benção do noivado e a benção do casamento. Expliquei a vocês que estes três importantes passos na vida dos jovens podem ser uma fonte de bênçãos como pode ser uma fonte de amarguras e descontentamento em geral cabe a ambos escolher o melhor caminho e seguir
O AUTOR
Evangelista José Aparecido da Silva (Pé de Fogo)
Ministro do Evangelho, Filiado a CGADB E COMADEMAT e Membro da Assembléia de Deus
Conferencista, Cantor, Escritor, compositor e produtor musical, Bacharel em Teologia.
Com apenas três anos de fé sentiu o forte chamado para a obra de Deus e com muita convicção daquilo que o Senhor falara com ele deixou a profissão de gráfico e mesmo sendo apenas um jovem novo convertido iniciou o seu ministério que se baseou sempre em ensinar, pregar, cantar, aconselhar, visitar, evangelizar e testemunhar do grande amor de Deus em favor daqueles que o servem. Esta obra teve início no bairro Parque do lago, nos pontos de culto, depois foi percorrendo as praças, os terminais de ônibus, os lares, os presídios, as casas de recuperação, as creches, os abrigos, as igrejas locais, as igrejas do interior do Estado, outros Estado brasileiros até fora do Brasil. Hoje o Evangelista José Aparecido já tem ministrado a Palavra de Deus em mais de cem bairros percorrendo quase todas as 164 congregações de Cuiabá e Várzea Grande, já tem estado em quase todos os municípios do Estado de Mato Grosso e já tem pregado em quase todos os Estado brasileiros. Tendo pregado mais de mil e duzentas mensagens, nos últimos anos. Todo este trabalho seria impossível de ser realizado não fosse o esforço conjunto de pessoas maravilhosas que o Senhor tem colocado em seu caminho que o agendam de segunda a segunda para estar presente nos mais diversos Eventos seja: Congressos, Cruzadas Evangelísticas, Seminários, Palestras, Estudos Bíblicos e os mais diversos trabalhos do dia a dia da Igreja. Ele e a esposa realizam esta obra certos de que aquele que os chamou se responsabiliza pela mesma. Os mesmo não podem deixar de agradecer a Deus na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, o Amado Salvador, Ao querido e inseparável companheiro o Espírito Santo. O mesmo agradece a esposa e Cantora Silbene, aos dois filhos Túlio e Thiago pelo apoio!
Ao mui digno Pastor Sebastião Rodrigues de Souza, Pastor das Assembléias de Deus em Cuiabá e Várzea Grande, Pastor Presidente da COMADEMAT, e Vice presidente da CGADB pelo apoio dispensado a uma geração de jovens obreiros que Deus tem levantado nesta última hora, não deixando de reconhecer o incansável esforço dos nossos abnegados Servos de Deus que militam mesmo em idade avançada nesta grande obra, mas sempre reconhecendo a experiência dos mais vividos e a força e o talento dos mais jovens. Ao mui digno Pastor do setor Parque do Lago Pastor José Gerardo dos Anjos, um Pastor, Pai, Amigo, irmão de todas as horas, esta é uma das razões porque ele está aqui até o dia de hoje.(Há mais de vinte e dois anos)
A um imenso batalhão de pastores locais, dirigentes de sub congregações, Pastores de setor, Pastores Presidentes que nos tem convidado e que tem permitido os seus liderados a nos convidar; vocês são meus verdadeiros Companheiros, por causa do apoio de vocês que jamais deixaremos de realizar esta obra tão espinhosa porém muito recompensadora.(Sl.126)
A todos os coordenadores e coordenadoras de Eventos, afinal como pregarei se não for convidado? Eu conto com vocês até a volta de Jesus .
A todos os irmãos que desde o início desta caminhada nos acompanha com palavras de apoio e incentivo, além é claro de suas orações a nosso favor e a favor de nossos filhos. Adquirindo os nossos Cds de testemunho, louvor, mensagens, Cds da cantora Silbene, Apostilas, Livros os quais tem alcançado milhares e milhares de vidas, abençoando e fortalecendo a fé de muitos, e ao mesmo tempo nos dado condições para ir mais longe pregando a palavra de Deus. Por estas e outras razões continuem orando por nós e por este ministério, afim de que Deus venha abençoar esta obra em todos os sentidos e continue nos dando vitória.
CONTATOS:
Evangelista José Aparecido(Pé de Fogo)
Cantora Silbene(Esposa)
Email: pe.de.fogo@hotmail.com
Fone:(65)3691-7000/9604-4534
Adquira outros Cds de Louvores do Evangelista José Aparecido(Pé de Fogo) e Cds de mensagens ao vivo e Cds de seu Testemunho,Livros,além dos cds de sua esposa; cantora Silbene. E seja um intercessor desta grande obra e Deus te abençoará em tudo.
Se você foi beneficiado pela leitura deste livro indique-o a um amigo, ou mesmo presenteie alguém o qual este livro servirá de grande ajuda, e testifique a outros e a nós os benefícios que tivestes ao ler qualquer umas de nossas obras, falando e praticando as lições aprendidas e ficaremos muito agradecidos.
A Deus seja Glória.
INTRODUÇÃO
Finalmente depois de muito tempo trabalhando com a juventude, tenho o privilégio e a satisfação de entregar a todos os pastores, aos pais, a nossa querida juventude, a todos os líderes que trabalham com jovens e a todo o povo de Deus em geral, um livro escrito, apesar de todo trabalho, valeu à pena, pois a nossa juventude merece.
Sou admirador do trabalho, do esforço, do dinamismo e da labuta gloriosa de cada jovem, que tem se esforçado na presença de Deus para serví-lo, amá-lo, adorá-lo e fazer a Tua obra.
Bem sabemos que a caminhada de um cristão é longa e espinhosa, e que ao longo deste caminho passamos por altos e baixos em nossa vida cristã. E o meu propósito através deste livro é fornecer a todos, um guia de vida cristã com aquilo que cada jovem precisa para melhor servir a Deus, além é claro, de um material que visa também orientar os jovens de forma sucinta concernente ao namoro, ao noivado e ao casamento, esclarecendo muitas dúvidas e corroborar de uma forma mais abrangente no desempenho de sua vida cristã, como também com o passar do dias, a cada passo que o jovem venha a dar em sua vida sentimental.
Parte do conteúdo apresentado neste livro provém de perguntas direcionadas a mim nas diversas palestras que tenho realizado direcionadas a juventude em diversas cidades de vários estados do Brasil. Tenho certeza de que se a leitura deste livro for realizada com uma mente aberta e desejosa, não só em lê-lo, mas também, desejando pôr em prática aquilo em que no livro está inserido, você poderá alcançar um crescimento e um avanço maravilhoso em sua caminhada cristã. Portanto, que cada leitor ao ler este livro, esteja atento ao objetivo de crescer em graça e em conhecimento, tanto diante de Deus, como diante dos homens, pois este é o objetivo deste livro (Lc.2:52 / II Pe.3:18).
O Autor José Aparecido da Silva Ministro do Evangelho Conferencista, Cantor e Escritor
CAPÍTULO 01
21 Atitudes que você deve tomar
1. Seja um jovem espiritual
(Rm.12:1-2)
Se analisarmos o contexto geral da palavra de Deus tendo em mente o nosso crescimento espiritual, veremos que o material reservado a nós neste assunto é imenso. De gênesis à apocalipse, a palavra de Deus traz para nós exemplos diversos de homens e mulheres que tiveram uma vida espiritual firme, constante e abundante, conforme nos diz a palavra de Deus
O que vem a ser um jovem espiritual?
A vida cristã exige ação, resposta, decisão, dedicação, prontidão, santificação, vigilância, confissão, arrependimento, conversão, libertação, (Ez.2:1 / At.9:6 / Lc.15:18 / Hb.12:14 / I.Pe.5:8 / I.Jo.1:8-10 / At.2:38 / Jo.8:32-36). E para praticar estas e muitas outras atitudes, você precisa estar vivo para Deus e vivo diante de Deus. Por este motivo, é que ser cristão para muitos é um prazer, mas para outros, é um dever, uma obrigação, uma tortura a sua liberdade carnal (Gl.5:16-26). Todos os grandes homens de Deus não foram grandes apenas por religiosidade, e sim por sua espiritualidade, por sua dedicação a Deus em todos os sentidos.
Convido você a fazer um estudo sobre a vida dos grandes homens de Deus e os feitos que realizaram, tais como: José (Gn.37-50), Moisés (Livro de Êxodo), Josué (Livro de Josué), Davi (I.Sm. e II.Sm), Jó (Livro de Jó), Daniel e seus amigos (Dn.1-6), João Batista (Mt.3), Isaías (Is.1-6), o apóstolo Paulo (At.9) e muitos outros. Você irá perceber que todos eles foram homens de Deus.
Por isso devemos apresentar o nosso corpo, alma e o nosso espírito em sacrifício vivo, Santo e agradável a Deus que é o nosso culto com raciocínio.
Não seja um crente conformado com este mundo vil e pecaminoso. Busque em Deus saber qual é a boa, agradável e perfeita vontade dEle para a sua vida. Para que através do seu corpo, da sua alma, e do seu espírito, você venha ter uma vida consagrada ao Senhor Jesus Cristo, uma vida que se volta para a adoração e louvor ao Nome dEle (Rm.12:1-2 / Hb.12:1-2).
2. Seja um jovem fervoroso
(Rm.12:11)
A bíblia nos diz: “jovens sois fortes a palavra de Deus e já vencestes o maligno, sendo assim, não há razão para que o jovem seja uma pessoa aparvalhada, parada, amuada, mas tem motivos suficientes para ser um jovem fervoroso, veemente, dedicado e zeloso. Este é com certeza um jovem de futuro. A própria juventude tem dificuldade de lidar com alguém que está sempre exausto, desanimado, combalido, desmotivado. Eles o convidam para alguma programação e quando o mesmo tem por hábito rejeitar os convites, o grupo passa então a não o convidar mais, descartando-o. Não fique esperando toda sua vida alguém ir atrás de você, procure o seu lugar no meio da juventude e sirva a Deus com alegria e disposição. Seja participativo e atuante e você verá como Deus irá lhe abençoar.
3. Seja um jovem disposto
(Js.1:1-9)
Se você ler o capítulo 33, versículo 11 do livro de Êxodo, onde fala sobre a vida de Josué, logo verá esta atitude presente na vida deste grande homem de Deus, ele era disposto.
Diz-nos a bíblia sagrada que: [...] o moço Josué filho de Num seu servidor nunca se apartava da tenda (Ex.33:11). Imagine a disposição de Josué em acompanhar o dia-a-dia de um dos maiores líderes da história de Israel. Acompanhar um homem
Será que esta era uma tarefa fácil?
Com certeza não era. Porém, este moço estava disposto a executá-la, porque tinha disposição. Você não conseguirá ir muito longe ou obter grande êxito em sua vida se não for um jovem arrojado nos seus ideais, alvos, metas e objetivos. Pois o que você deseja, tem muita gente o querendo também. Pode ser que, por falta de disposição, você perde a sua benção como Esaú perdeu a dele. Por isso, seja um jovem sempre pronto, tanto para servir a Deus, como também aqueles que Ele tem colocado no seu caminho, pois agindo assim, você notará o que Ele irá realizar em sua vida.
4. Seja um jovem desembaraçado
(Hb.12:1)
Cada um de nós, como cristão e como pessoa, temos uma consciência que nos acusa ou ou nos aprova (Rm. 2:15), além disso, temos o Espírito Santo em nossas vidas (I Co.3:16). Somos conhecedores da santa e bendita palavra de Deus e orientados o suficiente para não nos embaraçarmos com as coisas desta vida, não é mesmo? (Rm.2:15 / Jo.14-17 / Rm.15:4 / Hb.12:1-2).
Quando isso acontece, perdemos a direção de tudo, ficamos cheios de temores, abatidos, andamos de um lado para o outro e não encontramos um bom lugar para nós, pois quando não estamos bem conosco e com Deus, não encontramos um lugar adequado que nos faça sentir bem.
Se você se encontra embaraçado com algo, o caminho puro e simples é este: se desembaraçar (Hb. 12:1-2). Seja qual for o teu problema com certeza há uma saída. Se você se embaraçou em casa é hora de admitir os seus erros, se é no trabalho assuma as suas responsabilidades, se é o seu namoro que está descontrolado, controle-se.
A palavra de Deus nos orienta a deixarmos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e a corrermos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus Autor e consumador da nossa fé. Experimente agir assim e obtenha vitória da parte de Deus.
5. Seja um jovem dedicado
( Lc.2:52)
Um dos segredos do êxito do Senhor Jesus no seu ministério terreno foi a sua dedicação. Se Ele não fosse um homem dedicado, jamais alcançaria tamanho êxito em sua caminhada.
Na verdade ninguém vai muito longe se não for dedicado naquilo em que deseja crescer diante do Senhor o Deus Todo Poderoso é o costumo dizer àqueles que diariamente me procura a fim de obter novos subsídios atinentes a obra de Deus. Assim como o computador possui muitos programas, recursos e ícones, a obra de Deus também possui muitos recursos e ícones, e se você não estiver devidamente capacitado, envolvido, dedicado, você será mais um que dentro de poucos dias estará estagnado na obra de Deus. A palavra de Deus nos diz que ao que tiver será dado e terá em abundancia e ao que não tiver até o que tiver lhe será tirado (Mc.4:25).
Aquele que tem recebido muitas bênçãos da parte de Deus e continua a buscar, tem maior chance de receber ainda mais bênçãos do que daquele que não tem um vínculo profundo com Deus.
A dedicação é a mola propulsora que alavanca o cristão a uma vida extraordinária na presença do Senhor (Jr.33:3 / Ez.47:1-5). Porque existem muitos crentes insatisfeitos nas igrejas? A bíblia nos diz: De que se queixa o homem queixe–se cada um de seus próprios pecados (Lm.3:39).
O homem não tem coisa nenhuma a rezingar e sim clamar, orar, louvar, cultuar, adorar, e para tanto, carece de uma vida dedicada ao Senhor. Neste momento lhe convido a partir de hoje a iniciar uma nova etapa em sua vida, dedicando mais tempo ao Senhor mediante a oração, a leitura da Sua palavra e no serviço cristão
6. Seja um jovem dinâmico
(Rm.12:11)
Dinâmico é a pessoa de grande atividade. Não é porque você é crente que vai ser uma pessoa devagar, quase parando. O nosso Deus não é um Deus estático, calado, quieto, triste, não; o Deus a quem servimos é o Deus que cria, que age, que fala, que move, que opera, que está presente no meio dos seus e Ele não nos quer diferentes, Ele nos quer atuantes, avivados, alegres, cheios de vida, cheios de bênçãos para contar, livres de todo e qualquer embaraço. Fico triste ao ver um jovem parado, abatido, deprimido, combalido, cabisbaixo, de modo algum é esta a vontade do Senhor para a vida de nossa juventude. Ele quer que nossa juventude seja dinâmica, alegre, firme em Tua presença e atuantes na Tua casa, cheios do Espírito Santo, profundos seguidores do Senhor Jesus Cristo. Jovem, sei que muitos são aqueles que vêem ao seu encontro a fim de lhe desmotivar, para lhe criticar, mas no fundo no fundo, quem está por traz disto é satanás, pois ele veio para roubar, matar e destruir aqueles que temem, servem e louvam o Santo Nome do Senhor Jesus. Mas a palavra de Deus para ti é: levanta-te e resplandece porque já vem a tua luz e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Deus está contigo e é poderoso para lhe renovar, curar, renovar, dar a vitória necessária e que tanto necessitas para obteres a sua vitória (Jo.10:10 / Is.60:1 / Is.40:29-31 / Sl.103:3 / I.Co.15:58).
7. Seja um jovem alegre
(Ec.11:1)
Alegrar-se é um dos direitos da nossa juventude e porque não dizer de todo aquele que serve a Deus. O critério bíblico para esta alegria é que ela seja no Senhor, pois a alegria do Senhor é a nossa força (Ne.8:10).
O mundo luta por oferecer muitas fontes de alegria, mas são fontes rotas e mortas e por trás da alegria que o mundo oferece sempre há morte, tristeza derrota, dor, e assim por diante, pois onde há pecado, trevas, operação demoníaca, bebedeira, palavrões, imoralidade, não há alegria (Pv.14:12 / Rm.6:23 / Ef.4;5). A alegria verdadeira está presente onde a palavra de Deus é pregada, onde Deus se faz presente, onde o Espírito Santo se faz presente, onde Deus é glorificado, onde há pessoas nascidas de novo, libertas, perdoadas, transformadas, regeneradas (At.8:8 / Mt.18:20 / Lc.7:16 / At.2:37-47). Este sim é um ambiente sadio, que proporciona alegria. Certa vez estivemos juntamente com toda juventude em uma determinada chácara e pudemos ver a alegria de todos, brincando, cantando, conversando, contando as experiências com Deus e assim por diante. Então saiba disto, todo jovem tem direito a alegria desde que esta seja no Senhor, ou seja, uma alegria que não aborrece a Deus. Pense nisto e seja feliz!
8. Seja um jovem exemplar
(I.Tm.4:12)
A palavra de Deus nos diz: Ninguém te despreze por seres jovem mas seja o exemplo dos fieis (I.Tm.4:12). É esplêndido o Senhor Deus pedir aos jovens para ser “o exemplo” dos fieis. Conheço um grande número de jovens exemplares, na oração, na leitura da palavra, no respeito, no bom testemunho, no cumprimento de seus deveres, na submissão e assim por diante. E talvez alguém possa perguntar: o que ganho em ser exemplar? Você só tem a ganhar, conforme podemos conferir abaixo:
INTRODUÇÃO
Finalmente depois de muito tempo trabalhando com a juventude, tenho o privilégio e a satisfação de entregar a todos os pastores, aos pais, a nossa querida juventude, a todos os líderes que trabalham com jovens e a todo o povo de Deus em geral, um livro escrito, apesar de todo trabalho, valeu à pena, pois a nossa juventude merece.
Sou admirador do trabalho, do esforço, do dinamismo e da labuta gloriosa de cada jovem, que tem se esforçado na presença de Deus para serví-lo, amá-lo, adorá-lo e fazer a Tua obra.
Bem sabemos que a caminhada de um cristão é longa e espinhosa, e que ao longo deste caminho passamos por altos e baixos em nossa vida cristã. E o meu propósito através deste livro é fornecer a todos, um guia de vida cristã com aquilo que cada jovem precisa para melhor servir a Deus, além é claro, de um material que visa também orientar os jovens de forma sucinta concernente ao namoro, ao noivado e ao casamento, esclarecendo muitas dúvidas e corroborar de uma forma mais abrangente no desempenho de sua vida cristã, como também com o passar do dias, a cada passo que o jovem venha a dar em sua vida sentimental.
Parte do conteúdo apresentado neste livro provém de perguntas direcionadas a mim nas diversas palestras que tenho realizado direcionadas a juventude em diversas cidades de vários estados do Brasil. Tenho certeza de que se a leitura deste livro for realizada com uma mente aberta e desejosa, não só em lê-lo, mas também, desejando pôr em prática aquilo em que no livro está inserido, você poderá alcançar um crescimento e um avanço maravilhoso em sua caminhada cristã. Portanto, que cada leitor ao ler este livro, esteja atento ao objetivo de crescer em graça e em conhecimento, tanto diante de Deus, como diante dos homens, pois este é o objetivo deste livro (Lc.2:52 / II Pe.3:18).
O Autor José Aparecido da Silva Ministro do Evangelho Conferencista, Cantor e Escritor
CAPÍTULO 01
21 Atitudes que você deve tomar
1. Seja um jovem espiritual
(Rm.12:1-2)
Se analisarmos o contexto geral da palavra de Deus tendo em mente o nosso crescimento espiritual, veremos que o material reservado a nós neste assunto é imenso. De gênesis à apocalipse, a palavra de Deus traz para nós exemplos diversos de homens e mulheres que tiveram uma vida espiritual firme, constante e abundante, conforme nos diz a palavra de Deus
O que vem a ser um jovem espiritual?
A vida cristã exige ação, resposta, decisão, dedicação, prontidão, santificação, vigilância, confissão, arrependimento, conversão, libertação, (Ez.2:1 / At.9:6 / Lc.15:18 / Hb.12:14 / I.Pe.5:8 / I.Jo.1:8-10 / At.2:38 / Jo.8:32-36). E para praticar estas e muitas outras atitudes, você precisa estar vivo para Deus e vivo diante de Deus. Por este motivo, é que ser cristão para muitos é um prazer, mas para outros, é um dever, uma obrigação, uma tortura a sua liberdade carnal (Gl.5:16-26). Todos os grandes homens de Deus não foram grandes apenas por religiosidade, e sim por sua espiritualidade, por sua dedicação a Deus em todos os sentidos.
Convido você a fazer um estudo sobre a vida dos grandes homens de Deus e os feitos que realizaram, tais como: José (Gn.37-50), Moisés (Livro de Êxodo), Josué (Livro de Josué), Davi (I.Sm. e II.Sm), Jó (Livro de Jó), Daniel e seus amigos (Dn.1-6), João Batista (Mt.3), Isaías (Is.1-6), o apóstolo Paulo (At.9) e muitos outros. Você irá perceber que todos eles foram homens de Deus.
Por isso devemos apresentar o nosso corpo, alma e o nosso espírito em sacrifício vivo, Santo e agradável a Deus que é o nosso culto com raciocínio.
Não seja um crente conformado com este mundo vil e pecaminoso. Busque em Deus saber qual é a boa, agradável e perfeita vontade dEle para a sua vida. Para que através do seu corpo, da sua alma, e do seu espírito, você venha ter uma vida consagrada ao Senhor Jesus Cristo, uma vida que se volta para a adoração e louvor ao Nome dEle (Rm.12:1-2 / Hb.12:1-2).
2. Seja um jovem fervoroso
(Rm.12:11)
A bíblia nos diz: “jovens sois fortes a palavra de Deus e já vencestes o maligno, sendo assim, não há razão para que o jovem seja uma pessoa aparvalhada, parada, amuada, mas tem motivos suficientes para ser um jovem fervoroso, veemente, dedicado e zeloso. Este é com certeza um jovem de futuro. A própria juventude tem dificuldade de lidar com alguém que está sempre exausto, desanimado, combalido, desmotivado. Eles o convidam para alguma programação e quando o mesmo tem por hábito rejeitar os convites, o grupo passa então a não o convidar mais, descartando-o. Não fique esperando toda sua vida alguém ir atrás de você, procure o seu lugar no meio da juventude e sirva a Deus com alegria e disposição. Seja participativo e atuante e você verá como Deus irá lhe abençoar.
3. Seja um jovem disposto
(Js.1:1-9)
Se você ler o capítulo 33, versículo 11 do livro de Êxodo, onde fala sobre a vida de Josué, logo verá esta atitude presente na vida deste grande homem de Deus, ele era disposto.
Diz-nos a bíblia sagrada que: [...] o moço Josué filho de Num seu servidor nunca se apartava da tenda (Ex.33:11). Imagine a disposição de Josué em acompanhar o dia-a-dia de um dos maiores líderes da história de Israel. Acompanhar um homem
Será que esta era uma tarefa fácil?
Com certeza não era. Porém, este moço estava disposto a executá-la, porque tinha disposição. Você não conseguirá ir muito longe ou obter grande êxito em sua vida se não for um jovem arrojado nos seus ideais, alvos, metas e objetivos. Pois o que você deseja, tem muita gente o querendo também. Pode ser que, por falta de disposição, você perde a sua benção como Esaú perdeu a dele. Por isso, seja um jovem sempre pronto, tanto para servir a Deus, como também aqueles que Ele tem colocado no seu caminho, pois agindo assim, você notará o que Ele irá realizar em sua vida.
4. Seja um jovem desembaraçado
(Hb.12:1)
Cada um de nós, como cristão e como pessoa, temos uma consciência que nos acusa ou ou nos aprova (Rm. 2:15), além disso, temos o Espírito Santo em nossas vidas (I Co.3:16). Somos conhecedores da santa e bendita palavra de Deus e orientados o suficiente para não nos embaraçarmos com as coisas desta vida, não é mesmo? (Rm.2:15 / Jo.14-17 / Rm.15:4 / Hb.12:1-2).
Quando isso acontece, perdemos a direção de tudo, ficamos cheios de temores, abatidos, andamos de um lado para o outro e não encontramos um bom lugar para nós, pois quando não estamos bem conosco e com Deus, não encontramos um lugar adequado que nos faça sentir bem.
Se você se encontra embaraçado com algo, o caminho puro e simples é este: se desembaraçar (Hb. 12:1-2). Seja qual for o teu problema com certeza há uma saída. Se você se embaraçou em casa é hora de admitir os seus erros, se é no trabalho assuma as suas responsabilidades, se é o seu namoro que está descontrolado, controle-se.
A palavra de Deus nos orienta a deixarmos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e a corrermos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus Autor e consumador da nossa fé. Experimente agir assim e obtenha vitória da parte de Deus.
5. Seja um jovem dedicado
( Lc.2:52)
Um dos segredos do êxito do Senhor Jesus no seu ministério terreno foi a sua dedicação. Se Ele não fosse um homem dedicado, jamais alcançaria tamanho êxito em sua caminhada.
Na verdade ninguém vai muito longe se não for dedicado naquilo em que deseja crescer diante do Senhor o Deus Todo Poderoso é o costumo dizer àqueles que diariamente me procura a fim de obter novos subsídios atinentes a obra de Deus. Assim como o computador possui muitos programas, recursos e ícones, a obra de Deus também possui muitos recursos e ícones, e se você não estiver devidamente capacitado, envolvido, dedicado, você será mais um que dentro de poucos dias estará estagnado na obra de Deus. A palavra de Deus nos diz que ao que tiver será dado e terá em abundancia e ao que não tiver até o que tiver lhe será tirado (Mc.4:25).
Aquele que tem recebido muitas bênçãos da parte de Deus e continua a buscar, tem maior chance de receber ainda mais bênçãos do que daquele que não tem um vínculo profundo com Deus.
A dedicação é a mola propulsora que alavanca o cristão a uma vida extraordinária na presença do Senhor (Jr.33:3 / Ez.47:1-5). Porque existem muitos crentes insatisfeitos nas igrejas? A bíblia nos diz: De que se queixa o homem queixe–se cada um de seus próprios pecados (Lm.3:39).
O homem não tem coisa nenhuma a rezingar e sim clamar, orar, louvar, cultuar, adorar, e para tanto, carece de uma vida dedicada ao Senhor. Neste momento lhe convido a partir de hoje a iniciar uma nova etapa em sua vida, dedicando mais tempo ao Senhor mediante a oração, a leitura da Sua palavra e no serviço cristão
6. Seja um jovem dinâmico
(Rm.12:11)
Dinâmico é a pessoa de grande atividade. Não é porque você é crente que vai ser uma pessoa devagar, quase parando. O nosso Deus não é um Deus estático, calado, quieto, triste, não; o Deus a quem servimos é o Deus que cria, que age, que fala, que move, que opera, que está presente no meio dos seus e Ele não nos quer diferentes, Ele nos quer atuantes, avivados, alegres, cheios de vida, cheios de bênçãos para contar, livres de todo e qualquer embaraço. Fico triste ao ver um jovem parado, abatido, deprimido, combalido, cabisbaixo, de modo algum é esta a vontade do Senhor para a vida de nossa juventude. Ele quer que nossa juventude seja dinâmica, alegre, firme em Tua presença e atuantes na Tua casa, cheios do Espírito Santo, profundos seguidores do Senhor Jesus Cristo. Jovem, sei que muitos são aqueles que vêem ao seu encontro a fim de lhe desmotivar, para lhe criticar, mas no fundo no fundo, quem está por traz disto é satanás, pois ele veio para roubar, matar e destruir aqueles que temem, servem e louvam o Santo Nome do Senhor Jesus. Mas a palavra de Deus para ti é: levanta-te e resplandece porque já vem a tua luz e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Deus está contigo e é poderoso para lhe renovar, curar, renovar, dar a vitória necessária e que tanto necessitas para obteres a sua vitória (Jo.10:10 / Is.60:1 / Is.40:29-31 / Sl.103:3 / I.Co.15:58).
7. Seja um jovem alegre
(Ec.11:1)
Alegrar-se é um dos direitos da nossa juventude e porque não dizer de todo aquele que serve a Deus. O critério bíblico para esta alegria é que ela seja no Senhor, pois a alegria do Senhor é a nossa força (Ne.8:10).
O mundo luta por oferecer muitas fontes de alegria, mas são fontes rotas e mortas e por trás da alegria que o mundo oferece sempre há morte, tristeza derrota, dor, e assim por diante, pois onde há pecado, trevas, operação demoníaca, bebedeira, palavrões, imoralidade, não há alegria (Pv.14:12 / Rm.6:23 / Ef.4;5). A alegria verdadeira está presente onde a palavra de Deus é pregada, onde Deus se faz presente, onde o Espírito Santo se faz presente, onde Deus é glorificado, onde há pessoas nascidas de novo, libertas, perdoadas, transformadas, regeneradas (At.8:8 / Mt.18:20 / Lc.7:16 / At.2:37-47). Este sim é um ambiente sadio, que proporciona alegria. Certa vez estivemos juntamente com toda juventude em uma determinada chácara e pudemos ver a alegria de todos, brincando, cantando, conversando, contando as experiências com Deus e assim por diante. Então saiba disto, todo jovem tem direito a alegria desde que esta seja no Senhor, ou seja, uma alegria que não aborrece a Deus. Pense nisto e seja feliz!
8. Seja um jovem exemplar
(I.Tm.4:12)
A palavra de Deus nos diz: Ninguém te despreze por seres jovem mas seja o exemplo dos fieis (I.Tm.4:12). É esplêndido o Senhor Deus pedir aos jovens para ser “o exemplo” dos fieis. Conheço um grande número de jovens exemplares, na oração, na leitura da palavra, no respeito, no bom testemunho, no cumprimento de seus deveres, na submissão e assim por diante. E talvez alguém possa perguntar: o que ganho em ser exemplar? Você só tem a ganhar, conforme podemos conferir abaixo:
Enfim na lei da semeadura devido ao seu bom exemplo só terás coisas boas a colher, e vai colher com certeza!
Podemos até citar nomes de pessoas exemplares contido na bíblia: Neemias, Daniel e seus amigos, o profeta Elizeu, etc.
9. Seja um jovem amigo
(Sl.119:13)
Possuo alguns amigos jovens, como muitos pastores também possuem. Aliás, de tempo em tempo passa pela vida dos obreiros vários jovens, alguns ficam distantes arredios, indiferentes e até críticos àqueles obreiros, e já outros jovens se aproximam, ajudam, perguntam, aprendem, recebem conselhos, e às vezes, até dão algumas sugestões que podem ser lapidadas, trabalhadas e postas
Como é bom poder contar com alguém na hora da dor, da angustia, da necessidade. Quem é jovem sabe que uns dos maiores conselheiros dos jovens são os próprios jovens, e é maravilhoso ter em meio aos jovens alguém que tenha uma palavra de amor, de afeto, de consolo, uma palavra amiga. Isto a bíblia nos diz que é como de ouro em salvas de prata uma palavra dita a seu tempo, e é algo que Deus se agrada (Pv.25:11). Portanto, lhe convido a ser mais amigo do grupo a que pertences, procurando levar o povo a promover a ajuda mútua entre o grupo e a união de ambos com Cristo. Afinal, Nele somos um só corpo.
10. Seja um jovem leitor da bíblia e de bons livros
(I.Tm.4:13)
Seja persistente
O apóstolo Paulo já no final de seus dias pediu a Timóteo que ao vir vê-lo trouxesse os livros e principalmente os pergaminhos. Neste verso podemos aprender algo sobre a importância da leitura na vida do cristão e no caso dos jovens que são admoestados a nos dedicar a leitura da bíblia e de bons livros, os quais lhes trarão: conselho, alimento, orientação, direção, lições maravilhosas, exemplos de vida a ser seguido, além do que ela consola, admoesta e exorta a todo aquele que se dedica a leitura e ao estudo da palavra de Deus. Portanto boa leitura!
11. Seja jovem de oração
(I.Tss.5:17)
Todo crente em geral não pode sobreviver a não ser através da oração. Alguém disse certa vez que a oração é a respiração da alma, isto é, que sem orar a nossa alma fica sufocada. Por isso, muitos crentes vivem agoniados, aflitos, atribulados, andando de um lado para o outro sem saber o que fazer e nem para onde ir (II.Cr.15:1-6). O jeito é entrar no seu aposento fechar sobre si a porta e orar (Mt.6:6). A bíblia nos ensina a orar sem cessar, então querido jovem, vá para oração, pois somente nos pés de Jesus encontrarás graça para vencer os momentos difíceis e espinhosos desta longa e árdua caminhada rumo aos céus onde todos os dias somos entregue a morte por amor a Cristo e somente através da oração é que podemos ser livres de toda cilada do diabo e com sobriedade servirmos ao Senhor com alegria (Rm.8:31-39 / I.Pe.5:6-9).
Portanto, atente para a palavra de Deus que nos ensina sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer (Lc.18:1).
Bem sabemos que a vida de oração tem também os seus altos e baixos, porém, que possamos conquistar as nossas vitórias através da oração e assim teremos um sentimento todo especial pela vitória alcançada.
12. Seja um jovem vigilante
(Ef.6:18)
Costuma-se dizer que a oração e a vigilância devem caminhar juntas, sendo assim, você deve vigiar sempre, no mínimo, na mesma proporção em que orares. O campo da vigilância é muito vasto e abrange todas as áreas da vida do cristão. A seguir, alguns exemplos em que os jovens devem estar vigilantes:
É bom que cada jovem saiba que o vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; e por isso se faz necessário a máxima atenção a este terrível adversário de Deus e de toda a humanidade. Não se iluda, ele quer a tua destruição, e não vai poupar nenhuma de suas ferramentas para derrubá-lo, lutará contra ti e contra o que Deus tem na tua vida. Cabe a você dar o melhor de si para Deus afim de que o Senhor te guarde, te ajude, te sustente e te dê forças para caminhar até o fim, e a vigilância com certeza vai te ajudar e muito a fazer isto. Portanto, vigia irmão!
(Mc.13:33 / Mc.14:38 / Ap.3:3 / I.Tss.5:6 / Sl.5:3 / Lc.12:37)
13. Seja um jovem consagrado
(Efésios)
A palavra consagrar-se, tem o significado de dedicar-se para algo ou tarefa específica. Se cada um de nós nos dedicarmos as nossas vidas ao Senhor, receberemos grandes coisas para realizarmos para Ele.
Se você atentar para a vida de todos grandes homens de Deus que viveram nos tempo bíblicos, verás que cada um deles teve suas vidas dedicadas ao Senhor. Deus não tem compromisso com quem não tem compromisso com Ele.
Existem vários padrões de vida que um jovem pode escolher para viver: Ele pode optar por um padrão de vida light, mesmo assim ser crente, membro da igreja, fazer parte dos trabalhos corriqueiros da igreja e tudo bem. Isto é bom, mas isto não é um chamado profundo, um chamado denso exige muito mais do que isto. Conheço diversas pessoas que há tempos estão na estrada assim como, e todos tiveram seus momentos especiais na presença de Deus. Foram horas em oração, foram muitos dias de leitura e estudo da palavra de Deus, muitas provações como um teste preparatório de capacitação para a obra. Conheço muitos jovens que estão engajados na obra do Senhor e os tais sabem que se não tiverem um particular com Deus não obterão êxito no trabalho (I.Sm. 24:24).
Por isso, ter uma vida consagrada ao Senhor é uma atitude que você precisa tomar urgentemente. Quem sabe Deus tem falado de uma grande obra que Ele quer fazer em tua vida, ou mesmo, se estás a espera do cumprimento das promessas de Deus em tua vida. Tem coisas que se você ficar esperando acontecer em tua vida, elas não acontecerão. Você tem que dar lugar ao Senhor para que Ele cumpra as promessas de Deus em tua vida (Ex.3:10).
14. Seja um jovem santo
(I.Pe.1:15)
O termo santo quer dizer consagrado, que vive na lei divina. O cristão luta para ser “santo” a vida inteira e, é interessante que, ser crente por cinqüenta anos e deixar ao Senhor é perder o seu tempo, e para ganhá-lo, terás que voltar-se para Ele novamente.
O termo santo para o mundo tem um significado diferente do que é para o cristão que teme a Deus e anda nos Teus caminhos. Para nós santo é aquele que teme ao único Deus que é santo e obedece a Tua santa e preciosa palavra, teme o Teu santo nome e tem habitando no ser o Teu Espírito Santo (I.Tm.2:5/ I.Co.6:19 / II.Co.5:17).
Este sim é santo. Santo no seu falar, no seu agir, no seu vestir, na sua maneira de se relacionar com as pessoas, santo no trabalho, na faculdade, no namoro, no noivado, no seu casamento, enfim, como é santo aquele que o chamou, ele também é santo em nome de Jesus (I.Pe.1:15).
O crente em Jesus é santificado pelo poder do Espírito Santo e pela palavra, que representa a água e como tal vai lavando e purificando o cristão de toda e qualquer impureza e iniqüidade, de maneira que o cristão se torna lavado e remido pelo sangue de Jesus que é outro agente encarregado de lavar e purificar as nossas vidas (I.Co.6:11 / Jo.17:17 / I.Jo.1:8-10).
Quem sabe estou falando com Jovens que outrora foram cantores e até pregadores da palavra de Deus, e que hoje se encontram vencidos pelas astutas ciladas de satanás.
Quero dizer-te que o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado e que o Senhor lhe dará forças para prosseguir, pois a palavra de Deus nos diz ainda que sete vezes cai o justo e se levanta porque Deus o levantará, pois Ele é poderoso para isto (Pv.24:16). Você precisa entender jovem que você é santo mais é falho, é santo mais comete erros, é santo mais tem que confessar seus e erros e em especial confrontá-los, e vencê-los, e convido você a fazer isto a partir de agora (Lc.15:17-21).
Se você estiver em falha diante de Deus ou numa luta travada a fim de vencer as suas próprias fraquezas da carne, faça a Deus neste momento uma oração sincera (Jr.33:3/Gl.5:16-26). Se olharmos para a vida dos grandes homens que viveram no passado, verás que todos eles tiveram falhas, porém, cada um deles souberam, ao seu tempo e da sua maneira, buscar forças em Deus e assim triunfaram, e com certeza você também triunfará.
15. Seja um jovem de temor
(Ap.14:7)
Todos nós bem sabemos que o princípio e o fim de todas as coisas é temer a Deus. Que coisa preciosa na vida do cristão é temer ao Senhor, e isso é lindo na vida do jovem, pois permite a ele ter a consciência e certeza de que está sendo contemplado pelo Senhor vinte e quatro horas por dia (Sl.139 / Pv.1:7 / Ec.12:13).
Na verdade o Senhor quer caminhar ao nosso lado, não para nos sondar como um fiscal e sim como um amigo. Porém, bem sabemos que os olhos do Senhor estão em toda parte contemplando os nossos passos, as nossas decisões, os caminhos que percorremos, e o Espírito Santo que se incumbe de trabalhar em nossas vidas quando estamos em perigo e/ou sendo tentados por satanás. É ele quem fala ao nosso coração: sai daí, pare com isso, tire os teus olhos daí, escapa-te por tua vida (Gn.39:7-14). Como é triste quando o jovem perde totalmente o temor a Deus e começa a desrespeitar e desobedecer aos pais, ao pastor, aos seus líderes, aos mais velhos, pois este jovem passa a não ter cuidados com as palavras ditas e as suas conseqüências, correndo sério risco de ofender a santidade de Deus, bem como àqueles que Deus usa para falar com a Sua igreja, pode destruir a fé dos mais fracos, confundir a mente dos menos esclarecidos. É uma lástima quando o jovem passa a agir dessa forma, e muitas vezes o corretivo é duro, e o pagamento é um preço muito alto. Novamente lembro-o do trágico e forte exemplo de Absalão, um moço que se insurgiu contra seu pai, e além de disseminar contenda, desordem e infâmia, lutou contra seu pai como se este fosse o seu maior inimigo (I.Sm.17-18). Se o pai de Absalão fosse uma pessoa perversa, a gente facilmente diria que o pai é que era mau. Porém, o pai dele era o rei Davi, um homem segundo o coração de Deus.
Notamos com isso, que a ausência de temor, torna a pessoa hostil, violenta, contenciosa, com um comportamento estranho a qualquer ser humano normal, chegando ao ponto de a criatura ter que se afastar da comunidade cristã, pois ela passa a pôr em risco o próprio rebanho do Senhor. Deus não aceita certos tipos de comportamento no meio do seu povo e Ele mesmo se incumbe de tratar com tais pessoas, de modo que não permanecem no meio do seu povo (Sl.101:7 / Gl.6:7).
16. Seja um jovem obediente
(Rm.16:19)
Estamos vivendo em um momento de crise moral, social, crise de identidade, e assim por diante. E neste contexto de crises, as pessoas tem se tornado intolerante entre si, de tal modo, que ninguém quer ficar sob custódia de ninguém. E neste caso, para muitos, a obediência está fora de moda, e surgem pessoas dizendo que ninguém as governa, que vai aonde quer, que se veste do jeito que quiser, namora como quer e quem quiser, e assim por diante (II.Tm.4). Jovens, a palavra de Deus continua sendo a palavra de Deus e como tal, ela tem de sobra conselhos para toda e qualquer fase da vida.
Quando falo em obediência, me lembro de Josué, leia a sua história escrita em seu livro e acompanhe a benção de Deus em tua vida. Agora leia a história de Absalão, bem como também o seu trágico fim e verás o que acontece a um homem obediente e a um homem desobediente e tire as tuas próprias conclusões (Livro de Josué e II.Sm.17-18).
O que tenho a lhe dizer é que a ovelha tem pastor e se deixa ser apascentada, guiada, admoestada, corrigida por Ele, e o segue de todo coração em obediência, e isto é louvável diante de Deus e diante dos homens (Jo.10:1-21). Tudo o que você faz para Deus tem uma recompensa. A sua obediência lhe renderá bênçãos e vitórias incalculáveis, tanto nesta vida, quanto na vida futura. Crê nisto? (II.Cr.15:7).
17. Seja um jovem perseverante
(Dt.1:36)
Calebe é um dos exemplos que gosto de mencionar quando faço referência à perseverança. Pois num momento decisivo na jornada do povo de Deus, lá estava Calebe no meio daqueles espiões enviados por Moisés para espionar a terra pela qual eles haveriam de possuir por herança, não olhando para as dificuldades nem tão pouco para os desafios ele avançou rumo à conquista daquela terra crendo na promessa de Deus (Nm.13 e 14).
Calebe nas suas palavras nos mostra o perfil de um jovem perseverante. Vejamos:
O que fez com que Calebe tenha o seu nome seja lembrado até os nossos dias atuais é porque ele tinha estas atitudes entre outras na sua vida.
Na sua caminhada por diversas vezes terás motivos para desistir do que para prosseguir. É nessas horas em que deves ser perseverante e agir na direção divina, certos de que a vitória é tua em Nome de Jesus. Portanto, seja perseverante! (Mt.24:12-13).
18. Seja um jovem de fé
(Hb.11)
Quem ainda não leu ou mesmo não ouviu a palavra de Deus que nos diz em Hebreus capítulo 11 e versículo 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
É admirável um jovem de fé. Recomendo que estudes o capítulo 11 de Hebreus e procure descobrir a riqueza contida neste “grande” capítulo das sagradas escrituras.
Em geral percebemos que uma vida de fé não é uma vida fácil, e sim uma vida:
Porém, ao lermos este capitulo, veremos que a fé não opera sozinha. Em cada caso veremos que houve fé, mais houve também uma virtude que a acompanhou, vejamos:
E assim prossegue a galeria dos heróis da fé. Todos com fé, não móvel, atrofiada e sim com uma fé operante e viva e esta é a fé que Deus quer que exerças diante daquilo que Ele tem em tua vida. E assim, a cada passo, a cada fase da vida, a cada momento, mesmo sendo um período dos mais difíceis, seja um jovem de fé aguardando grandes coisas da parte de Deus, pois Ele é fiel e poderoso para realizar grandes coisas em nossa vida e com certeza o fará (Gn.28:15).
19. Seja um jovem de compromisso
(Dn.1:8)
A passagem bíblica citada logo acima que fala-nos acerca de Daniel e de seus amigos que se alvitraram não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia, e pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
O exemplo de um bom testemunho dado tanto por Daniel, como também por seus amigos na corte de babilônia é algo fabuloso, e tanto o leitor iniciante como o veterano que lê esta passagem, ao se deparar com este texto fica admirado, pois neste tempo o povo de Israel estava no cativeiro, e como era um tempo de apostasia o povo não estava levando tão a sério as coisas de Deus. E neste tempo, tanto Daniel como seus amigos, são escolhidos a fim de serem alimentados para serem apresentados ao rei da babilônia. E Nabucodonosor fez as exigências de quais seria a alimentação que ele queria que fossem preparado àqueles moços, mesmo assim Daniel propôs não se contaminar com os manjares do rei. Esta atitude causou problemas a cada um destes moços. Daniel fora lançado na cova dos leões, e no caso de seus amigos estes foram lançados na fornalha de fogo ardente (Dn.3-6). Agora vem a melhor parte da história: para Daniel, Deus o livrou fechando a boca dos leões, e no caso de seus amigos, o Senhor Deus expungiu a força do fogo e lhes deu vitória completa.
A Palavra de Deus nos diz: Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará (Jo.12:26).
20.Seja um jovem de seriedade
É admirável e até mesmo louvável a postura de um jovem cuja seriedade para com as coisas de Deus, leva-nos a até mesmo respeitar-lhe e parar para ouvir-lhe por tamanha seriedade, que o mesmo tem em seu modo de ser e de agir.Volto a lembrar-lhes o que nos diz a palavra de Deus acerca do jovem ser o exemplo dos fieis, na palavra, no trato e em toda a maneira de viver...! Como é difícil lidar com aqueles que não tem esta virtude, levam tudo na brincadeira, e geralmente querem ser levado a sério, querem dar ordens, querem impor as suas idéias, mas logo tudo cai por terra por não haver nele seriedade, e assim sendo o mesmo não permanece em nada daquilo que se dispõe. Gostaria de sugerir-lhe que atentasse com um pouco mais de seriedade em relação a obra de Deus, em relação a vida cristã, em relação a tudo o que concerne ao reino de Deus. Experimente levar as coisas de Deus a sério a partir de hoje, experimente orar com mais seriedade, ler a bíblia como nunca leste, servir ao Senhor com seriedade e você verá o que Deus vai fazer em sua vida.
21. Seja um jovem desprendido
Pode até parecer desnecessário esta atitude porém vamos para a palavra de Deus que nos diz: Deixando todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia corramos com paciência a carreira que nos está proposta olhando para Jesus autor e consumador da nossa fé. (Hb.12:2) Ainda nos diz a palavra de Deus que aquele que milita não se embaraça com as coisas desta vida.(IITm.2:4) Por estas e outras razões que aquele que quiser crescer nas coisas de Deus terá que se desprender de muitas coisas. Por exemplo vejo muitos jovens que desejam ser um homem de Deus e muitas jovens que querem ser uma mulher de Deus porém estão sempre presos a muitos embaraços, e há coisas tão pequenas que só Deus para ter deles misericórdia. Todo final de semana tem festas de aniversário, tem passeio para lá e para cá, tem um churrasco aqui ou ali e assim por diante e você terá que escolher que caminho queres seguir, os caminhos do Senhor ou os teus próprios caminhos.
Leia a biografia de grandes homens de Deus que marcaram épocas e você verá o que Deus fez por intermédio deles e qual foi o modelo de vida que eles viveram. Com certeza viveram uma vida de inteiro dispor na presença de Deus pois não viviam para si e sim para o Senhor que os salvou, que os resgatou, que os libertou, que os santificou e bem sabiam eles que para agradar a este Deus eles tinham que ter desprendimento. Sendo assim eu convido você que tem os seus sonhos pessoais, espirituais..., se desprenda mais, se disponha mais aos seus pais, ao seu pastor, ao seu líder e você verá novas coisas a acontecer em sua vida de agora em diante.
CAPÍTULO 2
Dezesseis verdades que o jovem não pode se esquecer
(Ec.12:1)
É louvável a postura de um jovem consciente de seus deveres diante de Deus, diante da sociedade, e mesmo na casa de Deus. Bem sabemos que um há algum tempo atrás você era um bebê e sempre estava acondicionado nos braços da mãe. O tempo passou e hoje você é um jovem, mas não será jovem a vida toda e precisas se preparar para as outras fases da vida, que por certo virão.
Volta e meia quando aconselhamos alguém concernente aos estudos, a ter uma profissão, a fazer um bom curso, a adquirir um imóvel ou mesmo construir a sua casa própria, ou quando convidamos a ter uma vida crista mais profunda, as pessoas alegam: “Eu sou jovem”. Ao proferir essa frase, a pessoa está dizendo uma palavra que tem um sentido negativo. É como se estivesse dizendo: Sou jovem não tenho compromisso, responsabilidade ou não quero assumir isso agora, não quero levar nada a sério. E a atitude mais correta seria: Eu sou jovem e tenho que aproveitar o meu tempo para estudar, trabalhar, adquirir o que for possível, já me preparando para novas fases da vida que surgirão. Pois a vida nos dá oportunidade de plantar, aprender, planejar, construir, idealizar e tudo que você estiver depositando no banco da vida hoje, você colherá mais cedo ou mais tarde. Lembre-se: boa plantação dará direito a uma boa colheita.
O caminho de um jovem ou qualquer cristão rumo ao céu é estreito, e se tratando de jovem nem se fala.
Existem pessoas que pensam que os jovens não têm problemas, que a vida de jovem é só mordomia e coisa e tal. Mas bem sabemos que jovem passa por momentos tão estreitos que se não for pelo poderoso nome de Jesus, ele desiste de tudo e todos. Por isto é necessário que cada jovem tenha uma vida totalmente separada do mundo e de todas as obras infrutuosas das trevas, pois muitos têm tomado decisões precipitadas, feito péssimas escolhas e por causa disso tem pagado um alto preço.
Quem nunca ouviu falar de uma moça ou moço que estava na casa de Deus era uma benção, mas se desviou foi para o mundo de pecado e está sofrendo, quer voltar não tem forças e sente muita saudade do tempo em que vivia na casa de Deus?
Fico a pensar sobre a escolha errada de Ló (Gn.19). Será que não havia um meio dele não se apartar de seu tio Abraão, ou que ele tinha de escolher logo Sodoma e Gomorra para habitar?
Muitos jovens, mesmo crentes ou com o nome de crente, tem andado por caminhos perigosos, tem seguido os seus próprios caminhos, o desejo do seu coração, tem endurecido seu coração a todo conselho que Deus tem dado através de pessoas e de Sua palavra. Jovens que tem tido um coração obstinado como o coração de Absalão. Mas sabemos que quem ouve conselhos tem vitória(Pv.15:22), pois bem aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e guardam as coisas que nela estão escritas (Ap.1:3). Procure observar como é a vida do jovem que segue bons conselhos e do jovem rebelde, a partir daí, para que você perceba a grande diferença e os efeitos na vida de cada um, e você verá onde o caminho que cada um está seguindo os levará.
Assim Jovem, o convido a atentar para a palavra de Deus que nos diz que: vocês são Fortes, a palavra de Deus habita em vós e já venceram o maligno.
Em que consiste a força de um jovem? A força de um jovem consiste em seu nível de compromisso, intimidade, devoção e amor a Deus e isto envolvem toda uma vida. A sua força não é física e sim espiritual, provem da oração, da leitura da palavra de Deus, da vigilância, da consagração, da santificação e assim por diante. É muito natural os jovens se sentirem fracos, desanimados, e às vezes até "frios" na fé, e aí a pergunta é: o que fazer? A resposta é simples, tudo que você já fez no tempo em que era uma benção na presença de Deus, ou tudo o que fazem aqueles que têm uma vida com na presença de Deus. Se a palavra de Deus tem lugar em sua vida se o seu caráter, suas atitudes, sua maneira de ser e de agir, for de acordo com a palavra de Deus você tem tudo para ser feliz e não precisa temer o futuro, porque a sua vida será conseqüência de suas atitudes, de decisões que você vier a tomar no decorrer de sua vida. Desejo ótimas escolhas para com a sua vida.
Mas nem por isso estás isento dos ferrenhos combates com o inimigo de nossas almas, aquele que não quer e vai fazer de tudo para que você não chegue à glória e não seja vitorioso em sua caminhada. Porém, a palavra de Deus para você é que "já vencestes o maligno", isto quer dizer que enquanto permaneceres firme e fiel ao Senhor Ele continuará mantendo você vitorioso nos combates contra o teu adversário.
A palavra de Deus admoesta-nos que, cada jovem deve usar o seu tempo para cuidar das coisas do Senhor e cuidar de como viver uma vida de modo que agrade ao Senhor Jesus. Com certeza este padrão de vida cristã aparentemente simples tem em si um poder muito grande e produz um efeito duradouro na vida dos jovens. Pense nisso.
CAPÍTULO 3
Gostaria de citar seis situações de risco em que o jovem deve fugir.
(II.Tm.2:22)
A seguir citarei vinte e sete barreiras que os jovens devem superar
Como você pôde notar, há uma infinidade de situações e eventos que os jovens devem fugir se quiserem se manter firmes na presença de Deus.
A definição da palavra "fugir" é: desaparecer, sair apressadamente, escapar, retirar-se às pressas.
Quantas vezes o anjo do Senhor usado alguém para, por todos os meios, arrancar alguém de um lugar para o outro, pois se não esta pessoa perece nas garras do inimigo. Por mais forte, santo e consagrado que um cristão seja ele tem que saber até a onde ele pode e deve ir com seu namoro, com suas amizades, com suas idas e vindas a lanchonetes, sorveterias e muitos outros lugares preparados e projetados para destruir a vida espiritual de todos aqueles que por ali passarem(Sl.1).
Muitos dos itens acima citados são atrativos a faixa etária dos jovens e adolescentes. Um jovem normal mais cedo ou mais tarde pode ter desejo de ir conhecer, passear, de saber como é qualquer um destes lugares, ou mesmo experimentar qualquer uma desta e de outras inúmeras praticas que lhe são oferecidas em casa, no trabalho, na escola e assim por diante, mas a palavra de Deus nos ensina de uma forma clara e muito rica que todas estas coisas acabam com a vida espiritual de qualquer um, por isso o caminho da vitória é fugir. Tudo que você notar que é nocivo, prejudicial, que não é útil a sua vida de comunhão com Deus, e você deve escapar mesmo(ICo.6:12).
Ao mesmo que você foge de tudo que é prejudicial a uma vida de comunhão com Deus, você deve mergulhar nas coisas Espirituais, pois do contrario, você será um jovem infeliz e a palavra de Deus ensina o jovem a se alegrar no Senhor e ainda ensina a servi-lo com alegria. Por isto você vai fugindo e seguindo aqueles que seguem a justiça, a fé, a caridade, a paz, com os que com um coração puro invocam o nome do Senhor.
Há momentos em que os vendavais da vida lhe sobrevêm de todos os lados, de modo que o jovem passa a ver seu mundo desabando em razão das lutas em casa na vida de seus pais, pois tenho observado que muitos não têm um lar, mas somente uma casa onde comem, bebem e dormem e vez por outra são até expulsos, e isto gera angustias na vida desses jovens e às vezes ele passa a se sentir confuso, desprezado, rejeitado, e a vida passa a transparecer a não ter mais nenhum sentido. Outras vezes ele sofre por coisas que enfrentou ainda na infância e até os dias de hoje não se sente curado.
Muitos jovens tem tido grande dificuldade de conseguir um namorado (a) dentro das igreja mas tem enfrentado uma luta muito grande com tantas pessoas que não temem a Deus e que aparecem no seu caminho. Não fique triste com isso, mas não se renda, não se entregue, na hora certa tudo aquilo que parece que nunca irá acontecer, lhe acontecerá de uma forma tão natural que você poderá nem acreditar. Não tenha medo do seu futuro, mas Entregue o teu caminho ao Senhor confia nele e o mais ele fará (Sl.37:5).
Ninguém está isento de enfrentar batalhas espirituais. Observei um comentário a respeito de a casa edificada sobre a rocha, onde o comentarista dizia que os rios representam as aflições temporais que sobrevém a nós, representam as provas por maus tratos por parte dos homens e os ventos representam as tentações e as provas que se originam em satanás e nos demônios (Mt.7:25). Os rios, as chuvas e os ventos têm soprado na vida de muitos jovens, e aqueles cuja vida espiritual não está alicerçada no Senhor Jesus não suportam e caem. E grande é a sua queda. E isso vale para todos nós.(ICo.10:13)
O livro de Efésios no capitulo seis e os versos de dez a vinte e um, ensina-nos e revela-nos os caminhos desta batalha, o que fazer para vencê-la e quem é o nosso ferrenho adversário. De acordo com este texto cada um de nós devemos se fortalecer no Senhor, ou seja, na vida de comunhão com Deus, e na força do Seu poder, pois não temos em nós força ou poder para vencer a satanás, pois a própria bíblia nos diz: “Eles o venceram pelo sangue de Jesus” (Ap.12:11).
O senhor Jesus venceu a satanás pela palavra de Deus. Não adianta lutar com pessoas, pois a nossa luta não é contra a carne e o sangue e sim contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, e isto é os governos, as autoridades e os poderes que dominam este mundo de escuridão. Como podemos ver satanás não está para brincadeira, ele está agindo por 24 horas na vida daqueles que tem o dado lugar, mas que Deus guarde a vida de cada um dos santos e amados leitores. Mas para isto se faz necessário tomar toda a armadura de Deus, resistir os maus dias em que vivemos, dias de lutas, dias de tribulações constantes, dias de conflitos na alma, dias de perguntas sem respostas, dias de silencio.
A seguir a palavra de Deus continua a nos despertar, ensinando-nos a fazer da verdade um cinturão, fazer da justiça uma couraça, calçar os pés na preparação do evangelho da paz, fazer da fé o escudo para se proteger de todos os dardos inflamados que o maligno lançar contra nós, recebendo a salvação como capacete e a palavra de Deus como uma espada. Fazendo tudo isto sempre contando com a ajuda do Senhor, orando sempre e sendo guiados pelo Espírito Santo. Estejam atentos, não desanimem e orem por mim também para que Deus me dê a mensagem certa quando falar.
Sei que muitas vezes você não entende o que passa em sua vida e nem sabe o que fazer, pois parece que está em um verdadeiro labirinto espiritual. Costumo perguntar às pessoas o que fazer quando não sabes o que fazer? Uma das respostas corretas é deixar Deus fazer. Pois o que Ele faz não entendemos agora, mas o saberemos depois. Por isso o caminho é aguardar o depois de Deus (Jo.13:7). Às vezes as provações são tantas que parece que você não irá suportar mas lembre-se das promessas de Deus. Lembre-se dos grandes homens que passaram por lutas e aflições e mesmo assim alcançaram a vitória. Homens como Moises que enfrentou o deserto, José que enfrentou o cárcere, Gideão que enfrentou a dura vida no campo, e muitos outros homens de Deus que são levantados pelo próprio Deus na pessoa de seu filho Jesus Cristo.
Queridos jovens como vocês mesmos podem notar as experiências que cada um de vocês tem vivido não tem sido tão diferentes daqueles que foram vividos noutras épocas. Sei que muitas vezes cada um de vocês corre o risco de ser sufocados pelos espinhos na caminhada, outras vezes pelas pedras do caminho, outras vezes enfrentando ursos, leões e gigantes, mas mesmo assim você segue o seu caminho, as vezes triste, abatido, cheio de interrogações, pedindo a Deus que te dê ânimo, força e graça, para vencer os acontecimentos e situações adversas que lhe sobrevém afim de testar o seu caráter, a sua personalidade, afim de pôr a prova a sua fé. Parece até que a vida está te pregando uma peça, e você se sente como o bobo da corte. Sabe quando a gente dá o melhor que pode e mesmo assim não alcança objetivo nenhum? Assim você pode ter se sentido por muitas vezes, porém, não temas! Deus é maior e com certeza vai te dar vitória.
CAPÍTULO 4
33 Obstáculos que o jovem precisa vencer (Rm.8:37)
1. Sofrimento por conflitos existentes no lar;
2. Cicatrizes decorrentes de fatos ocorridos na vida;
3. Deficiência no caráter de moças e moços;
4. Laços, armadilhas, colocadas por satanás em seu caminho;
5. Desânimo, frieza espiritual, impulsos carnais desenfreados;
6. Sofrimento psicológico por causa da aparência, da situação financeira;
7. Complexo de inferioridade por causa de alguma enfermidade e/ou deformidade;
8. Frustrações, desilusões e decepções por causas diversas;
9. Solidão, mesmo estando em meio à multidão;
10. Isolamento, falta de pessoas para entrosá-la no grupo;
11. Desprezo por partes dos mais antigos no meio em que convive;
12. Lutas internas com suas atitudes e comportamento;
13. Crises no relacionamento com a família.
14. Não está entendendo o que se passa em sua vida
15. Não sabe como lidar com as frustrações de uma caminhada de fé
16. Não está suportando as provações pelas quais tem passado (Rm.8;31-39)
17. Corre o perigo de ser sufocado pelos espinhos
18. Corre o perigo de ser sufocado pela sedução das riquezas
19. Corre o risco de ser tragado pelos leões (O diabo)
20. Corre o risco de ser tragado pelo urso (As paixões carnais)
21. Corre o risco de ser vencido pelo gigante (O mundo)
22. Corre risco de não suportar as zombarias,críticas,etc
23. As vezes se sente triste e desprezado por todos
24. As vezes é tratado como o bobo da corte
25. As vezes se sente frustrado por não corresponder as expectativas
26. As vezes se sente que está vivendo a vida dos outros
27. Corre o risco de ser tragado pelo urso (As paixões carnais)
28. Corre o risco de ser vencido pelo gigante (O mundo)
29. Corre risco de não suportar as zombarias, críticas, etc
30. As vezes se sente triste e desprezado por todos
31. As vezes é tratado como o bobo da corte
32. As vezes se sente frustrado por não corresponder as expectativas
33. As vezes se sente que está vivendo em casa de estranhos
“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores”(Rm.8:37). Este verso da palavra de Deus é um dos meus preferidos quando se refere ao assunto que estamos comentando, e há nele verdades gloriosas. Aqui encontramos orientações para que possamos prosseguir nesta jornada rumo ao céu de gloria. A primeira expressão nos diz: “Mas em todas estas coisas”, e você pode se perguntar, que coisas? A resposta está citada de forma resumida nos tópicos logo acima.
Trabalho com a juventude desde os meus primeiros dias de fé, na verdade com toda igreja. Mas referindo-me aos jovens, bem sabemos que há muitos moços e moças que habitam num lar em que até parece um “pedacinho do céu”, pois nele há um clima de paz, de harmonia, amor, afeto, carinho, compreensão, um lar aconchegante, limpinho, saudável no sentido material e no sentido espiritual, porém, existem lares que vivem num verdadeiro pé-de-guerra, marido versus esposa, pai versus filhos, filhos versus pai, entre irmãos, ninguém compreende ninguém, ninguém ajuda ninguém, ninguém ama ninguém. E bem sabemos que em um lar onde não há amor, carinho, compreensão, onde a palavra de Deus não é praticada com liberdade, onde o Espírito Santo não tem liberdade, este lar só tem tristeza, amarguras, dor, decepção, que faz com que carreguemos uma bagagem de mágoas e ressentimentos que se não forem sarados pelo Senhor poderão nos trazer conseqüências que venham afetar vidas e até futuros relacionamentos, fazendo com que as pessoas que estiverem ao seu lado venham sofrer por causa dos assombros do passado em vossas vidas.
Por estas e por outras razões que as nossas vidas precisam realmente passar pelo processo da conversão, da regeneração, do perdão da purificação, da transformação pelo poder que há no nome de Jesus, afim de que Ele faça uma obra completa em nossas vidas. Pois a jornada cristã é longa e no caminho de um jovem há muitos laços, armadilhas e ciladas ambos colocados por satanás a fim de detê-lo, embaraçá-lo, seduzi-lo, derrotá-lo, para que o jovem não chegue a lugar nenhum. E assim ele venha a ser um jovem desanimado, frio na fé, vencido por seus próprios impulsos carnais, outra hora tomada por complexos com seu peso, com a sua cor, com o timbre de sua voz, com o seu nível social e/ou espiritual, com as desilusões na vida sentimental, problemas de saúde e assim por diante.
Como você pode notar é uma avalanche de problemas que vem contra os jovens e o alvo final do inimigo é sempre o mesmo: Roubar, matar e destruir (Jo.10:10). Ele não tem outra missão a não ser esta, e fará de tudo para cumprir esta tríplice missão. Mas em contrapartida temos o Senhor Jesus Cristo que veio para nos dar vida e vida com abundancia.
Outro problema sério que assola a nossa juventude é a solidão. Sabia que a luta do ser humano com a solidão não termina com o casamento?
É muito natural uma pessoa casada ser apanhada ou se sentir só. Temos até que tomar cuidado para não fazer como Israel, que veio a provocar a Deus na solidão, se você não vigiar, você peca contra o Senhor, principalmente nos momentos de angustia e de solidão. Aproveite este período para fazer novos propósitos com Deus, para adorá-lo, para firmar o seu compromisso com Ele e assim por diante.
Existe o problema da falta de amigos no meio da comunidade cristã. As queixas são sempre as mesmas: ninguém liga para mim, há muitas panelinhas por aqui, ninguém quer fazer amizade comigo. A palavra de Deus nos diz o seguinte: O que quereis que os homens vos façam fazei-o vós também (Mc.15:12). Com isso entendemos que o caminho não é reclamar a falta de amigos, mas procurar ser amigo das pessoas e buscar uma aproximação com cada um sem levar em consideração as diferenças e particularidades, e não querer mudar as pessoas num primeiro contato. Você tem que ser amistoso, simpático, ameno e aberto a novas amizades, pois a falta de amigos na igreja tem levado a muitos a sair da casa de Deus. E quanto a você, que já se faz presente na casa de Deus a mais tempo, deve procurar os novos membros da casa de Deus e integrá-los na comunidade evangélica com amor, carinho, e dando assistência a estas pessoas, não as desprezando, mas abrindo portas para que elas possam entrar.
Há momentos em que as chuvas, os ventos e as tempestades querem assolar a vida de cada jovem com tanto ímpeto, transparecendo que o jovem não irá suportar, parecendo estar num verdadeiro fogo cruzado.
A bíblia nos diz que vindo o inimigo como as correntes de água o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira (Is.59:19). Então não temas, Ele vai te dar vitória.
Como já descrevi sobre as duas verdades que devem nortear as nossas vidas os quais são: “Todas estas coisas” e “Mais do que vencedores”, e você é mais do que vencedor. O vencedor é aquele cujas conquistas e vitórias consistem meramente nas vitórias terrenas, mas volta e meia se sente derrotado, pois numa disputa poderá haver alguém melhor do que ele, e com certeza sempre experimentará novas derrotas. Mas se você é mais do que vencedor, então vive num padrão de vida diferente e isto passa a ser a sua marca registrada, o seu estilo de vida, a sua grife espiritual. Mesmo assim não está isento de passar pelo teste na qual a boa semente passa a fim de ser conhecido pelo grande semeador, o próprio Senhor Jesus, e enfrentamos os pedregais, os espinhos no caminho, os ursos (as paixões carnais) e os gigantes (o mundanismo). Mas como já disse se você é “mais” você vai vencer. Aconselho-te a ter algumas atitudes:
1. Seja cheio do Espírito Santo (Ef.5:18)
2. Seja cheio da palavra de Deus (Cl.3:16)
3. Seja leitor de bons livros (I.Tm.4:13)
4. Selecione as suas amizades (Sl.119:63)
5. Fuja terminantemente de tudo que lhe enfraqueces na fé
6. Tenha amigos jovens, mas não evite o contato com os mais velhos
7. Caminhe lado a lado com a liderança de sua igreja
8. Seja humilde, dedicado, perseverante, paciente
CAPÍTULO 5
38 Frases que os jovens devem declarar
1. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor (At.16:31)
2. Todos os males de minha vida, Deus o tornará em bem (Gn.50:22)
3. Como Deus foi Moisés, assim será comigo (Js.1:5)
4. Vai nesta tua força, pois Deus é contigo (Jz.6:12)
5. O meu redentor vive e por certo se levantará sobre a terra (Jó.19:25)
6. O Senhor é o meu pastor e nada me faltará (Sl.23:1)
7. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (Sl.46:10)
8. Tudo tem o seu tempo determinado (Ec.3:1)
9. Operando Ele quem impedirá (Is.43:13)
10. Clame ao Senhor e Ele te responderá (Jr.33:3)
11. Clame ao Senhor e Ele te revelará (Jr.33:3)
12. Vinde e busquemos renovação e conversão (Lm.5:21)
13. Põe-te em pé e falarei contigo (Ez.2:1)
14. Vamos buscar reavivamento espiritual (Hc.3:2)
15. Vamos até o fim (Dn.12:13)
16. Deus nos chamou para fazermos a diferença (Ml.3:18)
17. Voltemos a fortaleza, pois temos uma esperança (Zc.9:12)
18. Você é um bem aventurado (Mt.5)
19. O Deus que cuida das aves no campo cuida também de ti (Mt.6:24-33)
20. Deus quer te usar para pregar o evangelho com poder (Mt.16:15-20)
21. O Espírito do Senhor é sobre ti (Is.61:1-3)
22. Ele te escolheu para que vades e deis fruto (Jo.15:16)
23. Ele quer que prossigamos sem impedimento algum (At.28:31)
24. Fará com que tudo coopere para o teu bem (Rm.8:28)
25. Você é mais do que vencedor (Rm.8:37)
26. Andemos por fé e não por vista (I.Co.5:7)
27. Você tem em seu corpo as marcas de Cristo (Gl.6:17)
28. Ele fará por ti além daquilo que pedes ou pensas (Ef.3:20)
29. Tudo podes em Cristo, pois ele te fortalece (Fp.4:13)
30. Seja agradecido ao Senhor Deus (Cl.3:15)
31. Em Deus faremos proezas (Sl.110:8)
32. Siga os princípios bíblicos esposados a Timóteo (I. e II.Tm.)
33. Seja sóbrio, vigie e se humilhe nos pés do Senhor (I.Pe.5:6-9)
34. Você é forte, a palavra de Deus está em ti (I.Jo.2:14)
35. Você já venceu o maligno (I.Jo.2:14)
36. Batalhe por seus objetivos pela fé (Jd.3)
37. Ninguém é herói por acaso (Hb.11:32-40)
38. Ele põe diante de ti uma porta aberta (Ap.3:8)
Ao iniciar a leitura deste comentário convido você a ler. (Mt.18:19 / Dt.1:36)que fala-no sobre o poder da concordância e o poder da perseverança.
O primeiro verso nos diz que se dois de vós concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu pai, que está nos céus. Então vamos concordar com a nossa vitória em Nome de Jesus!
E o segundo verso fala-nos sobre o espírito de Calebe. Todos conhecemos a passagem
É interessante a postura de um jovem cristão que realmente crê no Senhor Jesus e sabe que Ele vai fazer a obra na vida dos seus familiares, sabe que todos os males que lhe sobrevier, Deus tornará
A promessa gloriosa Deus fez a Josué. Para ele não seria fácil suceder o grande líder Moisés, mas a promessa do Senhor para ele era o suficiente para que alcançasse a vitória: Como fui com Moisés assim serei contigo (Js.1:5). Era como se o Senhor estivesse dizendo: Como dei poderes a Moisés, darei a ti também, como falei com Moisés falarei contigo, como fiz milagre assim farei milagres através de ti também, como agi a favor de Moisés agirei em seu favor também. Sendo assim, Josué poderia descansar e confiar em Deus pois o Senhor lhe daria vitória em tudo.
O Deus em que servimos é o Deus do encorajamento, por isso Ele disse a Gideão: Vai nesta tua força varão valoroso pois o Senhor é contigo (Jz.6:12).
Coisa linda é o cristão ter nele esta convicção: Deus é comigo, está comigo, fala comigo. Coisa linda e maravilhosa é sentir a presença de Deus ao nosso lado em todos os momentos de nossas vidas, e poder contar com Ele em tudo, certo de que “o nosso redentor vive e com certeza se levantará sobre a face da terra”. Bem sabemos que há momentos em que o inferno se arregimenta contra as nossas vidas de forma tão terrível, que passamos por momentos de angustia e de tribulação. Porém, temos em Deus um poderoso Redentor que está vivo e que haverá de se levantar sobre a terra derrotando o inferno e triunfando em nossas vidas. Ele é o nosso pastor nada nos faltará. Não irá faltar graça, poder, unção, vitória, virtude, resposta, solução, ajuda, enfim tudo o que for necessário para que alcancemos a vitória. Deus nos concederá afim de que tenhamos vitória completa no seu nome. O segredo é você se aquietar.
Não adianta o jovem ficar ansioso, perplexo, preocupado, aflito, angustiado, cabisbaixo, deprimido, desleixado, com a sua vida espiritual só porque as coisas não se encaminham tão bem o quanto desejas. Aquietai-vos!
