20 de nov de 2009

VENCENDO AS BARREIRAS NA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS!


VENCENDO AS BARREIRAS NA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS!

Introdução: Não são poucas as pessoas que tem no coração a chama, o desejo ardente de falar a palavra de Deus, e neste caminho o comunicador da palavra de Deus naturalmente enfrenta inúmeras barreiras na qual citarei algumas bem como darei algumas dicas que se postas em prática em breve estarás preparado para as suas primeiras e para as próximas oportunidades.

1.Jeremias disse: Ah Senhor Jeová Eis que não sei falar!(Jr.1;6)E qual foi a resposta que Deus lhe deu? Eis que ponho as minhas palavras na tua boca!(Jr.1;9)

1.AS BARREIRAS ENFRENTADAS POR AQUELES QUE MINISTRAM A PALAVRA DE DEUS!

-O que falar?

-Se alguém falar, fale segundo a Palavra de Deus!(IPe.4;11)

A base de argumento, o material necessário ao pregador da palavra em primeira mão é a palavra de Deus, a seguir vem bons livros teológicos, dicionários,enciclopédias,manuais bíblicos, dicionários de português, artigos diversos de fatos ocorridos no momento, experiências, testemunhos que edificam.Etc.

-Por onde começar?

-Comece orando e pedindo a Deus direção,orientação, acerca do assunto que vais falar.Você pode optar por um texto e exemplos.Este é um caminho simples, porém eficaz,o segredo é ler diversas vezes o texto em que vais falar e focalizar o ponto forte e aproximado de sua fala para não ser extenso e não se perder na mensagem.Você pode também optar por um verso e três exemplos dentro do mesmo assunto do verso.

Exemplo um:

O ministério do profeta Elias

-Elias é sustentado pelos corvos (IRs.17;1-7)

- Elias e a viúva de Sarepta (IRs.17;8-24)

--Elias e os profetas de Baal (IRs.18;22-46)

Exemplo dois:

O poder da oração (At.4;31)

- Mt.21;22

-At.12;5-10

-At.16;25

Veja que num exemplo eu sugeri um assunto e três textos e no segundo exemplo eu sugeri um verso e três versos como exemplo.

Exercício: Tentar preparar alguns esboços simples como este com um assunto e três exemplos.

-Como organizar a sua fala

Bem existe uma variedade de maneiras de se organizar, contanto que tal organização não é para robotizar o pregador e sim para que ele tenha uma direção,um roteiro a seguir de forma ordenada e ascendente veja:

Tema

Título

Introdução

1. Ponto

-Sub ponto (a)

-Sub ponto (b)

-Sub ponto (c)

2.Ponto

-Sub ponto (a)

-Sub ponto (b)

-Sub ponto (c)

3.Ponto

-Sub ponto (a)

-Sub ponto (b)

-Sub ponto (c)

Ai está uma maneira de dividir um sermão aparentemente parece ser impossível fazê-lo porém não é e depois que organizares o primeiro não terá dificuldade em elaborar os demais.

Conclusão

-Como concluir a sua fala :Bem tanto o inicio quanto o final de uma mensagem é muito importante tanto para quem fala como para quem ouve a mensagem.A introdução deve ser breve,atrativa,clara, concisa com base no assunto em pauta. E a conclusão deve dar uma vista geral do sermão apresentado, deve dar uma resposta geral aos problemas apresentados durante a fala ou seja: Apresente o problema e a solução.

Algumas dicas para com a mensagem e para com o mensageiro!

A mensagem:

-É Deus quem dá, é ele que fala,é ele que opera, é ele que orienta

-Cabe a nós buscarmos a ele, dependermos dele, estarmos na presença dele,em comunhão com ele

O mensageiro

-É um homem ou uma mulher de Deus

-Tem convicção do que Deus tem a dizer e a fazer

-Não está inventando uma mensagem; Deus lhe deu uma palavra e o seu coração está ardendo em chama para transmiti-la

Todo aquele que deseja pregar a palavra de Deus enfrenta esta dificuldade, já ouvi vários irmãos dizerem em suas primeiras oportunidades; quando olhei para o relógio e vi que teria que falar mais de meia hora tremi igual vara verde, suei, quase chorei! Desesperado!

O candidato ao ministério da palavra tem uma serie de vantagens a frente dos demais oradores , bem como também tem deveres a mais é claro vejamos os dois lados da moeda: As vantagens:

-Ele tem a palavra de Deus para auxiliá-lo em seus sermões

-Ele conta com a presença, autoridade, cooperação do Senhor Jesus em suas pregações

-Ele pode orar, consagrar, jejuar, pedir oração, conselhos, ler bons livros, ouvir outros oradores,se aconselhar com diversos irmãos tudo isto visando o seu preparo para transmitir-lhes a palavra de Deus.

-Ele fala de Deus,conhece a Deus,ouve a voz de Deus, desfruta de uma comunhão com Deus e está fazendo a obra de Deus, então não tem nada a temer

Se o orador diz : Eis que não sei falar!E se estiver disposto a ouvir a voz do Espírito Santo o mesmo lhe ensinará, e lhe orientará os caminhos a seguir bem como porá em seu caminho pessoas que lhe ajudarão a crescer na graça e no conhecimento da Palavra de Deus

A seguir lhe darei algumas dicas que com certeza lhe ajudarão falar melhor a palavra de Deus:

-Seja a longo prazo por toda a vida um assíduo leitor da bíblia

-Seja a longo prazo um cristão de oração e jejum

-Seja a longo prazo um homem santificado, vigilante, consagrado a Deus

-Seja a longo prazo um crente assíduo na Casa de Deus

-Seja a longo prazo um homem de testemunho em casa, na rua, no transito, na igreja, na sociedade um santo homem de Deus

Agora vem a segunda parte:

-Comece hoje a pedir a Deus e se puder adquira e forme a sua biblioteca

-Bíblias de estudos, dicionários enciclopédias, concordância bíblica exaustiva, comentários bíblicos, manuais, e livros diversos.

-Seja um homem de leitura não passe um dia sem ler pelo menos um trecho da bíblia sagrada

-Seja um homem atento a voz do Espírito Santo, e se disponha diante de Deus para buscá-lo em oração e faça o que ele por em tuas mãos a fazer

-Não se desaponte com as criticas, com os imprevistos, com as surpresas, com as pessoas frustradas e frustrantes que possam cruzar o seu caminho para lhe desapontar

-Procure estudar a biografia dos grandes homens do passado como: John Wesley, Moody, Finney, Hudsom Taylor, Daniel Berg,Gunnar Vingrem e outros.

-Não critique outros quando estes estiverem a pregar a palavra de Deus porém ore por Eles!

-Seja um cristão autentico, amoroso, humilde, perseverante,animoso,alegre,corajoso

Inicie ainda hoje a leitura da bíblia toda comece pelo NT e depois leia o VT

-Adquira e leia o livro teologia sistemática de Stanley Hortom e Guia do leitor da bíblia

-Use a imaginação a criatividade e a habilidade em suas mensagens

-Não seja como um narrador de futebol ao pregar pois não és, porém não fale preguiçosamente se não o povo dorme!

-Se for contar uma experiência que seja para edificação e não para enfraquecer os ouvintes.(Conte a benção, certo!Sem detalhes negativos ou contraditórios)

Finalmente: Fale com poder, fale com ousadia, fale com a alma, fale com toda sua fé,fale com muito amor pelos perdidos, fale como se fosse a sua última mensagem a ser pregada, fale sem temer nada pois Deus é contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário