13 de jan. de 2011

VIDA CRISTÃ BEM SUCEDIDA AO ALCANCE DE TODOS


AGRADECIMENTOS

A todas as pessoas que desde o primeiro momento da minha chamada me ouviram, me apoiaram, e me incentivaram a produzir tudo aquilo que Deus vem me concedendo ao longo destes anos, é muito difícil citar nomes pois poderei cometer injustiça mas agradeço a cada pastor, cada obreiro, cada irmão, irmã, jovem, seja de perto ou seja de longe. Vocês não fazem idéia do quanto são importante para que continuemos nesta caminhada.

Sou eternamente grato a Deus pela vida de nosso mui digno Pastor Sebastião Rodrigues de Souza, Pastor Presidente das Assembléias de Deus no Estado de Mato Grosso, e terceiro vice presidente da CGADB pelo apoio dispensado a cada um daqueles que Deus tem chamado para este Santo Ministério. Ao Pastor José G. dos Anjos Pastor Líder na AD Setor Parque do Lago. a minha inseparável e amada esposa cantora Silbene, a meus filhos queridos Túlio e Thiago.. Ao meu irmão Paulo Cergio que tem sido muito importante para mim. e aos demais pelo apoio.

Enfim a todos os meus familiares, irmãos, amigos, coordenadores de eventos que nos tem convidado para pregarmos a palavra de Deus e louvar o seu Santo e bendito nome o que para mim é sempre um prazer, pois amo o Deus que eu sirvo, a palavra que eu prego e o povo que me ouve. Deus abençoe a todos !

DEDICATORIA

Aos meus pais

Sebastião Alves da silva

Maria Odete M. da silva

Merry martines

Lurdes Martinez

Devo a você a minha eterna gratidão ,amor,carinho e dedicação

Amo vocês.

INTRODUÇAO

Ao longo de todos estes 21 anos de caminhada cristã tenho dedicado a minha vida em aprender e ensinar acerca das coisas de Deus,este livro que hora chega as mãos do nobre leitor vem sendo trabalhado a muitos e muitos anos até chegar neste formato,o conteúdo total é um pouco maior do que o que tens em mãos, porem esta primeira parte está muito bem selecionada, e tens em tuas mãos material suficiente para fazeres um bom trabalho consigo mesmo, com a igreja em que apascentas, com os alunos tanto na escola,quanto na escola dominical,no trabalho, na evangelização das pessoas a tua volta,no trabalho com os desviados enfim ai está mais uma ferramenta poderosa de auxilio aqueles que desejam fazer algo mais em prol de suas vidas espirituais e não sabem o que poderiam fazer, temos então neste estudo

a).63 dicas para alcançares crescimento espiritual

b)19 chaves que abrem as portas para sua vida espiritual

c)Regras e conselhos práticos para o seu crescimento na vida cristã

Tenho por certo que tais princípios que não são novos mas são conhecidos de todos se postos em pratica produzirão frutos abundantes e te levarão por caminhos abençoados no reino de Deus, o meu desejo é que este livro auxilie grandemente aos lideres,aos pastores,aos pais de família, a nossa querida juventude,enfim a todos que tem sede e desejo de crescerem a cada dia na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

VIDA CRISTÃ BEM SUCEDIDA AO ALCANCE DE TODOS

CRESCENDO EM CRISTO

Você pode em Cristo Jesus alcançar um crescimento espiritual diário através de uma vida cristã dedicada aos pés do Senhor Jesus, através da leitura meditação e estudo das sagradas escrituras, através da leitura de bons livros, e através das mais diversas praticas que ao longo deste estudo estaremos discorrendo com o objetivo de lhe esclarecer que Deus tem ao seu povo: Uma vida cristã bem sucedida ao alcance de todos!

CRESCENDO COM CRISTO

A partir do momento que eu e você aceitamos a Jesus como nosso único e suficiente salvador iniciamos direta ou indiretamente esta série, e nos dividimos em dois grupos: Os que se dedicam realmente a conhecer e a prosseguir em conhecer ao Senhor, e aqueles que ao longo o caminho serão destruídos ou seja desistirão da caminhada por não se dedicarem a uma vida cristã profunda, pois a palavra de Deus nos diz :Ao que tiver ser-lhe a dado e terá em abundancia e ao que não tiver ser lhe a tomado(Mc.4;25)

VIDA CRISTÃ AO ALCANCE DE TODOS

Visando o aperfeiçoamento, o desenvolvimento, o crescimento espiritual coloco diante dos meus queridos leitores um estudo introdutório de orientação ao crescimento de sua vida cristã, o titulo é:Vida cristã bem sucedida ao alcance de todos, você pode crescer espiritualmente e ao longo destes anos e anos o que tenho me esforçado é justamente para isso, orientar as pessoas que me ouvem afim de que:

-Caminhem até o fim de sua jornada

-Cresçam em sua vida espiritual e ajudem aqueles que o rodeiam a crescer também

-Que desfrutem do melhor de Deus para suas vidas

-Que realmente sintam a presença de Deus em suas vidas

-Que realmente alcancem vitória completa em Cristo Jesus em todos os aspectos de suas vidas

-Que entendam que é possível ser cristão por toda vida e que não precisam jamais deixar a Cristo, jamais voltarem atrás

-Que se realmente viverem uma vida cristã autentica desfrutarão de ricas bênçãos da parte de Deus

Assim ao longo dos anos tenho pregado, aconselhado, orientado, ministrado estudos e estudos diversos, tenho também buscado a Deus neste sentido e também estudado tanto quanto posso este e uma infinidade de outros temas que visam o crescimento, o alcance da maturidade cristã, a vitória em Cristo Jesus. Nota-se que algumas pessoas desejam fazer muitas coisas só não sabem o que fazer e nem como fazer para alcançarem tal crescimento por esta razão coloco nas mãos dos santos este livro que visa capacitá-los a viver uma vida cristã bem sucedida a qual está ao teu pleno alcance. No final deste livro teremos ali um amplo estudo com 729 dicas práticas as quais aqueles que tiverem o capricho de se auto avaliar, de pô-las em prática por certo serão grandemente abençoadas.

I.COMO ALCANÇAR CRESCIMENTO ESPIRITUAL

1-SEJA UM CRISTÃO AUTENTICO

Como ser um cristão genuíno, autentico, verdadeiro? Qualquer pessoa seja ela crente ou não conheça ela a bíblia, ou não, a mesma não terá dificuldade em julgar e diferenciar entre um e outro e sempre digo ás pessoas que existem algumas pessoas que passam pelo evangelho e saem com uma má impressão do que é ser cristão e de repente jamais o foram.Pois um cristão autentico inicia a sua caminhada e persevera em Cristo até o fim passa pelas varias fazes da caminhada cristã,vive as alegrias e as agruras da vida cristã porem ele jamais desiste, jamais volta atrás, jamais nega ao Senhor que o chamou, o escolheu e Ele segue em frente em toda sua caminhada.

2-AME A PALAVRA DE DEUS(Sl.1;2\Jr.15;16\Jo.17;17)

Desde o primeiro momento de sua vida cristã, e isso deve perdurar por toda a sua vida um relacionamento estreito com a sua palavra. O profeta Jeremias diz em seu livro:Achando as tuas palavras logo as comi e elas são gozo e alegria do meu coração. Que maravilha ao comer a palavra realmente recebemos gozo e alegria em nossa alma, somos renovados, somos reavivados, somos vivificados, somos ensinados, somos consolados, somos exortados.Tenho ensinado as pessoas sobre os vários benefícios da leitura da bíblia e também sobre a experiência da leitura bíblica continuada que vem a ser a leitura por diversas vezes de um texto sagrado por diversas vezes afim de que a palavra de Deus fale profundamente no seu coração, afim de que realmente possas ser alimentado pela palavra de Deus.Tenho orientado as pessoas a abrirem propósitos de leitura da bíblia.Portanto seja um leitor da bíblia!

3-AME AO SENHOR DEUS DE TODO SEU CORAÇÃO

Amar a Deus sobre todas as coisas, fico a pensar quantas coisas ocupam o primeiro lugar no coração, na vida e nas prioridades das pessoas, por quantas e quantas coisas as pessoas deixam de se dedicar a Deus, a sua casa, a sua obra, para então se ocupar com uma serie de futilidades que para nada aproveitam senão para satisfação da sua carne, feliz daqueles que põem o Senhor Jesus em primeiro lugar como o centro de suas vidas de suas carreiras, de seus corações, de suas atenções, de suas decisões, de seus anseios, pois ele é tudo, ele é antes de tudo e sem ele nada do que foi feito se fez pois ele é tudo em todos, Ele tem todo poder no céu na terra e debaixo da terra,a ele toda honra toda gloria todo louvor e toda adoração, por que não adorar e amar este Deus único, verdadeiro, justo, fiel, imutável, glorioso, poderoso, majestoso, amoroso, benigno, compassivo, que nos faz triunfar em todos os momentos de nossas vidas.Por isso ame ele de todo teu coração, de toda sua alma e com todas as tuas forças e seja ajudado por ele, amado por ele, sinta o amor dele em sua vida, sinta a paz dele, a graça dele, a presença dele em tua vida.

3-SIGA E SIRVA AO SENHOR JESUS DE TODO CORAÇÃO

A palavra de Deus nos diz se alguém me servir siga-me e onde eu estiver ali estará também o meu servo e se alguém me servir meu pai o honrará. Querido acredito que diversos leitores já experimentaram de diversas maneiras o que vem a ser o termo ser honrado por Jesus Cristo, costuma-se dizer Ele prova mas quando ele aprova é benção tremenda.Pela infinita bondade e misericórdia de Deus sirvo a este Deus e a seu Filho meu Senhor e salvador a mais de vinte anos,e o farei enquanto vida eu tiver ou mesmo enquanto a igreja estiver palmilhando sobre a face desta terra.Ele como muitos dizem é o melhor patrão,tem o melhor para nos em todos os sentidos, mesmo nos momentos difíceis em relação ao servir ao Senhor eu sempre sou a ele grato pois Ele é glorioso.Você que ao longo dos anos tem servido a ele permaneça firme nos teus caminhos, você que tem realizado um serviço ao nosso mestre, continue a fazê-lo pois na hora certa ele te recompensará, ele te galardoará, sei que muitas vezes lidamos com varias situações, tais como a lei da comparação, outras vezes lidamos com a cobrança por posição, resultados, resultados financeiros e tantas outras coisas que nos sobrevém afim de nos entristecer, nos desgastar, nos desintusiasmar, nos frustrar, afim de que a obra de Deus não seja realizada por nos ou que seja feita de uma forma tolhida, abafada, sem aquela força que Deus manifesta em ti se utilizando de todo teu talento e força,é assim que Deus quer te usar, é assim que ele te quer alegre na obra dele, cheio de sua graça servindo ao Senhor como muito bem expressou o apostolo Paulo: sem impedimento algum, quão maravilhoso é servir e seguir a Cristo desta maneira e é isto que Ele quer e requer de cada um de nós.

4-SEJA CHEIO DO ESPÍRITO SANTO(Ef.5;18)

A vida cristã é cheia de experiências maravilhosas, e uma delas é ser um crente cheio do Espírito Santo,o verso que citei logo acima diz :E não vos embriagueis com vinho em que há contenda mas enchei-vos do Espírito Santo.Se faz necessário que a cada dia o cristão venha ser tocado pelo poder do Espírito Santo, venha ser renovado pelo poder do Espírito Santo, venha ser, venha ser revestido pelo Espírito Santo.Há outros versos na palavra de Deus que nos diz:Não extingais o Espírito.Neste verso a palavra de Deus nos admoesta a não apagar, não abafar, não tirar a liberdade do espírito santo agir em nossas vidas, na vida das pessoas, e na igreja, pois é o Espírito Santo o consolador que Cristo prometeu que rogaria ao pai afim de que estivesse conosco para sempre,portanto demos liberdade ao Espírito Santo de se mover em nossas vidas e através de nossas vidas em nome de Jesus.Ainda lemos na palavra de Deus:Não entristeçais o Espírito Santo no qual estais selados para o dia da redenção.( ) Porque entristecer o espírito santo?Porque entristecer aquele a quem habita em nós e quer ser um hospede permanente em nos, por que entristecer aquele que nos enche de poder,que manifesta em nos os dons espirituais, que unge hinos levando a igreja ao reaviva mento, que inspira cantores, pregadores, escritores, pastores, que nos revela que nos mostra coisas grandes e firmes da parte de Deus. Portanto diga ao querido Espírito seja bem vindo em meu ser, seja bem vindo em meu lar, seja bem vindo na igreja onde sirvo ao Senhor.

5-SEJA UM CRENTE DE ORAÇÃO (Mt.21;22)

Perguntaram certa vez para Moody se ele orava muito, ele deu uma pausa e respondeu, não eu não oro muito, eu não oro mas do que dez minutos, fez uma pausa e completou:Porém não passo mas de dez minutos sem orar.Cabe a cada um de nos entender os propósitos de Deus operados através da oração pois através da mesma mantemos um dialogo com o nosso Pai celestial, através dela pedimos perdão pelas nossas iniqüidades e pecados, intercedemos pelos necessitados, louvamos e exaltamos o nosso Deus, glorificamos a ele por seus feitos poderosos, invocamos o teu nome em nossos momentos de angustia, alcançamos vitória, cura, milagre, bênçãos de toda sorte e de toda natureza, guerreamos no mundo espiritual pois existem guerras invisíveis que só se vence através da oração.O verso citado logo acima que se une na bíblia com uma serie de outros versos mas este em si nos diz:E tudo por ai vemos a amplitude de nossas orações orar por tudo que imaginarmos, tudo que passarmos, tudo de que precisarmos, tudo que quisermos que Deus venha abençoar, tudo que quisermos que ele faça por nos, sempre lembrando que prevalece em tudo a sua vontade e o tempo de Deus, que nos responde de três maneiras sim, não e espera. E nos temos que entender isto e agir como esta em Lucas 18 verso 1 que nos fala sobre o dever de orar sempre e não desfalecer, não sei por quanto tempo oras e esperas por aquela benção, por aquela vitória, mas te digo não desfaleça, não deixe de orar pois na hora certa a sua benção vai chegar.A seguir vem uma admoestação a não se conformar com este mundo mas a se transformar pela renovação do vosso entendimento para que experimentasse a boa e agradável e perfeita vontade de Deus.Pois a vontade do pai é a nossa alegria.

6-SEJA UM CRISTÃO CONSAGRADO (Rm.12;1,2)

Neste texto citado em romanos 12-1,2 temos uma gama de alimento glorioso e encontramos lições poderosas vejamos algumas: Apresente o seu corpo em sacrifício vivo; veja bem você precisa estar vivo diante de Deus afim de receber as bênçãos de Deus, afim de agradar a Deus, afim de fazer a vontade de Deus, a seguir fala-nos de um culto racional que é um culto com raciocínio, em meditação ao Senhor,não se conformando com este mundo mas buscando em Deus uma transformação diária com o alvo de experimentar em Cristo qual seja a boa agradável e perfeita vontade de Deus.Este é um tema que de grande importância na vida dos cristãos e deve ser uma busca diária de cada ser humano.A vontade de Deus é que cada ser humano seja por ele abençoado com toda sorte de bênçãos e vitórias em Cristo Jesus, e para tanto este exige de nós uma vida consagrada a ele, dedicada a ele, voltada a ele em nome de Jesus,então coloque algo como prioridade em tua vida :Viver inteiramente para Deus! Procure pensar nas coisas lá do alto,procure pensar nas coisas lá de cima,procure viver as coisas lá de cima e verás coisas novas, grandes, tremendas que ele fará em tua vida.

8-SEJA UM CRISTÃO BEM AVENTURADO(Mt.5;1-12)

Bem aventurado quer dizer felizes, se estudarmos a lei da bem aventuranças nas páginas das sagradas escrituras veremos as bênçãos que advém aqueles que se apropriam de tais promessas que Deus tem para o seu povo ligadas as bem aventuranças vejamos: Bem aventurado ó Israel. Bem aventurado os teus homens. Bem aventurado os pobres, os que choram, os mansos, os fome, os misericordioso, os limpos de coração.Ao entregarmos as nossas vidas ao todo poderoso passamos a ter direito destas e de outras bem aventuranças, a uma serie de bem aventuranças que você pode conhecer e a partir de então desfrutar das promessas contidas em cada uma delas, desfrute delas, se renda a elas, espere nelas, e elas te alcançarão, afinal és um bem aventurado!

9-SEJA UM CRISTÃO ÚTIL NA CASA DE DEUS

No passado se dizia eu sou um simples membro de banco, com o passar dos dias se aprendeu que na casa de Deus não existem membros de bancos porem todos tem uma utilidade dentro da casa do Senhor, uns cantam, outros pregam, outros fazem visitas, outros ajudam nas cantinas, na zelador ia da igreja, outros pregam, outros ministram estudos bíblicos, outros trabalham na escola dominical, outros são missionários, outros conselheiros, outros são pastores, outros são usados nos dons espirituais e assim por diante, agora por favor, não fique de braços cruzados dentro da casa de Deus, existe na igreja três tipos de pessoas neste aspecto, os que trabalham, os que cooperam com eles e os que atrapalham ambos, não seja um daqueles que além de não fazer nada ainda atrapalha aqueles que assim o fazem, você pode atuar em diversos setores dentro da igreja e além disso pode ser um incentivador dentro da casa de Deus, ai alguém pode me perguntar e o que eu ganho com isso? Ora meu irmão Deus não é injusto diz nos a bíblia para se esquecer do vosso trabalho da vossa obra que para com o seu nome mostraste enquanto servistes e ainda servis aos santos.(Hb.6;11) Apenas diga para Deus que você se dispõe que ele possa preparar algo para fazeres em tua casa que ele preparará algo glorioso, porá em tuas mãos e você desfrutará do privilegio de fazer a tua obra.

10-SEJA UM CRISTÃO HUMILDE(Mt.11;28)

A humildade é uma matéria da qual Jesus é o nosso mestre por excelência porém cabe a cada um de nos não faltarmos a esta preciosa aula, na escola de Jeová, aprender com ele a sermos mansos e humildes de coração, há um trecho poderoso na bíblia em que somos admoestados a fazer apenas uma coisa:Andar humildemente com o nosso Deus.(Mq....) Humildade no trato com a família, no trabalho, na empresa onde trabalha, na lida cotidiana do dia a dia.Quando falo em ser humilde, em ter humildade, não me refiro a ser pisado,humilhado pelas pessoas não de modo algum.Mas me refiro a esta virtude poderosa tão facilmente encontrada em quem a tem e tão fácil de ser notada nos que não a tem em suas vidas em suas atitudes,em tuas decisões, como é bom lidar,dialogar, trabalhar, resolver questões e questões com pessoas humildes ao passo de como é difícil entender, compreender, ajudar, caminhar, lidar com pessoas que não tem esta virtude, mas ainda hoje o nosso Senhor Jesus está a nos dizer Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.(Mt.11;28) O tempo não invalida esta palavra não,ela é tão precisa em nossos dias como o era nos dias de Cristo.

11-SEJA UM CRISTÃO LEITOR DA BÍBLIA(Jô.5;39)

O que seria de nos se todos os que professam a fé em cristo Jesus fossem todos leitores da palavra de Deus,um dos grandes pastores e amigos meus pelas igrejas por onde passa abre com todos os crentes um propósito de leitura da bíblia em um ano e através deste propósito as pessoas vão sendo incentivadas a lerem a palavra de Deus, procure descobrir o prazer pela leitura,o privilegio da leitura e as bênçãos advindas aos leitores da palavra de Deus e a partir de então você não vai mais parar de ler a bíblia sagrada e a cada vez que ler a mesma receberás algo mais da parte de Deus.Comece a partir de hoje e daqui a noventa dias de leitura da palavra de Deus diariamente tente contabilizar as ricas bênçãos que terá Deus derramado sobre a tua vida.

12-SEJA UM CRISTÃO OTIMISTA(Nm.Dt.1;36)

Que palavra poderosa esta:Salvo Calebe...porquanto perseverou em seguir ao Senhor!(Dt.1-36) O poder da perseverança,da determinação, da permanência firme nos caminhos de nosso mestre,a vitória não esta no começo ou mesmo no meio da caminhada mas no final da caminhada,e cada um de nós temos que ter visão de vitória não visão de derrota e Calebe tinha esta visão por isto grande benção recebeu da parte de Deus,não sei qual a terra que Deus tem te prometido, não sei em que lugar Deus tem te plantado, o que sei é que Ele tem terra fértil, terra frutífera, terra que mana leite e mel para te colocar nela e se você realmente for perseverante ele te porá nesta terra e o seu nome há de ser glorificado em tua vida, portanto veja Deus maior que os obstáculos que se colocam em teus caminhos, veja Deus maior que as barreiras, veja Deus te dando a terra, a benção e a vitória que esperas da sua parte em nome de Jesus.

13-TENHA EM SI A PERSEVERANÇA(Mt.24;12,13)

Em meio a um mundo de iniqüidades e pecados que segundo a palavra de Deus se multiplicam a cada dia o cristão tem neste tempo do fim um dos maiores desafios de todos os tempos que é o desafio de se manter puro, vivo, e manter a perseverança em servir e seguir ao Senhor Jesus.O texto citado nos mostra um quadro critico na vida de muitos cristão que vem a ser :O esfriamento do amor, este amor se divide em três aspectos:Amor a Deus, amor ao próximo, amor a Deus e olhando a sua volta veras o quanto o amor de muitos tem se esfriado, como muitos já não amam a Cristo como deveriam amar, como as pessoas não amam a Deus de todo seu coração,com todas as tuas forças, com todo seu pensamento como deveriam faze-lo, e finalmente enquanto por um lado o amante de si mesmo se espalha pela face da terra, a falta de amor pela vida aumenta a cada dia tudo fruto do esfriamento do amor.Mas a palavra de Deus está a nos dizer: Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.O que importa no final de tudo é a salvação, vale a pena prosseguir, o premio não está no começo nem no meio está no final , caminhemos até o fim.

14-SEJA UM CRISTÃO OBEDIENTE(IPe.1;22\Rm.16;26)

15-SEJA UM CRISTÃO DEDICADO

Quando me refiro a dedicação um dos primeiros exemplos que me vem a memória é o exemplo de Josué servidor de Moises diz nos a palavra de Deus que ele nunca se apartava da tenda da congregação servindo a Deus e ao seu líder a saber Moises,deste serviço prestado Deus lhe abençoou de tal maneira que ele se tornou o sucessor de Moises.Acredito que a posição que ocupas hoje pode abrir caminhos gloriosos para você no amanhã,tudo dependerá do seu desempenho, do seu aproveitamento, da sua dedicação ao todo poderoso,seja dedicado, entregue-se sem reservas aos desígnios e propósitos de Deus para com a tua vida, disponha o teu coração a Deus em oração que verás ele preparar obras para fazeres, coisas maravilhosas que tu nunca imaginastes em fazer na obra dele, na casa dele, e tudo que vier a tua mão para fazer faça-o com amor, faça com carinho, faça com esmero, e Deus te abençoará poderosamente.

15-APRENDA A COMEMORAR CADA MOMENTO DE TUA VIDA(Sl.100)

Este salmo traz em seu texto algumas maneiras de celebrar ao Senhor as quais são:Com alegria, com canto, com louvor, com hinos. E a razão é simples por que o Senhor é bom e a sua misericórdia é eterna, e a sua verdade se estende de geração em geração. Desde o momento que aprendi esta lição tenho posto a mesma em prática,ou seja celebrar fazer uma festa espiritual a cada ação de Deus a meu favor, um grande amigo meu sempre ao chegar de suas viagens ao culto que o mesmo dirige costuma agradecer a Deus diante da igreja e oferece aquele culto em ações de graças por todas as vitórias alcançadas até ali.Admoesto a parar a leitura deste livro e por um instante fazer uma oração de agradecimento por todas as coisas que Deus tem realizado por tua vida até o presente momento, oriento-te a cantar hinos de gratidão a Deus pela sua bondade, graça, misericórdia, por seus feitos, por suas obras poderosas em todo tempo, na tua vida, na vida da igreja, no mundo em que vivemos.Enfim o conselho de Deus para ti é celebrar, comemorar cada momento de sua vida, cada momento de sua caminhada, cada obra por Deus realizada.Esta atitude é benéfica por varias razões:

-É um mandamento bíblico, agrada a Deus, traz a memória aquilo que nos dá esperança, renova a nossa confiança em Deus lembrar e agradecê-lo por seus grandes feito, renova a nossa confiança nele. Portanto celebre cada momento de sua vida em nome de Jesus!

16-APRENDA ASSUMIR A RESPONSANSABILIDADE POR SEUS ATOS(Jn.1;12)

O Senhor Deus havia dado uma ordem a Jonas e ele havia descumprido esta ordem que seria levar a palavra ao povo de Nínive, e ele fugiu para uma direção oposta a que Deus lhe tinha ordenado, diante disso ele desceu para Tarsis, desceu para o cais, desceu para o porão do navio, desceu para o fundo do mar pois fugir da presença de Deus é descer mesmo, mas o nosso assunto assumir suas responsabilidades e neste caso Jonas era o responsável tanto por aquela tempestade era por sua culpa que Deus havia enviado aquela tempestade, e somente ele sabia o que fazer para que o mar se acalmasse e não seria fácil fazer isto mas ele assumiu a responsabilidade de dizer aqueles homens:quando lhe perguntaram o que faremos para que o mar se acalme? Ao que ele respondeu levantai-me e laçai-me ao mar e a tempestade se acalmará. Queridos existem coisas cuja solução está em nossas mãos e nós temos que fazer o que se faz necessário que seja feito para que o problema seja resolvido e o nome do Senhor seja glorificado.assuma as tuas responsabilidades no lar, no trabalho,na casa de Deus e pois se cada um em cada lugar fazer a sua parte tudo fica mais fácil.

17-APRENDA A SE COMUNICAR BEM COM AS PESSOAS (ITm.6;18)

É uma virtude simples e rara e poderosa na vida de muitas pessoas, ser comunicável, ser acessível no contato com as pessoas, saber fazer amigos e ser amigo, saber se expressar, saber comunicar-se com as pessoas acerca de suas tristezas e alegrias, lutas e vitórias, altos e baixos de sua caminhada.Mesmo na igreja se faz necessário saber se comunicar, saber dialogar, saber se expressar, saber testificar as bênçãos recebidas as pessoas, saber passar para as pessoas as bênçãos recebidas, saber entregar a mensagem de Deus, seja ela uma pregação, um conselho, exortação, enfim já se ouviu dizer que existem dois tipos de pessoas as que se comunicam bem e as que não se comunicam bem, as que sabem o que querem e como se expressar e as que não sabem se expressar.Seja comunicativo! Bem vamos a algumas dicas para uma boa comunicação:- Seja um bom ouvinte

-De realmente atenção as pessoas

-Faça com que se sintam importantes

-Pense antes de dizer-lhes alguma coisa

E esteja sempre aberto ao dialogo ao longo de minhas andanças tenho encontrado grandes comunicadores, pessoas que nos dão prazer em conversar com elas.

18-APRENDA RESOLVER PROBLEMAS SEM CAUSAR PROBLEMAS(Lc.10;38-42)

Este texto é incrível como muitos outros textos temos neste em apreço diversas direções neste tópico veremos o seguinte: O Senhor Jesus estava na casa de Maria e Marta, digamos que naquele dia Marta teria uma serie de coisas importantes para fazer, mas por certo estar na companhia de Jesus era muito melhor e sempre será, concordam comigo? Acontece que a vida cristã se torna um tanto incomoda para com aqueles que desejam seguir a sua própria vida e os seus próprios caminhos.E este era o caso de Marta veja bem:Ela estava tão ansiosa que chegou ao ponto de dizer a Jesus;Senhor não se te da que minha irmã te deixe servir só; dize-a que me ajude.Bem se Jesus estava a falar com Maria e se Marta estava a pedir a Jesus que lhe pedisse que a sua irmã lhe ajudasse supõe –se o seguinte:

-Se tu não estivesse aqui minha irmã estaria me ajudando

-Vocês dois ficam neste bate papo ai e eu aqui com um monte de coisas a fazer me ajudem por favor

-Tudo tem hora daria para vocês conversarem sobre o que falam outra hora

Veja bem;entendemos que não podemos querer viver como anjos pois somos seres humanos, temos responsabilidades compromissos, ocupações, horários a cumprir, e o nosso Deus sabe disso porem as coisas de Deus devem ser postas em primeiro lugar sempre e todos aqueles que assim fazem são pelo Senhor abençoados.Atente para a repreensão de Jesus a Marta quando ele disse a ela: Marta, Marta estas ansiosa e afadigada com muitas coisas e uma só é necessária e Maria escolheu a boa parte a qual não lhe será tirada. Marta naquele dia aprendeu muitas coisas no tema acima citado vejamos:

-Marta cuide de suas coisas e deixe que sua irmã cuide do que ela acha importante

-Marta se no momento você julga mais importante cuidar das tuas coisas pessoais do que de me ouvir respeite esse direito que é dado a tua irmã de me ouvir

-Marta aprenda a resolver um problema sem causar outro, faça a sua parte e deixe a sua irmã fazer a parte dela

-Marta aprenda resolver os problemas sem causar problema, incomodo, transtorno aos outros

19-APRENDA A DESFRUTAR DAS BENÇÃOS DE DEUS

Bem ao aceitar a Cristo como salvador você passou a desfrutar e a ter acesso a uma serie de coisas que outrora não tinhas acesso mas que a partir de agora estão a seu dispor porem tens que reclamar tais bênçãos, reivindicá-las, se apropriar de cada uma delas, terás que pedir, buscar e bater até que a porta se abra, existem aqueles que desde o seu primeiro momento de sua carreira cristã declaram que entregaram suas vidas a Cristo que estão prontos para serem alcançados por ele, e começam a lutar pela fé que de uma vez por todas foi dada aos santos, e assim clamam, lutam consagram, oram pedem esperam, crêem e recebem as bênçãos em pouco tempo suas vidas estão totalmente mudadas, elas logo são libertas, logo Deus lhes concede ricas bênçãos e elas dentro de pouco tempo estão desfrutando das mais ricas bênçãos dos céus,cada caso é um caso mas existem muitos que são um tanto acomodados, não lutam pelos seus direitos, não buscam desfrutarem das bênçãos de Deus. Como fazer isto? Comece conhecendo cada uma das grandes e preciosas promessas de Deus, a seguir comece em oração a apresentá-las ao Senhor Deus todo poderoso e tomar posse de cada uma delas pela fé, fale com Deus que desejas desfrutar destas promessas que elas são tuas foram por Cristo conquistadas lá na cruz do calvário, e você deseja vê-las cumprir-se em sua vida. Precisas entender que Jesus não quer te dar apenas o céu mas ele quer te abençoar nesta terra, nesta vida também, pois a palavra de Deus nos diz: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas voz serão acrescentadas. É aí que deves fazer uma oração inteligente e pedir a ele que te abençoe com toda sorte de bênçãos prometidas em sua palavra.

20-APRENDA A SE APROPRIAR DE CADA PROMESSA DO SENHOR(IIPe.1;14)

Existem na bíblia grandíssimas e preciosas promessas as quais ele nos dado e cabe a cada um de nós se apropriar de cada uma delas, estudá-las, conhecê-las, lembrar-se delas em oração, crer em cada uma delas, esperar o seu cumprimento, certos de que Deus é fiel, procure adquirir uma bíblia edição promessas e a partir de então busque conhecer as ricas promessas que o Senhor Deus tem para a sua vida.É interessante que as promessas de Deus nos encorajam, as promessas de Deus nos animam, as promessas de Deus renovam as nossas esperanças, as promessas de Deus aliviam o fardo pesado que carregamos em face de algum problema que estivermos enfrentando.E cabe a cada um de nós estudarmos tais promessas e orarmos dizendo ao Senhor esta promessa é para mim, eu preciso desta benção, as promessas são semelhante a documentos assinados e carimbados pelo Senhor Jesus, são suas estão a sua disposição e você deve se apropriar de cada uma delas e aguardar a sua benção em nome de Jesus.

21-APRENDA A DESFRUTAR DA BENÇÃO DO DIZIMISTA(Ml.3;10)

Trazei todos os dízimos a casa do tesouro , para que haja mantimento na minha casa,e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal que dela vos advenha a maior abastança.

Nota-se que por varias vezes apenas lemos o versículo em apreço e pensamos apenas no fato de dar os dez por cento, há pessoas que apenas calculam quanto teriam que dar e admiram:Nossa tudo isso!Permita-me informar-te que uma das bênçãos mais imediatas contidas na palavra de Deus é a benção do dizimista, o mandamento bíblico e trazei todos os dízimos, que representa a décima parte de nossos ganhos, como primícias ou seja o dizimo não é do que sobra e sim de todo seu ganho por exemplo:

Um real = dez centavos

Cem reais = dez reais

Mil reais = cem reais

Dez mil reais = mil reais

As pessoas se embaraçam com o dizimo de varias maneiras, se é pouco elas dizem ah só este pouquinho isso não fará diferença, se é muito as pessoas as vezes dizem nossa! Tudo isso. E se perdem deixando de desfrutar desta grande benção dispensada aos dizimista. Por outro lado existem aqueles que são dizimista fieis porem desconhecem as bênçãos de Deus que sobrevém a ele a falta desta conhecimento as vezes o impede de receber muitas bênçãos, e isso é o que veremos a seguir:

-Ao devolver o teu dizimo você está fazendo um deposito na casa do tesouro

-Com o propósito de que haja mantimento na casa de Deus

-O conselho de Deus é para que depois façamos prova com Deus

-E Ele há de abrir para cada um de nós as janelas do céus

-E Ele há de derramar sobre as nossas vidas uma benção tal

-Ele nos proverá de maior abastança

Veja quantas bênçãos Deus quer te conceder, veja quantas bênçãos Ele coloca a sua disposição veja quantos mistérios Deus quer desvendar na vida de um dizimista, e se tens sido fiel dizimista tão somente se aproprie de tais promessas e desfrute desta grande benção dispensada aos dizimistas.

22-APRENDA A FALAR A VERDADE(IIIJo.3)

O apóstolo do amor escreve a um de seus obreiros a andarem na verdade é interessante notarmos como a mentira quer se impor e nos convencer que precisamos dela, que falar a verdade pode nos prejudicar nisto e naquilo e consegue seduzir as pessoas a ficarem de seu lado. Isto é um laço; que venhamos a desenvolver em nós a virtude de falarmos sempre a verdade, cada um com seu companheiro, é impressionante que para falarmos a verdade, se faz necessário andar na verdade, as pessoas que não andam na verdade, terão naturalmente dificuldades de falar a verdade, pois para falarem a verdade terão que viver a verdade.Então a regra é simples viva a verdade,na verdade, seja verdadeiro em todas as tuas ações e fale a verdade cada um com seu companheiro e Deus te abençoará cada dia mais.

23-SEJA UM PAI EXEMPLAR(Cl.3;21)

Eis ai uma dica simples e poderosa para os pais capaz de resolver muitos problemas nos relacionamentos entre pais e filhos:Vós pais não irriteis a vossos filhos, para que não percam o animo. Bem, que cada pai deve disciplinar, ensinar, aconselhar, corrigir, conversar com seus filhos todos muito bem sabemos, porem a disciplina aos filhos deve ser com implicância, com ranzinagem, com tom provocativo, com agressividade, com tom de irritá-los, não precisa isso, também não precisa ficar sem se falar com os filhos só por que lhes corrigiu, a correção é uma coisa o convívio e outra, ao longo dos anos o que tenho visto já que nem todos os pais tem uma grande formação sócio educativa, uma formação familiar tão bem estruturada, muitos vieram conhecer a palavra de Deus já na idade adulta, então neste caso a minha sugestão é a seguinte:

-Pais sejam exemplos a seus filhos em tudo; no trato com a mãe deles, no trato com as pessoas, na condução de suas vidas pessoais, na administração de suas vidas em todos os sentidos e em todos os momentos. Os teus filhos te acompanham desde muito cedo seguem os teus passos, querem te ver, te ouvir, querem a tua companhia, a tua amizade, a tua confiança, o teu respeito, tenho observado que muitos pais queixam de seus filhos mas nunca pararam para se auto avaliarem com respeito

-Pais; os teus filhos atentarão mais para o seu exemplo de vida do que para as tuas palavras, as tuas ações falam mais alto do que os teus sermões, e o teu filho precisa de você. Procure ser um pai amigo, companheiro, procure sentar com seu filho no quarto deles procure sair com eles e conversarem de pai para filho, ouça seu filho, ore por ele imponha as tuas mãos sobre ele e ore por ele, leia diariamente a palavra de Deus com ele, se prepare para seres surpreendido com as grandes surpresas que tereis com o passar dos dias, quando começares a ler a palavra de Deus e orar com os teus filhos incessantemente. E seres um pai exemplar!

24-SEJA UM MARIDO ESPECIAL (Cl.3;19)

Acredito que não venha ser uma tarefa tão fácil ser um marido especial, a essa altura a pergunta a todos seria você se acha um marido especial?Você tem ao seu lado um marido especial? Qual a receita para ser um marido especial ? Veja bem a palavra de Deus citada acima nos diz: Vos maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.(Cl.3;19) A primeira parte as mulheres gostarão de saber que é um pedido aos maridos a que amem a vossas mulheres, trate-as de forma carinhosa, encha-a de beijos, de abraços, de mimos, que procure diariamente dialogar com elas, que lhes ouçam quando necessário, que lhes de apoio, amparo que lhes de atenção, que lhes faça feliz, que lhes amor muito amor.A seguir vem ai um pedido: Não vos irriteis contra elas. Vou te fazer uma pergunta; responda-a para você mesmo: A sua esposa já lhe fez alguma coisa que te deixou irritado, irritadíssimo, muito bem você a ama? Parabéns cavalheiro pois a palavra de Deus diz a você: Ame-a e não se irrite contra ela.No dia a dia de um casal ambos são passivos de aborrecerem um ao outro e a palavra de Deus nos admoesta: Não se irrite contra ela. Ao se irritar contra ela você pode ofende-la, magoá-la, entristecê-la, arrasá-la, e de pequenas coisas fazer-se instalar sem sentido, por isso atente para o conselho da palavra de Deus e seja um marido especial.

25-SEJA UMA ESPOSA IDEAL(Ef.5;22)

Por certo há uma serie de requisitos a serem preenchidos pelas mulheres, bem como também pelos homens afim de que obtenham assim relacionamentos duradouros e prazerosos ao lado de seu esposo e de seus filhos o versículo citado acima nos ensina:Vós, mulheres, sujeitai-vos aos vossos maridos, como ao Senhor. E segue-se o texto em mais dois versos que também devem ser considerados pelas mulheres. Há uma tradução muito interessante neste contexto que diz:Mulheres sede sujeitas a liderança de vossos maridos, se o marido é posto como o cabeça no lar, se as mulheres devem ser submissas aos próprios maridos como a igreja deve ser sujeita a Cristo, então cada mulher deve ser sujeita aos seus próprios maridos, é louvável quando o casal tem uma certa sintonia um com outro, afim de que não se faça necessário que o marido fique a todo tempo pedindo a mulher que tome o seu lugar, eu sei que nos dias atuais esta palavra sujeição, submissão soa como se o marido fosse o então delegado de policia do lar,entendo também que no passado sujeição era um jugo que esta geração nova se assusta só de pensar em como era no passado, mas não é esta a idéia de Deus para com esta assunto. Então o que Deus requer das mulheres?

-Que as mulheres reconheçam e desempenhem o seu papel de mãe, de serva de Deus e de mãe, sem passar na frente de seu esposo, mas caminhando ao seu lado.

-Que a mulher não venha em tudo querer desfazer de todas as opiniões, sugestões, decisões do marido querendo assim que tudo seja do seu jeito, afinal quem é o cabeça?

-Que as atitudes da mulher não venham atrasar, impedir, atrapalhar destruir a carreira espiritual e ministerial de seus maridos.

-Que o procedimento das mulheres não venha ser razão de escândalo e tropeço na vida de seus maridos.

-Que cada esposa realmente tenha uma vida dedicada ao lar, aos filhos e ao seu esposo.

A esposa ideal é amável, meiga, carinhosa, dedicada, delicada, respeitosa, submissa, moderada, caprichosa, dona de casa excelente, serva de Deus excelente, esta é a mulher a qual todos dizem dela esta é uma mulher de Deus.

26-SEJA UMA MÃE MARAVILHOSA (Cl. 3;18)

A mãe é uma estrela no lar, seja ela quem for, ela é sempre uma heroína, a família conta com ele, o esposo conta com ela, os filhos contam com ela, os que a conhecem também com ela, na casa de Deus da mesma maneira, na minha trajetória como obreiro na casa de Deus tenho tido a honra de conhecer centenas de mães maravilhosas, as quais a palavra de Deus nos diz que as tais são as mães que ganhamos ao seguirmos a Cristo Jesus o Senhor. Afinal como é uma mãe maravilhosa?Bem ela é espetacular pois tem um conjunto de habilidades que são postas em pratica por ela no seu dia a dia no lar, ao lado de seu esposo, ao lado de seus filhos.

27-SEJA UM FILHO QUE HONRE A TEU PAI(Ef.6;1,2)

São muitos os filhos que dão prazer, satisfação e alegria a seus pais, conheço a muitos destes filhos, a primeira honra devida aos pais é uma forma de reconhecimento, de gratidão, por tudo quanto nossos pais fizeram por nós desde que nascemos até o presente momento, muitos de nós fomos criados de uma forma simples dado as condições, financeiras de nossos pais porem nos criaram com amor, carinho, nos ensinaram o tanto quanto puderam, aquilo que estava ao alcance de cada um deles, e assim chegamos a idade adulta, porem não podemos negar as nossas raízes, as nossas origens, e a palavra de Deus nos admoesta a sermos obedientes aos nossos pais porque isto é justo; por que isto é justo? Ora por tudo quanto nossos pais fizeram por nos o mínimo que fazemos por ele é obedecermos enquanto adolescentes, jovens, e na idade adulta a palavra de Deus nos admoesta a honrá-lo lembrando-nos dos teus ensinos, dando a ele a honra devida, jamais despreze os conselhos de seu bondoso pai,que os teus dias haverão de ser abençoados pelo Senhor em todos os sentidos, vale a pena ser um filho que honra a teu pai vale a pena.

28-SEJA UM CRISTÃO CONTAGIANTE(Jô.4;28-30)

Quem ainda não ouviu que a fé em Jesus é algo contagiante, Ele salva um da família,ai salva o outro,o outro daqui a pouco lá está todos os membros da família juntos servindo o Deus todo poderoso, e se alguém se demora em fazê-lo passam-se anos e anos mas Deus é fiel, tão somente não deixemos de crer, de orar, de esperar e tenhamos esta vida cristã contagiante, como fazê-lo?Ora em primeiro lugar um cristão contagiante contagia as pessoas através de seu testemunho de fé, quando ele conta as pessoas as coisas que o Senhor Jesus tem feito em sua vida. A seguir ele contagia as pessoas através das coisas extraordinárias que um cristão cheio de unção, cheio de autoridade, usado nos dons espirituais, cheio do conhecimento da palavra de Deus ele pode em Cristo Jesus contagiar a muitas vidas pelo poder de Deus e para gloria de Deus.Portanto seja um cristão contagiante isto é gratificante, é agradável a Deus, acrescenta almas ao reino de Deus, faz parte do nosso desenvolvimento, discipulado, crescimento em Cristo Jesus!

29-DESFRUTE DA ALEGRIA DO SENHOR(Nm.8;10)

Quem disse que o crente não pode ser feliz,não pode se alegrar, não tem direito a momentos de recreação sadia na presença de Deus pois a alegria do Senhor é a nossa força(.Nm.8;10) Feliz daqueles que desenvolvem a alegria no Senhor Jesus, e aqueles que servem a Cristo sabem como fazer isto:

-Através de hinos de louvores ao santo Deus todo poderoso

-Através da adoração ao Deus todo poderoso

-Através de hinos e cânticos espirituais

Buscando em Deus o alívio do acumulo de mágoas, ressentimentos, lembranças amargas, relatos que lhe aconteceram no passado que te fizeram sofrer, Deus te chamou para ser feliz para se alegrar na presença dele, a gente não entende como pode haver tantas pessoas que mesmo servindo ao Senhor são pessoas que se mantém aprisionadas a tantas e tantas coisas que as impedem de ser felizes, de desfrutarem do melhor de Deus para com as suas vidas, eu entendo que enfrentamos na vida momentos de angustia, momentos que a gente quer se esquecer deles, tudo bem, eu entendo também que tem dias que não são os melhores que vivemos, porem de uma coisa eu tenho certeza:A alegria do Senhor é a nossa força. Vença as tristezas da vida através da alegria que este Deus quer te proporcionar. Quando estiveres triste, abatido, cabisbaixo, baixo astral, baixo estima, coloque em oração todas estas coisas conte para Jesus onde é a tua dor, ele é o teu remédio confia no Senhor.Se não tens tido alegria, se tens estado mesmo tendo Cristo continuas triste, angustiado, conte para Ele,e diga Jesus meu coração esta triste alegre o meu coração e ele te alegrará,eu tenho

30-COLOQUE OS TEUS PROJETOS NA PONTA DA CANETA(Hc.2;2)

Note o conselho do profeta Habacuque: Escreva a visão...Se você tem um alvo uma meta, um objetivo, faça um favor para você mesmo escreva a tua visão, escreva a tua historia, escreva as coisas que você deseja fazer para Deus, para a tua família, para com a obra de Deus, escreva atua visão, é algo interessante isso, eu nem acreditava nisso para ser sincero mas a partir do momento que passei a fazê-lo, tenho visto que realmente funciona.Escrever as coisas que temos já realizado, as coisas que desejamos realizar, as coisas que planejamos comprar construir, que desejamos ver Deus realizar para Deus e assim por diante, quando você visualiza o teu alvo em forma de um cronograma, de um simples gráfico, de uma anotação, as coisas são melhor colocadas em oração, em pauta, e em pratica.Comece a partir de hoje a colocar tudo na agenda e comece a estabelecer certos prazos para alcançar tais objetivos e verás que com o passar dos dias novas coisas passarão a acontecer em tua vida.Claro que tudo está debaixo da vontade soberana do Todo poderoso, de sua santa vontade, porém você tem o direito e o dever de se estabelecer, de firmar os teus passos, de caminhar em direção ao objetivo que desejas alcançar pense nisso.

31-EVITE DISCUTIR COM QUEM QUER QUE SEJA(Tt.3;9-11)

Evitar discutir com as pessoas é uma habilidade assim como ficar provocando discussões arrogantes, polemicas, destrutivas é algo nocivo, particularmente não gosto de entrar em discussões sobre questão alguma quem nunca ouviu a deixa política, futebol e religião são três assuntos que as pessoas devem evitar discussões, mas na verdade não é só isso não, as pessoas discutem por preços das coisas, por profissões, cores de coisas, preferência por lugares, por marcas de roupas de carros, por gostos por comidas, roupas calçados, etc.Olha você não é obrigado ter opinião gosto, preferência, pensamento, idéia igual a de ninguém, você precisa respeitar a preferência dos outros e tem que fazer se respeitar o seu gosto também, não ofenda as pessoas mas também não se ofenda com as pessoas.Evite discussões, procure conversar e tratar as pessoas de forma pacifica, procure dialogar sobre tudo que puder desde de que haja respeito,desde que haja cordialidade, desde que haja, reciprocidade,pois entendo que ninguém e obrigado ser igual a todos em tudo, mas se alguém tem uma opinião formada oposta a sua para que vocês vão insistirem em levar a frente uma conversa improdutiva.

32-EVITE ESPALHAR BOATOS ACERCA DAS MAZELAS ALHEIAS(Lv.19;16)

Todos nós enfrentamos a grande tentação de dizer as coisas que as pessoas nos contam,e sabemos que quando alguém comenta algo que não se pode comentar, pronto;isso já foi comentado daí em diante um fala daqui,outro dali,logo todos estão a comentar,existem varias formas de se comentar as coisas, aprendi com meu pastor que tem coisas que a gente diz com a mão na boca,ou seja fala com respeito a quem foi vitimado pelo fato hora comentado,fala com temor a Deus pois não sabemos o amor e o plano que o Senhor tem com tal pessoa, fala olhando para cada um de nós pois ambos estamos sujeitos a enfrentar toda sorte de dificuldades, a caminhada é longa.Mas existem pessoas que precisam ser libertas desse tipo de comportamento que é justamente o prazer de espalhar boatos de forma maldosa, maliciosa, zombadora, acerca das mazelas alheias é uma espécie de prazer pela derrota alheia, satisfação em contar as coisas ruins que ocorrem na vida pessoal, espiritual, familiar e financeira dos outros.Talvez tais pessoas não sabem mas quando você joga terra nos outros o buraco que você está fica mais profundo.Tenho observado muita coisa ruim acontecer na vida de muita gente, como também tenho visto o atraso de vida no caminho de outros e geralmente são pessoas que tem em si um certo prazer em saber, contar, comentar, com as coisas negativas na vida daqueles que o rodeiam, aqueles que tenho tido a oportunidade de dialogar o que não é fácil pois estas pessoas são cegas nesse sentido, elas costumam pensar que não é nada demais comentar as mazelas alheias, afinal não foram elas que erraram, estão apenas falando.Mas quem quiser pode fazer um teste evite frontalmente comentar as misérias dos outros e observe como as coisas vão mudar de direção em sua vida, proponha orar por cada desafortunado que encontrar, interceder por cada sofredor que encontrar,procure dizer a qualquer que te procurar para contar alguma coisa ruim acerca de alguém,que tal fazermos agora uma oração por ele,afinal nos somos portadores de Boas Novas ou de noticias ruins?Pense nisso!

33-JAMAIS CALUNIE QUEM QUER QUE SEJA(Pv.30;10\Tt.2;3)

É uma das experiências mais duras pelas quais um cristão possa passar que vem a ser caluniado, acusado de algo que não fez, acusado de algo que não praticou, e as pessoas sofrem injustamente quando não passam anos e anos no calabouço presas por acusações injustas, evite ser caluniador na casa de Deus, e se porventura tens sido vitima de calunia não se entristeças, não abandone a casa de Deus, não abandone a obra de Deus, por certo daqui a pouco tudo será esclarecido, tudo será elucidado e você continuará a seguir o seu caminho, e se porventura tens acusado alguém de algo que ele não fez, procure esta pessoa e peça perdão a ela, e ore por ela a Deus, e nunca mais faça isso.

34-JAMAIS DESISTA DE LUTAR(Hb.11;32-40)

Ao lermos hebreus onze ali teremos a galeria dos Heróis da fé, ali se registra muitos nomes, não foram parar ali por acaso houve uma história por traz de cada um destes personagens e neste tópico eu te convido a ler hebreus onze, e a meditar na vida de cada um destes personagens, cada um dos obstáculos por eles enfrentados e quais as armas usadas por cada um deles e jamais desista de lutar, jamais desista de acreditar em sua vitória, você estará também nas futuras galerias dos futuros heróis da fé da geração de heróis da fé, e como tal deves guerrear, deves se portar de forma valente, varonil,de forma corajosa, de forma determinada.Tais heróis venceram reinos, praticaram justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forcas, na batalha se esforçaram, puseram em fugida exércitos dos estranhos, as mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos, outros foram torturados não aceitando o seu livramento, e outros escárnios, cadeias e até prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada, andaram vestidos de peles de ovelhas, desamparados, aflitos e maltratados. Nenhum destes homens chegaram aqui por acaso houve um caminho a ser percorrido por isso nobre herói que estás a ler este livro, prossiga em sua caminhada na certeza de que Deus é contigo nesta caminhada certo de que a vitória e tua em nome de Jesus.

Costumo dizer que não sou movido por aplausos e nem paralisado por vaias, é interessante a oposição direta e indireta causada por aqueles que se põem em nosso caminho tentando impedir, atrapalhar, desfazer, impedir-nos de alcançar este ou aquele objetivo, meta ou propósito.Cabe a cada um de nós não se deter por causa dos inimigos, não dar ouvidos as suas destrutivas criticas, não ficar a espera de elogios, aprovações, autorizações, das pessoas que se opõem a tudo quanto desejamos fazer seja na vida pessoal ou mesmo na vida espiritual. Podes observar que se depender de certas pessoas você não faz nada, não é nada, não tem nada, é muito normal as pessoas na maioria das vezes ver umas as outras como um ser desprezível, incompetente, incapaz, é natural as pessoas encontrarem facilmente em nos os nossos defeitos e diante disso, colocarem barreiras e mais barreiras diante dos nossos alvos metas e objetivos.Cabe a cada um de nós impor o nosso ritmo daquilo que cada um de nós desejamos realizar.Um conselho não deixe de criar, porque alguém não admira a sua criação, não deixe de expor os teus talentos só porque alguém não acredita no seu potencial.Não se detenhas por causa dos teus inimigos.Desenvolva através do estudo da palavra de Deus meditando nas batalhas travadas no AT como tais batalhas foram bem sucedidas como guerrearam os grandes guerreiros do Senhor, como venceram que promessas tiveram da parte de Deus,e o que Deus fez por cada um deles.E quanto a ti não se detenha faca como Davi quando foi ao campo ver como estavam seus irmãos e um deles lhe dissera que viestes a fazer aqui,bem conheço a tua presunção, então Davi se desviou e foi para o outro lado,faça o mesmo vá para o outro lado, siga em frente.

35-NÃO PARE POR CAUSA DAS LUTAS(Rm.8;31-39)

Dentre as muitas indagações que as pessoas nos fazem uma delas é: Porque sofrem os justos?Porque aqueles que amam a Deus se vêem em muitas adversidades, o caráter cristão é moldado, formado, amadurecido através das adversidades da vida, li certa vez uma frase que diz assim:A benção do AT era a prosperidade e a benção do NT é a adversidade. Agora cabe a cada um de nós não se deter por causa das lutas da vida no texto citado acima, um dos textos preferidos pelo povo de Deus aprendemos muitas coisas importantes neste contexto vejamos:

1.Se Deus é por nós quem será contra nós?

2.Se ele não nos negou a seu Filho como não nos dará também todas estas coisas?

3.Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?

4.Quem os condenará?

5.Quem nos separará do amor de Cristo?

Em primeiro lugar vemos aí as grandes perguntas do apostolo Paulo este estilo de pergunta usado pelo apostolo não é semelhante aquela pergunta de quem sabe a resposta, sabe que se Deus é conosco ele nos livra, ele nos ampara, ele nos socorre, ele não abandona os teus.Já nos deu grande prova disso quando enviou-nos o teu filho a morrer na cruz do calvário para morrer em nosso lugar, já nos deu seu Filho nos dará também as demais coisas.Quem nos acusará?Quem mexer com você está mexendo com o teu Deus quem tocar em ti está provocando o teu Deus. E ele não vai te deixar sozinho, ele irá ao teu encontro, ele agirá a teu favor, ele não permitirá que nada nem ninguém te separe dele acredite nisto, declare isto em tua vida.

Bem a seguir temos aí uma lista de varias coisas que sobrevém aqueles que servem e seguem ao Senhor as quais são:

-A tribulação, a angustia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada, a morte, a vida, os anjos, os principados, as potestades, o presente, o porvir, a altura, a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor.Bem temos ai uma serie de coisas que no cotidiano da vida enfrentamos e que nos põe na defensiva, muitas vezes sem saber o que fazer e nem para onde ir, glorifico a Deus pelo conforto que encontramos nas paginas da bíblia sagrada onde nos deparamos com diversos textos contendo mensagens de conforto e de consolo para com as nossas vidas, encontramos centenas de exemplos já que a bíblia sagrada para quem não sabe é o livro que contem reunido em toda sua extensão o maior acervo biográfico onde encontraremos sempre um exemplo de uma historia que se identifique com a nossa.Gosto de colocar as tribulações da vida em confronto com o verso contido em romanos 12 verso 12 pois ali teremos o seguinte:Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.(Rm.12;12) Eis ai uma grande receita para aqueles que estão passando por tribulações, e Deus nos orienta a se alegrar no Senhor Jesus, a servi-lo com alegria mesmo diante das adversidades da vida, tenha esperança, tenha expectativa da vitória que o Senhor haverá de te dar, tenha paciência, aprenda esperar a tua benção, a tua vez a hora de Deus, persevere você não pode parar agora,você não pode desistir agora,você não pode voltar atrás agora, e mantenha-se em oração, a oração é o segredo, a oração é o caminho, a oração é a arma e será através da oração que alcançaras a tua vitória.

36-LUTE PELOS TEUS OBJETIVOS(Js.1;1-9)

Logo após a morte de Moises,Josué tinha pela frente grandes projetos a executar, apesar de ter perdido o seu líder máximo não havia tempo a perder,ele teria que se recuperar e rapidamente recomeçar a caminhada, havia pela frente o Jordão para atravessar, Jericó para conquistar, povos para combater,pelejas a enfrentar,desafios tremendos a serem superados, e seria necessário lutar por seus objetivos, lutar de verdade, se o amado leitor puder depois leia todo livro de Josué este modesto professor tem muito para passar a cada um daqueles que assim fizer, ah não se esqueçam de apanharem papel e caneta pois muita coisa que ele disser é bom que anotes e que tenha sempre a mão, outras lições que com ele aprenderes é bom que anotes pois lhe serão úteis .Mas o importante exemplo que Josué nos deixou foi que ele lutou por seus objetivos, e lutou com bravura, lutou com garra, lutou com fé, lutou com postura de guerreiro, lutou com firmeza, lutou com integridade, lutou com a presença de Deus na vida que lindo.Admoesto a cada leitor a que sigamos a liderança deste grande combatente do Senhor dos exércitos que combateu com o povo pelo povo e através do povo de Deus, seja assim lute pelos teus objetivos, Deus honra todos que assim fizeres,se fiel no pouco e no muito Deus te colocará, não se intimide pelo tamanho de seus objetivos lute por eles,sempre confiando Naquele que tudo pode e por certo Ele te ajudará a alcançar cada um deles em cristo Jesus, pois a palavra de Deus nos diz:Porque contigo salto uma muralha com o meu Deus passo pelo meio de um esquadrão. Portanto tenha coragem e salte, tenha ousadia e passe pelo meio daqueles que a todo custo tentam te deter, te parar, te frustrar, você quer vencer? Você quer chegar lá? Você deseja realmente ser bem sucedido?Você quer ter uma vida cristã bem sucedida? E o que estas esperando para iniciar a desfrutar desta benção a partir de agora? Ai você me pergunta o que devo fazer? Pare esta leitura e a principio ore comigo a Deus, peça-lhe que derrame sobre a sua vida uma porção de sua graça jamais derramada sobre a sua vida,peça-lhe um revestimento de poder jamais recebido por você desde que o serve,faça com ele um concerto jamais feito por ti,e procure restaurar toda e qualquer aliança com aqueles que já magoastes e que te magoaram,libere perdão aos teus inimigos,reinicie agora a leitura da palavra de Deus e buquê praticar toda a sagrada escritura em todo teu viver e depois por favor conte me o que te aconteceu.

Nota: Procure aplicar em tua vida cotidiana tudo que fora ensinado neste livro em todo ele e tente contar as bênçãos que a partir de então receberás.

37-LUTE PELOS TEUS DIREITOS(IISm23;12)

Erra quem pensa que por seres um cristão estas sujeito a seres passado para traz não podes ter opinião próprias, que as pessoas podem fazer de você o que bem querem, que as pessoas podem te maltratar, tratar-te com desrespeito, e assim por diante pois eu tenho uma palavra de Deus para ti:Defenda o que é teu. Lute pelos teus direitos, lute pelos teus objetivos, lute pelas coisas que desejas ver realizadas em tua vida, lute pela sua família, lute pelos teus filhos, lute pela tua família, lute pela tua vida espiritual, Seja fiel a Deus, mas tenha expressão, tenha sugestão, tenha opinião, fale, faça valer o seu ponto de vista, não estou te dizendo para ser um grilo falante, falando bobeiras, estou dizendo para você ser expressivo fazer valer as tuas opiniões, marcar presença através de suas palavras.Lute pelos teus direitos, não abra mão de nenhum deles.

38-JAMAIS DESISTA DOS TEUS SONHOS

Falar de sonhos e não falar de José é algo quase que impossível, todos nós temos nossos sonhos alguns possíveis outros possíveis, alguns realizáveis outros só em nossa imaginação mesmo alguns se tornarão realidade outros apenas nos manterão vivos,pois enquanto estiveres vivo, sonharás, quando não mais houverem sonhos você estará morrendo aos poucos,é interessante o comportamento das pessoas em relação aos nossos sonhos, aos nossos ideais,aos nossos objetivos, alguns nos acham loucos,outros ignoram os nossos sonhos,ainda há aqueles que tentam desmotivar todo e qualquer sonho ou mesmo sonhador que cruzar o seu caminho, há ainda aqueles que mesmo assim insistem em sonhar, lutar, acreditar nos seus sonhos, e o nosso desejo é que cada leitor seja um destes sonhadores.Agora existe algo muito interessante em relação a isto,existem um numero muito grande de pessoas que tem os seus lindos sonhos e acham que o simples fato de simplesmente sonharem fará com que automaticamente tais sonhos se realizem, bem sonhar é bom mas na trajetória de um sonhador há um caminho a se percorrer,e cabe ao sonhador acreditar no sonho e fazer alguma coisa afim de que tais sonhos se realizem, Não basta apenas sonhar,nem precisa dizer mas é bom ressaltar que não estou me referindo apenas a sonhos que se tem, mas me refiro a sonhos que se tem acordado,me refiro as nossas aspirações, aquilo que desejamos ser, ter, e fazer.Já disse e repito não quer dizer que tudo que passar pela sua cabeça,terá que acontecer mas quero dizer que você tem direito de sonhar,de acreditar e de lutar pela realização de teus sonhos e que nada nem ninguém tem o direito de te atar,de atar as tuas ações,afim de que seus sonhos não se realizem, fique muito atento e descubra quem são os destruidores de sonhos no teu caminho, e se livre de forma diplomática de cada um deles,como fazer isso, vá a luta, não espere neles,não espere por eles,não conte com eles, até hoje as coisas que acreditei que seria capaz de realizar eu as fiz sem esperar que todos a minha volta se mobilizassem a meu favor.Querido a vida corre depressa,e ninguém vai parar para ajudar ninguém a realizar seus sonhos a tendência das pessoas é nos distanciar de cada um de nossos objetivos, então o que lhe resta é buscar a Deus,buscar na sua palavra,toda e qualquer orientação afim de que estejas preparado a cada dia para cada desafio, para cada embate, para cada montanha que terás que suplantar .O que quero deixar bem claro a você guarde muito bem isso:Existem muitas coisas que se você esperar acontecer em tua vida jamais acontecerão,existem coisas que se você depender dos outros agir por você para que aconteçam em tua vida jamais acontecerão. Por isso te digo sonhe a vontade,acredite nos teus sonhos, mas acima de tudo lute pela realização de cada um deles, se todos eles não se realizarem pelo menos você sonhou, lutou e acreditou.

39-JAMAIS DESISTA DE ESPERAR(Sl.40;1)

Bem sabemos que esperar não é fácil,especialmente quando aguardamos em Deus uma benção, o cumprimento de uma promessa que a muito tempo esperas e parece que ela não vem,eu sei o que é esperar, tem coisas que espero a vinte e um anos, ano passado Deus me deu algo que esperei por cerca de 20 anos, então eu sou matriculado na escola da paciência, mas eu não desisto de esperar, pois não estou esperando em quem não pode cumprir o que prometeu,mas esperamos no Deus que tudo pode e que tudo faz por amor dos escolhidos que a Ele clamam.Por outro lado a palavra de Deus nos ensina que a paciência produz experiência,e a experiência esperança,porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações.Que coisa gloriosa embora muito sofremos durante o tempo da espera,este tempo se faz necessário para que desenvolvamos as virtudes necessárias.Tais como:

-Amadurecimento do caráter cristão

-Crescimento na vida cristã

-Aproximação daquele que lhe prometeu

-Crescimento em fé,comunhão,amor a Deus

-Conhecimento da palavra de Deus

Vale a pena esperar em Deus, a palavra de Deus nos ensina: Sede pacientes,e aguarde com paciência,não fique desapontado,frustrado desanimado por que a promessa não se cumpriu em tua vida,continue a esperar que quando menos esperar a benção virá e Deus será glorificado em tua vida.

40-ACREDITE QUE VOCÊ É CAPAZ

Todos nós temos as nossas habilidades,as nossas habilidades vocacionais,em alguns tais habilidades se destacam de forma natural, como se costuma dizer fulano já nasceu com isso está no sangue,outros pagam caro para adquirir tais habilidades, desenvolve-las.Mas acredite em alguma área você pode crescer, alguma coisa nova você pode aprender, acredite muitas coisas que você jamais ousou tentar fazer, podem ser feitas por você e por certo se deres uma oportunidade a você se surpreenderás com o que Deus pode fazer através de sua vida, existem tabus que as pessoas impõem contra nós, existem coisas que as pessoas nos deixam bem claro que não adianta nem tentar pois isso não é para nós, não temos vocação para tal coisa, entenda uma coisa quem dá a palavra final mediante as tuas habilidades vocacionais e Deus e você mesmo,todos sempre teremos ao nosso redor pessoas que nos admiram,que vêem em nós grandes talentos assim como sempre teremos ao nosso redor pessoas que a semelhança de Golias olham para nós e nos desprezam, já disse ignore tais pessoas, Deus te escolheu, te capacitou e te capacitará muito mais, agora a primeira pessoa que vê Deus em tua vida é você,a primeira pessoa que acredita os teus projetos é você,a primeira pessoa que acredita no teu potencial é você.Se você se acha desprezível,como esperas que as pessoas te valorizem,se você se odeia como esperará que as pessoas te amem?Acredite você em nome de Jesus,tem capacidade de ser o que Deus quiser que sejas,is onde Deus quiser te levar.Amém.

41-NÃO ADMITA SE DETER POR CAUSA DOS TEUS INIMIGOS

Jamais deixaremos deixar de ter em nosso encalço pessoas que de uma forma direta ou indireta se opõem a nós, as coisas que temos a fazer, os nossos alvos, as nossas metas,os projetos que Deus quer realizar através de nossas vidas, por esta razão eu admoesto os amados leitores proponham não se deter por causa dos teus inimigos,os quais na verdade são inimigos do teu Deus, do teu crescimento, das tuas conquistas,dos teus sonhos, das tuas metas alvos e objetivos.Ignore as suas destrutivas criticas,trabalhe, trabalhe e trabalhe,deixe os nas mãos de Deus e do tempo.Siga em frente,não olhe para traz,não de ouvidos,as suas palavras de derrotas de desanimo,de desencoraja mento,de desestimulo a sua fé, de desprezo a você, entregue tudo nas mãos do Senhor.

42-CRESÇA A CADA DIA NA GRAÇA(Lc.2;52)

Se o senhor Jesus necessitou de crescimento e nós?Quem nunca ouviu falar assim fulano só tem tamanho,diferente do Senhor Jesus,ele crescia em sabedoria, em estatura e em graça, para com Deus e os homens.Sabe as pessoas na verdade tem vontade de crescer,so não estão dispostas a fazer nada para que isso aconteça,infelizmente temos um imenso numero de cristãos que pensam que o simples fato de se dizerem cristãs já lhes garantem,poder espiritual, cumprimento de todas as promessas que Deus lhes fizera,enfim todas as coisas que as mesmas desejam ou vierem a desejar,outros pensam assim bem aceitei a Cristo como salvador agora é ficar quietinho aqui até uma das coisas me acontecer ou morrer e ir direto para o céu ou Jesus vir e me arrebatar,porem ninguém fica parado no meio de um campo de batalha de braços cruzados sem que nada lhe aconteça.O que quero lhes dizer é que se você não se mexer você não sobrevive no reino de Deus,leia a parábola do semeador e veja isso,o que ococrre com cada tipo de terreno e com cada tipo de semente.Portanto não tens opção ou você dá fruto,ou você é cortado e lançado fora,sendo assim o caminho e dedicar em tudo o que puderes afim de agradares a Deus mais e mais.amem?

43-CRESÇA A CADA DIA NO CONHECIMENTO(IIPe.3;18)

44- VIVA ALÉM DE SEUS LIMITES(Hc.3;17-19)

Em habacuque lemos :Jeová,o Senhor é a minha força,e fará os meus pés como os das cervas e me fará andar sobre as minhas alturas.Esta expressão e muito forte,o profeta descobriu que com Deus na vida ele poderia viver alem dos seus próprios limites,e mesmo que a figueira não viesse a florescer, não houvesse fruto na vide, o produto da oliveira mentisse,as ovelhas da malhada sendo arrebatadas e o gado não haver no pasto,ele descobriu que mesmo assim ele poderia se alegrar no Senhor e exultar no Deus da sua salvação, pois o Senhor é a sua força e faz com que ele viva alem de seus limites.Nesse tempo presente como em todo tempo as pessoas que dependem de tudo a sua volta para se sentirem realizadas satisfeitas, para terem o prazer de viver,pode ser que o numero de infelizes e insatisfeitos aumentem cada vez mais,aprenda a viver alem de seus limites, desenvolva a habilidade de superar-se,em Cristo com a graça de Deus na vida, com o poder de Deus em tua vida, com a benção de Deus em tua vida, com a palavra de Deus em tua vida, por certo que podes fazer isto,hoje melhor que ontem e amanha melhor do que hoje,quem nunca ouviu dizer o que os domadores de elefantes fazem com eles,lhes amarram ao tronco de uma grande arvore e lhes acostuma a viverem presos depois de um tempo quando eles acreditam piamente que estão presos a uma arvore da qual não conseguem se soltarem,eles os prendem a um pequeno toco e os mesmos no se soltam dali pois pensam que o mesmo,é tão grande como aquele que os prendeu no passado, sabe que existem pessoas que por haverem enfrentado um grande problema no passado, o qual lhe prendera por muito tempo, hoje se encontram presos a pequenos problemas e acreditam que não podem ser feliz, não podem se libertar, não podem se soltar, não conseguem se imaginar sem aquele problema que lhes afligem parece que precisam mais do problema do que da solução para o problema.Experimente viver alem dos teus limites,experimente declarar que podes ser feliz em nome de Jesus,experimente dizer que Deus triunfará em tua vida e através de sua, comece a usar a sua fé para declarar coisas novas em tua vida,busque em Deus uma libertação desse medo de coisas que jamais te acontecerão, são coisas que você pos na cabeça e que só você poderá tira-las daí, vamos la campeão acredite que podes ir mais além de seus limites.

45-TRATE A TODOS DA MANEIRA QUE DESEJAS SER TRATADO

O principio bíblico para este tópico é s. Mateus O que quereis que os homens vos façam faze-o vós também.Vivemos em um mundo de intolerância zero, as pessoas não tem paciência de lidar, de falar, de ouvir, de fazer alguma coisa umas pelas outras, quando encontramos alguém gentil, cortes, educado, ficamos até um tanto atônitos, e as vezes até pesamos será que ele está me confundindo com alguém para me tratar da maneira que estou sendo tratado.E mediante a isso a tendência de muitos é ser hostil,e tratar a todos de forma dura afim de se imunizar dos maus tratos que as pessoas nos podem causam,mas nem por isso deixemos de tratar bem as pessoas, aprendamos a cada dia ser uma benção no trato para com tudo e para com todos.Todas as pessoas que tratam bem umas as outras sabem muito bem dos benefícios que recebemos em fazer isto,portanto trate bem a cada pessoa de a ela a devida honra, evite chamar as pessoas no diminutivo,mesmo que carinhosamente você está diminuindo a pessoa,não faça isso,se é pastor,trate-o como tal,se é professor, doutor, advogado, enfim trate bem as pessoas e veras como serás tratado.

46-PENSE POSITIVAMENTE E DE ACORDO COM A PALVRA DE DEUS(Fp.4;8)

Quando eu me refiro a pensar de forma positiva eu não estou me refirindo a ficar como que torcendo para que tudo saia de acordo com o que pensas como aquele torcedor que quase morre do coração na final de uma partida de futebol,mas me refiro a pensar positivo de acordo com a palavra de Deus ou seja:Tudo que é verdadeiro, tudo o que é honesto,tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama,se há alguma virtude,se há algum louvor nisso pensai.Este verso traz em si um material de grande utilidade para com as nossas vidas,trata-se da filtração dos nossos pensamentos, se não vigiarmos nos enchemos de pensamentos mentirosos, desonestos, injustos,impuros, repletos de magoas e de ressentimentos, por isto o apostolo Paulo nos admoesta com esta palavra gloriosa, e poderosa, nosso pastor costuma admoestar que não temos como impedir que as aves sobrevoem sobre nossa cabeça mas podemos evitar que as mesmas pousem sobre a mesma, assim são os pensamentos negativos,não temos como evitá-los, mas temos evitar que os mesmos repousem sobre a nossa cabeça.Sim você pode evitar de ficar alimentando pensamentos de derrotas, pensamentos de maldade as pessoas, pensamentos derrotistas, pensamentos odiosos contra quem quer que seja.Isso não faz bem a você, não faz bem as pessoas a sua volta,não resolve os problemas que tens a resolver, não resulta em nada então torne as tuas ações como a palavra de Deus te admoesta a fazer e serás abençoado em tudo e em todo tempo.

47-APRENDA COM OS ERROS ALHEIOS

Temos uma facilidade natural em nós de encontrar falhas nas pessoas,bem neste tópico vamos aprender a fazer algo mais neste sentido,vamos aprender com os erros alheios,meu pastor admoesta que se pudermos aprender com os erros dos outros afim de não cometermos os mesmos erros e sofrermos as mesmas penalidades é muito bom para cada um de nós.A primeira coisa que eu gostaria de frisar é que perfeito mesmo só o Senhor Jesus, cada um dos grandes homens da bíblia sagrada tiveram os seus erros as suas falhas o que é interessante é a maneira como cada um lidou com os teus próprios erros,um dos casos mais clássicos é o caso de Davi que veio a cometer um adultério e um homicídio, leia a sua oração de confissão ao Senhor Deus no salmo 51, que palavras de profundo coração arrependido.Mas o assunto é aprenda com os erros alheios.José conhecendo a natureza invejosa de seus irmãos e o amor que seu pai tinha por ele,contava-lhes os teus sonhos num tom de fazer realmente inveja aos teus irmãos a ponto de um dia embora por permissão divina os tais o lançaram numa cova e não bastasse isso o venderam como escravo, aprenda esperar o tempo de Deus para realização e cumprimento das promessas de Deus em tua vida, faça como Maria guarde algumas coisas que Deus tem te falado no seu coração e deixa Deus agir no tempo dele em tua vida.No seu ministério Jesus um carinho muito grande pala família de Lazaro,a saber o mesmo,e suas irmãs Maria e Marta,ocorreu que num belo dia o Senhor Jesus estava na casa delas,Maria tira o dia para estar aos pés do amado mestre,sua irmã não estava errada,ela estava preocupada em servir ao mestre,porem ela se esqueceu que mais do que os nossos feitos Jesus quer a nos,há não poucas pessoas se matando de trabalhar para Jeus,trabalham tanto,na obra que não tem mais tempo para ele,para estarem a sos com Ele e era isso que Maria estava a fazer e isto que estava faltando em Marta,passa-se os momentos e Marta se irrita e chama a atenção de Jesus e lhe diz :Senhor não se te dá que minha irmã me deixe te servir só?Dize-lhe que me ajude.A primeira vez que li esta passagem fiquei impressionado, com a falta de respeito de Marta,era como se ela estivesse dizendo que Jesus a estava incomodando, atrapalhando, atrasando os seus afazeres, nossa isso e serio.Sabe o que aprendo nesta passagem?A vida cristã se torna incomoda para com aqueles que desejam viver a sua própria vida,eu adoto o seguinte comportamento principalmente com pessoas que já servem a Deus, me detenho ao lado delas tanto quanto elas me dão oportunidade de estar ao seu lado,pois entendo que tem pessoas que se enfadam com as coisas de Deus já notastes isso?Bem Jesus,não deixou de lhe dar uma advertência,lhe dizendo:Marta,Marta estas ansiosa e afadigada com muitas coisas e uma só é necessária e Maria escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada. Emoutra se você não quer me ouvir,não impeça aqueles que desejam me ouvir,se você não quer orar,não atrapalhe aqueles que desejam buscar a Deus,se você não quer ir a igreja,não atrapalhe aqueles que desejam buscar ao Senhor,se você não deseja realizar a obra de Deus não impeça aqueles que a fazem.A prender com os erros alheios,que uma vida ausente de Deus e de sua presença não é vida,aprender que a razão de muitos erros e tropeços na vida do ser humano advem de seu desrespeito aos princípios bíblicos,aprender que aqueles que depois que conhecem a palavra de Deus e se voltam para o mundo se desviando dos santos caminhos do Senhor,são comparados como a porca lavada ao despojadouro da lama.e como o cão que se volta para o seu próprio vomito,aprendendo que se caminharmos seguindo sempre em frente olhando para Cristo alcançaremos o céu de gloria.Portanto use toda capacidade que tiveres de achar erros alheios e não cometa os mesmos erros e seja feliz.

48-ESTUDA AS PESSOAS A TUA VOLTA

Cada um de nós queira você ou não precisa conhecer a si mesmo e as pessoas a sua volta,falta-me espaço para tão vasto assunto, mas vamos dar pelo menos uma introdução.Você precisa conhecer a você mesmo, seus limites, seu temperamento, sua paciência,seu temperamento,e assim por diante, bem como também precisa conhecer as pessoas a sua volta e estuda-las,as crianças a sua volta são diferentes umas das outras,as brincadeiras que brinca com uma criança não são as mesmas que se brincam com as outras,a forma de lidar e a formação de uma para com a outra é diferente e você deve considerar isto se não passaras alguma vergonha com crianças que não conheces a as irritarás,da mesma forma os adolescentes e a juventude, esses dois grupos então é mais complexo ainda,admiro adultos que sabem cativar, atrair, dialogar, ensinar alguma coisa aos jovens,os quais em varias áreas tem muita coisa para passar para nos da mesma maneira que temos a passar a eles e você precisa estudá-los procurando conhecer um pouco desse mundo deles e de como sair e entrar nesse mundo em que eles vivem.Finalmente vem os adultos,os quais lidamos com eles na escola, na faculdade, no trabalho, na igreja, no trabalho e assim sucessivamente, em cada ambiente as pessoas vivem um momento diário diferente do nosso e diferente a cada dia,cada um de nos temo seu momento, o seu dia dia, a sua realidade de vida, os seus problemas,os seus temores, as suas queixas, as suas limitações,o momento vivido por cada um deles e querendo ou não temos que conviver com esta realidade, e com estas pessoas e muitas vezes dependemos delas para muitas coisas, e é ai que cabe a nos de acordo com a capacidade de cada um de analisar, avaliar, estudar, procurar compreender,conhecer a cada pessoa que vice e que convive com cada um de nós.Isto é estudar as pessoas a sua volta,descobrir o que fazer para conquistá-las,conquistar o seu respeito,a sua consideração e fazê-las caminhar com você.Para tanto precisas estudar e conhecer as pessoas a sua volta,faça isso e peça a Deus a ciência para lidar com cada um em cada circunstancia e coisas novas lhe acontecerá.

50-VIVA UM MOMENTO DE CADA VEZ(Mt.6;34)

No final deste grande capitulo temos uma frase poderosíssima que nos diz:Basta a cada dia o seu mal. Se faz necessário prestar bastante atenção quando caminhamos dentro do texto sagrado,afim de não deixarmos no caminho jóias tão preciosas que Jesus deixou a nos a fim de nos ensinar lições preciosas que os grandes sábios desta terra jamais nos ensinarão da forma que o nosso mestre nos tem ensinado e aqui está mais uma delas. Leia novamente S. Lucas 6 e 34 a ultima frase.É como se Jesus estivesse a nos dizer meus filhos:

-Vivam um dia de cada vez

-Enfrente um problema de cada vez

-Lute uma luta de vez

-Não antecipe sofrimentos que ainda não te ocorreram

-Não sofra por coisas que não te aconteceram e que é fruto de sua imaginação

-Acredite no que Eu posso fazer por ti de um dia para o outro

Notamos que nos dias em que vivemos as pessoas sofrem por antecedência,sofrem o mal do dia seguinte, sofrem como se estivesse enfrentando o problema que as vezes nem quem está enfrentando o temido problema que tal pessoa tem está a sofrer desta maneira,os médicos dizem que a maioria das doenças tem sua origem nas emoções,um grande trauma,uma grande perda financeira,uma crise na família,transtornos com filhos presos a dependência química, quedas espirituais de algum membro da família, problemas relacionados ao casamento de ambos ou de um dos seus, e assim por diante.Mas espere que tal darmos tempo ao tempo,que tal reconhecermos que não temos soluções imediatas para resolvermos todos os nossos problemas e os dos outros,mesmo que os amemos,que tal reconhecermos a soberania de Deus e entendermos que Ele sabe o que faz,como faz e que hora é o momento dele agir,que tal fazer o exercício do salmo de numero 37 que nos diz :

-Não te indignes.(v.1)

-Confia no Senhor (v.3)

-Deleita-te no Senhor (v.4)

-Entrega o teu caminho ao Senhor (v.5)

Pronto, se eu te disser que isto é fácil,seria irônico com você,mas te digo que Deus quer o melhor para cada um de nos,e quando Jesus nos ensinou a que basta a cada dia o seu mal,ele estava dizendo,viva um momento de cada vez,deixa o dia de manhã nas minhas mãos, deixe o amanha de seus filhos em minhas mãos,deixe o amanha de seu ministério em minhas mãos,deixe o amanha de sua família nas minhas mãos,deixe o amanha nas minhas mãos.

51-PARE PARA OUVIR AS CRIANÇAS (Mt.18;1-6)

Quem aqui já parou para ganhar um abraço de uma criança,quem aqui já parou para olhar aquelas maosinhas lindas delas,o sorriso,as lagriams,as palavras que elas falam quando sorriem ou mesmo quando choram?Quem aqui já recebeu a oração de uma criança,quem já ouviu um louvor ou mesmo uma pregação por uma criancinha,quem aqui já viu uma criança enfrentando um problema envolvendo um acidente?Olha se você ainda não parou para ouvir estes pequenos grandes mestres com certeza tens alguma coisa a prender com eles,esteja certo disso,a partir de hoje proponha dar um pouco do seu tempo ás crianças visite o departamento infantil de sua igreja,ouça as não como se elas fossem bobinhas ,mas valorize o potencial das crianças,abrace as converse com elas,faça –lhes perguntas adultas e espere para ver o que sai da boca delas você irá se surpreender e entenderás por que o Senhor Jesus deu tanta importância ás crianças.

52-PARE PARA OUVIR OS MAIS VELHOS

Nestes dias estou em santa catarina pregando a palavra de Deus tive então o privilegio de passar alguns momentos com um dos pastores da região,que coisa gloriosa poder ouvir as experiências,poder analisar os pontos de vista daqueles que servem ao Senhor a mais de trinta anos,que coisa gloriosa poder contar as nossas experiências aqueles que já passam de seus sessenta anos de idade,que bom poder ser até mesmo avaliado por aqueles que já servem ao Senhor a mais tempo que nos,Jovens não despreze os mais velhos,não ignorem o sinal de alerta que eles dão a nossa geração que se acha tão evoluída, essa geração do danloawd palavra tão usada por nos que muitos deles nem pronunciar o sabem ,muito menos sabem o seu significado,mas lembrem-se muita coisa que você sabe e que acha tão importante pouca coisa ou até mesmo nada acrescenta a sua vida espiritual e enquanto você esta no seu mundo digital eles estão no mundo espiritual, e é este que deve ser por nos buscado,paremos para ouvir os teus conselhos,as tuas admoestações,peçamos a eles que orem por nos,tratemos-los com respeito não somente por sua idade,mas principalmente por sua dedicação a Deus,e por tudo que eles tem a nos ensinar amem?

55-MAS NÃO IGNORE AQUELES QUE SOFREM

Sou admirador das pessoas que tem sensibilidade com o sofrimento alheio, na verdade não temos como fazer tudo o que as pessoas precisam que a gente faça por elas mas podemos fazer alguma coisa sempre o que não podemos é ficar procurando o porque do sofrimento alheio com o a fã de julgá-las condená-las e abandoná-las a palavra de Deus fala-nos de três tipos de ações em relação ao sofrimento alheio,quando aquele homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores, tal homem foi saqueado, espancado de tal maneira que ficou jogado no chão meio morto.Passou por ele o sacerdote e vendo-o passou de largo, da mesma forma o levita passou de longe até que passou. Por ele um bom samaritano vendo-o moveu-se de intima compaixão por ele,o cuidado para com aquele homem foi tal que ele atou-lhe as feridas, deitando-lhe azeite e vinho,levou-o para uma estalagem,e cuidou dele ao fim lhe deixou sob os cuidados do hospedeiro e lhe disse cuide bem dele e tudo o que gastares com ele te pagarei quando voltar.Que atitude gloriosa,tl bom samaritano representa o próprio Jesus que um dia nos encontrou caído, ferido neste mundo, ele nos acolheu,nos curou, nos colocou na sua casa e nos deixou sob os cuidados do Espírito Santo e daqueles que em todo tempo nos dão assistência espiritual em tudo.E é este o nosso papel, Não ignorando o sofrimento alheio, mas intercedendo, ajudando, aconselhando, amando, visitando, acolhendo, isso é coisa gloriosa, salutar e recompensador.

56-SEJA UM DOADOR DE AMOR, DE FÉ, DE

ENCORAJAMENTO Etc.

Em minha trajetória evangelistica sempre tenho encontro muitos doadores,de amor, de fé e encorajamento, tais doadores são pessoas que em todo tempo tem a nós uma palavra de fé, que nos impulssiona a crer nas grandezas de Deus nos momentos em que tal como Abraão estamos enfrentando testes tremendos de fé

57-CELEBRE E FAÇA DA VIDA UM GRANDE EVENTO

Que palavra gloriosa:Celebrai com jubilo ao Senhor, todos os moradores da terra! O salmo de número cem traz em si uma mensagem gloriosa e um ensino de como devemos servir a Deus, com alegria, com canto, com louvor, com hinos, por que o Senhor é bom e eterna a sua misericórdia se estende de geração em geração. Vivemos uma época em que as pessoas vem perdendo a cada dia a razão de viver, e perdem o entusiasmo com a vida, não celebram a vida, não agradecem a Deus pela família,pelo casamento, pela vida espiritual, pela vida financeira.E ao mesmo como disse acima fazer de nossa vida um grande evento, talvez o leitor já esteja a me pedir se dá para ser mais claro, mais especifico, e eu serei, precisas entender que você não veio a este mundo apenas para viver e morrer, não Deus te criou para que através de sua vida possa realizar coisas gloriosas e não importa a sua historia passada o que importa é o que Deus fará na tua vida neste tempo. Um novo tempo haverá de surgir em tua vida, mas precisas começar a ver o que Deus tem, o que Deus é e o que Deus faz e o que ele quer fazer em tua vida.Você não nasceu para morrer, você nasceu para escrever uma grande historia.Comece agora já a agradecer ao Senhor por pequenas coisas que lhe acontecem em tua vida, e diga no seu coração a partir de hoje deixarei de me ver como uma pessoa qualquer, afinal de contas sou um vaso nas mãos de Deus o Senhor Deus tem coisas tremendas em minha vida a partir de hoje.Diga ao Senhor; meu Jesus embora as coisas em minha vida não tem sido fácil, até o presente momento, porem a partir deste dia eu creio que tu farás coisas grandes em minha vida e fará em minha vida coisas grandes e tremendas em tua vida.

58-FECHE DE VEZ EM QUANDO PARA BALANÇO E

REABRA COM GOSTO DE GÁS

Quem nunca leu nas lojas, nas empresas em geral uma placa, faixa ou mesmo um cartaz, escrito “ Fechado para balanço” e em breve “Reabriremos “ .Assim de tempo em tempo precisamos fazer isto fechar para balanço, fazer uma auto analise do que tens produzido, do que tens realizado, do que não tens feito, por que não foi feito, dos erros e dos acertos, das decisões acertadas e das decisões dignas de serem reavaliadas, e no sentido simbólico fechar mesmo, dar uma parada coisa rápida porem necessária afim de que possas alcançar novos alvos na vida pessoal, e espiritual em nome de Jesus.Após esse processo , é hora de reabrir e com gosto de gás, a todo vapor, seguindo sempre em frente.Não se feche por causa dos embates da vida, por causa de aparentes inconquistas, mas retome a tua posição, fechando se auto avaliando e retomando a cada dia certo de que Deus tem sempre uma surpresa para os teus.

59-SEJA FERVOROSO DE ESPÍRITO

O conselho de Deus é simples;Não sejais vagarosos no cuidado mas sede fervorosos no espírito,servindo ao Senhor.A palavra de Deus nos diz que :Por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos se esfriaria, mas que aquele que perseverar até o fim é que será salvo(.Mt.24;12,13) Vivemos uma época em que muitos tem se esfriado na fé de tal maneira que se os dias da volta de Jesus não se abreviam tais cristãos de modo algum alcançarão o final desta dispensação firmes na presença de Deus,a admoestação da palavra de Deus é esta:Não sejais vagarosos no cuidado.Cabe a cada um de nós ter um cuidado todo especial com a nossa vida espiritual,diariamente,em todo tempo, em minha trajetória tenho tido o privilégio de conviver com crianças,jovens e adolescentes crentes verdadeiros, fieis, amáveis, e da parte deles tenho ouvido testemunhos extraordinários das grandes coisas que Deus realiza na vida deles e através de suas vidas,e sempre os admoesto dizendo-lhes: É por isso que vale a pena servir a este Deus,ele é maravilhoso.Querido leitor proponha ser um crente fervoroso, avivado,dedicado, apaixonado pelas coisas de Deus, admirador das maravilhas do Senhor, como pregador da palavra de Deus tenho tido a honra e o privilegio de pregar em diversas igrejas que a gente fala a palavra de Deus e sente que o povo está vivo para Deus, o Espírito Santo agindo, falando, renovando, avivando,a palavra flui, os dons fluem, os milagres acontecem, as orações são respondidas, e quando acaba o culto o povo não quer ir embora, que coisa linda, eu não tenho pressa nem de sair do culto nem tão pouco de ir embora gosto quero estar em comunhão com os irmãos ouvir-los, estar, pos uma igreja avivada é diferente.Mesma coisa um crente avivado, ele é diferente, ele tem prazer de contar e de ouvir as maravilhas do Senhor, ele não se enfada de ouvir e de falar das coisas de Deus, ele quer ouvir louvores, a palavra de Deus, os testemunhos, ele tem animo para lutar, para trabalhar, para acreditar, para esperar, o fervor pentecostal faz com que ele realmente seja diferente dos demais, acredito que o senhor Jesus olha para esse tipo de crente e tem prazer em te-lo no seu rebanho pois ele está sempre a influenciar os demais a servirem a Deus da mesma maneira que ele, e se ele é um crente fervoroso, a tendência é ajudar a outros a serem fervorosos também. Quando se acaba o fervor em nossas vidas, vai se perdendo o brilho no rosto na face, vai se perdendo o animo de freqüentar a casa de Deus, vai cessando o desejo de ler a palavra de Deus, vai acabando o prazer de estar entre o povo de Deus e pouco a pouco a pessoa vai morrendo espiritualmente, não deixe que isso aconteça contigo, meu amado jamais permita que o comodismo se instale em tua vida mas repreenda esse comportamento em tua vida , e volte hoje mesmo a ocupar o seu lugar, é interessante que se a criatura se voltar para Deus o mesmo se volta para ele.Portanto seja um crente fervoroso.

60-APRENDA A LIDAR COM DINHEIRO/E COM A FALTA DELE.(ITm.6;9-10)

São duas habilidades que temos que ter; as quais são a de lidar com o dinheiro,e a de lidar com a falta dele,se quando se tem dinheiro precisamos nos controlar afim de não querer sair por ai comprando tudo,quando não se tem nada, nada pode se fazer, e neste campo muito vasto o campo do consumismo, e o campo das privações, o campo da bonança e o campo da adversidade, o campo da abundancia de bênçãos, quanto o tempo da escassez delas, sabem muito bem os amados leitores que muitos cristãos tem se desviado na fé tanto por não ter nada, quanto por não saber administrar o que Deus tem lhes dado, e assim abandonam a Cristo pelas coisas efêmeras e passageiras desta vida.Mas afinal o que fazer quando não se tem dinheiro, vez por outra os meus leitores pegam a ultima nota na carteira e compram o meu livro, se este é o teu caso parabéns você além de semear no reino de Deus você adquiriu mais uma ferramenta para com a sua lida espiritual, bem quando não se tem dinheiro, parece que não se pode fazer muita coisa alias tem gente que acha que não dá para se fazer nada,quem diz isto está equivocado,você pode fazer muitas coisas mesmo sem dinheiro vejamos algumas destas coisas que podes fazer:

-Ler e meditar na palavra de Deus

-Faça uma campanha de oração e de louvor

-Orar tanto em particular como com a tua família

-Reavaliar toda sua vida financeira, atitudes precipitadas, dividas, projetos, alvos etc.

-Dar uma estudada na sua área profissional

-Colocar todos os teus projetos na ponta da caneta

-Dar uma total atenção a tua família já que no corre e corre da vida temos pouco tempo

E quando se tem muito dinheiro o que fazer:

-Mantenha na humildade, não ponha o teu coração nas coisas desta vida

-Ajude aqueles a quem Deus te orientar

-Seja dizimista e ofertante na casa e na obra de Deus

-Invista em bons livros e tenha uma boa biblioteca em casas

Então se tem muito, de gloria a Deus, se tem pouco de gloria a Deus, pois o Senhor está conosco em todo tempo, por certo no seu tempo já que tudo tem o seu tempo determinado pelo Senhor e há tempo para todo propósito debaixo do céu,e na hora certa ele vai abrir as portas a você e o seu nome há de ser glorificado em sua vida.