Saiba que em nossa vida tudo tem um tempo determinado. Muitos querem saber o que será do seu futuro. O seu futuro está nas mãos de Deus, a sua vida está nas mãos de Deus e você não tem como, através da sua ansiedade, querer ou vontade, mudar o tempo de Deus já estabelecido em sua vida. Há um tempo para cada acontecimento em nossas vidas, e a partir do momento que entendemos isto, a nossa busca termina, porque sabemos que na hora certa tudo será realizado, resolvido, esclarecido, solucionado, e entregue em suas mãos. Por mais difícil que seja de receberes a tua benção, seja ela material, espiritual ou sentimental, mas operando Ele em tua vida ninguém pode impedir. Não tem barreira que Ele não derrube, não tem muralha, não tem mar vermelho, não tem Faraó, não tem gigante, não tem fornalha, não tem nada que pode deter a vida de um jovem chamado e escolhido para vencer! O caminho é clamar e não reclamar da vida, da sorte, dos problemas, das pessoas, da situação financeira, da falta de oportunidade, da família, da igreja.
Você é jovem saudável, tem um futuro brilhante pela frente e tem tudo para ser feliz. O que você precisa é de uma renovação espiritual a fim de viver numa dimensão de glória, de renovo, de unção, de vitória, de liberdade. Põe-te em pé e Ele falará contigo. O problema é que queremos a benção, mas nem sempre estamos na posição de recebê-la, então levanta-te animosamente, fervorosamente, corajosamente e eu quero ver se as coisas não tomarão um rumo diferente em tua vida(Is.60:1).
Não é mais tempo de esperarmos um avivamento, mas sim fazer parte dele, mergulhar de cabeça, neste reavivamento buscando em Deus tudo quanto Ele tem de forma abundante para conosco. Afinal, não cheguemos até aqui para desistirmos no meio do caminho, mas para irmos até o fim, pois aquele que for até o fim é que será salvo.
Fomos chamados para fazer a diferença e lhe pergunto: você tem feito a diferença por onde tens passado? Se não tens feito a diferença, ainda é tempo de tomar esta atitude. Para tanto se faz necessário voltar à fortaleza, voltar a oração, voltar a fazer todas as coisa que um dia fizestes e que tens deixado de fazer, e isto tem causado prejuízo para a sua vida espiritual.
Você é um bem aventurado e grande é o cuidado de Deus para a sua vida, pois assim como Ele cuida das aves do campo, assim Ele cuida de ti. Crês nisto?
Este é o momento e esta é a hora de Deus para tua vida esta é a hora de Deus mudar a tua história e começar a cumprir as tremendas promessas que Ele tem para com a tua vida, pois o Espírito do Senhor Jeová está sobre ti, Ele te ungiu para levar boas novas aos pobres, te enviou para animar os aflitos, anunciar liberdade aos escravos e aos que estão na prisão.
O Senhor Jesus lhe chamou para que vades e deis fruto e que o vosso fruto permaneça afim de tudo o que pedires ao pai Ele vô-lo conceda. O desejo de Deus é que caminhes sem amarras, e sem impedimento algum e fará com que tudo coopere para o teu bem, afinal como já disse e repito você é mais do que vencedor, lembre-se disso.
Você não deve andar por vista e sim por fé, pois a fé lhe dá condições para ver o invisível, crer no incrível e receber o impossível.
O Deus a quem nós servimos, amamos e pertencemos, tem poder para fazer tudo e muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em cada um de nós opera. Você pode todas as coisas Naquele que lhe fortalece e é Cristo quem lhe fortalece. Seja agradecido a Ele a cada momento, mesmo nos momentos mais difíceis Ele quer ver a sua gratidão, pois Nele você fará proezas, coisas maiores do que as que Ele fez durante a sua passagem por esta terra.
Gostaria que você lesse as duas cartas de Paulo a Timóteo tendo em mente um padrão de conduta cristã, um exemplo a ser seguido, um modelo de vida a ser imitado, um alvo a ser estabelecido(IeIITm), sendo um cristão sóbrio, vigilante, humilde, e eu tenho certeza que podes fazer isto, pois de acordo com a palavra de Deus você é forte, já venceu o maligno e a palavra de Deus habita
Deus colocou diante de cada um de nós uma porta aberta e ninguém a poderá fechar, bem se eu e você temos diante de nós uma porta aberta o que temos a fazer é entrar por ela sem demora e aproveitar todas as bênçãos que Deus tem reservado para com cada um de nós e aguardar as surpresas de Deus para com as nossas vidas.
Você crê nas surpresas de Deus? Eu creio!
CAPÍTULO 6
03 Bênçãos de Deus para cada jovem receber:
Eis aí três grandes bênçãos de Deus para a vida de cada jovem, seja moça ou rapaz. São elas: A benção do namoro, a benção do noivado e a benção do casamento.
Sabemos que estas bênçãos dependerão de sua escolha e postura diante de Deus, diante da igreja, da família e de um para com o outro, pois infelizmente muitos jovens que outrora foram uma benção na casa de Deus, mas a partir do momento em que iniciaram o namoro, entraram por uma fase de declínio espiritual e muitos não conseguiram chegar ao matrimonio.
Certa vez ouvi uma mensagem sobre este assunto e o pregador dizia aos jovens: se você não tem como apagar uma fogueira não a acenda, e é isso que muitos tem feito, provocado os desejos um no outro e causando males que entristecem o Espírito Santo que não quer que você perca a tua benção(Ef.4:30).
Outros assumem uma posição errônea. Depois do noivado, uma armadilha fatal é pensar que porque já são noivos e vão se casar tem total liberdade sobre o outro e pode fazer o que bem entender, pois vão se casar. E sendo assim, muitos se casam em pecado ou casam coma vida desconcertada.
Sabemos que um namoro prolongado acaba deixando algo que precisa ser reparado. Mas não sendo nada tão grave, ambos tem total tranqüilidade para recorrer a um conselheiro, ou seja, o pastor ou mesmo o líder de jovem, caso o mesmo seja amigo da juventude, para que possam orar juntos pedindo que o Senhor Deus os perdoe todo e qualquer embaraço para se casarem de cabeça erguida. Cabe ao conselheiro ser uma pessoa amiga, discreta, sigilosa e companheira, caso contrario, é uma verdadeira queda de braço que resulta em traumas, revoltas, inimizades e escândalos. Temos que lutar contra o pecado sem ferir ou maltratar o faltoso e acredito que na posição que estás já tens capacidade para isto(Rm.15:1).
Finalmente vem o casamento que é o terceiro passo dado pelo jovem casal e é a conseqüência daquilo que ele plantou no período de seu namoro e de seu noivado. Por isso se faz necessário ter certo equilíbrio durante o namoro, como também no seu noivado, para não teres problemas no seu casamento. Pense nisso!
Namoro
As nove fases do namoro
1. Sonhando com um namorado (a)
2. Será que vou ter um namorado (a) um dia?
3. Orando por um namorado (a)
4. Procurando um namorado (a)
5. Rumo à conquista de um namorado (a)
6. Sorria você está namorando
7. Como saber se estou namorando a pessoa certa ou errada?
8. Quando acaba o namoro
9. Quando o namoro não tem nenhum futuro
Toda pessoa normal, mais cedo ou mais tarde, sonha, está sonhando ou sonhará com um namorado, e isto é muito normal desde o período de brincadeira de criança, depois com as paixões da adolescência e finalmente o romance da juventude.
Muitas vezes as pessoas falam: será que eu vou ter um namorado (a) algum dia? Naturalmente que sim. Mas a demora da espera às vezes faz-nos pensar que a pessoa amada, a nossa cara metade, nunca vai surgir em nossas vidas. Quando jovem, passei por este período. Ser jovem solteiro tem o seu lado bom, e é bom ser solteiro até certo tempo. Mas com o passar dos dias, você passa a desejar ter alguém ao seu lado. Isso precisa ser bem administrado, se não você se desgasta sentimentalmente atrás de um grande amor que ainda não veio e se desgasta espiritualmente por que você sabe muito bem que a palavra de Deus nos diz que o “Solteiro cuida das coisas do Senhor em como há de agradar ao Senhor” (I.Co.7:32). Deus não está tirando o seu direito de ter um namorado (a), mas está lhe admoestando a dedicar sua vida a Ele, pois Ele sabe que os dias são maus e se o jovem cristão não estiver envolvido com as coisas de Deus sua vida espiritual corre perigo. Por isto, enquanto o seu grande amor não vem, desconcentre um pouco disto e dedique-se ao Senhor, pois no tempo certo Ele agirá por ti. Você crê nisto?
As pessoas me perguntam: será que eu sou tão feio (a) assim? Será que nunca vou ter ninguém ao meu lado? Afinal o que há de errado comigo?
Calma não é nada disso. Você sabe que não tem como impedir as aves de voar sobre a tua cabeça, mas você pode impedi-las de fazer ninho sobre ela. O que quero lhe dizer é que não podes permitir que o inimigo fique tentando lhe torturar, colocando em sua mente setas malignas, a fim de levar você à derrota, a uma vida de frustração, e desprovido de um propósito com Deus. Saibas que Deus tem muito mais do que um namorado (a) para você. Ele com certeza têm muito mais para você.
As pessoas me perguntam: Posso orar por meu futuro sentimental? Com certeza podes orar por seu futuro namorado ou namorada, esposo ou esposa, podes orar por seus filhos, enfim por tudo o que você tiver em mente de orar nesta tão importante área de sua vida podes orar. Pois bem sabemos que depois do nosso relacionamento com Deus, o relacionamento com a família é a segunda maior decisão de nossa vida, e sendo assim, é um dever nosso orar por isto.
Esta história de procurar um namorado (a) é um tanto emblemática porque tem pessoas que não se preocupam com isto e simplesmente aparece seu príncipe ou sua princesa num belo de um cavalo branco e lhe pede em casamento, e é só maravilha, outros não têm tanta sorte assim. Mas não se desespere, uma hora ele ou ela aparece. Sempre digo: olha do seu lado que ele (a) pode estar bem próximo de você.
A palavra de Deus nos aconselha de forma muito interessante sobre este assunto, preste atenção: “[...] Sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos contanto que se casem na família de seu pai” (Nm.36;6). No sentido prático e simples de interpretarmos esta palavra, o Senhor está a nos dizer: Meu filho você tem o direito de escolher a pessoa que você quer para que esteja ao seu lado, contanto que esta pessoa seja uma pessoa que pertença a minha família, ou seja, que a mesma seja cristã, fugindo assim de um jugo desigual com uma infiel.
É natural que nesta escolha não será pesado apenas o porte físico ou mesmo estético, mas também o nível social e de comprometimento da pessoa com Deus, o temperamento, o relacionamento do jovem com a família, com a igreja, co a rotina cotidiana de cada um e assim por diante. Não se pode contrair um relacionamento sério com alguém só porque esta pessoa agrada aos seus olhos. Você precisa orar e conversar muito com o seu namorado ou namorada a fim de saber se realmente é esta a pessoa certa para estar ao seu lado, e é para isto que existe o namoro. Hoje em dia as coisas mudaram um pouco, ora para melhor ora para pior. A mudança na qual me refiro, diz respeito ao papo aberto que os jovens têm entre eles, de modo que não se fica esperando algo do outro mundo acontecer, tanto para iniciar, como para terminar um namoro.
As pessoas não valorizam muito os relacionamentos, mas neste contexto o lado positivo é que se a moça ou o rapaz estiver interessado em alguém, ele ou ela pode comunicar os seus sentimentos da maneira que acharem possível, sem muito mistério. Se ele ou ela quiser, tudo bem. Se não, o jeito é se refazer e dar a volta por cima, afinal a vida é assim mesmo.
Dizem que um dos melhores tempos da vida principalmente para os jovens é o tempo do namoro, as pessoas querem se ver o tempo todo, se telefonam e mandam mensagem pelo celular, conversam pelo MSN, Orkut, conseguem sempre um momento para estarem juntos, dão presentes. Existem até casos em que a falta de administração na agência do amor leva a pessoa a acarretar prejuízos nos estudos, atrasos e comprometimento no desenvolvimento do trabalho e constrangimentos em casa, são coisas que ambos devem conversar e administrarem, caso contrário ambos terão problemas que podem afetar o relacionamento sem necessidade.
Pior é quando o namoro que parecia ser sério, termina. Com a mudança que tem ocorrido nos dias atuais, tem pessoas que fica mais feliz quando o namoro termina do que quando inicia por quê? Bem, às vezes aquela pessoa que tanto se admirava de longe de perto já não é tão admirável e isto causa certo desapontamento na pessoa cujas expectativas foram frustradas, e quando a pessoa se vê livre disto ela sente alivio.
Mas existem casos dramáticos cuja pessoa fica muito mal com o fim de um namoro, pior ainda caso seja um noivado. Tem casos que a pessoa desaparece até da casa de Deus, sendo isto muito errado. Prejudicar a comunhão com Deus só porque um relacionamento não deu certo, não vale à pena. O caminho é dar graças em tudo, pois esta é a vontade de Deus
Eis aqui outro dilema: como saber se esta é a pessoa certa para estar ao teu lado. Primeiro, deixe o tempo se encarregar de lhe dar esta informação. Não tenha tanta pressa em saber se ele ou ela é a pessoa certa, mas divida este tempo em se avaliar. Observe se você é a pessoa certa para ele. Procure conhecê-lo (a) em tudo quanto for possível, ore a Deus. Peça ao Senhor para que coloque a vida dele (a) na palma de sua mão afim de que possa conhecer quem é que está ao seu lado e aguarde em Deus.
Agora, quando o namoro parece não ter futuro algum, porque ficar esperando? Esperar o que? Neste aspecto tem namoro que não dura nem sequer uma semana, pois a partir do início do namoro um ou ambos descobrem isto e chegam a um acordo de que não tem nada a ver este relacionamento e então terminam sem mágoa e sem ressentimento. Neste caso, quanto mais cedo terminar o namoro, melhor para os dois em todos os sentidos.
As pessoas me perguntam: Existe profecia para casamento? Minha resposta é sim e não. Vou lhe explicar: não creio que haja profecia direcionada a alguém, por exemplo: Eis minha filha que tal rapaz é o seu preparado, isto um tanto difícil, pois o Senhor Deus é sábio e sabe que isto vai depender se o "preparado" também aceita. Não adianta alguém ficar dizendo "fulano" é meu, sendo que a pessoa não quer nada com ele ou ela.
Agora existem muitos casos em que as pessoas dizem receber palavras de confirmação ou de reprovação de um relacionamento e foi diretamente do coração de Deus e graças a esta orientação ambos estão felizes e agradecidos a Deus por isto.
Noivado
Oito decisões inteligentes com relação ao noivado
1. Está na hora de noivar, sim ou não?
2. Noivado versus noiva versus família da noiva e vice versa
3. As providencias a serem tomadas em relação ao noivado
4. Noivei e agora? O que fazer? Quanto tempo me resta?
5. Você precisará de R$ 50.000.00. Você tem, sim ou não?
6. Como levar este relacionamento até o casamento?
7. É normal todos passarem por tantas lutas assim?
8. Quais os cuidados a tomar após o noivado?
Seguindo a seqüência de perguntas que os jovens me fazem nas palestras, uma delas é concernente ao tempo entre namoro, noivado e casamento. Embora não exista um tempo estabelecido, isto é relativo de acordo com cada caso, mas o meu parecer é que de seis meses a um ano e meio é um bom tempo para namorar e até noivar, pois a experiência nos deixa bem claro que namoro longo é luta na certa e noivado longo às vezes é mais luta ainda.
Existem pessoas que pensam que noivando, o namoro passa a ser mais seguro, outros mais ingênuos acham que estando noivos vão se apaixonar mais um pelo outro. Mero engano. Pode acontecer naturalmente que o amor de ambos até aumente, mas não pelo noivado, mas porque se há amor e ele é cultivado a tendência do amor é aumentar a cada dia mesmo.
Preocupo com rapazes e até moças que querem se noivar apressadamente, como se isto resolvesse alguma coisa. Se você ainda não tem certeza dos seus sentimentos por ele ou ela, espere mais um pouco para não se arrepender mais tarde. Se você não enfrentou a família dele (a) até agora, daqui para frente não tem escape. Terás que enfrentá-la e talvez até receba uns puxões de orelha por não tê-lo tomado esta atitude antes. Naturalmente os pais às vezes vão querer lhe fazer perguntas e é bom que a resposta esteja na ponta da língua para perguntas do tipo a seguir:
- Vocês não acham que está muito cedo?
- O que você já tem?
- Vocês já têm a data do casamento?
Às vezes vêm palavras de desencorajamento que tem os seus mais diversos motivos, os quais são motivados por um mero ciúme de alguém da família de alguns dos noivos. As vezes falta uma certa afinidade com aquele estranho que chegou recentemente no ninho, ou estão provocando o novo integrante para ver se ele revela a sua verdadeira identidade a família, caso exista outra diferente da apresentada. E você deve estar preparado para tudo isto sem perder a gentileza, até com aquele sobrinho chato que insiste em passar gordura em sua calça branca por exemplo. Prepare-se para cumprimentar com bom dia, boa tarde, boa noite e não ouvir nenhuma resposta. Prepare-se para enfrentar possíveis "saias justas", foi assim com os demais e contigo poderá não ser diferente.
A partir do momento que vocês decidirem ficarem noivos, o compromisso se torna mais sério, e não adianta ficar esperando acontecer, mas terá que ir a luta, certo da vitória. Noivou, a partir de então é continuar a tomar as providências necessárias a fim de que o Senhor complete a obra e dê a vitória completa. Neste caso se faz necessário muito diálogo concernente a:
1. Residência onde ambos irão morar
2. Os móveis em que será possível comprar antes do casamento
3. Como e onde será realizada a cerimônia do casamento e a festa
4. Quem serão os convidados dos noivos
5. Quais serão os planos de ambos após do casamento
6. O que o casal pensa sobre a obra de Deus
7. O que pensam sobre a vida cristã em geral
8. Dedicação a leitura de livros que tratam do assunto “família” e “vida conjugal”
9. Se possível procure um orientador (a).
Onze cuidados para não prejudicar o noivado:
1. Exigir do casal mais do que ambos possam fazer um pelo outro
2. Achar que o direito de posse aumentou e começar a querer dar ordens um para o outro
3. Dar lugar demasiado ao ciúme doentio e provocar discussões desnecessárias
4. Dar ouvidos a cochichos, fofocas e mexericos
5. Deixar se levar por pessoas que querem dar a palavra final na vida dos outros
6. Deixar se levar por bandejas ilusórias que surgem somente para lhe embaraçar
7. Ficar falando em terminar o noivado para chantagear
8. Querer pegar pesado no namoro só porque está noivo
9. Ficar muito tempo a sós com ele ou ela
10. Conversar em excesso sobre sexo
11. Ficar comparando o (a) atual com o antigo (a)
A lista é grande. Iniciei e você poderá continuar a escrevê-la, mas em geral, esta tem sido as principais fontes de desgaste de um namoro e algumas das razões que tem levado muitos noivados e esperanças de casamento por água abaixo.
A partir do noivado é evidente que o compromisso de ambos para com Deus e para com a pessoa que irá viver o resto de seus dias ao seu lado aumenta. Mas isto não é motivo para que você já queira ficar dando ordens a ele ou a ela. Na verdade, se vocês quiserem viver bem, um ao lado do outro, o certo será manter o romantismo que vos uniu desde o começo, pois de nada adianta querer ficar dando ordens um para outro, inclusive querer colocar aquelas obrigações de ter que ligar, ter que ir um na casa do outro toda hora, ter que dar o relatório diário e assim por diante. Estas coisas a gente faz não por pressão, mas sim por amor e prazer de compartilhar o nosso dia a dia com a pessoa amada. Pois na vida sentimental nada que é feito por obrigação tem sentido algum.
É natural que alguém não esteja contente com esta união e que nem esteja disposto a cooperar com você de modo algum. Aliás, não deixe coisas indispensáveis no seu casamento nas mãos de qualquer pessoa, sem saber se está tudo certo, pois você pode ter grandes decepções e passar até por vexame. A fim de evitar mexericos, você que está noivo ou noiva, o meu conselho é que você evite ficar exibindo o seu noivo (a), falando que o seu casamento será de gala, que você vai fazer isto e aquilo, que vai ser melhor do que o de fulana, e assim por diante.
Sejam recatados, discretos, modestos e não tumultue a comunidade cristã, tanto no namoro, noivado e muito menos no casamento, e vocês verão a benção de Deus em suas vidas.
Toda união tem os pró e os contra, e os contra sempre são mais fortes e se manifestam bem mais rápido. Na maioria dos casos, a pessoa que você esperava uma palavra a seu favor é a pessoa que mais é contra o seu casamento. Deixe-a nas mãos de Deus e vá a luta, não fique esperando anjos pra lá e pra cá. Se realmente queres se casar vá à luta agora. Na medida em que você for conhecendo a pessoa que irá passar o restante de seus dias ao seu lado, especialmente nos momentos de um diálogo caloroso, você poderá ter dúvidas sobre o seu futuro cônjuge, e isso é até natural, pois você não irá conhecer apenas as qualidades e sim os defeitos da pessoa amada. A pessoa que ama não está a procura de uma pessoa perfeita e sim de alguém para amar, e amar é aceitar a pessoa como ela é, com os seus defeitos e limitações.
Por que certas pessoas ficam noivos e depois ambas vivem a se chantagear por qualquer motivo? Vivem a dizer: qualquer coisa a gente termina e pronto. Parem com isso.
Infelizmente tem casos de noivos que casam em pecado e outros que nem casam na igreja por que "caem" antes do casamento. A razão é simples: namoro escandaloso repleto de caricias sob a alegação fajuta: ah! Vamos nos casar mesmo, não tem problema. Olha, se você é um moço normal e se você é uma moça normal, se afaste, pois amanhã pode ser muito tarde. O segredo não está em suportar o pecado e sim em fugir dele. Então, evitem ficar demasiadamente a sós com o seu noivo.
Ainda que viesse a dizer: Não falem nada sobre sexo antes do casamento, com certeza alguém violaria esta norma. Porém, a minha ponderação neste aspecto é que evitem ficar se torturando com assuntos demasiados sobre sexo, não que não devam, mas com recato, com respeito, com moderação, e sem querer provocar no outro os desejos, já que ambas são pessoas ligadas apenas pelo noivado, sendo este assunto apropriado para a vida de casado. Evite por toda a vida a lei da comparação, pois ninguém gosta disso.
Casamento
- Imagine: Hoje é o dia do casamento!
- Como se organizar neste dia?
- O dia da noiva
- O dia do noivo
- Quais prioridades a serem tomadas neste dia por ele?
- Quais as prioridades a tomar neste dia por ela?
Parabéns! Chegou o grande dia. O dia do seu casamento! Porém, este dia dá para escrever um livro e sobra assunto. Elas sempre acabam até chorando, passando mal, tendo que beber água com açúcar. O caminho é manter o cuidado para não transformar o dia da benção num dia de provação, desaforo, murmuração, discussão. Mantenha a tranqüilidade.
Em geral, este dia é dia de correria, mas que tudo seja uma festa para você. Por isso não é bom dar passo maior que a perna, procure fazer o que estiver em seu alcance. Procure estabelecer alguns princípios bíblicos em suas atitudes, palavras do tipo: Em tudo daí graças porque é esta a vontade de Deus (I.Ts.5:18 / Fp.4:8 / Fp.4:10-13 / Sl.23).
A leitura da palavra de Deus e a oração devem estar presentes em todos os momentos da vida do cristão, em especial, na vida da família, na vida dos filhos e na vida do casal.
O dia da noiva é um dia de muitas preocupações, ansiedade e nervosismo. Feliz da noiva tranqüila, com ações planejadas. Ela vai acompanhar como está aparte da decoração da igreja, os preparativos dos comes e bebes, como estão as daminhas,conferir a lista de testemunhas, procurar saber se tem algum parente que ela se esqueceu de convidar, é bom que ela seja acompanhada por pessoas bem próximas dela para evitar todo e qualquer aborrecimento, por exemplo tem pessoas que põe defeito no noivo, nas testemunhas ,no bolo,no local escolhido, na data,tem pessoas que dão conselhos do tipo :pensa bem minha filha casamento é coisa séria responda para eles é por isso que eu estou me casando eu gosto de coisa séria mesmo. Lembre-se de uma coisa o casamento é seu e não deles, não dê ouvidos a estas e outras bobagens que as pessoas venham a te dizer. Pisem firme e sigam em frente sem olhar para trás.
Bem se o noivo for um cabra meio tranqüilo é bom ele ficar esperto pois o trabalho mais pesado vai ficar nas mãos dele, ele terá que ver onde será a festa se precisar arrumar, lavar, buscar bancos e cadeiras, ele terá que estar presente ajudando pode arregaçar as mangas e entrar na batalha , terá pouco tempo para ele, o tempo maior será devotado a organização geral da festa, cuidado para não chegar na igreja depois da noiva pois seria ridículo, e combinem para que nem a cerimônia demore tanto para começar por vossa culpa, nem os convidados fiquem tanto tempo para serem servidos esta é uma das maiores queixas que as pessoas fazem nos casamentos.
Bem por mais que você compre coisas e coisas vai ficar muita coisa para ser comprada não adianta nem querer tentar comprar tudo, por mais que vocês sejam organizados não dará tempo de organizar tudo é assim com todo mundo e cada casal depois de um tempo se pergunta porque nos desgastamos tanto com isto ou com aquilo. Então não compliquem, procurem focar em coisas básicas, simples e essenciais se você é daqueles que tem uma situação financeira abastada vá até onde puder , se você tem o padrão de vida médio do brasileiro vá devagar(Fp.4:6) A experiência da vida tem me mostrado diversos casais jovens insatisfeitos com suas vidas conjugais e até enfrentando crises que poderiam ser enfrentadas daqui a uns dez anos já nos primeiros seis meses e não é por falta de conforto, o qual não é ruim mas também não é sinônimo de felicidade exclusiva no casamento. Com o tempo vocês descobrirão que a um conjunto de coisa s que devem estar presentes na vida a dois afim de lhes proporcionar o bem estar de ambos. E não a festa em si, a casa em si o vestido, o smoking, o álbum, o dvd da festa, isso tudo não é nada se vocês não descobrirem o verdadeiro siginificado da decisão que vocês estão tomando(Sl.128) .
Me casei e agora?
A partir de então inicia-se o processo de adaptação: eu chamo esta fase de “casamento dentro do casamento”
1. A lua de mel
2. A vida íntima do casal (sexo)
3. A primeira noite
4. O primeiro dia
5. As primeiras surpresas
6. As primeiras descobertas
7 Três passos para um lar feliz: Amor – Diálogo – Compreensão
8. O processo de adaptação
9. As limitações de cada um
10. As qualidades e os defeitos de cada um
11. O eterno aprendizado da vida a dois
12. O preparo para chegada dos filhos
13. O relacionamento com parentes, igreja, amigos e inimigos
14. O relacionamento com Deus, com a palavra de Deus, com o Espírito Santo
Onde vamos passar a lua de mel? Tem gente que vai para Itália ,Roma Portugal, Estados Unidos, Alaska e assim por diante fiquem a vontade. A minha é a mesma que eu já disse acima sejam práticos, e modestos que vai ser muito bom para vocês, geralmente as pessoas ganham uma estadia em uma pousada ou fogem a primeira para um hotel afim de não serem incomodados logo no dia seguinte, no geral as pessoas não conseguem passar mais de três dias longe do seu convívio comum, eles querem no caso da noiva abrir os presentes ver as fotos, contar as novidades saber do elogios e no caso do noivo, tem tanta coisa para ele resolver, alem de alguém que já está lá no seu trabalho tentando tomar a tua vaga, isso é casamento .Então para o casal se casar e simplesmente desaparecer deixando tudo para os outros resolverem. Então o jeito é voltar a vida e é por isso que não dá para inventar moda não.
Além do mais há a parte do entrosamento no relacionamento sexual do casal coisa que embora seja muito bom, porém não é algo que acontece da noite para o dia. Tanto para ele quanto para ela entender as fases do amor intimo conjugal será um exercício que exigirá muito amor, carinho, e paciência, e muito cuidado com o que você fala para ela ou para ele nos seus primeiros momentos juntos.
Há muitas fantasias com relação a primeira noite e muitas vezes tudo não passa de brincadeira, na verdade as pessoas desconversam a sua primeira noite dizem que foi demais, como já disse a sintonia dum casal não acontece de um dia para o outro e pode ser que a sua primeira noite não seja das melhores,e vocês venham ter uma noite de muitas tentativas e desistidas, fiquem tranqüilos vocês tem todo o tempo do mundo. Por outro lado o stress, o cansaço, a emoção, e tudo que ocorreu, neste dia que é um dos dias mais longos da vida de um homem faz com que ambos se sintam tão ansiosos que nem todos tem aquela noite e tem gente que já se frustra por favor!
A partir de então a gatinha mostra as unhas e o gatinho também, assim como um casal casado acaba se vendo mais cedo ou mais tarde um ao outro sem roupa e se tiver alguma cicatriz ela logo será descoberta assim também a alma da criatura e suas avenidas serão também descobertas e você poderá ter surpresas no comportamento um do outro, cabe a cada um de vocês vigiar e não dar lugar ao diabo já desde o começo até o fim, procurem agir com respeito, amor, carinho, compreensão, modéstia, santidade, e assim por diante pois o seu lar pode ser um pedacinho do céu ou um pedaço do inferno, a escolha é de vocês por favor escolham o céu. Você vai descobrir coisas no cotidiano da vida a dois que vão lhe deixar surpresos e até admirados, com o tempo se acostumarão, o homem e a mulher são seres um tanto diferentes um do outro e quem quiser discordar e dizer que não paciência, mas que é diferente é e aí que o casal precisa de muito:
- DIÁLOGO
- AMOR
- COMPREENSÃO
Vejam bem a maioria dos problemas que um casal venham a enfrentar se resolve com uma boa conversa e feliz do casal que desde o namoro desenvolve este hábito de dialogar sobre tudo que se faz necessário portanto seja qual for o problema conversem sobre ele,cabe a ambos saber ouvir,entender,procurar mudar,orar ,procurar solução para o problema. Não queira entender o amor, e encara-lo apenas como um sentimento e sim encare-o como um verbo e conjugue-o através de atitudes praticadas no seu dia a dia por toda a sua vida,portanto em todo o tempo:
- Dê presentes
- Faça declarações de amor
- Peçam desculpas
- Tratem um ao outro com carinho
- Sejam prestativos um com o outro
- Elogiem um ao outro em tudo
- Passeiem juntos sempre que puderem
- Se possível almocem juntos fora de casa pelo menos uma ao mês
Enfim a lista é infinita mas o que vocês puderem fazer para o cultivo do amor conjugal façam e Deus vos abençoará.
Finalmente aprendam a compreender um ao outro e a conjugar o verbo errar a partir da primeira pessoa, já que quase todos nós temos esta dificuldade .Assuma os teus erros, se desculpe,evite repeti-los novamente,e seja compreensivo para com o teu companheiro ou companheira, não deixe que opiniões alheias venham tumultuar o teu casamento, não deixem que a influencia do fracasso alheio venha ofuscar o brilho de seu matrimônio que começou agora. Você não tem a menor culpa pelos casamentos que não deram certos e há um número muito grande que deram certo e o seu será um deles também confiem no Senhor e Ele tudo fará. Coloquem uma muralha protetora em volta de sua vida conjugal e não permitam que nada nem ninguém venha atrapalhar o seu relacionamento.
As pessoas estabelecem datas aproximadas para o processo de adaptação e isto depende muito do entrosamento do casal desde o namoro, se brigavam muito, se eram muito ciumentos, se a família dele ou dela se intromete muito na vida de ambos, qual a concepção que ambos tem com relação a satisfação que se espera encontrar no casamento e assim por diante. Basicamente neste período não se apartem um do outro e não se apertem de uma vida com Deus, no primeiro caso se vocês se apartarem como vão se adaptar e no segundo o nosso relacionamento com Deus é sempre essencial e não pode ser interrompido jamais(Ec.4:9-12/Ef.5:22-33/Cl.3:18-25/IPe.3:1-7) Dê tempo ao tempo e com o tempo tudo se encaixará. A vida a dois é um eterno aprendizado e a cada dia estamos aprendendo coisas novas a respeito um do outro, descobrindo qualidades, defeitos, limitações e teremos que nos acostumar com isto mais cedo ou mais tarde, isto é casamento.
Se você prestar bem atenção verá que tudo na vida está ligado a relacionamento e você como casado terá que aprender lidar melhor com esta palavra, pois as coisas tomarão um rumo diferente a partir do seu casamento e de inicio o investimento que fará para com o teu lar e para com a tua esposa será maior, e você precisará aprender a separar e a administrar o tempo devotado a esposa, aos filhos a igreja, aos familiares dela e aos seus familiares e com o passar do tempo sobra até aquele tempinho com os amigos. Mas é bom que se tiveres um certo cordão umbilical que ele seja cortado caso contrario alguém irá sofrer bastante. Quem nunca ouviu o pastor ensinar em cerimônias de casamento : “Portanto deixará o homem a teu pai e a tua mãe e unir-se á a tua esposa e serão ambos uma só carne, portanto o que Deus uniu não o separe o homem” (S.Mt.19:6)
É claro que esta ligação com a família é de suma importância desde que esta não venha interferir de tal maneira que passa a causar um certo tumulto e até a separação e tem pai e mãe que por qualquer chega a dizer para o filho ou para filha ;se quiser pode voltar para casa minha filhinha, ou mesmo meu filhinho. É claro que os pais devem apoiar a seus filhos em tudo mas este apoio não pode interferir na vida do casal ao ponto de causar-lhes muitos problemas, discussões e desentendimento.
O relacionamento do casal com a igreja é muito importante e vital para o bem estar de sua vida espiritual, pois é na igreja que se tem a assistência necessária para a sua vida espiritual, alguns jovens casados começam a sua jornada de casal e abandonam a casa de Deus logo no início e ficam meses sem congregar após o seu casamento isto não é bom. A vida cristã não tende a chocar com a vida espiritual e sim para contribuir para o bem da mesma, inclusive quando você tempera bem as duas partes você vai ver como Deus é maravilhoso e perfeito em tudo o que faz. Sendo o caminho para o casal recém casado é desfrutar naturalmente doa manjares que Deus lhes preparou no casamento e ao mesmo tempo procurar manter um relacionamento estreito com Deus, lendo diariamente a palavra de Deus , orando , jejuando, consagrando etc. E feliz matrimônio!
Obs.procure ler livros que tratam direto deste assunto por exemplo :”31 atitudes surpreendentes na vida de um casal” do mesmo Autor e muitos outros.
Conclusão: Você acabou de ler o livro intitulado 18 atitudes surpreendentes na vida de um jovem nele nós abordamos e comentamos:
- 21 atitudes para você tomar
- 16 verdades que você não pode se esquecer
- 6 situações que você deve fugir
- 27 barreiras que você deve superar
- 33 obstáculos que você deve vencer
- 38 Frases que você deve declarar
- 3 Bênçãos que você pode receber
As quais são: a benção do namoro, a benção do noivado e a benção do casamento. Expliquei a vocês que estes três importantes passos na vida dos jovens podem ser uma fonte de bênçãos como pode ser uma fonte de amarguras e descontentamento em geral cabe a ambos escolher o melhor caminho e seguir
O AUTOR
Evangelista José Aparecido da Silva (Pé de Fogo)
Ministro do Evangelho, Filiado a CGADB E COMADEMAT e Membro da Assembléia de Deus
Conferencista, Cantor, Escritor, compositor e produtor musical, Bacharel em Teologia.
Com apenas três anos de fé sentiu o forte chamado para a obra de Deus e com muita convicção daquilo que o Senhor falara com ele deixou a profissão de gráfico e mesmo sendo apenas um jovem novo convertido iniciou o seu ministério que se baseou sempre em ensinar, pregar, cantar, aconselhar, visitar, evangelizar e testemunhar do grande amor de Deus em favor daqueles que o servem. Esta obra teve início no bairro Parque do lago, nos pontos de culto, depois foi percorrendo as praças, os terminais de ônibus, os lares, os presídios, as casas de recuperação, as creches, os abrigos, as igrejas locais, as igrejas do interior do Estado, outros Estado brasileiros até fora do Brasil. Hoje o Evangelista José Aparecido já tem ministrado a Palavra de Deus em mais de cem bairros percorrendo quase todas as 164 congregações de Cuiabá e Várzea Grande, já tem estado em quase todos os municípios do Estado de Mato Grosso e já tem pregado em quase todos os Estado brasileiros. Tendo pregado mais de mil e duzentas mensagens, nos últimos anos. Todo este trabalho seria impossível de ser realizado não fosse o esforço conjunto de pessoas maravilhosas que o Senhor tem colocado em seu caminho que o agendam de segunda a segunda para estar presente nos mais diversos Eventos seja: Congressos, Cruzadas Evangelísticas, Seminários, Palestras, Estudos Bíblicos e os mais diversos trabalhos do dia a dia da Igreja. Ele e a esposa realizam esta obra certos de que aquele que os chamou se responsabiliza pela mesma. Os mesmo não podem deixar de agradecer a Deus na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, o Amado Salvador, Ao querido e inseparável companheiro o Espírito Santo. O mesmo agradece a esposa e Cantora Silbene, aos dois filhos Túlio e Thiago pelo apoio!
Ao mui digno Pastor Sebastião Rodrigues de Souza, Pastor das Assembléias de Deus em Cuiabá e Várzea Grande, Pastor Presidente da COMADEMAT, e Vice presidente da CGADB pelo apoio dispensado a uma geração de jovens obreiros que Deus tem levantado nesta última hora, não deixando de reconhecer o incansável esforço dos nossos abnegados Servos de Deus que militam mesmo em idade avançada nesta grande obra, mas sempre reconhecendo a experiência dos mais vividos e a força e o talento dos mais jovens. Ao mui digno Pastor do setor Parque do Lago Pastor José Gerardo dos Anjos, um Pastor, Pai, Amigo, irmão de todas as horas, esta é uma das razões porque ele está aqui até o dia de hoje.(Há mais de vinte e dois anos)
A um imenso batalhão de pastores locais, dirigentes de sub congregações, Pastores de setor, Pastores Presidentes que nos tem convidado e que tem permitido os seus liderados a nos convidar; vocês são meus verdadeiros Companheiros, por causa do apoio de vocês que jamais deixaremos de realizar esta obra tão espinhosa porém muito recompensadora.(Sl.126)
A todos os coordenadores e coordenadoras de Eventos, afinal como pregarei se não for convidado? Eu conto com vocês até a volta de Jesus .
A todos os irmãos que desde o início desta caminhada nos acompanha com palavras de apoio e incentivo, além é claro de suas orações a nosso favor e a favor de nossos filhos. Adquirindo os nossos Cds de testemunho, louvor, mensagens, Cds da cantora Silbene, Apostilas, Livros os quais tem alcançado milhares e milhares de vidas, abençoando e fortalecendo a fé de muitos, e ao mesmo tempo nos dado condições para ir mais longe pregando a palavra de Deus. Por estas e outras razões continuem orando por nós e por este ministério, afim de que Deus venha abençoar esta obra em todos os sentidos e continue nos dando vitória.
CONTATOS:
Evangelista José Aparecido(Pé de Fogo)
Cantora Silbene(Esposa)
Email: pe.de.fogo@hotmail.com
Fone:(65)3691-7000/9604-4534
Adquira outros Cds de Louvores do Evangelista José Aparecido(Pé de Fogo) e Cds de mensagens ao vivo e Cds de seu Testemunho,Livros,além dos cds de sua esposa; cantora Silbene. E seja um intercessor desta grande obra e Deus te abençoará em tudo.
Se você foi beneficiado pela leitura deste livro indique-o a um amigo, ou mesmo presenteie alguém o qual este livro servirá de grande ajuda, e testifique a outros e a nós os benefícios que tivestes ao ler qualquer umas de nossas obras, falando e praticando as lições aprendidas e ficaremos muito agradecidos.
A Deus seja Glória.
Enfim na lei da semeadura devido ao seu bom exemplo só terás coisas boas a colher, e vai colher com certeza!
Podemos até citar nomes de pessoas exemplares contido na bíblia: Neemias, Daniel e seus amigos, o profeta Elizeu, etc.
9. Seja um jovem amigo
(Sl.119:13)
Possuo alguns amigos jovens, como muitos pastores também possuem. Aliás, de tempo em tempo passa pela vida dos obreiros vários jovens, alguns ficam distantes arredios, indiferentes e até críticos àqueles obreiros, e já outros jovens se aproximam, ajudam, perguntam, aprendem, recebem conselhos, e às vezes, até dão algumas sugestões que podem ser lapidadas, trabalhadas e postas
Como é bom poder contar com alguém na hora da dor, da angustia, da necessidade. Quem é jovem sabe que uns dos maiores conselheiros dos jovens são os próprios jovens, e é maravilhoso ter em meio aos jovens alguém que tenha uma palavra de amor, de afeto, de consolo, uma palavra amiga. Isto a bíblia nos diz que é como de ouro em salvas de prata uma palavra dita a seu tempo, e é algo que Deus se agrada (Pv.25:11). Portanto, lhe convido a ser mais amigo do grupo a que pertences, procurando levar o povo a promover a ajuda mútua entre o grupo e a união de ambos com Cristo. Afinal, Nele somos um só corpo.
10. Seja um jovem leitor da bíblia e de bons livros
(I.Tm.4:13)
Seja persistente
O apóstolo Paulo já no final de seus dias pediu a Timóteo que ao vir vê-lo trouxesse os livros e principalmente os pergaminhos. Neste verso podemos aprender algo sobre a importância da leitura na vida do cristão e no caso dos jovens que são admoestados a nos dedicar a leitura da bíblia e de bons livros, os quais lhes trarão: conselho, alimento, orientação, direção, lições maravilhosas, exemplos de vida a ser seguido, além do que ela consola, admoesta e exorta a todo aquele que se dedica a leitura e ao estudo da palavra de Deus. Portanto boa leitura!
11. Seja jovem de oração
(I.Tss.5:17)
Todo crente em geral não pode sobreviver a não ser através da oração. Alguém disse certa vez que a oração é a respiração da alma, isto é, que sem orar a nossa alma fica sufocada. Por isso, muitos crentes vivem agoniados, aflitos, atribulados, andando de um lado para o outro sem saber o que fazer e nem para onde ir (II.Cr.15:1-6). O jeito é entrar no seu aposento fechar sobre si a porta e orar (Mt.6:6). A bíblia nos ensina a orar sem cessar, então querido jovem, vá para oração, pois somente nos pés de Jesus encontrarás graça para vencer os momentos difíceis e espinhosos desta longa e árdua caminhada rumo aos céus onde todos os dias somos entregue a morte por amor a Cristo e somente através da oração é que podemos ser livres de toda cilada do diabo e com sobriedade servirmos ao Senhor com alegria (Rm.8:31-39 / I.Pe.5:6-9).
Portanto, atente para a palavra de Deus que nos ensina sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer (Lc.18:1).
Bem sabemos que a vida de oração tem também os seus altos e baixos, porém, que possamos conquistar as nossas vitórias através da oração e assim teremos um sentimento todo especial pela vitória alcançada.
12. Seja um jovem vigilante
(Ef.6:18)
Costuma-se dizer que a oração e a vigilância devem caminhar juntas, sendo assim, você deve vigiar sempre, no mínimo, na mesma proporção em que orares. O campo da vigilância é muito vasto e abrange todas as áreas da vida do cristão. A seguir, alguns exemplos em que os jovens devem estar vigilantes:
É bom que cada jovem saiba que o vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; e por isso se faz necessário a máxima atenção a este terrível adversário de Deus e de toda a humanidade. Não se iluda, ele quer a tua destruição, e não vai poupar nenhuma de suas ferramentas para derrubá-lo, lutará contra ti e contra o que Deus tem na tua vida. Cabe a você dar o melhor de si para Deus afim de que o Senhor te guarde, te ajude, te sustente e te dê forças para caminhar até o fim, e a vigilância com certeza vai te ajudar e muito a fazer isto. Portanto, vigia irmão!
(Mc.13:33 / Mc.14:38 / Ap.3:3 / I.Tss.5:6 / Sl.5:3 / Lc.12:37)
13. Seja um jovem consagrado
(Efésios)
A palavra consagrar-se, tem o significado de dedicar-se para algo ou tarefa específica. Se cada um de nós nos dedicarmos as nossas vidas ao Senhor, receberemos grandes coisas para realizarmos para Ele.
Se você atentar para a vida de todos grandes homens de Deus que viveram nos tempo bíblicos, verás que cada um deles teve suas vidas dedicadas ao Senhor. Deus não tem compromisso com quem não tem compromisso com Ele.
Existem vários padrões de vida que um jovem pode escolher para viver: Ele pode optar por um padrão de vida light, mesmo assim ser crente, membro da igreja, fazer parte dos trabalhos corriqueiros da igreja e tudo bem. Isto é bom, mas isto não é um chamado profundo, um chamado denso exige muito mais do que isto. Conheço diversas pessoas que há tempos estão na estrada assim como, e todos tiveram seus momentos especiais na presença de Deus. Foram horas em oração, foram muitos dias de leitura e estudo da palavra de Deus, muitas provações como um teste preparatório de capacitação para a obra. Conheço muitos jovens que estão engajados na obra do Senhor e os tais sabem que se não tiverem um particular com Deus não obterão êxito no trabalho (I.Sm. 24:24).
Por isso, ter uma vida consagrada ao Senhor é uma atitude que você precisa tomar urgentemente. Quem sabe Deus tem falado de uma grande obra que Ele quer fazer em tua vida, ou mesmo, se estás a espera do cumprimento das promessas de Deus em tua vida. Tem coisas que se você ficar esperando acontecer em tua vida, elas não acontecerão. Você tem que dar lugar ao Senhor para que Ele cumpra as promessas de Deus em tua vida (Ex.3:10).
14. Seja um jovem santo
(I.Pe.1:15)
O termo santo quer dizer consagrado, que vive na lei divina. O cristão luta para ser “santo” a vida inteira e, é interessante que, ser crente por cinqüenta anos e deixar ao Senhor é perder o seu tempo, e para ganhá-lo, terás que voltar-se para Ele novamente.
O termo santo para o mundo tem um significado diferente do que é para o cristão que teme a Deus e anda nos Teus caminhos. Para nós santo é aquele que teme ao único Deus que é santo e obedece a Tua santa e preciosa palavra, teme o Teu santo nome e tem habitando no ser o Teu Espírito Santo (I.Tm.2:5/ I.Co.6:19 / II.Co.5:17).
Este sim é santo. Santo no seu falar, no seu agir, no seu vestir, na sua maneira de se relacionar com as pessoas, santo no trabalho, na faculdade, no namoro, no noivado, no seu casamento, enfim, como é santo aquele que o chamou, ele também é santo em nome de Jesus (I.Pe.1:15).
O crente em Jesus é santificado pelo poder do Espírito Santo e pela palavra, que representa a água e como tal vai lavando e purificando o cristão de toda e qualquer impureza e iniqüidade, de maneira que o cristão se torna lavado e remido pelo sangue de Jesus que é outro agente encarregado de lavar e purificar as nossas vidas (I.Co.6:11 / Jo.17:17 / I.Jo.1:8-10).
Quem sabe estou falando com Jovens que outrora foram cantores e até pregadores da palavra de Deus, e que hoje se encontram vencidos pelas astutas ciladas de satanás.
Quero dizer-te que o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado e que o Senhor lhe dará forças para prosseguir, pois a palavra de Deus nos diz ainda que sete vezes cai o justo e se levanta porque Deus o levantará, pois Ele é poderoso para isto (Pv.24:16). Você precisa entender jovem que você é santo mais é falho, é santo mais comete erros, é santo mais tem que confessar seus e erros e em especial confrontá-los, e vencê-los, e convido você a fazer isto a partir de agora (Lc.15:17-21).
Se você estiver em falha diante de Deus ou numa luta travada a fim de vencer as suas próprias fraquezas da carne, faça a Deus neste momento uma oração sincera (Jr.33:3/Gl.5:16-26). Se olharmos para a vida dos grandes homens que viveram no passado, verás que todos eles tiveram falhas, porém, cada um deles souberam, ao seu tempo e da sua maneira, buscar forças em Deus e assim triunfaram, e com certeza você também triunfará.
15. Seja um jovem de temor
(Ap.14:7)
Todos nós bem sabemos que o princípio e o fim de todas as coisas é temer a Deus. Que coisa preciosa na vida do cristão é temer ao Senhor, e isso é lindo na vida do jovem, pois permite a ele ter a consciência e certeza de que está sendo contemplado pelo Senhor vinte e quatro horas por dia (Sl.139 / Pv.1:7 / Ec.12:13).
Na verdade o Senhor quer caminhar ao nosso lado, não para nos sondar como um fiscal e sim como um amigo. Porém, bem sabemos que os olhos do Senhor estão em toda parte contemplando os nossos passos, as nossas decisões, os caminhos que percorremos, e o Espírito Santo que se incumbe de trabalhar em nossas vidas quando estamos em perigo e/ou sendo tentados por satanás. É ele quem fala ao nosso coração: sai daí, pare com isso, tire os teus olhos daí, escapa-te por tua vida (Gn.39:7-14). Como é triste quando o jovem perde totalmente o temor a Deus e começa a desrespeitar e desobedecer aos pais, ao pastor, aos seus líderes, aos mais velhos, pois este jovem passa a não ter cuidados com as palavras ditas e as suas conseqüências, correndo sério risco de ofender a santidade de Deus, bem como àqueles que Deus usa para falar com a Sua igreja, pode destruir a fé dos mais fracos, confundir a mente dos menos esclarecidos. É uma lástima quando o jovem passa a agir dessa forma, e muitas vezes o corretivo é duro, e o pagamento é um preço muito alto. Novamente lembro-o do trágico e forte exemplo de Absalão, um moço que se insurgiu contra seu pai, e além de disseminar contenda, desordem e infâmia, lutou contra seu pai como se este fosse o seu maior inimigo (I.Sm.17-18). Se o pai de Absalão fosse uma pessoa perversa, a gente facilmente diria que o pai é que era mau. Porém, o pai dele era o rei Davi, um homem segundo o coração de Deus.