61-PERSEVERE ATÉ O FIM E SERÁS SALVO(Mt.24;12-13)

A vitória não está no começo,nem no meio da caminhada,mas no final da jornada e a palavra que temos lido acima nos diz;que a salvação é para com aqueles que perseverarem até o fim,o retrato do crente perseverante é admirável,pois ao longo da sua caminhada ele passa por montes e também por vales,ele passa pela bonança e pela adversidade, ele sorri, mas ele chora também, ele vive momentos de prazer e de grande contentamento,mas vive momentos em que perde até o prazer de viver na face da terra,é nestas horas que a perseverança opera em tua vida de tal maneira a lhe dizer,não pare não desistas,prossiga em frente,este é o caminho andai por ele e vivereis,como diz uma lida poesia de um grande compositor sacro,querido eu não conheço a tua historia o que tens passado para chegar até aqui,o que sei e o que posso te dizer é que a tua historia e semelhante a de muitos que viveram no passado cuja historia está registrada nas sagradas escrituras e que Deus de todos estes grandes heróis é o teu Deus e por certo te dará vitória.Nao importa se és um construtor de uma arca como noé.se és um sonhador como josé,um lutador como jacó,um perseguido profeta como elias,um chorão como jeremias,um homem de dilemas tão tremendos como jô,não importa se tens um espinho na carne como o tinha o apostolo Paulo,o que fará a diferença em tua vida,o que vai marcar a tua historia no fim de tudo é a tua perseverança.Pense nisso!

II. 19 CHAVES PARA O SEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL

1-PRIORIZE O REINO DE DEUS (Mt.6;24-34)

Bem este texto bíblico aponta para três necessidades que nos seres humanos muito nos preocupamos tem pessoas que se preocupam tanto com o suprimento alimentício que tem ate o habito de dizer sempre tem que trabalhar senão passa fome,nesse temos ai alguns assuntos dentre eles:

-O cuidado de Deus para com as aves do céu

-O cuidado de Deus para com os lírios do campo

-O cuidado de Deus em nos dar o que comer , o que beber e o que vestir

No segundo quadro ele traz a nos a ênfase principal e buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.Veja bem a palavra de Deus nos diz no salmo de numero 127 se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que edificam,inútil vos seria levantar de madrugada,repousar tarde,comer o pão de dores assim da ele aos seus amados o sono.Entendemos que toda a fadiga do ser humano,toda a solicitude do ser humano em busca do que comer, beber e vestir é vã e que se ao invés de se preocupar em comer beber e vestir ele buscar o reino de Deus e a sua justiça as demais coisas a ele serão acrescentadas.Quem cuida de nos e Deus,o salmo de numero 46 nos diz que Deus e o nosso refugio e a nossa fortaleza socorro bem presente na angustia.Sei muito bem que quando estamos enfrentando dificuldades financeiras,quando a escassez de alimento,quando falta o leite para as crianças não e fácil,o pai se desespera, a mãe se desespera,mas querido gostaria de lembrar-lhe que as crianças são os seres mais amados pelo Senhor ele com este grande amor que tem por elas jamais deixara de cuidar de cada uma delas e na hora certa a de alimentar o seu filhinho pode prover ainda hoje o que seus filhos precisam tão somente se ocupe em buscar em primeiro lugar:

- O reino de Deus

-A vontade de Deus para com a tua vida

-O plano de Deus para com a tua vida

E afinal qual e a vontade de Deus em Cristo Jesus para com as nossas vidas;

-Que os homens se arrependam e se convertam ao Senhor

-Que os homens o conheçam como Senhor e salvador de suas almas

-Que os homens entendam o plano da salvação e a importância deste plano em nossas vidas

-Que toda humanidade se volte para ele buscando-o amando-o de todo vosso coração, com todas as tuas forças, com todo seu pensamento

-Ele quer ser o centro de tudo em nossas vidas

-Ele quer o primeiro lugar em nossas vidas

-Ele deu a sua vida por nos e quer que apenas vivamos para ele,pois fazendo assim as demais coisas nos serão acrescentadas.Pois aqueles que buscam o reino de Deus e a sua justiça tem a:

-Sua saúde acrescentada

-A providencia alimentícia acrescentada

-A providência de suas vestes acrescentadas

A palavra de Deus revela-nos que o desejo de Deus e que cada um de nos se vá bem em todas as coisas que tenhamos saúde e que vá bem a nossa alma. (III.Jo.2) Veja que bênção gloriosa, Ele quer que :

-Que te vá bem em todas as coisas

-Que tenhas saúde

-Assim com bem vá a tua alma

Não e a vontade de Deus o teu sofrimento e sim que vivas uma vida abundante em todas as coisas a falha esta em nos, na nossa falta de fé, falta de nos voltarmos em oração diante de sua presença santa pois a promessa e muito clara:Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas. Lance amado leitor sobre o Senhor todas as vossas ansiedades pois ele tem cuidado de vos.I.Pe.5;7)

-Reconheça o poder da oração do Pai nosso (Mt.6;9-13)

Eis ai um modelo de oração ensinado pelo próprio Senhor Jesus, acredito que ele não tinha em mente as repetições desta oração ate por que ele havia acabado de exortar aqueles que assim o fazem então por certo queria revelar nos algo profundo e maravilhoso nesta oração e neste tópico estaremos aprendendo um pouco sobre esta oração. Em primeiro lugar vejamos algumas palavras importantes citadas nesta oração:

-Pai nosso

-Céus

-Santificado

-Teu nome

-Teu reino

-Tua vontade

-Na terra e nos céus

-O pão nosso de cada dia dá hoje

-Perdoa as nossas dividas

-E nos perdoaremos aos nossos devedores

-Livra-nos das tentações

Livra nos de todo mal

-Teu e o reino, o poder e a glória, para sempre amém

Deus é o nosso pai celestial aquele que amando o mundo de tal maneira deu o seu filho unigênito afim de que aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna, ele tem a sua morada nos céus onde Ele habita e onde ele deseja que todos aqueles que aceitarem a Cristo como único e suficiente Salvador hão de morar com ele para toda eternidade.O teu nome e santo e ele santifica a vida daqueles que andam de acordo com a sua santa e gloriosa palavra, a palavra de Deus aplicada na vida pratica e cotidiana do cristão santifica a sua vida e a palavra de Deus a cada um de nos e sede santos por que eu sou santo,e ainda nos diz :Como e santo aquele que nos chamou sede santos em toda a vossa maneira de viver.( IPe.1;18 ) Venha a nos o teu reino Deus em cristo Jesus quer estabelecer a cada dia o seu reino na terra o qual ele já tem estabelecido, mas que a cada dia esse reino vai se expandindo e cada criatura que se rende a Cristo passa a fazer parte do engrandecimento desse reino e se torna um candidato a reinar com cristo por toda eternidade.A vontade de Deus e indiscutível, a vontade de Deus e maravilhosa,a vontade de Deus e poderosa, a vontade de Deus e santa,a vontade de Deus traz resultados lucrativos em todos os aspectos da vida de ser humano, a vontade e que prevalece, feliz do homem que procura fazer a vontade Deus, ai daquele que se rebelia contra a sua santa e gloriosa.Tanto na terra como no céu a vontade de Deus e realizada na integra ele tem poder para dar as ordens e tem poder para fazer com que cada uma delas seja feita, por isso que na palavra de Deus lemos nem um j, ou mesmo um til será tirado sem que tudo seja cumprido. O prazer de todo pai e alimentar os teus filhos, e vê-los alegres, felizes, bem calcados e bem vestidos.Hora se você que e um pai terreno tem um carinho todo especial com os teus filhos muito mais o Deus todo poderoso tem carinho maior por cada um de nos.O Deus a quem servimos e um Deus perdoador,tem prazer em perdoar as nossas ofensas,basta recorrermos a ele em oração, confessando a ele as nossas falhas pois o apostolo do amor nos ensina dizendo estas coisas vos digo para que não pequeis, se porem pecardes tendes um advogado diante de Deus, Jesus Cristo o justo e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado.(I Jô.1;7-2;1) Podemos adentrar com toda liberdade ao trono da graça crendo na grande vitória que Deus haverá de nos conceder pelo poder perdoa dor de nosso amado e meigo Jesus.Talvez seja mas fácil pedir perdão a Deus pois ele e bom e perdoa dor,do que perdoar aos nossos semelhantes, especialmente aqueles que nos fazem sofrer,chorar,nos magoam, deixam marcas e marcas que o tempo não apaga em nossas vidas, pedir perdão e fácil perdoar não e fácil, mas a palavra de Deus esta a nos admoestar e a nos dizer: Perdoa-nos, assim como nos perdoamos.Temos que desenvolver em nos não um coração vingativo, cheio de desejo de que coisas ruins aconteçam na vida de um e de outro, mas temos que ter em nos essa postura,a postura de um coração perdoador,um dos salmos preferidos de meu pastor no que diz respeito aos ensinos ministrados a igreja e o salmo de numero 15, que salmo importante, além de todo conteúdo contido neste salmo a uma pergunta muito importante:Senhor quem habitara no teu tabernaculo ,quem morara no teu santo monte.(Sl.15;1) E uma das condições para tal e o perdão, que cada um de nos venhamos desenvolver em nos um coração perdoador.(Rm.4;7-Ef.4;32-I.Jo.2;12)

-Desfrute do poder de uma vida consagrada (Rm.12;1-2)

Olha querido leitor, o que tem me levado a escrever, a me debruçar sobre este assunto é por anos e anos estar a contemplar as pessoas desejando alcançar crescimento espiritual e no saberem que caminhos e que decisões tomar, as pessoas querem fazer algo,sabem que algo precisa ser mudado em suas vidas porem não sabem que caminhos seguir, e esta e a proposta presente neste estudo.Agora o que me alegra no Senhor e que cada um de nos podemos desfrutar do poder das bênçãos advindas de uma vida consagrada,ou seja ser um cristão que desfrute da plenitude das bênçãos de Deus em nossas vidas não e uma bênção restrita a uma meia dúzia de cristãos mas e uma dádiva de Deus despensada a cada um daqueles que nele crê,daqueles que nele se achegam,daqueles que se voltam inteiramente para Deus.Neste contexto fossemos nos se voltar apenas para esse assunto,por certo estaríamos iniciando aqui mais um novo livro abordando apenas o tema o poder de uma vida consagrada,veja bem a palavra de Deus nos diz assim em 2.o Crônicas 7;14 E,se o meu povo que se chama pelo meu nome,se humilhar,e orar,e buscar a minha face e se converter de seus maus caminhos,então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os teus pecados,e sararei a sua terra.Há porém uma condição para tal em toda a palavra de Deus leremos centenas de citações levando-nos a se aproximar de Deus e a experimentar crescimento em Cristo Jesus,neste verso a sugestão e para se humilhar diante de Deus, diante daqueles que nos admoestam e nos corrigem, diante do reconhecimento de nossas falhas com o ardente desejo de melhorar os nossos caminhos e as nossas obras.A verdade que muitos de nos desejamos alcançar crescimento espiritual,mas bem poucos de nos estamos dispostos a pagar o preço por uma vida consagrada,vivida exclusivamente para Deus,uma vida de renuncias, eu desenvolvi um estudo e fiz varias copias para varias pessoas com o titulo: Como mudar de vida em apenas sete dias.e al eu dou algumas sugestões praticas para cada dia da semana de segunda a sábado e no final de semana começa-se tudo de novo ou seja todo procedimento aplicado em nossa vida cotidiana vizando agradar a Deus e se aproximar dele deve ser a ocupação máxima de nossas vidas,muita gente esta deixando Jesus e o Espírito Santo dentro da casa de Deus, as vezes quando visito igrejas em alguns lugares e os amados pastores me levam para conhecer o templo observo bíblias deixadas no banco da igreja,ou mesmo no púlpito, queridos não vou negar ser natural lá uma vez ou outra alguém esquecer a bíblia na igreja mas não posso negar que deixar a palavra de Deus na igreja demonstra que tal pessoa não esta dando tanto valor na palavra de Deus, que alguma coisa lhe incomoda em ter que andar com a bíblia para lá e para cá e como que se alguma das atitudes daquela pessoa não condiz com a palavra e por estas e outras razoes ele ate se esquece se não abandona mesmo a palavra de Deus na igreja .Sendo assim querido se realmente queres desfrutar do poder de uma vida consagrada tome algumas medidas:

- Consagre a sua vida para Deus

-Reserve momentos seletos e solitários para desfrutar de sua especial companhia

-Renuncie tudo aquilo que esta tomando o primeiro lugar em sua vida

-Aplique o seu coração em meditar muito mais na palavra de Deus

-Aplique o seu coração em clamar, orar, buscar a face do Senhor Jesus

- Viva uma vida diferente do modo de vida do mundo

-Viva uma vida diferente da vida daqueles que vivem uma vida cristã limitada

-Não seja influenciado por um modelo de vida relapso e sem compromisso

-Seja um cristão cheio do Espírito Santo

A lista e interminável não e pequena não e a cada dia somos ensinados e admoestados, a crescer, a tomar atitudes exemplares que venham a proporcionar a cada um de nos em viver melhor para Deus na pessoa bendita de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

-Siga em frente olhando para o Senhor Jesus (Hb.12;1,2)

Não posso negar que boa parte destes versos e textos hora escolhidos por mim neste estudo me acompanham a muitos e muitos anos, são versos que leio quase que diariamente, são versos que ensinamos, ministramos e colhemos frutos destes versos toda vez que com ele nos deparamos, lembrei-me de um amigo pastor que dizia a palavra de Deus e maravilhosa.alguém entra na dispensa de Deus e apanha uma barra de ouro, outra pessoa entra na mesma dispensa e apanha duas barras de ouro.Ou seja todas as vezes que meditarmos na palavra de Deus ela terá novos conselhos e novas orientações para cada um de nos e o texto que temos diante de nos cumpre a risca esta proposta pois ele nos ensina:

1.Sobre uma tão grande nuvem de testemunhas que nos rodeiam

2.Admoesta-nos a deixar todo embaraço

3.Exorta-nos a corrermos com paciência e com perseverança

4.Olhando sempre para Jesus

5.Autor e Consumador de nossa fé

Em primeiro lugar o autor desconhecido leva-nos a lembrar de uma tão grande nuvem de testemunhas a nos rodear, tal nuvem habita no céu e é imensa composta de toda comunidade celestial,composta por aqueles que desde Adão dormem no Senhor, e lógico que a trindade olha por cada um de nos também,a seguir vem todos aqueles que servem e aqueles que não servem a Deus,todos estão direta ou indiretamente a nos observarem,a uma expectativa em relação a esta geração de adoradores, a esta geração de salvos que louvam e bendizem ao Senhor Jesus Cristo e esta geração deve deixar de lado todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeiam e seguir sempre em frente.E interessante que a palavra de Deus nos exorta a correr. Deus não nos quer parados, ele nos quer correndo, as vezes as pessoas me dizem e irmão a bíblia manda-nos correr com paciência,eu vos digo concordo plenamente,mas o nobre leitor deve entender e para correr, corra, apressa-te,seja um cristão dinâmico, atuante, ativo, você pode produzir muito mais do que tem produzido você pode fazer muito mais do que tem feito.Eu entendo que a vida crista não e semelhante a uma corrida de cem metros na qual os atletas saem em disparada e seguem a toda velocidade e zummmm terminou a carreira,eu particularmente corro esta carreira a vinte anos, outros estão correndo a mais de cinqüenta anos e assim a carreira e longa,mas com paciência e com perseverança já que em algumas traduções se usa a paciência e noutras a perseverança por que tanto uma como a outra são grandemente necessárias para com as nossas vidas. A palavra de Deus ensina-nos a esperarmos com paciência, a corrermos com paciência, a termos paciência, a sofrermos com paciência, aguardar com paciência. E quanto a perseverança esta também e amplamente estudada em toda a palavra de Deus e se observares veras que todos os grandes homens de Deus que viveram nos dias do AT e nos dias do NT foram perseverantes sendo assim somos exortados a sermos perseverantes em todo tempo.Finalmente somos convidados a olharmos firmemente para o Senhor Jesus, olhar para Jesus e olhar para a pessoa mas sublime, maravilhosa, gloriosa, poderosa, majestosa, linda, tremenda, que já se viu e que já se ouviu em toda a face da terra,olhar para Jesus e olhar para o Filho de Deus, e olhar para aquele que nos ama e que em seu sangue nos resgatou e esta pronto para libertar todos quantos crerem no seu nome.E interessante que ele e autor e consumador da nossa fé. Veja bem autor tudo começa e com ele,e consumador tudo termina com ele.Ele e o principio e o fim de tudo, ele e o Alfa e o Omega .E ele e consumador da nossa como já disse tudo começa e tudo termina com ele, felizes daqueles que começam com cristo seguem por toda a vida ao seu lado e terminam as suas vidas ao lado dele pois tais pessoas não morrem apenas mas passam da morte para a vida.

-Reconheça que sem ele nada podeis fazer (Jô.15;6)

Aqueles que nunca leram este versículo ou mesmo aqueles que já o fizeram alguma vez todas as vezes que passarem por aqui se lembrarão desta verdade;dependemos do Senhor Jesus em tudo,como e difícil ver pessoas e pessoas tentando seguir em frente sem a direção do Senhor,como e difícil ver as pessoas seguir em frente sem a dependência do Senhor,sem a presença de Deus, sem ao menos fazer uma oração colocando tudo diante dele, pois ele e tudo em todos, ele e que nos valera quando vierem os revezes da vida,quando vierem as tempestades, quando faltar o pão quando faltar a água,quando faltar o vinho, quando faltar a saúde, quando faltar a alegria, quando em perigo, enfim em todo tempo e Ele que nos valera, e bom sempre lembrarmos de que sem ele, sem a tua graça,sem o seu poder sem a sua benção,sem o seu amor,sem o seu braço forte a nos segurar,sem a sua direção a nos guiar, sem a sua proteção a nos guardar, nada poderemos fazer,alguém pode me indagar mas conheço muitas pessoas tanto crentes como não crentes que sem depender exclusivamente de Deus vivem tão bem são felizes, tudo para elas da tão certo etc. e ai o que você me diz disso.Eu estou me referindo aqui a pessoas que servem, que seguem ao Senhor, me refiro aqui a pessoas cujas conquistas são realizadas em Deus, no nome de Jesus Cristo,tais pessoas tem esta consciência de que dependem do Senhor e elas dão lugar a ele, os convidam para estarem sempre ao seu lado e por esta razão Deus as abençoa de tal modo que nada lhes faltara elas terão em todo tempo o auxilio do todo poderoso, e tudo que fizerem a Deus será tributado honras, glorias e louvores para todo sempre amém.

-Nele você pode todas as coisas (Fp.4;10-13)

Eu chamo este texto de: A faculdade de Deus interessante que este curso da vida crista não tem muitas matérias mas as que nele são citadas são o suficiente para um viver cristão sossegado e vitorioso vejamos tais preciosidades:

-Aprendi a contentar-me com o que tenho

-Sei estar abatido

-Sei ter abundancia

-Em toda maneira e em todas as coisas

-Tenho recebido instrução

-Tanto na fartura,como na fome

-Tanto a ter abundancia

-Como a padecer necessidades

Aprender a contentar-se com aquilo que tem e uma das primeiras lições a serem aprendidas por cada um de nos e para aprendermos a contentar se com o que temos teremos que aprendermos a contentar-nos com aquilo que não temos, o ser humano tem a suas carências, as suas necessidades, quando meus filhos eram pequeninos eu lhes ensinei que existem coisas que queremos, existem coisas que precisamos, que necessitamos e cada um de nos temos que entender e que deve haver em nos e o contentamento e contentarmos-nos com aquilo que Deus tem nos dado, com aquilo que Deus tem feito em nossas vidas.Ele aprendeu a estar abatido, há momentos que nos sentimos abatido, enfrentamos o abatimento momentos em que estamos tristes, enfrentamos as angustias da vida, momentos difíceis, o apostolo Paulo aprendeu desde o inicio de sua fé aprendeu estar abatido.Sabia ter abundancia, assim como tem pessoas que se perdem na hora das adversidades existem aqueles que se perdem na abundancia , não conseguem se manter firme nos caminhos do Senhor Jesus e reconhecer a gratidão a Deus, em todos os sentidos, reconhecendos-os em todos seus caminhos pois se temos alguma coisa e por que Deus nos tem dado, e Ele quer nos dar muito mais, se Deus tem te dado em abundancia, seja grato a ele em tudo quanto Ele tem feito em nossas vidas.Que experiência gloriosa o apostolo Paulo nos diz neste verso algo lindo veja bem o que ele diz: Em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado veja bem com o passar dos anos ele desenvolveu a experiência de ser um homem experimentado em tudo e em todas as coisas se tornou uma pessoa maleável,uma pessoa que tudo para ele estava bom,ele desenvolveu virtudes gloriosas a ponto de ser uma pessoa experiente nas coisas de Deus, e tal experiência fortaleceu-o a dizer :Posso todas as coisas naquele que me fortalece, quem nos fortalece e Deus, quem nos fortalece e o Senhor Jesus, quem nos fortalece e o Espírito Santo, de nos mesmos somos limitados pouca coisa podemos fazer, mas em Cristo Jesus podemos todas as coisas.Ele nos fortalece!
-Esteja atento aos conselhos dos santos profetas

Se formos atentar para todos os conselhos esposados na palavra de Deus teremos um material de longo alcance como o espaço e limitado quero atentar para alguns destes conselhos:

-Isaias diz:O Espírito do Senhor e sobre ti.(Is.61;1-3)

-Jeremias diz:Clama a mim e responder-te ei (Jr.33;3)

-Ezequiel diz:Poe-te em pe e falarei contigo (Ez.2;1)

-Daniel diz: Tu porem va ate o fim (Dn.12;13)

-Oseias diz:Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor (Os.6;3)

-Joel diz:Diga o fraco eu sou forte (Jl.2;10)

-Amos diz: Vai e profetiza ao meu povo Israel (Am.7;15)

-Jonas diz:Que ocupação e a tua (Jn.1;8)

-Miqueias diz:Andes humildemente com o teu Deus (Mq.6;8)

-Naum diz:O teu Deus e bom uma fortaleza no dia da angustia (Nm.1;7)

-Habacuque diz:Todavia eu me alegrarei no Senhor (Hc.3;18)

-Sofonias diz:Congrega-te mesmo sem desejo!(Sf.2;1)

-Ageu nos diz:A gloria da segunda casa será maior que a da primeira (Ag.2;9)

-Zacarias diz:Voltai a fortaleza o presos de esperança (Zc.9;12)

-Malaquias nos diz:E então vereis a diferença (Ml.3;18)

Como já disse no inicio os profetas nos deram muito mais conselhos dos que citamos acima o que temos ai são apenas para que possamos ter esta visão de que a conselhos úteis nos livros profético direcionados a praticidade de nossa vida espiritual e quando tais princípios são postos em pratica somos grandemente abençoados .Façamos então um breve comentário de tais princípios bíblicos.Comecei por citar o profeta messiânico vale a pena ler este livro todo pois o mesmo e considerado como o quinto evangelho, citei o verso que diz que o Espírito do Senhor esta sobre ti sobre cada um daqueles que tem Jesus na vida,há um revestimento sobrenatural sobre a vida de muitos servos e servas de Deus capacitando-os a desempenharem com poder tarefas especificas na obra de Deus,você e ungido, para pregar, restaurar, proclamar, consolar e ordenar as maravilhas de Deus sobre a vida das pessoas , precisas se dispor deste poder e desta autoridade.A um sem numero de pessoas oprimidas, angustiadas,aflitas,cansadas,doentes das maiores e das mais terríveis enfermidade que só Jesus para curá-las e é através de cada um de nos que ele operara tais maravilhas.Ele pode usar você. Em Cristo Jesus temos acesso ao Pai e este acesso nos da o direito de clamar, e a palavra de Deus nos admoesta clama a mim, as pessoas clamam a tantas pessoas e reclamam de tantas pessoas que ninguém esta bem para ninguém, ninguém pode atender a ninguém, e a palavra de Deus esta a nos dizer por que vocês ao invés de perder tempo reclamando da vida, das lutas dos problemas, das dificuldades, não clamam a mim, se isto fizerem eu vos responderei e anunciar vos ei coisas grandes e firmes que vocês não sabem.Agora não somente clamar mas clamar de pé, ou seja clamar na posição que o senhor e da maneira que ele requer,pois tem pessoas que pensam que orar e semelhante a fazer uma lista de compra ou semelhante a mandar com que alguém cumpra para ele algumas ordens e não e bem assim, por isso o profeta esta a nos dizer põe- te em pé, entra na presença de Deus, reconheça o seu poder, a sua santa e soberana vontade,não viva de qualquer maneira, apruma as tuas veredas, afirme os teus passos, somente então falarei contigo. O conselho de Daniel e muito interessante e a simplicidade deste conselho faz com que ele seja mais interessante ainda veja bem :Termine o que você começou.Você começou edificar a tua casa espiritual,termine-a você começou a se preparar para morar no céu, termine,você começou a colocara tua vida no altar termine, você começou a buscar o conhecimento na palavra de Deus termine, iniciou uma vida de oração termine os seus dias na presença de Deus.Va ate o fim, não pare, não desista, não olhe para traz, não volte atrás, vá em frente, vá até o fim. E uma das maneiras de seguir em frente e buscando conhecimento das coisas de Deus, sempre mais, mais leitura, mais estudos, mais conhecimento, mais meditação, mais participação nos cultos de ensino, mais participativo na escola dominical, mais atencioso aos detalhes das coisas de Deus.Deus se revela a nos de diversas maneiras cabe a cada um de nos estarmos atentos a cada uma de suas manifestações afim de conhecermos a ele a todo instante, para as coisas de Deus temos que ser iguais um ima que suga tudo o que e bom, tudo o que coopera para o nosso bem, para o nosso crescimento espiritual, e para o crescimento daqueles que no acercam. Ai alguém pode me dizer mas eu estou tão fraco, faca isso agora comece a dizer mesmo estando fraco eu sou forte,a sua força não vem de você ela vem de Deus, do teu pai, do teu Senhor, de sua palavra, do poder de seu nome.Ele esta te fortalecendo enquanto lês estas paginas, ele te fortalece. Declare isso, promulgue isso, acredite nisso, profetize isso, ele vai me dar forças, mas você tem que se ocupar, não podes viver uma vida de ociosidade, a palavra de Deus nos diz que Deus socorre os que se esforçam, fico a observar a expectativa das pessoas em relação ao que elas julgam estarem esperando o Senhor fazer por elas e quão pouco estão a fazer afim de que tais coisas aconteçam em tuas vidas. Ouvi um sermão a poucos dias em que o pregador disse num dado momento: Defina as tuas ocupações, ou seja o que você e, o que você quer e onde você esta querendo chegar, veja bem as pessoas que se acham muito espertas e acham que estão a nos passarem para traz, elas estão a se enganarem a si mesmas pois a vida vai passando e elas vivem sem nenhuma ocupação na vida, nas coisas de Deus, na família, na vida pessoal e isso um dia lhes será cobrado pense nisso. E admirável o andar, o viver, o proceder, o modo de agir em todos os sentidos, o conselho do profeta e que andes humildemente com o teu Deus, sabe a vida com Deus e interessante você para ter a companhia de Deus abre mão de muitas coisas, de muitas inconveniências, e muito importante o tema :Andes humildemente com o teu Deus ou seja:

-Que o seu caminhar seja humilde diante de Deus

-Que o seu proceder seja humilde diante dos homens

-Que as tuas atitudes sejam humildes diante das pessoas

-Que as tuas palavras sejam palavras de humildade diante das coisas, situações pessoas e circunstâncias em todo tempo

Quem não nota a atitude de uma pessoa exaltada, soberba, cheia de si,

só ele tem só ele faz,só ele pode, o seu ego e exaltado o seu tom de voz e exaltado ouvia um dos nossos maiores exemplos do que e realmente andar humildemente no qual o ministrante ensinava-nos que ate diante de uma leitura com a igreja temos que saber como proceder, o tom da nossa fala não pode ser um tom altivo e ele fizera citação do verso 10 que diz Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.Espere um momento não e quem esta lendo que e Deus mas o nosso grande e poderoso Deus.Então que cada um de nos possamos viver em humildade diante de toda e qualquer circunstancia. Mesmo andando em humildade por não poucas vezes o crente se vê cercado pelas adversidades da vida nestas horas podemos contar com palavras poderosas que trazem alento as nossas vidas em todo tempo e Naum foi muito feliz nesta grande citação que fizera ao dizer:O Senhor e bom, uma fortaleza no dia da angustia e conhece os que confiam nele.Nm.1;7

Analisemos este verso da palavra de Deus:

-O Senhor e bom

-Uma fortaleza no dia da angustia

-Ele conhece os que confiam nele

Em primeiro temos aqui a revelação da bondade de Deus a expressão Deus e bom e uma expressão pequenina para descrever a bondade de Deus pois a noção que temos do que e bondade neste mundo mal,de tanta maldade e comparando a bondade de Deus com a bondade dos homens e realmente muito pequena esta visão .Mas se atentarmos para todo AT e NT veremos feitos poderosos para com o seu povo ao longo de toda historia do povo de Deus que demonstram o carinho de Deus para com cada um de nos.Ao atentarmos para o que Cristo fez por cada um de nos palmilhando esta terra tanto na sua vida e no seu ministério como em sua morte e sua ressurreição. Ao observarmos todos os seus feitos poderosos na vida da igreja veremos que o profeta disse com muita razão Deus é bom.Ele não somente e bom mas também ele e uma fortaleza no dia da angustia,para onde fugir:

-Quando o mundo se volta contra nos

-Quando nos vemos acuados pelos problemas

-Quando nos vemos acuados pelas lutas da vida

-Quando cercados pelas muralhas por todos os lados

Neste momento nos angustiamos, não sabemos para onde ir,não sabemos o que fazer,não sabemos que decisões tomar,não sabemos que direção seguir,e nestas horas que nos refugiamos em Deus, Ele é a nossa fortaleza, podemos nos abrigar nele em segurança pois ele nos valera o socorro,o auxilio,o livramento, a saída para cada um de nossos problemas, crês tu nisto. Isto e que importa ele nos conhece,as pessoas se enganam umas com as outras em todo o tempo,as pessoas julgam, criticam, falam mal umas das outras, em todo tempo mas Deus no se engana a meu e a teu respeito, Deus tentando nos conhecer melhor,ele nos conhece,e conhece cada circunstancia de nossas vidas e tem solução para cada um de nossos problemas.

A CADA MILAGRE UMA LIÇÃO

Aprendendo com as crianças (Mt.18;2-4)

Comece lendo a passagem bíblica hora acima citada nela o Senhor Jesus faz uma extraordinária descoberta e uma importante revelação os discípulos haviam lhe feito a seguinte pergunta quem e o maior no reino dos céus. Ele visando mais uma de suas grandes e profundas lições chama um garoto coloca o mesmo diante deles e lhes diz:Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos tornardes como uma destas crianças, de modo algum entrarereis no reino de Deus.Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, este e o maior no reino dos céus.E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta a mim me recebe.Mas aquele que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mo de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. O leitor a de concordar comigo que existem textos e não são poucos que lemos e relemos ate que um dia o Senhor Jesus por sua bondade e misericórdia esclarece ele para nos do contrario ficamos por anos e anos passando por aquele texto sem vermos muita coisa nele pois a palavra de Deus deve ser lida e revelada a cada um de nos e esse texto e mais um deles.Veja quanta coisa linda aprendemos aqui tanto no texto quanto com estes grandes mestres que são as crianças.

Sobre o texto então ao lermos descobriremos coisas tremendas neste texto vejamos:

-Teremos que nos convertermos e nos tornarmos como crianças para agradarmos ao Senhor e entrarmos no céus

- Teremos que se tornar humilde como crianças para entrarmos nos céus (Mt.18;4

-Teremos que tratar as crianças como tratamos ao Senhor Jesus (Mt.18;3)

-Aquele que escandalizar a fé de uma criança esse e melhor para ele morrer (Mt.18;6)

Começo chamando a nossa responsabilidade como pais e educadores tanto na escola quanto no lar .Cabe a cada um de nos dar liberdade as crianças para que ambas conheçam a Cristo desde o ventre de sua mãe já ouvi casos de mães e pais que oraram pelos filhos de seus filhos quando estes ainda eram solteiros isto e lindo e louvável e tem retorno,como sabemos também de pessoas que amaldiçoam o futuro de seus filhos e netos e Deus a de julgar estas pessoas se você tem amaldiçoado ou se tens deixado de abençoar os teus peca perdão a Deus e passe a fazê-lo a partir de hoje.O texto e uma exortação a se converter e a se tornar como uma criança, afinal como e uma criança ;

-A criança e alegre com todos já viste um bebe sorrir de nada

-A criança você bate nela ela e indefesa

-A criança não entra em parafuso quando diante de uma doença incurável

-A criança aprende com tudo e com todos

-A criança cae e se levanta por varias vezes

-A criança não tem medo de errar,o que as pessoas podem rir, critica-la etc.

-A criança e criança em todo tempo

-A criança brinca, corre, passeia e tem uma maneira peculiar de viver a vida

-A criança e pura, e simples se alegra com coisas simples

-A criança num tem a malicia que temos

-A criança louva a Deus com todas as tuas forças

Então por estas e por infinitas outras razões o Senhor mandou-nos aprender um pouquinho com estes grandes mestres que são as crianças. Imagine que você adentrasse hoje na faculdade e no seu primeiro dia de aula se deparasse com uma criança para ali te ensinar o que você pensaria. Você ficaria escandalizado, surpreso, entusiasmado como se dirigiria a ela você diria vamos lá garoto estamos aqui para aprendermos com você ou você sai daí pirralho vai virar homem primeiro, como ele vai virar homem se os homens não deixam ele crescer e sempre querem jogá-lo para baixo.Por isso tratemos as crianças com carinho com respeito, com amor e sejamos também da mesma maneira.Seja como uma criança, viva como uma criança encare os problemas da vida como uma criança, sem encabulaçao. Mas sempre de bem com a vida e grande será a ua vitória em Cristo Jesus!

-No caminho das bem aventuranças

Procure fazer com o auxilio de uma concordância bíblica geral um estudo sobre a doutrina das bem aventuranças neste estudo você descobriras o que realmente te fará feliz tanto diante de Deus como diante das pessoas e por certo Deus lhe dará a você grandes e maravilhosas experiências alem e claro de trazer salutar alimento a sua alma neste capitulo ficaremos com o texto de Mateus capitulo cinco que e muito sugestivo e um dos textos mais lidos nas sagradas escrituras e não e para menos ele e realmente uma dispensa farta de alimentos para todos que por ali passarem vejamos:

Em primeiro lugar ele apresenta-nos sete classes de pessoas as quais são:

-Os pobres de espírito

-Os que choram

-Os mansos

-Os que tem fome e sede de justiça

-Os misericordiosos

-Os limpos de coração

-Os pacificadores

-Os que sofrem perseguição

-Os quê são injuriados e perseguidos

A todos estes a palavra de Deus diz serem eles o povo mais feliz da face da terra certo no final do texto a palavra de Deus diz o que Deus tem reservado para cada um deles .Se você observar atentamente para cada grupo deste Deus tem uma grande benção sendo assim os pobres de espírito terão a posse do reino de Deus,todos que choram serão um dia por Deus consolados, o seu pranto um dia terá fim, os mansos há uma herança reservada para cada um deles, aquele que sofrem por causa da injustiça serão fartos pelo Senhor pois um dos teus atributos e justiça,os misericordiosos aqueles que se compadecem dos sofrimentos alheios serão alcançados pela misericórdia do Senhor, aqueles que tem um coração limpo desprovido da maldade, da ganância, do engano, eles terão o privilegio de verem a Deus, aqueles que promovem a paz eles serão chamados de filhos de Deus, e todos aqueles que sofrem perseguição por causa da justiça herdara também o reino de Deus. E finalmente o Senhor Deus diz a todos os grupos citados acima exultai e alegrai- vos pois grande e o vosso galardão nos céus por que assim fizeram aos profetas que foram antes de vos. Oh gloria!

-Um chamado a responsabilidade (Mt.10)

O ser humano desde a queda do homem ate os dias atuais tem em si uma tendência a descumprir os mandamentos de Deus, e neste contexto temos diante de nos um chamado a responsabilidade cabe a cada um daqueles que fazem parte do reino de Deus atender tanto ao chamado geral como também o chamado especifico dispensado a cada um de nos e este capitulo dez de Mateus traz para nos alimento, instrução, diretrizes e orientação segura e pratica afim de que aqueles que pelo Senhor foram chamados realizem uma grande obra no reino, em prol do reino e a favor do reino,e neste contexto vemos:

1-Em todo tempo ele chama-nos para realizarmos esta obra

2-Dá-nos poder para ministrar a cura e a libertação

3-Chama a cada um de nos pelo nome (Mt.2-4)

4-O nosso negocio e ir atrás dos perdidos

5-E a ordem e pregai, limpai, curai expulsai

6-De graça recebestes de graça daí

7-Nosso interesse maior não e a prata e o ouro (Mt.10;9)

8-Alguns lugares não seremos bem vindos (Mt.10;14)

9-Somos como ovelhas ao meio de lobos (Mt.10;16)

10-A obra exige que sejamos simples como as pombas e simples como a serpente (Mt.10;16)

11-Há momentos de acoites e ate de detenções

12-As vezes se faz necessário testemunhar diante dos grandes sem temor

13 -Não pois o espírito Santo usara as vossas bocas com autoridade e poder (Mt.10;10)

14-Alguém nutrira ódio sem causa contra nos mas sejamos perseverantes ate o fim

15-O fim de tudo e a salvação

16-Se te perseguirem demais de um lado vá para o outro

17-Quando te verdes rodeados de pessoas a te perseguir não ligue perseguiram a Cristo por que não te perseguirão

18-Não tenham medo de quem mata o corpo e nada mais podem fazer

19-Saibam que ate os cabelos de vossa cabeça são contados pelo Senhor

20-As pessoas precisam entender que quem reconhecer a Cristo será reconhecido por ele

21-Aqueles que o negarem Ele um dia os negara na eternidade

22-O evangelho que traz paz a muitos traz guerra a outros

23-Muitas vezes a inimizade por causa do evangelho começa em casa

24-Amemos a Cristo mais do que os nossos familiares (Mt.10;37)

25-Se queres seguir a Cristo tome a cada dia a tua cruz e siga-o (Mt.10;38)

26-Reconheça o valor se um justo, o valor de um profeta e quanto vale um copo de água

27-Haverá um galardão tremendo para cada um daqueles que assim fizerem

Convido você a ler por varias e varias vezes se quiseres realmente crescer no reino de Deus depois observe atentamente cada um destes itens citados pensando na missão que cabe a ti e a cada um de nós, convide um grupo de irmãos para estudar contigo este capitulo,em família faca o mesmo e a cada dia procure crescer como discípulo do Senhor e colheras fruto gloriosos desta incumbência gloriosa pois o apostolo Paulo já no seu tempo dizia :Se anuncio o evangelho não tenho do que me gloriar pois me e imposta esta obrigação e ai de mim as não anunciar o evangelho. Que consciência gloriosa ele tinha, isso que e conhecer a tua responsabilidade, o seu dever e o teu compromisso para com o reino. Pense nisso!

-Dez exemplos dignos de serem seguido

Eu já disse isso em livros anteriores e volto a repetir o ser humano e uma riqueza e por que não dizer a maior riqueza que há na face da terra e sem duvida o ser humano por que todo ouro e prata existente no mundo de nada valeria se não existisse o ser humano, da mesma maneira se o governo de Deus em todas as suas ações poderosas não estivesse presente sobre a face da terra quão tamanho seria o caus sobre a face da terra.E neste capitulo falarei sobre exemplos de pessoas que viveram nos tempos de Jesus e que despertam em nos o desejo de buscar ao Senhor na certeza de que vale a pena crer, vale a pena buscar, vale a pena esperar, vale a pena lembrar, vale a pena estar na presença dele vejamos alguns destes gloriosos exemplos :

1-Diga-me somente uma palavra (Mt.8;5-13)

2-Vitória nas tempestades (Mt.8;23-27)

3-Ela tocou em Jesus (Lc.8;43-56)

4-Fique aos pés de Jesus que isto e a melhor parte (Lc.10;41,42)

5-Alguém que voltou para dar gloria a Deus (Lc.17;17-18)

6-Que encontro glorioso (Lc.19;1-10)

7-Alguém que deu tudo o que tinha para agradar o mestre (Lc.21;1-4)

8-Peça para ele o que você quer (Lc.18;35-43)

9-Vencendo as desesperanças da vida (Lc.24;13-35)

10-Como é bom ter um momento a sós com Jesus (Jô.8;1-11)

Cada episodio deste encerra nele uma serie muito grande de lições preciosas que se fossem tratados detalhadamente teríamos ai necessidade de se valer de muitas e muitas paginas mas o que eu quero aqui e mostrar aos amados leitores que estas historias não são diferentes das nossas historias e que o mesmo Deus que lhes ajudou nestes desafios esta pronto a nos valer em nossos dias aprendamos com estas pessoas extraordinárias.

1.Dize somente uma palavra

Começamos com este centurião que convida o Senhor Jesus para fazer uma visita ao seu criado que estava muito mal, paralítico e atormentado. Mas quando Jesus se dispõe a ir em sua casa ele exclama:Senhor não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra e o meu criado sarara .Em primeiro ele reconhecia o quão pequeno ele era diante de nosso Senhor Jesus,a seguir reconhecia a grandeza do nosso Deus na pessoa bendita de nosso meigo Salvador, ele cria também no poder miraculoso de Jesus o qual e o mesmo ontem hoje e eternamente.O mestre ficou tão maravilhado daquela atitude que disse :Nem em Israel encontrei tanta fé e lhe disse :Vai e seja feito assim como creste, Este homem buscou a bênção para os outros e foi beneficiado,este homem alcançou uma bênção a distancia, este homem sabia que o poder de Deus rompe todas as barreiras que possam existir, pelo poder de uma palavra!

2.Vitória nas tempestades

Que coisa gloriosa, enquanto os discípulos estavam preocupados em meio a tempestade Jesus dormia,bem sabemos que a paz que Jesus quer que desfrutemos não e ausência de conflitos e sim paz em meio aos conflitos, para que venha a bonança primeiro vem as tempestades mesmo quem sabe falo com pessoas cujo barco parece que vai naufragar mas o Senhor Jesus esta nesse barco; se ele esta contigo o teu barco não afundara jamais.Ele não nos deixa perecer,ele nos salvara, ele te diz não temas pois eu estou contigo nesta tempestade que enfrentas, ele quer desenvolver a tua fé,ele na hora certa repreendera o vento e as tempestades e te levara a desfrutar de uma bonança gloriosa proporcionada por ele . Pois diante do seu poder diante da sua ordem a tempestade e o vento tem que se acalmar, agora você também não pode perder a calma não ,fique tranqüilo, respire fundo, acalme o teu coração ele vai te ajudar.

3.Ela tocou em Jesus

Bem depois de anos de espera, depois de varias tentativas frustradas com os médicos, depois de perder quase todos os seus bens,depois de sofrer os vários sofrimentos enfrentados por quem e acometido por uma enfermidade tal qual a enfermidade que acometia esta mulher uma hemorragia,um fluxo de sangue que não se estancava de modo algum, ela da como que a cartada final, ela vai para o tudo ou nada, ela finalmente resolveu romper todas as barreiras e tocar em Jesus,não seria fácil para esta mulher como não e fácil para ninguém quando temos um objetivo e não temos ninguém a quem recorrer,não temos quem nos pode socorrer,não temos para onde ir,mas quem quiser alcançar qualquer objetivo na vida especialmente no mundo espiritual terá que realmente se esforçar inclusive a palavra de Deus nos diz :Socorri um que e esforçado.(Sl.89;19) E lá vai ela com o seguinte pensamento: Eu sei que sou uma mulher doente, falida, esgotada, desprezada e que tenho no meu corpo uma doença da qual as pessoas não gostam nem de saber do meu problema, sei que não poderia nem mesmo me aproximar de Jesus mas eu gostaria de poder somente tocar na orla de suas vestes pois eu sei que se eu tão somente tocar em suas vestes eu serei curada ,e mesmo com medo pois uma pessoa com a doença que lhe acometia não poderia tocar em ninguém muito menos em Cristo.Mas ela não temeu nada queria a sua benção e estava disposta a lutar por ela,não sabia o que poderia lhe acontecer,não sabia o que as pessoas pensariam dela,não sabia o que poderia lhe acontecer, o negocio dela era tocar em Jesus, ela estava sozinha, ela estava cansada de lutar, de esperar.Então ela foi por detrás para não ser vista por ele, e tocou e para seu espanto e surpresa ela foi curada instantaneamente,mas as bênção estavam apenas começando a chegar em sua vida o melhor ainda estava por vir Jesus começou a perguntar quem me tocou;os discípulos lhe disseram a multidão te oprime e te aperta e tu perguntas quem te tocou; Ele diz alguém me tocou pois de mim saiu virtude.Na verdade Jesus não se referia aqueles que em meio a multidão lhe apertava e sim de um toque especial de alguém que tinha em si este sentimento que se tocasse nele seria curada,e esta pessoa estava por ali, Jesus sabia disso.Sabe queridos leitores não importa o teu problema toque em Jesus,fale com Jesus, clame a ele, desabafe com ele, espere nele,busque a ele, louve a ele, adore a ele e ele te ajudara.

4.Ficar aos pés de Jesus

Por mais um pouco de tempo e se libertar do corre corre do dia a dia e um grande desafio que muitos precisam a cada dia vencer, temos aqui o papel importante de marta com sua diligencia e dedicação e o papel de Maria com sua devoção, não vamos aqui castigar a Marta pois se faz necessário agir mesmo, trabalhar mesmo.Mas não podemos deixar que a fadiga, a ansiedade por muitas coisas venha nos apartar da presença de Deus, pois existe coisas que são por demais necessárias para deixarmos de lado existem atividades que jamais podem deixar de ser por nos praticadas e quando deixamos de lado tais coisas somos repreendidos pelo Senhor como foi Marta que ouviu de Jesus as seguintes palavras: Marta, Marta estas ansiosa e afadigada com muitas coisas e uma só e a necessária e Maria escolheu a boa parte a qual não será tirada.(Lc.10;42) Não deixemos que nada substitua :

-A oração, a leitura da palavra de Deus, a consagração

-A freqüência a casa de Deus,

-A nossa dedicação aos trabalhos na casa de Deus

-O cuidado diário com a nossa vida espiritual

-O cuidado com a nossa família

Pois Deus deseja que cada um de nos vá bem em todas as coisas que tenhamos saúde e que vá bem a nossa alma, para que isso ocorra temos que dar atenção a cada aspecto de nossa vida dando prioridade a nossa vida espiritual pois a palavra de Deus nos diz:Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.(Mt.6;33) Deus sabe que precisamos trabalhar, estudar,vender comprar viajar, negociar, ser empreendedores, Deus sabe que nesta última hora o tempo voa o meu pastor disse certo dia que o mês continua sendo de trinta dias as horas continuam sendo de sessenta minutos os minutos de sessenta segundos, mas podemos notar dizia ele o tempo tem voado quem não tem notado isso preste atenção de agora para frente.Porem nada pode roubar de nos a nossa comunhão com os céus pois de que adianta ganhar o mundo todo e perder a sua alma.(Lc.9;25)

5.Alguém voltou para dar gloria.