Notamos com isso, que a ausência de temor, torna a pessoa hostil, violenta, contenciosa, com um comportamento estranho a qualquer ser humano normal, chegando ao ponto de a criatura ter que se afastar da comunidade cristã, pois ela passa a pôr em risco o próprio rebanho do Senhor. Deus não aceita certos tipos de comportamento no meio do seu povo e Ele mesmo se incumbe de tratar com tais pessoas, de modo que não permanecem no meio do seu povo (Sl.101:7 / Gl.6:7).
16. Seja um jovem obediente
(Rm.16:19)
Estamos vivendo em um momento de crise moral, social, crise de identidade, e assim por diante. E neste contexto de crises, as pessoas tem se tornado intolerante entre si, de tal modo, que ninguém quer ficar sob custódia de ninguém. E neste caso, para muitos, a obediência está fora de moda, e surgem pessoas dizendo que ninguém as governa, que vai aonde quer, que se veste do jeito que quiser, namora como quer e quem quiser, e assim por diante (II.Tm.4). Jovens, a palavra de Deus continua sendo a palavra de Deus e como tal, ela tem de sobra conselhos para toda e qualquer fase da vida.
Quando falo em obediência, me lembro de Josué, leia a sua história escrita em seu livro e acompanhe a benção de Deus em tua vida. Agora leia a história de Absalão, bem como também o seu trágico fim e verás o que acontece a um homem obediente e a um homem desobediente e tire as tuas próprias conclusões (Livro de Josué e II.Sm.17-18).
O que tenho a lhe dizer é que a ovelha tem pastor e se deixa ser apascentada, guiada, admoestada, corrigida por Ele, e o segue de todo coração em obediência, e isto é louvável diante de Deus e diante dos homens (Jo.10:1-21). Tudo o que você faz para Deus tem uma recompensa. A sua obediência lhe renderá bênçãos e vitórias incalculáveis, tanto nesta vida, quanto na vida futura. Crê nisto? (II.Cr.15:7).
17. Seja um jovem perseverante
(Dt.1:36)
Calebe é um dos exemplos que gosto de mencionar quando faço referência à perseverança. Pois num momento decisivo na jornada do povo de Deus, lá estava Calebe no meio daqueles espiões enviados por Moisés para espionar a terra pela qual eles haveriam de possuir por herança, não olhando para as dificuldades nem tão pouco para os desafios ele avançou rumo à conquista daquela terra crendo na promessa de Deus (Nm.13 e 14).
Calebe nas suas palavras nos mostra o perfil de um jovem perseverante. Vejamos:
O que fez com que Calebe tenha o seu nome seja lembrado até os nossos dias atuais é porque ele tinha estas atitudes entre outras na sua vida.
Na sua caminhada por diversas vezes terás motivos para desistir do que para prosseguir. É nessas horas em que deves ser perseverante e agir na direção divina, certos de que a vitória é tua em Nome de Jesus. Portanto, seja perseverante! (Mt.24:12-13).
18. Seja um jovem de fé
(Hb.11)
Quem ainda não leu ou mesmo não ouviu a palavra de Deus que nos diz em Hebreus capítulo 11 e versículo 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
É admirável um jovem de fé. Recomendo que estudes o capítulo 11 de Hebreus e procure descobrir a riqueza contida neste “grande” capítulo das sagradas escrituras.
Em geral percebemos que uma vida de fé não é uma vida fácil, e sim uma vida:
Porém, ao lermos este capitulo, veremos que a fé não opera sozinha. Em cada caso veremos que houve fé, mais houve também uma virtude que a acompanhou, vejamos:
E assim prossegue a galeria dos heróis da fé. Todos com fé, não móvel, atrofiada e sim com uma fé operante e viva e esta é a fé que Deus quer que exerças diante daquilo que Ele tem em tua vida. E assim, a cada passo, a cada fase da vida, a cada momento, mesmo sendo um período dos mais difíceis, seja um jovem de fé aguardando grandes coisas da parte de Deus, pois Ele é fiel e poderoso para realizar grandes coisas em nossa vida e com certeza o fará (Gn.28:15).
19. Seja um jovem de compromisso
(Dn.1:8)
A passagem bíblica citada logo acima que fala-nos acerca de Daniel e de seus amigos que se alvitraram não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia, e pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
O exemplo de um bom testemunho dado tanto por Daniel, como também por seus amigos na corte de babilônia é algo fabuloso, e tanto o leitor iniciante como o veterano que lê esta passagem, ao se deparar com este texto fica admirado, pois neste tempo o povo de Israel estava no cativeiro, e como era um tempo de apostasia o povo não estava levando tão a sério as coisas de Deus. E neste tempo, tanto Daniel como seus amigos, são escolhidos a fim de serem alimentados para serem apresentados ao rei da babilônia. E Nabucodonosor fez as exigências de quais seria a alimentação que ele queria que fossem preparado àqueles moços, mesmo assim Daniel propôs não se contaminar com os manjares do rei. Esta atitude causou problemas a cada um destes moços. Daniel fora lançado na cova dos leões, e no caso de seus amigos estes foram lançados na fornalha de fogo ardente (Dn.3-6). Agora vem a melhor parte da história: para Daniel, Deus o livrou fechando a boca dos leões, e no caso de seus amigos, o Senhor Deus expungiu a força do fogo e lhes deu vitória completa.
A Palavra de Deus nos diz: Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará (Jo.12:26).
20.Seja um jovem de seriedade
É admirável e até mesmo louvável a postura de um jovem cuja seriedade para com as coisas de Deus, leva-nos a até mesmo respeitar-lhe e parar para ouvir-lhe por tamanha seriedade, que o mesmo tem em seu modo de ser e de agir.Volto a lembrar-lhes o que nos diz a palavra de Deus acerca do jovem ser o exemplo dos fieis, na palavra, no trato e em toda a maneira de viver...! Como é difícil lidar com aqueles que não tem esta virtude, levam tudo na brincadeira, e geralmente querem ser levado a sério, querem dar ordens, querem impor as suas idéias, mas logo tudo cai por terra por não haver nele seriedade, e assim sendo o mesmo não permanece em nada daquilo que se dispõe. Gostaria de sugerir-lhe que atentasse com um pouco mais de seriedade em relação a obra de Deus, em relação a vida cristã, em relação a tudo o que concerne ao reino de Deus. Experimente levar as coisas de Deus a sério a partir de hoje, experimente orar com mais seriedade, ler a bíblia como nunca leste, servir ao Senhor com seriedade e você verá o que Deus vai fazer em sua vida.
21. Seja um jovem desprendido
Pode até parecer desnecessário esta atitude porém vamos para a palavra de Deus que nos diz: Deixando todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia corramos com paciência a carreira que nos está proposta olhando para Jesus autor e consumador da nossa fé. (Hb.12:2) Ainda nos diz a palavra de Deus que aquele que milita não se embaraça com as coisas desta vida.(IITm.2:4) Por estas e outras razões que aquele que quiser crescer nas coisas de Deus terá que se desprender de muitas coisas. Por exemplo vejo muitos jovens que desejam ser um homem de Deus e muitas jovens que querem ser uma mulher de Deus porém estão sempre presos a muitos embaraços, e há coisas tão pequenas que só Deus para ter deles misericórdia. Todo final de semana tem festas de aniversário, tem passeio para lá e para cá, tem um churrasco aqui ou ali e assim por diante e você terá que escolher que caminho queres seguir, os caminhos do Senhor ou os teus próprios caminhos.
Leia a biografia de grandes homens de Deus que marcaram épocas e você verá o que Deus fez por intermédio deles e qual foi o modelo de vida que eles viveram. Com certeza viveram uma vida de inteiro dispor na presença de Deus pois não viviam para si e sim para o Senhor que os salvou, que os resgatou, que os libertou, que os santificou e bem sabiam eles que para agradar a este Deus eles tinham que ter desprendimento. Sendo assim eu convido você que tem os seus sonhos pessoais, espirituais..., se desprenda mais, se disponha mais aos seus pais, ao seu pastor, ao seu líder e você verá novas coisas a acontecer em sua vida de agora em diante.
CAPÍTULO 2
Dezesseis verdades que o jovem não pode se esquecer
(Ec.12:1)
É louvável a postura de um jovem consciente de seus deveres diante de Deus, diante da sociedade, e mesmo na casa de Deus. Bem sabemos que um há algum tempo atrás você era um bebê e sempre estava acondicionado nos braços da mãe. O tempo passou e hoje você é um jovem, mas não será jovem a vida toda e precisas se preparar para as outras fases da vida, que por certo virão.
Volta e meia quando aconselhamos alguém concernente aos estudos, a ter uma profissão, a fazer um bom curso, a adquirir um imóvel ou mesmo construir a sua casa própria, ou quando convidamos a ter uma vida crista mais profunda, as pessoas alegam: “Eu sou jovem”. Ao proferir essa frase, a pessoa está dizendo uma palavra que tem um sentido negativo. É como se estivesse dizendo: Sou jovem não tenho compromisso, responsabilidade ou não quero assumir isso agora, não quero levar nada a sério. E a atitude mais correta seria: Eu sou jovem e tenho que aproveitar o meu tempo para estudar, trabalhar, adquirir o que for possível, já me preparando para novas fases da vida que surgirão. Pois a vida nos dá oportunidade de plantar, aprender, planejar, construir, idealizar e tudo que você estiver depositando no banco da vida hoje, você colherá mais cedo ou mais tarde. Lembre-se: boa plantação dará direito a uma boa colheita.
O caminho de um jovem ou qualquer cristão rumo ao céu é estreito, e se tratando de jovem nem se fala.
Existem pessoas que pensam que os jovens não têm problemas, que a vida de jovem é só mordomia e coisa e tal. Mas bem sabemos que jovem passa por momentos tão estreitos que se não for pelo poderoso nome de Jesus, ele desiste de tudo e todos. Por isto é necessário que cada jovem tenha uma vida totalmente separada do mundo e de todas as obras infrutuosas das trevas, pois muitos têm tomado decisões precipitadas, feito péssimas escolhas e por causa disso tem pagado um alto preço.
Quem nunca ouviu falar de uma moça ou moço que estava na casa de Deus era uma benção, mas se desviou foi para o mundo de pecado e está sofrendo, quer voltar não tem forças e sente muita saudade do tempo em que vivia na casa de Deus?
Fico a pensar sobre a escolha errada de Ló (Gn.19). Será que não havia um meio dele não se apartar de seu tio Abraão, ou que ele tinha de escolher logo Sodoma e Gomorra para habitar?
Muitos jovens, mesmo crentes ou com o nome de crente, tem andado por caminhos perigosos, tem seguido os seus próprios caminhos, o desejo do seu coração, tem endurecido seu coração a todo conselho que Deus tem dado através de pessoas e de Sua palavra. Jovens que tem tido um coração obstinado como o coração de Absalão. Mas sabemos que quem ouve conselhos tem vitória(Pv.15:22), pois bem aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e guardam as coisas que nela estão escritas (Ap.1:3). Procure observar como é a vida do jovem que segue bons conselhos e do jovem rebelde, a partir daí, para que você perceba a grande diferença e os efeitos na vida de cada um, e você verá onde o caminho que cada um está seguindo os levará.
Assim Jovem, o convido a atentar para a palavra de Deus que nos diz que: vocês são Fortes, a palavra de Deus habita em vós e já venceram o maligno.
Em que consiste a força de um jovem? A força de um jovem consiste em seu nível de compromisso, intimidade, devoção e amor a Deus e isto envolvem toda uma vida. A sua força não é física e sim espiritual, provem da oração, da leitura da palavra de Deus, da vigilância, da consagração, da santificação e assim por diante. É muito natural os jovens se sentirem fracos, desanimados, e às vezes até "frios" na fé, e aí a pergunta é: o que fazer? A resposta é simples, tudo que você já fez no tempo em que era uma benção na presença de Deus, ou tudo o que fazem aqueles que têm uma vida com na presença de Deus. Se a palavra de Deus tem lugar em sua vida se o seu caráter, suas atitudes, sua maneira de ser e de agir, for de acordo com a palavra de Deus você tem tudo para ser feliz e não precisa temer o futuro, porque a sua vida será conseqüência de suas atitudes, de decisões que você vier a tomar no decorrer de sua vida. Desejo ótimas escolhas para com a sua vida.
Mas nem por isso estás isento dos ferrenhos combates com o inimigo de nossas almas, aquele que não quer e vai fazer de tudo para que você não chegue à glória e não seja vitorioso em sua caminhada. Porém, a palavra de Deus para você é que "já vencestes o maligno", isto quer dizer que enquanto permaneceres firme e fiel ao Senhor Ele continuará mantendo você vitorioso nos combates contra o teu adversário.
A palavra de Deus admoesta-nos que, cada jovem deve usar o seu tempo para cuidar das coisas do Senhor e cuidar de como viver uma vida de modo que agrade ao Senhor Jesus. Com certeza este padrão de vida cristã aparentemente simples tem em si um poder muito grande e produz um efeito duradouro na vida dos jovens. Pense nisso.
CAPÍTULO 3
Gostaria de citar seis situações de risco em que o jovem deve fugir.
(II.Tm.2:22)
A seguir citarei vinte e sete barreiras que os jovens devem superar
Como você pôde notar, há uma infinidade de situações e eventos que os jovens devem fugir se quiserem se manter firmes na presença de Deus.
A definição da palavra "fugir" é: desaparecer, sair apressadamente, escapar, retirar-se às pressas.
Quantas vezes o anjo do Senhor usado alguém para, por todos os meios, arrancar alguém de um lugar para o outro, pois se não esta pessoa perece nas garras do inimigo. Por mais forte, santo e consagrado que um cristão seja ele tem que saber até a onde ele pode e deve ir com seu namoro, com suas amizades, com suas idas e vindas a lanchonetes, sorveterias e muitos outros lugares preparados e projetados para destruir a vida espiritual de todos aqueles que por ali passarem(Sl.1).
Muitos dos itens acima citados são atrativos a faixa etária dos jovens e adolescentes. Um jovem normal mais cedo ou mais tarde pode ter desejo de ir conhecer, passear, de saber como é qualquer um destes lugares, ou mesmo experimentar qualquer uma desta e de outras inúmeras praticas que lhe são oferecidas em casa, no trabalho, na escola e assim por diante, mas a palavra de Deus nos ensina de uma forma clara e muito rica que todas estas coisas acabam com a vida espiritual de qualquer um, por isso o caminho da vitória é fugir. Tudo que você notar que é nocivo, prejudicial, que não é útil a sua vida de comunhão com Deus, e você deve escapar mesmo(ICo.6:12).
Ao mesmo que você foge de tudo que é prejudicial a uma vida de comunhão com Deus, você deve mergulhar nas coisas Espirituais, pois do contrario, você será um jovem infeliz e a palavra de Deus ensina o jovem a se alegrar no Senhor e ainda ensina a servi-lo com alegria. Por isto você vai fugindo e seguindo aqueles que seguem a justiça, a fé, a caridade, a paz, com os que com um coração puro invocam o nome do Senhor.
Há momentos em que os vendavais da vida lhe sobrevêm de todos os lados, de modo que o jovem passa a ver seu mundo desabando em razão das lutas em casa na vida de seus pais, pois tenho observado que muitos não têm um lar, mas somente uma casa onde comem, bebem e dormem e vez por outra são até expulsos, e isto gera angustias na vida desses jovens e às vezes ele passa a se sentir confuso, desprezado, rejeitado, e a vida passa a transparecer a não ter mais nenhum sentido. Outras vezes ele sofre por coisas que enfrentou ainda na infância e até os dias de hoje não se sente curado.
Muitos jovens tem tido grande dificuldade de conseguir um namorado (a) dentro das igreja mas tem enfrentado uma luta muito grande com tantas pessoas que não temem a Deus e que aparecem no seu caminho. Não fique triste com isso, mas não se renda, não se entregue, na hora certa tudo aquilo que parece que nunca irá acontecer, lhe acontecerá de uma forma tão natural que você poderá nem acreditar. Não tenha medo do seu futuro, mas Entregue o teu caminho ao Senhor confia nele e o mais ele fará (Sl.37:5).
Ninguém está isento de enfrentar batalhas espirituais. Observei um comentário a respeito de a casa edificada sobre a rocha, onde o comentarista dizia que os rios representam as aflições temporais que sobrevém a nós, representam as provas por maus tratos por parte dos homens e os ventos representam as tentações e as provas que se originam em satanás e nos demônios (Mt.7:25). Os rios, as chuvas e os ventos têm soprado na vida de muitos jovens, e aqueles cuja vida espiritual não está alicerçada no Senhor Jesus não suportam e caem. E grande é a sua queda. E isso vale para todos nós.(ICo.10:13)
O livro de Efésios no capitulo seis e os versos de dez a vinte e um, ensina-nos e revela-nos os caminhos desta batalha, o que fazer para vencê-la e quem é o nosso ferrenho adversário. De acordo com este texto cada um de nós devemos se fortalecer no Senhor, ou seja, na vida de comunhão com Deus, e na força do Seu poder, pois não temos em nós força ou poder para vencer a satanás, pois a própria bíblia nos diz: “Eles o venceram pelo sangue de Jesus” (Ap.12:11).
O senhor Jesus venceu a satanás pela palavra de Deus. Não adianta lutar com pessoas, pois a nossa luta não é contra a carne e o sangue e sim contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, e isto é os governos, as autoridades e os poderes que dominam este mundo de escuridão. Como podemos ver satanás não está para brincadeira, ele está agindo por 24 horas na vida daqueles que tem o dado lugar, mas que Deus guarde a vida de cada um dos santos e amados leitores. Mas para isto se faz necessário tomar toda a armadura de Deus, resistir os maus dias em que vivemos, dias de lutas, dias de tribulações constantes, dias de conflitos na alma, dias de perguntas sem respostas, dias de silencio.
A seguir a palavra de Deus continua a nos despertar, ensinando-nos a fazer da verdade um cinturão, fazer da justiça uma couraça, calçar os pés na preparação do evangelho da paz, fazer da fé o escudo para se proteger de todos os dardos inflamados que o maligno lançar contra nós, recebendo a salvação como capacete e a palavra de Deus como uma espada. Fazendo tudo isto sempre contando com a ajuda do Senhor, orando sempre e sendo guiados pelo Espírito Santo. Estejam atentos, não desanimem e orem por mim também para que Deus me dê a mensagem certa quando falar.
Sei que muitas vezes você não entende o que passa em sua vida e nem sabe o que fazer, pois parece que está em um verdadeiro labirinto espiritual. Costumo perguntar às pessoas o que fazer quando não sabes o que fazer? Uma das respostas corretas é deixar Deus fazer. Pois o que Ele faz não entendemos agora, mas o saberemos depois. Por isso o caminho é aguardar o depois de Deus (Jo.13:7). Às vezes as provações são tantas que parece que você não irá suportar mas lembre-se das promessas de Deus. Lembre-se dos grandes homens que passaram por lutas e aflições e mesmo assim alcançaram a vitória. Homens como Moises que enfrentou o deserto, José que enfrentou o cárcere, Gideão que enfrentou a dura vida no campo, e muitos outros homens de Deus que são levantados pelo próprio Deus na pessoa de seu filho Jesus Cristo.
Queridos jovens como vocês mesmos podem notar as experiências que cada um de vocês tem vivido não tem sido tão diferentes daqueles que foram vividos noutras épocas. Sei que muitas vezes cada um de vocês corre o risco de ser sufocados pelos espinhos na caminhada, outras vezes pelas pedras do caminho, outras vezes enfrentando ursos, leões e gigantes, mas mesmo assim você segue o seu caminho, as vezes triste, abatido, cheio de interrogações, pedindo a Deus que te dê ânimo, força e graça, para vencer os acontecimentos e situações adversas que lhe sobrevém afim de testar o seu caráter, a sua personalidade, afim de pôr a prova a sua fé. Parece até que a vida está te pregando uma peça, e você se sente como o bobo da corte. Sabe quando a gente dá o melhor que pode e mesmo assim não alcança objetivo nenhum? Assim você pode ter se sentido por muitas vezes, porém, não temas! Deus é maior e com certeza vai te dar vitória.
CAPÍTULO 4
33 Obstáculos que o jovem precisa vencer (Rm.8:37)
1. Sofrimento por conflitos existentes no lar;
2. Cicatrizes decorrentes de fatos ocorridos na vida;
3. Deficiência no caráter de moças e moços;
4. Laços, armadilhas, colocadas por satanás em seu caminho;
5. Desânimo, frieza espiritual, impulsos carnais desenfreados;
6. Sofrimento psicológico por causa da aparência, da situação financeira;
7. Complexo de inferioridade por causa de alguma enfermidade e/ou deformidade;
8. Frustrações, desilusões e decepções por causas diversas;
9. Solidão, mesmo estando em meio à multidão;
10. Isolamento, falta de pessoas para entrosá-la no grupo;
11. Desprezo por partes dos mais antigos no meio em que convive;
12. Lutas internas com suas atitudes e comportamento;
13. Crises no relacionamento com a família.
14. Não está entendendo o que se passa em sua vida
15. Não sabe como lidar com as frustrações de uma caminhada de fé
16. Não está suportando as provações pelas quais tem passado (Rm.8;31-39)
17. Corre o perigo de ser sufocado pelos espinhos
18. Corre o perigo de ser sufocado pela sedução das riquezas
19. Corre o risco de ser tragado pelos leões (O diabo)
20. Corre o risco de ser tragado pelo urso (As paixões carnais)
21. Corre o risco de ser vencido pelo gigante (O mundo)
22. Corre risco de não suportar as zombarias,críticas,etc
23. As vezes se sente triste e desprezado por todos
24. As vezes é tratado como o bobo da corte
25. As vezes se sente frustrado por não corresponder as expectativas
26. As vezes se sente que está vivendo a vida dos outros
27. Corre o risco de ser tragado pelo urso (As paixões carnais)
28. Corre o risco de ser vencido pelo gigante (O mundo)
29. Corre risco de não suportar as zombarias, críticas, etc
30. As vezes se sente triste e desprezado por todos
31. As vezes é tratado como o bobo da corte
32. As vezes se sente frustrado por não corresponder as expectativas
33. As vezes se sente que está vivendo em casa de estranhos
“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores”(Rm.8:37). Este verso da palavra de Deus é um dos meus preferidos quando se refere ao assunto que estamos comentando, e há nele verdades gloriosas. Aqui encontramos orientações para que possamos prosseguir nesta jornada rumo ao céu de gloria. A primeira expressão nos diz: “Mas em todas estas coisas”, e você pode se perguntar, que coisas? A resposta está citada de forma resumida nos tópicos logo acima.
Trabalho com a juventude desde os meus primeiros dias de fé, na verdade com toda igreja. Mas referindo-me aos jovens, bem sabemos que há muitos moços e moças que habitam num lar em que até parece um “pedacinho do céu”, pois nele há um clima de paz, de harmonia, amor, afeto, carinho, compreensão, um lar aconchegante, limpinho, saudável no sentido material e no sentido espiritual, porém, existem lares que vivem num verdadeiro pé-de-guerra, marido versus esposa, pai versus filhos, filhos versus pai, entre irmãos, ninguém compreende ninguém, ninguém ajuda ninguém, ninguém ama ninguém. E bem sabemos que em um lar onde não há amor, carinho, compreensão, onde a palavra de Deus não é praticada com liberdade, onde o Espírito Santo não tem liberdade, este lar só tem tristeza, amarguras, dor, decepção, que faz com que carreguemos uma bagagem de mágoas e ressentimentos que se não forem sarados pelo Senhor poderão nos trazer conseqüências que venham afetar vidas e até futuros relacionamentos, fazendo com que as pessoas que estiverem ao seu lado venham sofrer por causa dos assombros do passado em vossas vidas.