Toda vez que leio esta passagem imagino o quadro atônito destes dez leprosos parados de longe dado a gravidade de sua enfermidade não podiam tocar em ninguém nem ao menos se aproximar de ninguém, então eles gritam em alta voz :Mestre tem misericórdia de nos. As pessoas em todo tempo sofrem mesmo, desde a queda de adão ate os dias de hoje existem muitos que neste momento estão nos isolamentos dos leitos de hospitais, outros lutando por benefícios em virtude de sua invalides, outros ainda lutando pela perícia, outros nos dizem estou encostado por motivos de saúde,esta expressão encostado, maltrata o psicológico tanto de quem ouve e muito mais de quem esta neste processo as pessoas precisam se apegarem firmemente com Deus nesta horas e entender o seguinte de repente na profissão que você exercia as suas atividades não há como fazer muita coisas mas você não esta morto não, não permita que um atestado de invalidez por um problema de coluna,ou por qualquer outra coisa te paralise, te roube a sua vida,não faca isso.Jesus deu uma ordem aqueles homens :Ide e apresentai-vos aos sacerdotes e aconteceu que indo eles foram curados, eram dez homens mas um deles vendo que fora curado voltou correndo e prostando-se deu graças ao senhor que lhe curara.Jesus perguntou não foram dez os que foram curados; e onde estão os nove, nenhum voltou senão este estrangeiro, vamos esse que nem me serve;

Sabem os amados leitores que na hora da luta fazemos votos propósitos, promessas, votos de ofertas e tantas outras coisas, porém com o passar dos dias rapidamente nos esquecemos de tudo e sequer agradecemos existem pessoas que costumo dizer que quando em dificuldades são formadas em humildade,são humildologas mas depois que recebem a benção o eu toma conta delas e elas dizem consigo eu sofri,eu orei,eu lutei,eu alcancei e Deus teve misericórdia,isso não e correto ao receber uma benção temos que agradecer a Deus a família,a igreja,ao nosso pastor,aos amigos,aos irmãos em geral e testificar a alegria e o contentamento pela vitória alcançada em Cristo Jesus.E essa tem sido uma falha na vida de muitos.Sejais agradecidos!(Cl.3;15)

6.Que encontro glorioso.

Este homem se tornou um dos nomes mais citados e um dos nomes meais citados pelos pregadores em todos os tempos, qual o pregador que ainda não falou de Zaqueu,quem ainda não o citou em seus em uma de suas pregações já no verso três vemos a arte deste homem que embora fosse muito rico tinha uma virtude queria conhecer Jesus, ninguém vai para o céu por ser pobre, nem tão pouco e proibido de ir ao céu por ser rico,tanto um como o outro tem total liberdade para servir e agradar ao Senhor Jesus em todo tempo.Ele queria conhecer a Jesus mas a multidão era grande e este era para ele um obstáculo, porem ele não se deixou abater por isso, o que fez subiu em uma figueira brava e de lá de cima avistava o mestre,mas ele não sabia o que lhe aguardava,o Senhor Jesus olhou para cima e vendo-o chamou-o pelo nome dizendo-lhe Zaqueu? Desce depressa por que hoje me convém pousar em tua casa, e ele descendo depressa isso fala de sua humildade e de sua diligencia em atender o chamado de Jesus,ele não era igual a faraó que deixava tudo para amanhã,ele parece que sabia que o dia de Deus e hoje e assim ele desceu e recebeu a Jesus gostoso ou seja é realmente prazeroso,satisfatório,glorioso,maravilhoso receber Jesus,andar com Jesus,viver com Jesus,pertencer a Jesus.Uma pequena pausa nesta linda historia para falar dos desmancha prazer são aqueles que estão em volta daqueles a quem Deus usa,a quem Deus salva,a que, Deus abençoa,tentando ofuscar-lhe as bênçãos,tirar-lhe o brilho de sua gloria.Você e eu só ficaremos livre destes quando o Senhor Jesus arrebatar a sua amada igreja. Voltando a Zaqueu ele sabia que era um pecador, ele sabia que era odiado, ele sabia que tinha pendências a fazer,e ele estava diante daquele grande encontro fazer um concerto com Deus e diante dos que já murmuravam de sua conversão ele disse;eis que dou aos pobres metade dos meus bens, e se nalguma coisa tenho defraudado alguém restituo quatro vezes mais.O Senhor Jesus lhe disse uma das maiores frases do novo testamento e uma das expressões mais lindas e mais poderosas de todos os tempos dizendo-lhes :Hoje veio a salvação a esta casa porque o Filho do homem veio senão buscar e salvar o que se havia perdido.Traduzindo meu filho eu te aceitei,você teve um encontro comigo, eu te perdoei, eu estou fazendo a partir de hoje uma grande obra em tua vida as pessoas não aceitarão isto,outros não entenderão isto,outros por toda vida terão você com um mero cobrador de impostos injusto,porem eu o teu Deus tenho assim feito uma obra em tua vida.Eu entrei na tua casa, eu entrei na sua vida e ponto final.Isso que aqueles a quem o Senhor Jesus tenha salvado em nossos dias tem que entender que aquele que te chamou te dará vitória cuida de você e é com ele que tens verdadeiro compromisso e ele que acredita na sua conversão e aqueles que tem o Espírito de Deus na vida os demais só no tempo de Deus.

7.Alguém que deu tudo que tinha para agradar ao Mestre

Este texto aparentemente curto traz em si muita riqueza, muitas mesmo vejamos algumas delas :

1.A lição de contribuirmos de acordo com aquilo que Deus põe em nossos corações mas também de acordo com os nossos rendimentos pois tem pessoas que tanto faz estarem ganhado muito bem quanto estarem desempregadas são avarentos em todo tempo

2.Temos aqui também a lição de darmos o melhor para Deus, darmos o nosso tudo ao Senhor, dizem que tem pessoas que vão a igreja três vezes na vida quando nascem, quando casam e quando morrem, tem pessoas que ao orarem dão bom dia , boa tarde ou boa noite para Jesus, outros a sua bíblia e na versão caixinha de promessa nada contra caixinha de promessa, apenas me refiro aqueles que ficam se alimentando a contra gotas sendo que Deus tem muito mais para ti creia nisto.Mas você precisa se dar mais a ele e ele se dará muito mais a ti aquela viúva pobre deu mais do que todos ali, pois eles deram o que lhes sobrou ela de sua pobreza deu tudo, de o seu corpo a sua alma, o seu espírito, a sua voz, os teus talentos, as tuas forças, de tudo a Deus e então estes experimentarão o melhor de Deus para suas vidas crês tu nisto? Eu creio!

8.Peça a Ele o que você quer que Ele te faça (Lc.18;35-43)

Eu costumo dizer que este homem era cego mas não era bobo,veja que sabedoria expressa nas palavras deste homem.

1.Ao saber que Jesus passava por ali ele começa a clamar a Ele(Lc.18;38)

2.Em seu clamor ele apelou para a misericórdia de Deus um de seus maiores atributos (Lc.18;38)

3.Alguém queria que ele se calasse mas ele não se deixava abater, e clamava cada vez mais alto.(Lc.18;39)

4.Ele era claro e definido em suas petições note:O Senhor lhe perguntou que queres que te faça? Ele respondeu que eu veja.Ao que Jesus lhe responde vê a tua fé te salvou e assim ele recebeu cura, libertação e salvação.

Ai estão alguns requisitos básicos para se alcançar respostas nas petições dirigidas a Deus em nome de Jesus pois é assim que a bíblia nos ensina orar.(Jo.15;16)

Em primeiro seja qual for atua petição inicie hoje ainda um clamor incessante em busca de sua benção, não importa quanto tempo vens a clamar, não importa quanto tempo esperas pelo que desejas receber, não importa as dimensões de sua petição o que importa é que Deus está pronto a ouvir aquele que a ele clama de dia e de noite veja que a palavra de Deus nos diz: Clama a mim e responder-te –ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.(Jr.33-3) Em Mateus nos diz assim o texto sagrado nos diz: Pedi e dar-se vos a buscai e encontrareis, batei e abrir-se vos a por que aquele que pede recebe o que bate se abre e o que busca encontra.(Mt.7;7) E em muitas outras partes encontraras a palavra de Deus a lhe dizer clame, ore, peça, bata, suplique então não desistas de clamar e a benção virá a tuas mãos. Em seu clamor ele apelou pela misericórdia de Deus, e insistentemente clamava e pedia a misericórdia do Senhor, a palavra de Deus nos diz que: As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos pois as tuas misericórdias não tem fim.(Lm.3;22) E sabendo disso ele apelava para esta misericórdia que quer dizer:Benignidade, amor firme, devoção.Mesmo sem poder ver a Jesus ele clamava insistentemente a Ele e recorria a sua misericórdia certo de que o Deus misericordioso lhe atenderia, como de fato lhe atendeu e ele foi vitorioso em sua petição.Apele você também para misericórdia de Deus por certo ela te valerá. É interessante do que as pessoas são capaz de fazer por nos quando estamos em apuros, vem aflição, em apertos, em agonia de oração, nesse caso alguém tentou calar aquele cego,já não bastava ele não poder ver a face do meigo nazareno que por ali passava,não poder enxergar as maravilhas de Deus na pessoa de seu filho bendito, alguém queria calar-lhe a voz .Mas ele não estava nem ai, pelo contrario ele clamava cada vez mais alto, até que realmente chamou a atenção de Jesus que pediu que lhe trouxessem aquele homem até ele. O que o fizeram e então ele pergunta-lhe: Que queres que te faça? (Lc.18;41) Ao que o mestre lhe responde: Vê a tua fé te salvou. Ele buscava uma benção recebeu varias e assim acontecera contigo não receberas apenas uma vitória mas varias vitórias em nome de Jesus.A partir de então este homem passou a seguir a Jesus e glorificando a Deus, o meu desejo é que isto ocorra contigo que Deus em Cristo conceda-te as petições que a Ele fazes e que vivas na presença dele uma vida de vitórias constantes.

9.Vencendo as desesperanças (Lc.24;13-35)

Este texto é uma riqueza em todo os seus detalhes trata de muitos temas importantes falta-me o espaço para detalhar tudo que nele contem, mas fica por conta do leitor atento em ler e reler por algumas vezes tal texto penso que se fores marcar com x onde achares importante marcaras todo ele, mas vamos: Seguiam eles de Jerusalém para a pequena aldeia de Emaus, tristes, desconsolados, sem esperanças e tentando entender um grande dilema por que não dizer vários dilemas. Em nossa caminhada rumo a Emaus celestial,vez por outra somos apanhados nesta situação cheio de perguntas sem respostas.Bem naquele instante o mesmo Jesus se aproxima deles e faz lhes uma pergunta: Que palavras são estas que pelo caminho trocais e por que estais tão tristes? Eles não acreditam que aquele homem não sabia o que se passava naqueles dias, o que havia acontecido com Jesus o nazareno,e começam a lhe explicar o que sucedeu a Cristo e no decorrer da exposição ele lhes diz e nós: Esperávamos que fosse Ele que remisse a Israel.Lc.24;21) Aqui está o ponto chave deste tópico lutar contra as desesperanças da vida,vencer as desesperanças e as desventuras da vida, entender questões que no momento nos deixam tristes e desapontados, sem entender mais nada e sem entender mais ninguém.Eles estavam dessa maneira, então Jesus começando pelas paginas do AT e discorrendo por toda palavra de Deus lhes explica o seu grande dilema e lhes aquece a alma com a sua presença. Depois de lhes devolverem a esperança já perdida ele faz menção de seguir em outra direção queria saber se eles realmente gostaram desta maravilhosa companhia. Eles o constrangem a que permaneça com eles. Pois a companhia de Jesus e marcante em nossas vidas e jamais queremos deixá-lo nem tão pouco que ele nos deixe.Ele então permanece com eles lhes abençoa, abre-lhes os olhos e desaparece.Ao que um fala para o outro: Porventura não ardia em nos o coração quando pelo caminho nos falava e nos abria as sagradas escrituras? Eles haviam vencido as desesperanças, tudo então passou a se encaixar novamente, a alegria voltou novamente a estampar os seus rostos tristes, e eles então tinham forcas para seguir em frente renovados pela presença do Senhor Jesus.E ainda hoje ele esta a nos dizer: Voltai a fortaleza o presos de esperança.(Zc.9;12)

10.Como e bom ter um momento a sos com Jesus (Jô.8;1-11)

Um momento dramático na vida desta mulher que fora apanhada no próprio de adultério de um lado Jesus aquele que veio para buscar e salvar os que se haviam perdido do outro lado, aqueles que usam a lei de Deus para condenar a tudo e a todos, aquela mulher não era flor que se cheirava bem, pois no titulo do texto que narra a sua historia lemos:A mulher adúltera. Mas Jesus veio para salvar os pecadores, pois os sãos não precisam de médicos e sim os doentes. E u não sei quais são os teus pecados, eu não sei sobre quais acusações você se encontra, eu não sei a dimensão dos teus erros,eu não sei o que estão querendo fazer com você,de repente satanás te acusa de ser o causador de todo caus no mundo neste momento, porem conheça a historia desta mulher e saiba que em Jesus você sempre encontrara abrigo ele odeia o pecado mas sempre amará o pecador, e para cada pecador sempre haverá um grande Salvador.Ouça a voz daqueles homens a dizer a Jesus :Esta mulher foi apanhada em ato de adultério na lei as tais devem ser apedrejadas e tu o que dizes? É como se dissessem veremos agora se ele vai compactuar com o pecado desta mulher. O Senhor sem fazer o menor esforço disse-lhes :Aquele dentre voz que tiver sem pecado que atire a primeira pedra.Sabe que cada um daqueles homens foram se retirando um a um e ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.Não tem nada melhor do que ficar a sós com Jesus, contando a ele os nossos problemas as nossas dores, as nossas incertezas, os nossos ais,aquela mulher penso eu nunca tinha tido aquela oportunidade de poder estar por um momento a sós com Jesus,e naquele momento o Filho de Deus lhe concedeu esta oportunidade, os seus acusadores foram se retirando um a um e quando ela estava a sós com Jesus ele lhe perguntou onde estão os teus acusadores nem um deles restou, nenhum deles te condenou?Nem eu te condeno. As pessoas querem que Jesus acabe conosco, se você teve uma vida pregressa de um perdido pecador, e tiver um grande encontro com Jesus muita gente vai ficar feliz pela sua conversão não me resta a menor duvida mas por certo alguém não gostará desta idéia ,mas siga em frente pois ele te diz somente uma coisa :Vá e não peques mais.Ou seja não importa o que fostes,o que errastes,o quanto já pecastes, o que importa é que fostes lavados, regenerados, resgatados, libertos transformados, livres.As vezes noto nalguns lugares por onde passo pessoas oprimidas por pessoas, por fatos que lhe ocorreram no seu passado, por acusações já perdoadas e confessadas, ora pare com isso estás a se fechar dentro de um cárcere invisível e estás a deixar de desfrutar do melhor de Deus para tua vida.Vá e não peques mais.

-Um chamado a leitura, oração e a vigilância (Mt.22;29-Mc.12;29-Jo.5;29)

Tenho em todas as minhas ultimas pregações orientado ao máximo o povo de Deus acerca da leitura da palavra de Deus, acerca da oração e é do conhecimento que a vigilância caminha junto com estas duas bênçãos de Deus a nosso favor a saber a leitura e a oração.Vamos por parte uma após a outra:

1.Leitura

A palavra de Deus traz para nos diversas admoestações acerca da leitura da palavra de Deus vejamos algumas delas:Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite.(Sl.1;2)Achando as tuas palavras logo as comi e elas foram o prazer do meu coração.(Jr.16;15) Lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho e a tua palavra.(Sl.119;105)Bem aventurado o que lê, o que ouve e os que guardam as palavra desta lei.(Ap.1;3) Nas duas admoestações acima temos conselhos preciozicimos dados pelo Senhor Jesus Cristo acerca das sagradas escrituras vejamos o que Cristo nos ensinou nos dois versículos citados acima:

1-Não conhecer as escrituras conduzem a muitos erros

2-Devemos procurar conhecer as escrituras

3-Através das sagradas escrituras reconhecemos o poder de Deus

4-Somos admoestados a examinar as sagradas escrituras

5-As sagradas escrituras são fontes de vida eterna

6-As sagradas escrituras testificam de Jesus

-Evite estas coisas (Mt.23)

Se tem um capitulo nos evangelhos que não deixa que ninguém fique de fora sem que não receba de Deus um corretivo este capitulo e o capitulo 23 de Mateus nele aprenderemos muitas coisas gloriosas que nos ajudarão nesta caminhada rumo aos céus de gloria .Aprendamos algumas destas lições poderosas:

1-Cuidado com aqueles que falam uma coisa e fazem outra

2-Cuidado com aqueles que atam pesados fardos em seus ombros os quais não querem por nem o dedo neles (Mt.23;4)

3-Cuidado com aqueles que tudo quanto fazem e para serem vistos pelos homens (Mt.23;5)

4-Em tudo ele quer ser o maior,o primeiro em tudo (Mt.23;6)

5-Adoram ser chamados de mestre (Mt.23;7)

6-Aprendamos que no reino de Deus o maior e o menor (Mt.23;11)

7-Cuidado com aqueles que fecham as portas do reino eles não entram e não nos querem deixar entrar

8-Cuidado com cegos que querem nos guiar

(Mt.23;16)

9-O mais importante no reino a fé e a misericórdia

10-Cuidado com aqueles que são semelhantes a sepulcros caiados formosos por fora mas o seu interior e cheio de ossos de mortos (Mt.23;27)

11-Cuidado com aqueles que no exterior parecem justos mas no seu interior estão cheios de iniqüidade

12-Cuidado com as serpentes, cuidado com as víboras, condenadas ao inferno (Mt.23;33)

13-Cuidado com os assassinos de profetas (Mt.23;34,37-39)

14-Cuidado com aqueles que matam entre o santuário e o altar (Mt.23;35)

-A cada milagre uma lição gloriosa (Cada obra efetuada por Jesus ele tinha em mente uma lição )

Para começo de conversa e bom lembrarmos das palavras de João acerca dos feitos de Jesus quando ele disse acerca de Jesus:Há porem muitas outras coisas que Jesus fez, e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem.Amem (Jô.21;24)

Com isso quero dizer que alguém pode fazer através dos evangelhos a contagem dos milagres de Jesus, mas não sejamos ingênuos em pensar que os feitos de nosso Senhor são apenas estes registrados por estes nobres mortais afinal quando que um mortal pode na sua totalidade revelar todos os feitos de um Deus eterno tal qual e o nosso Deus,o nosso amado Senhor e salvador Jesus Cristo, mas vejamos alguns destes feitos e as lições colhidas destas maravilhas:

1-Jesus vê a fraca fé de um homem cansado de tanto sofrer com seu filho lunático(Mc.9;14-29)

Aqui vemos um homem cansado de sofrer com o problema que afligia a saúde de seu filho, tal homem levou o filho ao encontro dos discípulos e nem mesmo eles o puderam libertar, isso gerou naquele homem um certo desapontamento, quantas vezes alguém se desaponta por não receber uma cura,uma benção, quando se espera,se clama,se humilha e não e atendido, queridos Jesus cura e cura de verdade agora ele não e obrigado a curar ninguém, ele quer curar o corpo físico, mas quer também curar a alma da criatura, tem interesse de curar não somente o corpo, mas também o espírito, que não somente curar,mas quer também que conheça a tua palavra, a tua vontade operante na vida daqueles que a ele dão lugar.Na hora certa Ele vai te curar!(Sl.103;3-Ex.15;26-Dt.7;15-At.3;16-Lc.6;18)

2-O cego que foi curado e passou a ver a todos ao longe (Mc.8;22-26)

Quando eu li este texto pela primeira vez eu ainda era novo convertido, fiquei maravilhado com o texto e desde então tenho compartilhado com as pessoas o que aprendo nele.Um cego e levado a presença de Jesus, a primeira coisa que me vem a mente todas as vezes que leio sobre a cegueira e a questão da cegueira espiritual, Jesus cura das duas cegueiras ate os dias atuais,tanto da cegueira física e também da cegueira espiritual.Bem no primeiro encontro que este homem teve com Jesus curiosamente ele não foi curado,esta vendo você que fica frustrado por que num recebe uma cura na primeira oração, na primeira pregação no primeiro encontro, aguarde pelo segundo encontro, a seguir diz a palavra de Deus que ele tornou a por as mãos, isso ensina-nos a não esmorecer de receber as orações e nem tão pouco de fazer orações por qualquer problema,por qualquer enfermidade, a bíblia nos diz que Elias orou outra vez ora se Elias não foi atendido na primeira e orou outra vez por que nos não podemos orar de novo.Não e mesmo.

3-Aprendendo a não tirar conclusão precipitada das coisas e das circunstancias da vida (Mc.7;24-30)

O caso desta mulher e dramático veja bem ela deixou a sua filha em casa miseravelmente endemoninhada quem já viu uma mulher endemoninhada e uma pessoa miseravelmente endemoninhada sabe a diferença entre um caso e outro.Ela sai a toda pressa ao encontro daquele que diz: Vinde a mim todos vos.(Mt.11;28) Percorrera oitenta quilômetros para chegar onde Jesus estava.Ela clama, grita,

Conta a sua historia, o seu drama,o seu problema, e Jesus simplesmente não lhe diz nada, os discípulos entram em cena querendo que ela seja despedida, que Jesus ou fizesse algo por ela ou lhe pedisse para não lhe molestar, pois aquela gritaria lhes estava molestando, pois os gritos das dores alheias sempre incomoda alguém a nossa volta,mas Jesus quer ouvir o seu grito esteja certo disso.Então Jesus disse :Eu não fui enviado senão a casa perdida de Israel, nossa aquela mulher estava na prova mesmo, aparentemente nem Jesus queria vê-la e nem ouvi-la,quem nunca se sentiu assim,parece que ninguém se importa contigo, parece que vais ser enterrado junto com o seu problema, e mas aquela mulher tinha uma fé extraordinária, aquela mulher não desistiria tão facilmente,ela correu adiante dele e prostrando-se o adorava e lhe disse carinhosamente: Senhor, socorre-me!(Mt.15;25) Mas o processo de refinamento continuava na vida dela veja o que Jesus disse a ela:Não e bom eu pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.O que Jesus estava querendo dizer a ela,será que ele estava pondo-a junto aos cachorrinhos.E mas aquela mulher estava ali para ser um grande exemplo de fé a todos nos, veja o que ela disse a Jesus: Sim Senhor, mas os cachorrinhos também comem das migalhas que caem da mesa de seus senhores.(Mt.15;27) A atitude desta mulher causou admiração em Cristo, mexeu com o filho de Deus ao que ele exclamou:O mulher grande e a tua fé, seja isto feito para contigo como tu desejas.E na mesma hora a sua filha ficou sã.

Aquela mulher foi provada por varias maneiras:

1.Ele não lhe deu ouvidos

2.Ele disse que não tinha nada a ver com ela

3.Ele disse que não era bom dar o pão dos filhinhos aos cachorros

Mas ela :

a) Adorou-o (Venceu na adoração)

b) Ela pediu: Socorre-me

Ela fez uso de duas armas poderosas a petição e a adoração e assim ela recebeu a benção esperada em nome de Jesus.

4-Como se tornar parente de Jesus (Mc.3;31-35)

O senhor Jesus ensinou como fazer para ser parente dele no verso trinta e cinco do capitulo três de Marcos veja: Portanto qualquer que fizer a vontade de Deus esse é o meu irmão e minha mãe .Ai esta fazer a vontade de Deus,afinal qual e a vontade de Deus:

-Que cada criatura o conheça e o aceite como único e suficiente salvador

-Que a humanidade conheça a tua palavra em todo mundo

-Que o teu nome seja invocado em todo tempo

-Que oremos pelos enfermos, expulsemos demônios, falemos em línguas estranhas

-Que todos se salvem e que todos cheguem ao conhecimento da verdade

-Que as famílias vivam em amor e união

-Que nos preparemos para sua volta gloriosa que se aproxima

E assim através do novo nascimento cada criatura pode em cristo Jesus pode se tornar parente de Jesus e vou te contar ser parente do filho de Deus e algo tremendo!