Por estas e por outras razões que as nossas vidas precisam realmente passar pelo processo da conversão, da regeneração, do perdão da purificação, da transformação pelo poder que há no nome de Jesus, afim de que Ele faça uma obra completa em nossas vidas. Pois a jornada cristã é longa e no caminho de um jovem há muitos laços, armadilhas e ciladas ambos colocados por satanás a fim de detê-lo, embaraçá-lo, seduzi-lo, derrotá-lo, para que o jovem não chegue a lugar nenhum. E assim ele venha a ser um jovem desanimado, frio na fé, vencido por seus próprios impulsos carnais, outra hora tomada por complexos com seu peso, com a sua cor, com o timbre de sua voz, com o seu nível social e/ou espiritual, com as desilusões na vida sentimental, problemas de saúde e assim por diante.
Como você pode notar é uma avalanche de problemas que vem contra os jovens e o alvo final do inimigo é sempre o mesmo: Roubar, matar e destruir (Jo.10:10). Ele não tem outra missão a não ser esta, e fará de tudo para cumprir esta tríplice missão. Mas em contrapartida temos o Senhor Jesus Cristo que veio para nos dar vida e vida com abundancia.
Outro problema sério que assola a nossa juventude é a solidão. Sabia que a luta do ser humano com a solidão não termina com o casamento?
É muito natural uma pessoa casada ser apanhada ou se sentir só. Temos até que tomar cuidado para não fazer como Israel, que veio a provocar a Deus na solidão, se você não vigiar, você peca contra o Senhor, principalmente nos momentos de angustia e de solidão. Aproveite este período para fazer novos propósitos com Deus, para adorá-lo, para firmar o seu compromisso com Ele e assim por diante.
Existe o problema da falta de amigos no meio da comunidade cristã. As queixas são sempre as mesmas: ninguém liga para mim, há muitas panelinhas por aqui, ninguém quer fazer amizade comigo. A palavra de Deus nos diz o seguinte: O que quereis que os homens vos façam fazei-o vós também (Mc.15:12). Com isso entendemos que o caminho não é reclamar a falta de amigos, mas procurar ser amigo das pessoas e buscar uma aproximação com cada um sem levar em consideração as diferenças e particularidades, e não querer mudar as pessoas num primeiro contato. Você tem que ser amistoso, simpático, ameno e aberto a novas amizades, pois a falta de amigos na igreja tem levado a muitos a sair da casa de Deus. E quanto a você, que já se faz presente na casa de Deus a mais tempo, deve procurar os novos membros da casa de Deus e integrá-los na comunidade evangélica com amor, carinho, e dando assistência a estas pessoas, não as desprezando, mas abrindo portas para que elas possam entrar.
Há momentos em que as chuvas, os ventos e as tempestades querem assolar a vida de cada jovem com tanto ímpeto, transparecendo que o jovem não irá suportar, parecendo estar num verdadeiro fogo cruzado.
A bíblia nos diz que vindo o inimigo como as correntes de água o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira (Is.59:19). Então não temas, Ele vai te dar vitória.
Como já descrevi sobre as duas verdades que devem nortear as nossas vidas os quais são: “Todas estas coisas” e “Mais do que vencedores”, e você é mais do que vencedor. O vencedor é aquele cujas conquistas e vitórias consistem meramente nas vitórias terrenas, mas volta e meia se sente derrotado, pois numa disputa poderá haver alguém melhor do que ele, e com certeza sempre experimentará novas derrotas. Mas se você é mais do que vencedor, então vive num padrão de vida diferente e isto passa a ser a sua marca registrada, o seu estilo de vida, a sua grife espiritual. Mesmo assim não está isento de passar pelo teste na qual a boa semente passa a fim de ser conhecido pelo grande semeador, o próprio Senhor Jesus, e enfrentamos os pedregais, os espinhos no caminho, os ursos (as paixões carnais) e os gigantes (o mundanismo). Mas como já disse se você é “mais” você vai vencer. Aconselho-te a ter algumas atitudes:
1. Seja cheio do Espírito Santo (Ef.5:18)
2. Seja cheio da palavra de Deus (Cl.3:16)
3. Seja leitor de bons livros (I.Tm.4:13)
4. Selecione as suas amizades (Sl.119:63)
5. Fuja terminantemente de tudo que lhe enfraqueces na fé
6. Tenha amigos jovens, mas não evite o contato com os mais velhos
7. Caminhe lado a lado com a liderança de sua igreja
8. Seja humilde, dedicado, perseverante, paciente
CAPÍTULO 5
38 Frases que os jovens devem declarar
1. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor (At.16:31)
2. Todos os males de minha vida, Deus o tornará em bem (Gn.50:22)
3. Como Deus foi Moisés, assim será comigo (Js.1:5)
4. Vai nesta tua força, pois Deus é contigo (Jz.6:12)
5. O meu redentor vive e por certo se levantará sobre a terra (Jó.19:25)
6. O Senhor é o meu pastor e nada me faltará (Sl.23:1)
7. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (Sl.46:10)
8. Tudo tem o seu tempo determinado (Ec.3:1)
9. Operando Ele quem impedirá (Is.43:13)
10. Clame ao Senhor e Ele te responderá (Jr.33:3)
11. Clame ao Senhor e Ele te revelará (Jr.33:3)
12. Vinde e busquemos renovação e conversão (Lm.5:21)
13. Põe-te em pé e falarei contigo (Ez.2:1)
14. Vamos buscar reavivamento espiritual (Hc.3:2)
15. Vamos até o fim (Dn.12:13)
16. Deus nos chamou para fazermos a diferença (Ml.3:18)
17. Voltemos a fortaleza, pois temos uma esperança (Zc.9:12)
18. Você é um bem aventurado (Mt.5)
19. O Deus que cuida das aves no campo cuida também de ti (Mt.6:24-33)
20. Deus quer te usar para pregar o evangelho com poder (Mt.16:15-20)
21. O Espírito do Senhor é sobre ti (Is.61:1-3)
22. Ele te escolheu para que vades e deis fruto (Jo.15:16)
23. Ele quer que prossigamos sem impedimento algum (At.28:31)
24. Fará com que tudo coopere para o teu bem (Rm.8:28)
25. Você é mais do que vencedor (Rm.8:37)
26. Andemos por fé e não por vista (I.Co.5:7)
27. Você tem em seu corpo as marcas de Cristo (Gl.6:17)
28. Ele fará por ti além daquilo que pedes ou pensas (Ef.3:20)
29. Tudo podes em Cristo, pois ele te fortalece (Fp.4:13)
30. Seja agradecido ao Senhor Deus (Cl.3:15)
31. Em Deus faremos proezas (Sl.110:8)
32. Siga os princípios bíblicos esposados a Timóteo (I. e II.Tm.)
33. Seja sóbrio, vigie e se humilhe nos pés do Senhor (I.Pe.5:6-9)
34. Você é forte, a palavra de Deus está em ti (I.Jo.2:14)
35. Você já venceu o maligno (I.Jo.2:14)
36. Batalhe por seus objetivos pela fé (Jd.3)
37. Ninguém é herói por acaso (Hb.11:32-40)
38. Ele põe diante de ti uma porta aberta (Ap.3:8)
Ao iniciar a leitura deste comentário convido você a ler. (Mt.18:19 / Dt.1:36)que fala-no sobre o poder da concordância e o poder da perseverança.
O primeiro verso nos diz que se dois de vós concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu pai, que está nos céus. Então vamos concordar com a nossa vitória em Nome de Jesus!
E o segundo verso fala-nos sobre o espírito de Calebe. Todos conhecemos a passagem
É interessante a postura de um jovem cristão que realmente crê no Senhor Jesus e sabe que Ele vai fazer a obra na vida dos seus familiares, sabe que todos os males que lhe sobrevier, Deus tornará
A promessa gloriosa Deus fez a Josué. Para ele não seria fácil suceder o grande líder Moisés, mas a promessa do Senhor para ele era o suficiente para que alcançasse a vitória: Como fui com Moisés assim serei contigo (Js.1:5). Era como se o Senhor estivesse dizendo: Como dei poderes a Moisés, darei a ti também, como falei com Moisés falarei contigo, como fiz milagre assim farei milagres através de ti também, como agi a favor de Moisés agirei em seu favor também. Sendo assim, Josué poderia descansar e confiar em Deus pois o Senhor lhe daria vitória em tudo.
O Deus em que servimos é o Deus do encorajamento, por isso Ele disse a Gideão: Vai nesta tua força varão valoroso pois o Senhor é contigo (Jz.6:12).
Coisa linda é o cristão ter nele esta convicção: Deus é comigo, está comigo, fala comigo. Coisa linda e maravilhosa é sentir a presença de Deus ao nosso lado em todos os momentos de nossas vidas, e poder contar com Ele em tudo, certo de que “o nosso redentor vive e com certeza se levantará sobre a face da terra”. Bem sabemos que há momentos em que o inferno se arregimenta contra as nossas vidas de forma tão terrível, que passamos por momentos de angustia e de tribulação. Porém, temos em Deus um poderoso Redentor que está vivo e que haverá de se levantar sobre a terra derrotando o inferno e triunfando em nossas vidas. Ele é o nosso pastor nada nos faltará. Não irá faltar graça, poder, unção, vitória, virtude, resposta, solução, ajuda, enfim tudo o que for necessário para que alcancemos a vitória. Deus nos concederá afim de que tenhamos vitória completa no seu nome. O segredo é você se aquietar.
Não adianta o jovem ficar ansioso, perplexo, preocupado, aflito, angustiado, cabisbaixo, deprimido, desleixado, com a sua vida espiritual só porque as coisas não se encaminham tão bem o quanto desejas. Aquietai-vos!
Saiba que em nossa vida tudo tem um tempo determinado. Muitos querem saber o que será do seu futuro. O seu futuro está nas mãos de Deus, a sua vida está nas mãos de Deus e você não tem como, através da sua ansiedade, querer ou vontade, mudar o tempo de Deus já estabelecido em sua vida. Há um tempo para cada acontecimento em nossas vidas, e a partir do momento que entendemos isto, a nossa busca termina, porque sabemos que na hora certa tudo será realizado, resolvido, esclarecido, solucionado, e entregue em suas mãos. Por mais difícil que seja de receberes a tua benção, seja ela material, espiritual ou sentimental, mas operando Ele em tua vida ninguém pode impedir. Não tem barreira que Ele não derrube, não tem muralha, não tem mar vermelho, não tem Faraó, não tem gigante, não tem fornalha, não tem nada que pode deter a vida de um jovem chamado e escolhido para vencer! O caminho é clamar e não reclamar da vida, da sorte, dos problemas, das pessoas, da situação financeira, da falta de oportunidade, da família, da igreja.
Você é jovem saudável, tem um futuro brilhante pela frente e tem tudo para ser feliz. O que você precisa é de uma renovação espiritual a fim de viver numa dimensão de glória, de renovo, de unção, de vitória, de liberdade. Põe-te em pé e Ele falará contigo. O problema é que queremos a benção, mas nem sempre estamos na posição de recebê-la, então levanta-te animosamente, fervorosamente, corajosamente e eu quero ver se as coisas não tomarão um rumo diferente em tua vida(Is.60:1).
Não é mais tempo de esperarmos um avivamento, mas sim fazer parte dele, mergulhar de cabeça, neste reavivamento buscando em Deus tudo quanto Ele tem de forma abundante para conosco. Afinal, não cheguemos até aqui para desistirmos no meio do caminho, mas para irmos até o fim, pois aquele que for até o fim é que será salvo.
Fomos chamados para fazer a diferença e lhe pergunto: você tem feito a diferença por onde tens passado? Se não tens feito a diferença, ainda é tempo de tomar esta atitude. Para tanto se faz necessário voltar à fortaleza, voltar a oração, voltar a fazer todas as coisa que um dia fizestes e que tens deixado de fazer, e isto tem causado prejuízo para a sua vida espiritual.
Você é um bem aventurado e grande é o cuidado de Deus para a sua vida, pois assim como Ele cuida das aves do campo, assim Ele cuida de ti. Crês nisto?
Este é o momento e esta é a hora de Deus para tua vida esta é a hora de Deus mudar a tua história e começar a cumprir as tremendas promessas que Ele tem para com a tua vida, pois o Espírito do Senhor Jeová está sobre ti, Ele te ungiu para levar boas novas aos pobres, te enviou para animar os aflitos, anunciar liberdade aos escravos e aos que estão na prisão.
O Senhor Jesus lhe chamou para que vades e deis fruto e que o vosso fruto permaneça afim de tudo o que pedires ao pai Ele vô-lo conceda. O desejo de Deus é que caminhes sem amarras, e sem impedimento algum e fará com que tudo coopere para o teu bem, afinal como já disse e repito você é mais do que vencedor, lembre-se disso.
Você não deve andar por vista e sim por fé, pois a fé lhe dá condições para ver o invisível, crer no incrível e receber o impossível.
O Deus a quem nós servimos, amamos e pertencemos, tem poder para fazer tudo e muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em cada um de nós opera. Você pode todas as coisas Naquele que lhe fortalece e é Cristo quem lhe fortalece. Seja agradecido a Ele a cada momento, mesmo nos momentos mais difíceis Ele quer ver a sua gratidão, pois Nele você fará proezas, coisas maiores do que as que Ele fez durante a sua passagem por esta terra.
Gostaria que você lesse as duas cartas de Paulo a Timóteo tendo em mente um padrão de conduta cristã, um exemplo a ser seguido, um modelo de vida a ser imitado, um alvo a ser estabelecido(IeIITm), sendo um cristão sóbrio, vigilante, humilde, e eu tenho certeza que podes fazer isto, pois de acordo com a palavra de Deus você é forte, já venceu o maligno e a palavra de Deus habita
Deus colocou diante de cada um de nós uma porta aberta e ninguém a poderá fechar, bem se eu e você temos diante de nós uma porta aberta o que temos a fazer é entrar por ela sem demora e aproveitar todas as bênçãos que Deus tem reservado para com cada um de nós e aguardar as surpresas de Deus para com as nossas vidas.
Você crê nas surpresas de Deus? Eu creio!
CAPÍTULO 6
03 Bênçãos de Deus para cada jovem receber:
Eis aí três grandes bênçãos de Deus para a vida de cada jovem, seja moça ou rapaz. São elas: A benção do namoro, a benção do noivado e a benção do casamento.
Sabemos que estas bênçãos dependerão de sua escolha e postura diante de Deus, diante da igreja, da família e de um para com o outro, pois infelizmente muitos jovens que outrora foram uma benção na casa de Deus, mas a partir do momento em que iniciaram o namoro, entraram por uma fase de declínio espiritual e muitos não conseguiram chegar ao matrimonio.
Certa vez ouvi uma mensagem sobre este assunto e o pregador dizia aos jovens: se você não tem como apagar uma fogueira não a acenda, e é isso que muitos tem feito, provocado os desejos um no outro e causando males que entristecem o Espírito Santo que não quer que você perca a tua benção(Ef.4:30).
Outros assumem uma posição errônea. Depois do noivado, uma armadilha fatal é pensar que porque já são noivos e vão se casar tem total liberdade sobre o outro e pode fazer o que bem entender, pois vão se casar. E sendo assim, muitos se casam em pecado ou casam coma vida desconcertada.
Sabemos que um namoro prolongado acaba deixando algo que precisa ser reparado. Mas não sendo nada tão grave, ambos tem total tranqüilidade para recorrer a um conselheiro, ou seja, o pastor ou mesmo o líder de jovem, caso o mesmo seja amigo da juventude, para que possam orar juntos pedindo que o Senhor Deus os perdoe todo e qualquer embaraço para se casarem de cabeça erguida. Cabe ao conselheiro ser uma pessoa amiga, discreta, sigilosa e companheira, caso contrario, é uma verdadeira queda de braço que resulta em traumas, revoltas, inimizades e escândalos. Temos que lutar contra o pecado sem ferir ou maltratar o faltoso e acredito que na posição que estás já tens capacidade para isto(Rm.15:1).
Finalmente vem o casamento que é o terceiro passo dado pelo jovem casal e é a conseqüência daquilo que ele plantou no período de seu namoro e de seu noivado. Por isso se faz necessário ter certo equilíbrio durante o namoro, como também no seu noivado, para não teres problemas no seu casamento. Pense nisso!
Namoro
As nove fases do namoro
1. Sonhando com um namorado (a)
2. Será que vou ter um namorado (a) um dia?
3. Orando por um namorado (a)
4. Procurando um namorado (a)
5. Rumo à conquista de um namorado (a)
6. Sorria você está namorando
7. Como saber se estou namorando a pessoa certa ou errada?
8. Quando acaba o namoro
9. Quando o namoro não tem nenhum futuro
Toda pessoa normal, mais cedo ou mais tarde, sonha, está sonhando ou sonhará com um namorado, e isto é muito normal desde o período de brincadeira de criança, depois com as paixões da adolescência e finalmente o romance da juventude.
Muitas vezes as pessoas falam: será que eu vou ter um namorado (a) algum dia? Naturalmente que sim. Mas a demora da espera às vezes faz-nos pensar que a pessoa amada, a nossa cara metade, nunca vai surgir em nossas vidas. Quando jovem, passei por este período. Ser jovem solteiro tem o seu lado bom, e é bom ser solteiro até certo tempo. Mas com o passar dos dias, você passa a desejar ter alguém ao seu lado. Isso precisa ser bem administrado, se não você se desgasta sentimentalmente atrás de um grande amor que ainda não veio e se desgasta espiritualmente por que você sabe muito bem que a palavra de Deus nos diz que o “Solteiro cuida das coisas do Senhor em como há de agradar ao Senhor” (I.Co.7:32). Deus não está tirando o seu direito de ter um namorado (a), mas está lhe admoestando a dedicar sua vida a Ele, pois Ele sabe que os dias são maus e se o jovem cristão não estiver envolvido com as coisas de Deus sua vida espiritual corre perigo. Por isto, enquanto o seu grande amor não vem, desconcentre um pouco disto e dedique-se ao Senhor, pois no tempo certo Ele agirá por ti. Você crê nisto?
As pessoas me perguntam: será que eu sou tão feio (a) assim? Será que nunca vou ter ninguém ao meu lado? Afinal o que há de errado comigo?
Calma não é nada disso. Você sabe que não tem como impedir as aves de voar sobre a tua cabeça, mas você pode impedi-las de fazer ninho sobre ela. O que quero lhe dizer é que não podes permitir que o inimigo fique tentando lhe torturar, colocando em sua mente setas malignas, a fim de levar você à derrota, a uma vida de frustração, e desprovido de um propósito com Deus. Saibas que Deus tem muito mais do que um namorado (a) para você. Ele com certeza têm muito mais para você.
As pessoas me perguntam: Posso orar por meu futuro sentimental? Com certeza podes orar por seu futuro namorado ou namorada, esposo ou esposa, podes orar por seus filhos, enfim por tudo o que você tiver em mente de orar nesta tão importante área de sua vida podes orar. Pois bem sabemos que depois do nosso relacionamento com Deus, o relacionamento com a família é a segunda maior decisão de nossa vida, e sendo assim, é um dever nosso orar por isto.
Esta história de procurar um namorado (a) é um tanto emblemática porque tem pessoas que não se preocupam com isto e simplesmente aparece seu príncipe ou sua princesa num belo de um cavalo branco e lhe pede em casamento, e é só maravilha, outros não têm tanta sorte assim. Mas não se desespere, uma hora ele ou ela aparece. Sempre digo: olha do seu lado que ele (a) pode estar bem próximo de você.
A palavra de Deus nos aconselha de forma muito interessante sobre este assunto, preste atenção: “[...] Sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos contanto que se casem na família de seu pai” (Nm.36;6). No sentido prático e simples de interpretarmos esta palavra, o Senhor está a nos dizer: Meu filho você tem o direito de escolher a pessoa que você quer para que esteja ao seu lado, contanto que esta pessoa seja uma pessoa que pertença a minha família, ou seja, que a mesma seja cristã, fugindo assim de um jugo desigual com uma infiel.
É natural que nesta escolha não será pesado apenas o porte físico ou mesmo estético, mas também o nível social e de comprometimento da pessoa com Deus, o temperamento, o relacionamento do jovem com a família, com a igreja, co a rotina cotidiana de cada um e assim por diante. Não se pode contrair um relacionamento sério com alguém só porque esta pessoa agrada aos seus olhos. Você precisa orar e conversar muito com o seu namorado ou namorada a fim de saber se realmente é esta a pessoa certa para estar ao seu lado, e é para isto que existe o namoro. Hoje em dia as coisas mudaram um pouco, ora para melhor ora para pior. A mudança na qual me refiro, diz respeito ao papo aberto que os jovens têm entre eles, de modo que não se fica esperando algo do outro mundo acontecer, tanto para iniciar, como para terminar um namoro.
As pessoas não valorizam muito os relacionamentos, mas neste contexto o lado positivo é que se a moça ou o rapaz estiver interessado em alguém, ele ou ela pode comunicar os seus sentimentos da maneira que acharem possível, sem muito mistério. Se ele ou ela quiser, tudo bem. Se não, o jeito é se refazer e dar a volta por cima, afinal a vida é assim mesmo.
Dizem que um dos melhores tempos da vida principalmente para os jovens é o tempo do namoro, as pessoas querem se ver o tempo todo, se telefonam e mandam mensagem pelo celular, conversam pelo MSN, Orkut, conseguem sempre um momento para estarem juntos, dão presentes. Existem até casos em que a falta de administração na agência do amor leva a pessoa a acarretar prejuízos nos estudos, atrasos e comprometimento no desenvolvimento do trabalho e constrangimentos em casa, são coisas que ambos devem conversar e administrarem, caso contrário ambos terão problemas que podem afetar o relacionamento sem necessidade.
Pior é quando o namoro que parecia ser sério, termina. Com a mudança que tem ocorrido nos dias atuais, tem pessoas que fica mais feliz quando o namoro termina do que quando inicia por quê? Bem, às vezes aquela pessoa que tanto se admirava de longe de perto já não é tão admirável e isto causa certo desapontamento na pessoa cujas expectativas foram frustradas, e quando a pessoa se vê livre disto ela sente alivio.
Mas existem casos dramáticos cuja pessoa fica muito mal com o fim de um namoro, pior ainda caso seja um noivado. Tem casos que a pessoa desaparece até da casa de Deus, sendo isto muito errado. Prejudicar a comunhão com Deus só porque um relacionamento não deu certo, não vale à pena. O caminho é dar graças em tudo, pois esta é a vontade de Deus
Eis aqui outro dilema: como saber se esta é a pessoa certa para estar ao teu lado. Primeiro, deixe o tempo se encarregar de lhe dar esta informação. Não tenha tanta pressa em saber se ele ou ela é a pessoa certa, mas divida este tempo em se avaliar. Observe se você é a pessoa certa para ele. Procure conhecê-lo (a) em tudo quanto for possível, ore a Deus. Peça ao Senhor para que coloque a vida dele (a) na palma de sua mão afim de que possa conhecer quem é que está ao seu lado e aguarde em Deus.
Agora, quando o namoro parece não ter futuro algum, porque ficar esperando? Esperar o que? Neste aspecto tem namoro que não dura nem sequer uma semana, pois a partir do início do namoro um ou ambos descobrem isto e chegam a um acordo de que não tem nada a ver este relacionamento e então terminam sem mágoa e sem ressentimento. Neste caso, quanto mais cedo terminar o namoro, melhor para os dois em todos os sentidos.
As pessoas me perguntam: Existe profecia para casamento? Minha resposta é sim e não. Vou lhe explicar: não creio que haja profecia direcionada a alguém, por exemplo: Eis minha filha que tal rapaz é o seu preparado, isto um tanto difícil, pois o Senhor Deus é sábio e sabe que isto vai depender se o "preparado" também aceita. Não adianta alguém ficar dizendo "fulano" é meu, sendo que a pessoa não quer nada com ele ou ela.
Agora existem muitos casos em que as pessoas dizem receber palavras de confirmação ou de reprovação de um relacionamento e foi diretamente do coração de Deus e graças a esta orientação ambos estão felizes e agradecidos a Deus por isto.
Noivado
Oito decisões inteligentes com relação ao noivado
1. Está na hora de noivar, sim ou não?
2. Noivado versus noiva versus família da noiva e vice versa
3. As providencias a serem tomadas em relação ao noivado
4. Noivei e agora? O que fazer? Quanto tempo me resta?
5. Você precisará de R$ 50.000.00. Você tem, sim ou não?
6. Como levar este relacionamento até o casamento?
7. É normal todos passarem por tantas lutas assim?
8. Quais os cuidados a tomar após o noivado?
Seguindo a seqüência de perguntas que os jovens me fazem nas palestras, uma delas é concernente ao tempo entre namoro, noivado e casamento. Embora não exista um tempo estabelecido, isto é relativo de acordo com cada caso, mas o meu parecer é que de seis meses a um ano e meio é um bom tempo para namorar e até noivar, pois a experiência nos deixa bem claro que namoro longo é luta na certa e noivado longo às vezes é mais luta ainda.
Existem pessoas que pensam que noivando, o namoro passa a ser mais seguro, outros mais ingênuos acham que estando noivos vão se apaixonar mais um pelo outro. Mero engano. Pode acontecer naturalmente que o amor de ambos até aumente, mas não pelo noivado, mas porque se há amor e ele é cultivado a tendência do amor é aumentar a cada dia mesmo.
Preocupo com rapazes e até moças que querem se noivar apressadamente, como se isto resolvesse alguma coisa. Se você ainda não tem certeza dos seus sentimentos por ele ou ela, espere mais um pouco para não se arrepender mais tarde. Se você não enfrentou a família dele (a) até agora, daqui para frente não tem escape. Terás que enfrentá-la e talvez até receba uns puxões de orelha por não tê-lo tomado esta atitude antes. Naturalmente os pais às vezes vão querer lhe fazer perguntas e é bom que a resposta esteja na ponta da língua para perguntas do tipo a seguir:
- Vocês não acham que está muito cedo?
- O que você já tem?
- Vocês já têm a data do casamento?
Às vezes vêm palavras de desencorajamento que tem os seus mais diversos motivos, os quais são motivados por um mero ciúme de alguém da família de alguns dos noivos. As vezes falta uma certa afinidade com aquele estranho que chegou recentemente no ninho, ou estão provocando o novo integrante para ver se ele revela a sua verdadeira identidade a família, caso exista outra diferente da apresentada. E você deve estar preparado para tudo isto sem perder a gentileza, até com aquele sobrinho chato que insiste em passar gordura em sua calça branca por exemplo. Prepare-se para cumprimentar com bom dia, boa tarde, boa noite e não ouvir nenhuma resposta. Prepare-se para enfrentar possíveis "saias justas", foi assim com os demais e contigo poderá não ser diferente.
A partir do momento que vocês decidirem ficarem noivos, o compromisso se torna mais sério, e não adianta ficar esperando acontecer, mas terá que ir a luta, certo da vitória. Noivou, a partir de então é continuar a tomar as providências necessárias a fim de que o Senhor complete a obra e dê a vitória completa. Neste caso se faz necessário muito diálogo concernente a:
1. Residência onde ambos irão morar
2. Os móveis em que será possível comprar antes do casamento
3. Como e onde será realizada a cerimônia do casamento e a festa
4. Quem serão os convidados dos noivos
5. Quais serão os planos de ambos após do casamento
6. O que o casal pensa sobre a obra de Deus
7. O que pensam sobre a vida cristã em geral
8. Dedicação a leitura de livros que tratam do assunto “família” e “vida conjugal”
9. Se possível procure um orientador (a).
Onze cuidados para não prejudicar o noivado:
1. Exigir do casal mais do que ambos possam fazer um pelo outro
2. Achar que o direito de posse aumentou e começar a querer dar ordens um para o outro
3. Dar lugar demasiado ao ciúme doentio e provocar discussões desnecessárias
4. Dar ouvidos a cochichos, fofocas e mexericos
5. Deixar se levar por pessoas que querem dar a palavra final na vida dos outros
6. Deixar se levar por bandejas ilusórias que surgem somente para lhe embaraçar
7. Ficar falando em terminar o noivado para chantagear
8. Querer pegar pesado no namoro só porque está noivo
9. Ficar muito tempo a sós com ele ou ela
10. Conversar em excesso sobre sexo
11. Ficar comparando o (a) atual com o antigo (a)
A lista é grande. Iniciei e você poderá continuar a escrevê-la, mas em geral, esta tem sido as principais fontes de desgaste de um namoro e algumas das razões que tem levado muitos noivados e esperanças de casamento por água abaixo.
A partir do noivado é evidente que o compromisso de ambos para com Deus e para com a pessoa que irá viver o resto de seus dias ao seu lado aumenta. Mas isto não é motivo para que você já queira ficar dando ordens a ele ou a ela. Na verdade, se vocês quiserem viver bem, um ao lado do outro, o certo será manter o romantismo que vos uniu desde o começo, pois de nada adianta querer ficar dando ordens um para outro, inclusive querer colocar aquelas obrigações de ter que ligar, ter que ir um na casa do outro toda hora, ter que dar o relatório diário e assim por diante. Estas coisas a gente faz não por pressão, mas sim por amor e prazer de compartilhar o nosso dia a dia com a pessoa amada. Pois na vida sentimental nada que é feito por obrigação tem sentido algum.
É natural que alguém não esteja contente com esta união e que nem esteja disposto a cooperar com você de modo algum. Aliás, não deixe coisas indispensáveis no seu casamento nas mãos de qualquer pessoa, sem saber se está tudo certo, pois você pode ter grandes decepções e passar até por vexame. A fim de evitar mexericos, você que está noivo ou noiva, o meu conselho é que você evite ficar exibindo o seu noivo (a), falando que o seu casamento será de gala, que você vai fazer isto e aquilo, que vai ser melhor do que o de fulana, e assim por diante.
Sejam recatados, discretos, modestos e não tumultue a comunidade cristã, tanto no namoro, noivado e muito menos no casamento, e vocês verão a benção de Deus em suas vidas.
Toda união tem os pró e os contra, e os contra sempre são mais fortes e se manifestam bem mais rápido. Na maioria dos casos, a pessoa que você esperava uma palavra a seu favor é a pessoa que mais é contra o seu casamento. Deixe-a nas mãos de Deus e vá a luta, não fique esperando anjos pra lá e pra cá. Se realmente queres se casar vá à luta agora. Na medida em que você for conhecendo a pessoa que irá passar o restante de seus dias ao seu lado, especialmente nos momentos de um diálogo caloroso, você poderá ter dúvidas sobre o seu futuro cônjuge, e isso é até natural, pois você não irá conhecer apenas as qualidades e sim os defeitos da pessoa amada. A pessoa que ama não está a procura de uma pessoa perfeita e sim de alguém para amar, e amar é aceitar a pessoa como ela é, com os seus defeitos e limitações.
Por que certas pessoas ficam noivos e depois ambas vivem a se chantagear por qualquer motivo? Vivem a dizer: qualquer coisa a gente termina e pronto. Parem com isso.
Infelizmente tem casos de noivos que casam em pecado e outros que nem casam na igreja por que "caem" antes do casamento. A razão é simples: namoro escandaloso repleto de caricias sob a alegação fajuta: ah! Vamos nos casar mesmo, não tem problema. Olha, se você é um moço normal e se você é uma moça normal, se afaste, pois amanhã pode ser muito tarde. O segredo não está em suportar o pecado e sim em fugir dele. Então, evitem ficar demasiadamente a sós com o seu noivo.
Ainda que viesse a dizer: Não falem nada sobre sexo antes do casamento, com certeza alguém violaria esta norma. Porém, a minha ponderação neste aspecto é que evitem ficar se torturando com assuntos demasiados sobre sexo, não que não devam, mas com recato, com respeito, com moderação, e sem querer provocar no outro os desejos, já que ambas são pessoas ligadas apenas pelo noivado, sendo este assunto apropriado para a vida de casado. Evite por toda a vida a lei da comparação, pois ninguém gosta disso.
Casamento
- Imagine: Hoje é o dia do casamento!
- Como se organizar neste dia?
- O dia da noiva
- O dia do noivo
- Quais prioridades a serem tomadas neste dia por ele?
- Quais as prioridades a tomar neste dia por ela?
Parabéns! Chegou o grande dia. O dia do seu casamento! Porém, este dia dá para escrever um livro e sobra assunto. Elas sempre acabam até chorando, passando mal, tendo que beber água com açúcar. O caminho é manter o cuidado para não transformar o dia da benção num dia de provação, desaforo, murmuração, discussão. Mantenha a tranqüilidade.
Em geral, este dia é dia de correria, mas que tudo seja uma festa para você. Por isso não é bom dar passo maior que a perna, procure fazer o que estiver em seu alcance. Procure estabelecer alguns princípios bíblicos em suas atitudes, palavras do tipo: Em tudo daí graças porque é esta a vontade de Deus (I.Ts.5:18 / Fp.4:8 / Fp.4:10-13 / Sl.23).
A leitura da palavra de Deus e a oração devem estar presentes em todos os momentos da vida do cristão, em especial, na vida da família, na vida dos filhos e na vida do casal.
O dia da noiva é um dia de muitas preocupações, ansiedade e nervosismo. Feliz da noiva tranqüila, com ações planejadas. Ela vai acompanhar como está aparte da decoração da igreja, os preparativos dos comes e bebes, como estão as daminhas,conferir a lista de testemunhas, procurar saber se tem algum parente que ela se esqueceu de convidar, é bom que ela seja acompanhada por pessoas bem próximas dela para evitar todo e qualquer aborrecimento, por exemplo tem pessoas que põe defeito no noivo, nas testemunhas ,no bolo,no local escolhido, na data,tem pessoas que dão conselhos do tipo :pensa bem minha filha casamento é coisa séria responda para eles é por isso que eu estou me casando eu gosto de coisa séria mesmo. Lembre-se de uma coisa o casamento é seu e não deles, não dê ouvidos a estas e outras bobagens que as pessoas venham a te dizer. Pisem firme e sigam em frente sem olhar para trás.
Bem se o noivo for um cabra meio tranqüilo é bom ele ficar esperto pois o trabalho mais pesado vai ficar nas mãos dele, ele terá que ver onde será a festa se precisar arrumar, lavar, buscar bancos e cadeiras, ele terá que estar presente ajudando pode arregaçar as mangas e entrar na batalha , terá pouco tempo para ele, o tempo maior será devotado a organização geral da festa, cuidado para não chegar na igreja depois da noiva pois seria ridículo, e combinem para que nem a cerimônia demore tanto para começar por vossa culpa, nem os convidados fiquem tanto tempo para serem servidos esta é uma das maiores queixas que as pessoas fazem nos casamentos.
Bem por mais que você compre coisas e coisas vai ficar muita coisa para ser comprada não adianta nem querer tentar comprar tudo, por mais que vocês sejam organizados não dará tempo de organizar tudo é assim com todo mundo e cada casal depois de um tempo se pergunta porque nos desgastamos tanto com isto ou com aquilo. Então não compliquem, procurem focar em coisas básicas, simples e essenciais se você é daqueles que tem uma situação financeira abastada vá até onde puder , se você tem o padrão de vida médio do brasileiro vá devagar(Fp.4:6) A experiência da vida tem me mostrado diversos casais jovens insatisfeitos com suas vidas conjugais e até enfrentando crises que poderiam ser enfrentadas daqui a uns dez anos já nos primeiros seis meses e não é por falta de conforto, o qual não é ruim mas também não é sinônimo de felicidade exclusiva no casamento. Com o tempo vocês descobrirão que a um conjunto de coisa s que devem estar presentes na vida a dois afim de lhes proporcionar o bem estar de ambos. E não a festa em si, a casa em si o vestido, o smoking, o álbum, o dvd da festa, isso tudo não é nada se vocês não descobrirem o verdadeiro siginificado da decisão que vocês estão tomando(Sl.128) .
Me casei e agora?
A partir de então inicia-se o processo de adaptação: eu chamo esta fase de “casamento dentro do casamento”
1. A lua de mel
2. A vida íntima do casal (sexo)
3. A primeira noite
4. O primeiro dia
5. As primeiras surpresas
6. As primeiras descobertas
7 Três passos para um lar feliz: Amor – Diálogo – Compreensão
8. O processo de adaptação
9. As limitações de cada um
10. As qualidades e os defeitos de cada um
11. O eterno aprendizado da vida a dois
12. O preparo para chegada dos filhos
13. O relacionamento com parentes, igreja, amigos e inimigos
14. O relacionamento com Deus, com a palavra de Deus, com o Espírito Santo
Onde vamos passar a lua de mel? Tem gente que vai para Itália ,Roma Portugal, Estados Unidos, Alaska e assim por diante fiquem a vontade. A minha é a mesma que eu já disse acima sejam práticos, e modestos que vai ser muito bom para vocês, geralmente as pessoas ganham uma estadia em uma pousada ou fogem a primeira para um hotel afim de não serem incomodados logo no dia seguinte, no geral as pessoas não conseguem passar mais de três dias longe do seu convívio comum, eles querem no caso da noiva abrir os presentes ver as fotos, contar as novidades saber do elogios e no caso do noivo, tem tanta coisa para ele resolver, alem de alguém que já está lá no seu trabalho tentando tomar a tua vaga, isso é casamento .Então para o casal se casar e simplesmente desaparecer deixando tudo para os outros resolverem. Então o jeito é voltar a vida e é por isso que não dá para inventar moda não.
Além do mais há a parte do entrosamento no relacionamento sexual do casal coisa que embora seja muito bom, porém não é algo que acontece da noite para o dia. Tanto para ele quanto para ela entender as fases do amor intimo conjugal será um exercício que exigirá muito amor, carinho, e paciência, e muito cuidado com o que você fala para ela ou para ele nos seus primeiros momentos juntos.
Há muitas fantasias com relação a primeira noite e muitas vezes tudo não passa de brincadeira, na verdade as pessoas desconversam a sua primeira noite dizem que foi demais, como já disse a sintonia dum casal não acontece de um dia para o outro e pode ser que a sua primeira noite não seja das melhores,e vocês venham ter uma noite de muitas tentativas e desistidas, fiquem tranqüilos vocês tem todo o tempo do mundo. Por outro lado o stress, o cansaço, a emoção, e tudo que ocorreu, neste dia que é um dos dias mais longos da vida de um homem faz com que ambos se sintam tão ansiosos que nem todos tem aquela noite e tem gente que já se frustra por favor!
A partir de então a gatinha mostra as unhas e o gatinho também, assim como um casal casado acaba se vendo mais cedo ou mais tarde um ao outro sem roupa e se tiver alguma cicatriz ela logo será descoberta assim também a alma da criatura e suas avenidas serão também descobertas e você poderá ter surpresas no comportamento um do outro, cabe a cada um de vocês vigiar e não dar lugar ao diabo já desde o começo até o fim, procurem agir com respeito, amor, carinho, compreensão, modéstia, santidade, e assim por diante pois o seu lar pode ser um pedacinho do céu ou um pedaço do inferno, a escolha é de vocês por favor escolham o céu. Você vai descobrir coisas no cotidiano da vida a dois que vão lhe deixar surpresos e até admirados, com o tempo se acostumarão, o homem e a mulher são seres um tanto diferentes um do outro e quem quiser discordar e dizer que não paciência, mas que é diferente é e aí que o casal precisa de muito:
- DIÁLOGO
- AMOR
- COMPREENSÃO
Vejam bem a maioria dos problemas que um casal venham a enfrentar se resolve com uma boa conversa e feliz do casal que desde o namoro desenvolve este hábito de dialogar sobre tudo que se faz necessário portanto seja qual for o problema conversem sobre ele,cabe a ambos saber ouvir,entender,procurar mudar,orar ,procurar solução para o problema. Não queira entender o amor, e encara-lo apenas como um sentimento e sim encare-o como um verbo e conjugue-o através de atitudes praticadas no seu dia a dia por toda a sua vida,portanto em todo o tempo:
- Dê presentes
- Faça declarações de amor
- Peçam desculpas
- Tratem um ao outro com carinho
- Sejam prestativos um com o outro
- Elogiem um ao outro em tudo
- Passeiem juntos sempre que puderem
- Se possível almocem juntos fora de casa pelo menos uma ao mês
Enfim a lista é infinita mas o que vocês puderem fazer para o cultivo do amor conjugal façam e Deus vos abençoará.
Finalmente aprendam a compreender um ao outro e a conjugar o verbo errar a partir da primeira pessoa, já que quase todos nós temos esta dificuldade .Assuma os teus erros, se desculpe,evite repeti-los novamente,e seja compreensivo para com o teu companheiro ou companheira, não deixe que opiniões alheias venham tumultuar o teu casamento, não deixem que a influencia do fracasso alheio venha ofuscar o brilho de seu matrimônio que começou agora. Você não tem a menor culpa pelos casamentos que não deram certos e há um número muito grande que deram certo e o seu será um deles também confiem no Senhor e Ele tudo fará. Coloquem uma muralha protetora em volta de sua vida conjugal e não permitam que nada nem ninguém venha atrapalhar o seu relacionamento.
As pessoas estabelecem datas aproximadas para o processo de adaptação e isto depende muito do entrosamento do casal desde o namoro, se brigavam muito, se eram muito ciumentos, se a família dele ou dela se intromete muito na vida de ambos, qual a concepção que ambos tem com relação a satisfação que se espera encontrar no casamento e assim por diante. Basicamente neste período não se apartem um do outro e não se apertem de uma vida com Deus, no primeiro caso se vocês se apartarem como vão se adaptar e no segundo o nosso relacionamento com Deus é sempre essencial e não pode ser interrompido jamais(Ec.4:9-12/Ef.5:22-33/Cl.3:18-25/IPe.3:1-7) Dê tempo ao tempo e com o tempo tudo se encaixará. A vida a dois é um eterno aprendizado e a cada dia estamos aprendendo coisas novas a respeito um do outro, descobrindo qualidades, defeitos, limitações e teremos que nos acostumar com isto mais cedo ou mais tarde, isto é casamento.
Se você prestar bem atenção verá que tudo na vida está ligado a relacionamento e você como casado terá que aprender lidar melhor com esta palavra, pois as coisas tomarão um rumo diferente a partir do seu casamento e de inicio o investimento que fará para com o teu lar e para com a tua esposa será maior, e você precisará aprender a separar e a administrar o tempo devotado a esposa, aos filhos a igreja, aos familiares dela e aos seus familiares e com o passar do tempo sobra até aquele tempinho com os amigos. Mas é bom que se tiveres um certo cordão umbilical que ele seja cortado caso contrario alguém irá sofrer bastante. Quem nunca ouviu o pastor ensinar em cerimônias de casamento : “Portanto deixará o homem a teu pai e a tua mãe e unir-se á a tua esposa e serão ambos uma só carne, portanto o que Deus uniu não o separe o homem” (S.Mt.19:6)
É claro que esta ligação com a família é de suma importância desde que esta não venha interferir de tal maneira que passa a causar um certo tumulto e até a separação e tem pai e mãe que por qualquer chega a dizer para o filho ou para filha ;se quiser pode voltar para casa minha filhinha, ou mesmo meu filhinho. É claro que os pais devem apoiar a seus filhos em tudo mas este apoio não pode interferir na vida do casal ao ponto de causar-lhes muitos problemas, discussões e desentendimento.
O relacionamento do casal com a igreja é muito importante e vital para o bem estar de sua vida espiritual, pois é na igreja que se tem a assistência necessária para a sua vida espiritual, alguns jovens casados começam a sua jornada de casal e abandonam a casa de Deus logo no início e ficam meses sem congregar após o seu casamento isto não é bom. A vida cristã não tende a chocar com a vida espiritual e sim para contribuir para o bem da mesma, inclusive quando você tempera bem as duas partes você vai ver como Deus é maravilhoso e perfeito em tudo o que faz. Sendo o caminho para o casal recém casado é desfrutar naturalmente doa manjares que Deus lhes preparou no casamento e ao mesmo tempo procurar manter um relacionamento estreito com Deus, lendo diariamente a palavra de Deus , orando , jejuando, consagrando etc. E feliz matrimônio!
Obs.procure ler livros que tratam direto deste assunto por exemplo :”31 atitudes surpreendentes na vida de um casal” do mesmo Autor e muitos outros.
Conclusão: Você acabou de ler o livro intitulado 18 atitudes surpreendentes na vida de um jovem nele nós abordamos e comentamos:
- 21 atitudes para você tomar
- 16 verdades que você não pode se esquecer
- 6 situações que você deve fugir
- 27 barreiras que você deve superar
- 33 obstáculos que você deve vencer
- 38 Frases que você deve declarar
- 3 Bênçãos que você pode receber
As quais são: a benção do namoro, a benção do noivado e a benção do casamento. Expliquei a vocês que estes três importantes passos na vida dos jovens podem ser uma fonte de bênçãos como pode ser uma fonte de amarguras e descontentamento em geral cabe a ambos escolher o melhor caminho e seguir
O AUTOR
Evangelista José Aparecido da Silva (Pé de Fogo)
Ministro do Evangelho, Filiado a CGADB E COMADEMAT e Membro da Assembléia de Deus
Conferencista, Cantor, Escritor, compositor e produtor musical, Bacharel em Teologia.
Com apenas três anos de fé sentiu o forte chamado para a obra de Deus e com muita convicção daquilo que o Senhor falara com ele deixou a profissão de gráfico e mesmo sendo apenas um jovem novo convertido iniciou o seu ministério que se baseou sempre em ensinar, pregar, cantar, aconselhar, visitar, evangelizar e testemunhar do grande amor de Deus em favor daqueles que o servem. Esta obra teve início no bairro Parque do lago, nos pontos de culto, depois foi percorrendo as praças, os terminais de ônibus, os lares, os presídios, as casas de recuperação, as creches, os abrigos, as igrejas locais, as igrejas do interior do Estado, outros Estado brasileiros até fora do Brasil. Hoje o Evangelista José Aparecido já tem ministrado a Palavra de Deus em mais de cem bairros percorrendo quase todas as 164 congregações de Cuiabá e Várzea Grande, já tem estado em quase todos os municípios do Estado de Mato Grosso e já tem pregado em quase todos os Estado brasileiros. Tendo pregado mais de mil e duzentas mensagens, nos últimos anos. Todo este trabalho seria impossível de ser realizado não fosse o esforço conjunto de pessoas maravilhosas que o Senhor tem colocado em seu caminho que o agendam de segunda a segunda para estar presente nos mais diversos Eventos seja: Congressos, Cruzadas Evangelísticas, Seminários, Palestras, Estudos Bíblicos e os mais diversos trabalhos do dia a dia da Igreja. Ele e a esposa realizam esta obra certos de que aquele que os chamou se responsabiliza pela mesma. Os mesmo não podem deixar de agradecer a Deus na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, o Amado Salvador, Ao querido e inseparável companheiro o Espírito Santo. O mesmo agradece a esposa e Cantora Silbene, aos dois filhos Túlio e Thiago pelo apoio!
Ao mui digno Pastor Sebastião Rodrigues de Souza, Pastor das Assembléias de Deus em Cuiabá e Várzea Grande, Pastor Presidente da COMADEMAT, e Vice presidente da CGADB pelo apoio dispensado a uma geração de jovens obreiros que Deus tem levantado nesta última hora, não deixando de reconhecer o incansável esforço dos nossos abnegados Servos de Deus que militam mesmo em idade avançada nesta grande obra, mas sempre reconhecendo a experiência dos mais vividos e a força e o talento dos mais jovens. Ao mui digno Pastor do setor Parque do Lago Pastor José Gerardo dos Anjos, um Pastor, Pai, Amigo, irmão de todas as horas, esta é uma das razões porque ele está aqui até o dia de hoje.(Há mais de vinte e dois anos)
A um imenso batalhão de pastores locais, dirigentes de sub congregações, Pastores de setor, Pastores Presidentes que nos tem convidado e que tem permitido os seus liderados a nos convidar; vocês são meus verdadeiros Companheiros, por causa do apoio de vocês que jamais deixaremos de realizar esta obra tão espinhosa porém muito recompensadora.(Sl.126)
A todos os coordenadores e coordenadoras de Eventos, afinal como pregarei se não for convidado? Eu conto com vocês até a volta de Jesus .
A todos os irmãos que desde o início desta caminhada nos acompanha com palavras de apoio e incentivo, além é claro de suas orações a nosso favor e a favor de nossos filhos. Adquirindo os nossos Cds de testemunho, louvor, mensagens, Cds da cantora Silbene, Apostilas, Livros os quais tem alcançado milhares e milhares de vidas, abençoando e fortalecendo a fé de muitos, e ao mesmo tempo nos dado condições para ir mais longe pregando a palavra de Deus. Por estas e outras razões continuem orando por nós e por este ministério, afim de que Deus venha abençoar esta obra em todos os sentidos e continue nos dando vitória.
CONTATOS:
Evangelista José Aparecido(Pé de Fogo)
Cantora Silbene(Esposa)
Email: pe.de.fogo@hotmail.com
Fone:(65)3691-7000/9604-4534
Adquira outros Cds de Louvores do Evangelista José Aparecido(Pé de Fogo) e Cds de mensagens ao vivo e Cds de seu Testemunho,Livros,além dos cds de sua esposa; cantora Silbene. E seja um intercessor desta grande obra e Deus te abençoará em tudo.
Se você foi beneficiado pela leitura deste livro indique-o a um amigo, ou mesmo presenteie alguém o qual este livro servirá de grande ajuda, e testifique a outros e a nós os benefícios que tivestes ao ler qualquer umas de nossas obras, falando e praticando as lições aprendidas e ficaremos muito agradecidos.
A Deus seja Glória.