5-Quatro tipos de terrenos e quatro tipos de pessoas (Mc.4;1-20)

Um semeador saiu a semear: quatro tipos de terrenos representando aqui quatro tipos de pessoas:

1.Uma parte caiu junto do caminho

2.Outra parte caiu sobre os pedregais

3.Outra caiu entre os espinhos

4.Outra caiu em boa terra

A partir do verso de número 15 Ele começa a explicar esta preciosidade bíblica, esta riqueza gloriosa, penso eu ser uma das parábolas de maior importância nas paginas seletas da santa bíblia.Acompanhemos a explicação desta parábola:

1.Em primeiro lugar estão aqueles que ouvem a palavra e logo vem satanás e tira a palavra que lhe foi semeada.Como sucede isto existem varias maneiras vamos ver algumas delas: -Alguém chega ao encontro daquele que deseja ouvir a palavra de Deus e lhe diz muitas coisas negativas acerca da fé crista,acerca das dificuldades que e ser um cristão, acerca das coisas que ele terá que renunciar por ser um cristão,acerca da dificuldade de se manter nos padrões bíblicos, acerca daqueles que foram longe no evangelho e hoje estão desviados, e assim com muitas e muitas palavras vindas das profundezas do inferno, ele arranca a palavra semeada e convence a criatura de que ele esta tomando uma decisão precipitada, de que ele e muito jovem para ser crente, de que esta decisão pode ser tomada lá para frente, de que e melhor pensar melhor e assim por diante o certo e que ele arranca a palavra do coração da criatura se aproveitando que a semente e recente na vida dele.Mas acredite que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e que Ele tem profundo interesse em te abençoar na terra,em todos os sentidos,aquele que começou a boa obra a aperfeiçoara ate o dia de Jesus Cristo.(Rm.8:28-Fp.1-6)

No segundo exemplo temos ai aqueles que representam os pedregais que são aqueles que ouvem a palavra e logo a recebem com alegria mas não tem raiz em si mesmos, antes são temporãos, e vindo a tribulação e a angustia por causa da palavra logo se ofendem.Olha que curioso a pessoa recebe a palavra de Deus feliz ou seja o quadro e mais ou menos assim a criatura e convidada para ir a igreja lá chegando segue-se a programação normal do culto a qual fala com ela poderosamente desde o primeiro momento, durante os momentos que ali ela esta sente uma paz tão gloriosa uma vontade de chorar, um desejo de seguir a Cristo de verdade, finalmente vem a mensagem a seguir o apelo ela não agüenta e se rende a Cristo Jesus o Senhor.Vai para casa alegre feliz, quer contar para o mundo a sua alegria, a sua decisão, o seu testemunho,mas acontece que no momento ninguém quer saber desta escolha,alguém lhe dirá: Como você e tão fraco só foi a igreja uma vez só e já vem de lá crente, olha a nossa amizade acaba aqui, e meu amigo agora você vai virar um fanático e o meu carro já não empresto mais.Eu te odeio, não fale mais comigo enquanto for crente, quer dizer que você não vai mais jogar comigo.Enfim toda esta pressão vai lhe desanimando a ponto dele não suportar, e ele se escandaliza de tal modo que para não contrariar a si e aos outros ele deixa a sua recente caminhada, a sua cruz,a sua caminhada para o céu de luz.A palavra de Deus nos diz: Tu porem vai ate o fim(Dn.12;13-) Mas aquele que perseverar ate o fim será salvo(Mt.24;13) Então amado vá ate o fim, não pare na caminhada e por certo todas estas dificuldades que hoje te afligem serão pelo Senhor Deus eliminadas.

Este terceiro tipo de terreno e muito propicio nos dias atuais pois ele nos diz que:

Tal semente caiu entre os espinhos os quais representam aqueles que ouvem a palavra mas os cuidados deste mundo e o engano das riquezas além das ambições por outras coisas sufocam a palavra e ficam infrutífera.Veja bem jamais iria eu levantar a bandeira do comodismo,do conformismo, dizer aos santos que não precisam estudar, se preparar para nada pois Jesus esta voltando então vocês podem esquecer de toda e qualquer preocupação por causa disso, mas a minha ponderação e para que não venhamos tomar o caminho tomado por Demas que veio a desamparar o apostolo Paulo amando o presente século, Ló que deixou a companhia de seu tio Abraão e seguiu rumo as campinas de Sodoma e Gomorra.E neste ponto da parábola do semeador lemos a semente que caiu entre os espinhos que são sufocados pelos cuidados do mundo, pela sedução das riquezas, as ambições das riquezas vem a sufocar a palavra fazendo com que a mesma seja sufocada na vida daquele que a recebe ate que o mesmo desista desta caminhada .

6-Soluções praticas para problemas difíceis (Jô.9)

Se eu for entrar mesmo nesta historia eu iniciarei aqui mais um outro livro,então serei sucinto neste comentário focando o assunto chave de minha linha de raciocínio:

Veja bem este homem era cego não enxergava nada, Jesus usou um método tremendo para curá-lo , simples e pratico cuspiu no chão e passou nos olhos dele e como o poder não estava meramente na saliva mas no Deus todo poderoso o homem foi radicalmente curado,literalmente curado,imediatamente curado há na bíblia alguns milagres que deram muita confusão e ate os dias de hoje tem muita gente brigando por causa das coisas inexplicáveis que Jesus faz na vida das pessoas.Lembrei-me de uma irmã que me contou que sua sobrinha fora curada de câncer nos olhos na oração da fé ao retornar ao medico o mesmo não acreditava e queria fazer por varias vezes outros exames ao que aquela serva de Deus lhe disse doutor enquanto o senhor vai fazendo exame eu vou dando gloria Deus. Este homem era cego Jesus curou ele e pronto ele não queria saber como foi curado, ele não sabia como isso pode lhe acontecer, ele não sabia por que Jesus curou justamente ele,ele não entendia de milagres, ele não tinha como explicar nada a ninguém o que ele podia era entender que ele era cego e que agora via.E eu pergunto havia algo em relação a sua cura mais importante que isso;por certo que não, qualquer pessoa que recebe algo glorioso tremendo da parte de Deus e alvo de certos questionamentos,deixa Deus agir por ti e você vai dando gloria,deixando os murmuradores,os incrédulos para la e você fique em paz desfrute da sua bênção em nome de Jesus.

7-Jesus e a mulher samaritana (Jô.4)

Desta feita encontramos Jesus junto a fonte de Jacó, cansado e com sede neste ele se dirije a mulher samaritana, e lhe diz:Dá de beber.Que interessante Jesus é aquele que por Deus foi enviado para dar alivio aos cansados, ele que um dia disse eu sou a água da vida, e isso mesmo o Jesus Deus da água, e alivia o cansado,o Jesus homem se aproxima e pede água a uma samaritana.Por um momento ela exitou por aquele pedido pois os judeus não se comunicam com samaritanos, mas Jesus veio para quebrar estas e outras barreiras afim de que quer judeus quer gregos todos venham a se encontrar com Ele a fonte de água viva.Ela questiona como tu sendo judeu pede de beber a mim mulher samaritana?Ele lhe diz se tu conheceras o dom de Deus e quem te pede dá de beber tu lhe pedirias e ele lhe daria água da vida, ela como era natural e não conhecia as escrituras nem o poder de Deus lhe diz:Tu não tens como tirar água o poço é fundo como podes tirar água?O mestre lhe diz:Qualquer que beber desta água tornara a ter sede mas aquele que beber da água que eu lhe der jamais terá sede,pois se fará nele uma fonte de água que salte para vida eterna.Ela então lhe diz:Senhor dá-me desta água para que eu não volte mais aqui para buscá-la.Neste momento Jesus desvenda os segredos do coração daquela mulher e traz a tona toda a sua historia,todo seu drama,todo seu sofrimento ao lhe dizer vai chama teu marido e venha aqui,ao que ela lhe diz :Não tenho marido.Ele lhe diz: Disseste bem não tenho marido;porque tivestes cinco maridos e o que tens agora não é teu marido. Querido leitor imagine o que é uma pessoa se casar cinco vezes e os cinco casamentos não darem certos como palestrante a casais, e estudioso dos assuntos relacionados a família, tenho uma pequena noção do que é um casamento destruído imagina cinco casamentos, a historia diz que a mulher quando era deixada pelo seu marido era levada em praça publica e as pessoas se reuniam para ouvir a seus maridos expor-lhes as suas intimidades e declarar os motivos desta separação, e esta mulher havia passado por isso por cinco vezes.Jesus continua a aliviar o cansaço e a dessedentar a sede dos sedentos,ele continua a curar feridas e restaurar famílias disfaceladas, ele continua a transformar pecadores em ganhadores de almas como fez com esta mulher.Pois ele é o mesmo ontem hoje e eternamente.(Hb.13;8)

8-Milagre no dia do casamento (Jô.2)

Que decisão inteligente esse casal tomou em relação a esta festa de casamento convidar Jesus para estar presente na festa, neste tópico já aprendemos algumas coisas:

-Tudo que fizeres, aonde quer que fores convide a Jesus para se fazer presente.

-Jesus faz de seu casamento, de sua vida uma festa, mesmo quando o vinho acaba.

-Se faltar alguma coisa em tua vida peça para Jesus que ele te dará.

Bem, tudo estava transcorrendo normalmente a festa estava indo bem ate ali não havia acontecido nenhum imprevisto, em relação a noiva,em relação aos convidados, em relação ao noivo, enfim tudo estava perfeitamente bem, mas de repente alguém alarmou acabou o vinho e pelo jeito não havia meios para conseguir vinho naquela hora,imaginem o tamanho vexame a que seria submetido os noivos sabem os leitores que a festa pode ser boa como for as pessoas se esquecem de tudo caso aconteça algum imprevisto. Seja na comida, na decoração da festa, no atraso da cerimônia, no sermão proferido pelo oficiante, no atraso para servir aos convidados, e nesse caso na falta do que beber, isto seria muito delicado. Então falaram a principio com a mãe de Jesus, não adianta ficar a procura de intermediário quem vai sempre resolver os nossos problemas é Cristo, fale com ele.Então se achegaram a Cristo e lhe disseram : Acabou-se o vinho.Queridos o vinho simboliza a alegria,simboliza a presença do Espírito Santo.E há momentos em nossas vidas que falta-nos a alegria e nos vemos contristados, chateados, frustrados,baixo astral,baixo estima, as coisas parecem nenhuma darem certo para nós porém nestas horas é só falar com ele acabou o vinho, acabou tudo para mim, acabou a festa,acabou não sinto mais a sua graça, não sinto mais o seu poder, não sinto mais a tua unção em minha vida, não sinto mais aquele desejo ardente de falar em línguas estranhas, acabou a alegria de estar na casa de Deus, acabou a vontade de orar de ler a bíblia de evangelizar, acabou aquela paixão pelas coisas de Deus.O conselho da mãe de Jesus nestas horas e o seguinte:Fazei tudo o que ele vos disser.(Jô.2;5) Se atentarmos para tudo que Jesus fez, falou, ensinou em cada um dos evangelhos viveremos uma vida de vitórias mesmo em momentos de aflições , se procurarmos por em pratica tudo o que ele nos ensinou seremos a cada dia mais do que vencedores veja alguns textos que mostram isto.(Mt.4-7\Mt.10\Mt.23-25\Mc.16;15-20\Jo.14-17)

9-Milagre com hora marcada (Jô.4;43-54)

Eu gostaria de estar perto deste homem quando ele retornou para sua casa seu depoimento e maravilhoso acompanhemos e vejamos o que podemos aprender desta experiência.Este homem recorre a Jesus desesperado pois seu filho estava enfermo muito mal mesmo, e ele pede ao Senhor com carinho Senhor desça logo antes que ele morra, ao que Jesus lhe disse: Vai pois o teu filho vive, ele creu na palavra dita pelo Senhor Jesus. Ao chegar em casa ele fora surpreendido por seus criados que correm ao seu encontro a lhe dizer que seu filho estava vivo, ao que ele perguntou-lhes que horas a febre havia lhe deixado, ao que lhe disseram: Ontem as sete horas, e entendeu que aquela mesma hora Jesus tinha lhe dito: O teu filho vive e creu ele e toda a sua casa.Veja bem em primeiro ele recorreu a Jesus contando lhe o seu problema,esperando na sua misericórdia, logo o senhor lhe garante a bênção que era a saúde de seu filho.A palavra de Deus nos diz que a fé e o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem .Todo aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que e galardoador daqueles que o buscam,e foi assim que ele se comportou.A seguir diante da palavra de Jesus ele creu na palavra do mestre se você observar S. João 3;6 veras o seguinte :Para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna veja bem a chave mestra e crer então creia.A seguir ele retorna confiante para casa ao chegar os seus criados correm ao seu encontro a lhe contar que o menino havia sido curado, outra vez ele faz algo surpreendente:Ele quer saber mais ou menos que hora o garoto se achou melhor. Não e tão fácil saber que hora um garoto que passa mal melhorou, mas ele queria saber, era muito importante para ele saber disso.Então alguém lhe diz ontem por volta das sete horas ,ele então se alegra e diz :Pois foi exatamente esta hora que Cristo ministrou a cura sobre meu filho.Imediatamente ele toma uma grande atitude ele se rende a Cristo e convida toda sua casa a fazer o mesmo e como um bom líder espiritual de sua família e por causa de um tremendo milagre naturalmente todos aceitam a Cristo para gloria de Deus.

10-Se faz necessário nascer de novo (Jô.3)

Nasceu em Nicodemos o desejo de conhecer a Jesus de perto, falar com ele saber dele alguma coisa, temendo toda e qualquer represália o mesmo vai ter com Jesus de noite, chega a Jesus com palavras elogios as e lhe diz: Mestre sabemos que és vindo de Deus,pois ninguém pode fazer os sinais que tu fazes se Deus não for com ele.(Jô. Cap.3v.2) Bem ate aqui vemos que nicodemos tinha um bom começo ele sabia que

-O Senhor era um mestre

-Havia vindo de Deus

-Seus sinais eram verdadeiros

-E que Deus era com ele

Que maravilha já era um bom começo para aquele homem que desejava conhecer de perto o mestre por excelência, mas mesmo com este conhecimento o Senhor Jesus o surpreendeu com a máxima: Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Este tema era novo para Nicodemos um homem de um alto conceito diante daqueles que lhe rodeavam, um membro do sinedrio, alem do mais como um homem poderia nascer de novo, sendo ele velho, ele teria que retornar para o ventre de sua mãe. Jesus não falava aqui de um novo nascimento físico mas sim espiritual, Nicodemos era um homem natural ainda não conhecia as coisas de Deus.E a bíblia diz que o homem natural não compreende as coisas de Deus e lhe parecem loucura, e não pode entende-las porque elas se discernem espiritualmente.O termo nascer de novo e um dos temas mais ricos e abrangentes contidos nas paginas das sagradas escrituras e aqui queremos apenas citar e fazer um breve comentário sobre tal tema nascer de novo significa:

-Ter um novo e verdadeiro encontro com Jesus

-Reconhecer a Cristo como único e suficiente salvador

-Se arrepender de seus pecados e de suas obras

-Ter a sua vida regenerada pela atuação do Espírito Santo

-Ter a sua vida mudada pela ação da palavra de Deus

Entender que: Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.

A razão de tudo que acontece no mundo espiritual e o grande amor de Deus para com a humanidade, sem este amor nada teria sentido, a expressão de tal maneira descreve a imensidão do amor de Deus, a ponto de dar o seu único filho afim de que todo aquele que nele crê, você e eu precisamos crer na mensagem do filho de Deus,afim de que todo aquele que nele crê não pereça, ou seja não vá para eternidade sem ele .Mas que tenha a vida eterna, e sempre bom lembrar que a vida eterna que Deus nos dará não e essa vida que aqui vivemos na qual muita gente deseja morrer, a vida que Deus nos proporcionara na eternidade e uma vida no céu ,ou seja sem morte,sem pranto,sem dor,sem doenças,sem fadiga, sem problemas financeiros, sem problemas familiares, sem nada. Ai alguém pode dizer mas será que esta vida não seria um tanto monótona, Eu te afirmo não, por varias razões:

-Se você observar na bíblia a em todo tem pó apenas no principio da criação a expressão e Deus descansou ou deu uma pequena pausa em suas atividades terrenas daí em diante veras Deus agindo em todo tempo no céu na terra e abaixo da terra, no presente no passado e no futuro ele sempre agiu valorosamente por que não gosta de monotonia.

-O céu e cheio de atividades muito embora lá não se constroem casas, edifícios, não se tem fabricas, etc.Mas a uma infinidades de ações celestiais que nos serão designadas alem do mais seremos semelhantes a ele e aos anjos e lá no céu num tem anjo deprimido ocioso pelas coisas desta vida.Te afirmo o céu vale a pena.

11-Ele esta a procura de vasos escolhidos (At.9)

E interessante os caminhos que Deus vem a percorrer para que tenhamos um encontro com ele. Saulo seguia a caminho de damasco respirando ameaças e afrontas contra o povo de Deus. Mas de repente ele e cercado por um resplendor de luz e ouve uma voz do céu a lhe dizer: Saulo, Saulo por que me persegues! Ao que ele lhe responde quem és Senhor! Eu sou Jesus, a quem tu persegues, duro e para ti recalcitrares contra os aguilhões. Então ele faz a maior pergunta que todo ser humano deve fazer a Deus.Que queres que faca.Bem o que Jesus queria que ele fizesse:

1. Que ele parasse de fazer o que estava fazendo, deixasse de perseguir o povo de Deus pois se ele continuasse seria muito duro para ele

2.Queria que ele ouvisse a sua voz de Deus, e deixasse de ouvir a voz do inimigo que estava usando a sua vida para maltratar o povo de Deus.

3.Queria que ele o conhecesse pois ele achava que conhecia o Senhor porem não o conhecia.

4.Queria que ele reconhecesse o seu poder e a sua vontade na vida daquele que nele crê

5.Assim fazendo Deus faria dele um vaso escolhido na presença dele.

Não importa o seu passado o que importa e o que Deus fará no seu presente pois Deus quer fazer grandes coisas em tua vida neste tempo este homem era um perseguidor do povo de Deus porem um dia teve um encontro com o Senhor e passou a ser perseguido porem jamais deixou de seguir e de servir ao Deus todo poderoso, pois ele transforma , ele chama, ele muda vidas, ele transforma, ele capacita vidas, preparando –as para uma grande obra na terra.

Temos ai onze grandes exemplos e tanto estes como os demais milagres operados por Jesus traz para nos grandes lições que contribuem para o nosso crescimento espiritual e estaremos abordando algumas destas grandes lições:

-Varrendo a casa (Lc.15;8-10)

Admiro cada um dos evangelistas que escreveram os evangelhos mas o leitor há de concordar comigo que Lucas tem uma peculiaridade singular em detalhar, registrar cada ensino de Jesus me identifico muito com Lucas e nesta parábola intitulada a parábola da graça de Deus faremos menção da dracma perdida nesta parábola aprendemos:

-Que uma mulher perdera algo de grande valor

-Para encontrá-la teve que buscar a luz, Jesus e a luz do mundo (Jô.8;12)

-As vezes se faz necessário fazer uma limpeza em nossas vidas, jogar o lixo no lixo (Lc.15;8)

-Procurou o que havia perdido com diligencia ate encontrar (Lc.15;8)

-E ao encontrá-la reencontrou a alegria pois quando se encontra Cristo encontra-se paz alegria, esperança, salvação, libertação, perdão, amor.

III.DICAS DADAS PELO SENHOR JESUS AQUELES QUE DESEJAM CRESCER NA VIDA CRISTÃ

IV.VIVENDO UMA VIDA CRISTÃ DE TAL MODO A ENVOLVER TODOS OS ASPECTOS DE SUA VIDA OU SEJA:

-VIDA FAMILIAR PAIS E FILHOS (III.Jo.2)

-VIDA CONJUGAL

-VIDA FISICA

-VIDA ESPIRITUAL

-VIDA SOCIAL

-VIDA PROFISSIONAL

-VIDA FINANCEIRA

-VIDA EMPRESARIAL

V.VERDADES QUE ALICERÇARAO A TUA VIDA CRISTÃ E TE DARÃO MATURIDADE

-Arrependimento

-Conversão

-Perseverança dos santos

-Santificação

-Adoração

-Comunhão

-Louvor

-Exaltação

-Gratidão

-Declaração de teu poder e de sua autoridade

-A vontade de Deus para cada um de nos

-Uma vida dirigida por Deus

-Firmeza no propósitos

-Constancia no serviço

-Abundancia espiritual

VI.CRESCENDO EM CRISTO

-No pentateuco

-Nos livros históricos

-Nos livros Poéticos

-Nos livros proféticos maiores

-Nos livros dos profetas menores

-Nos evangelhos

-No livro de Atos

-Nas epistolas

-No apocalipse

Alguém pode até mesmo achar que estou exagerando ao dizer que em toda bíblia teremos meios e maneiras de crescermos em Cristo mas, se cada leitor se voltar para a palavra de Deus visando seu crescimento sua aproximação do Senhor Jesus veremos que em cada livro ou em cada uma das seções ora citadas no inicio desta seção veras claramente que o fim de tudo quanto fora escrito para o nosso ensino foi escrito para que pelo conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo possamos herdar a vida eterna. O que eu vejo em todas as partes da bíblia e que a palavra de Deus que agrademos a Deus e andemos em tua presença e em toda a palavra de Deus o assunto e sempre este, andar com Deus, agradar-lhe, fazer a sua vontade enfim andar com Deus. Acredito que após esta leitura, terás uma facilidade a mais para compreender a santa e bendita palavra de Deus. Estas preparado:

-Darei a você algumas dicas para que você recorra a palavra de Deus e por si mesmo encontre o alimento, a orientação de que precisas:

-O Deus que preencheu e deu forma a terra e o mesmo Deus que dará sentido a sua vida

Conclusão

O AUTOR

Evangelista José Aparecido da Silva (Pé de Fogo)

Ministro do Evangelho, Filiado a CGADB E COMADEMAT e Membro da Assembléia de Deus em Cuiabá Mato Grosso

Conferencista Internacional, Cantor, Escritor, compositor e produtor musical, Bacharel em Teologia.

Com apenas três anos de fé sentiu o forte chamado para a obra de Deus e com muita convicção daquilo que o Senhor falara com ele deixou a profissão de gráfico e mesmo sendo apenas um jovem novo convertido iniciou o seu ministério que se baseou sempre em ensinar, pregar, cantar, aconselhar, visitar, evangelizar e testemunhar do grande amor de Deus em favor daqueles que o servem. Esta obra teve início no bairro Parque do lago, nos pontos de culto, depois foi percorrendo as praças, os terminais de ônibus, os lares, os presídios, as casas de recuperação, as creches, os abrigos, as igrejas locais, as igrejas do interior do Estado, outros Estado brasileiros até fora do Brasil. Hoje o Evangelista José Aparecido já tem ministrado a Palavra de Deus em mais de cento e cinqüenta bairros percorrendo quase todas as 257 congregações de Cuiabá e Várzea Grande, já tem estado em quase todos os municípios do Estado de Mato Grosso e já tem pregado em quase todos os Estado brasileiros. Tendo pregado mais de mil e duzentas mensagens, nos últimos anos. Todo este trabalho seria impossível de ser realizado não fosse o esforço conjunto de pessoas maravilhosas que o Senhor tem colocado em seu caminho que o agendam de segunda a segunda para estar presente nos mais diversos Eventos seja: Congressos, Cruzadas Evangelísticas, Seminários, Palestras, Estudos Bíblicos e os mais diversos trabalhos do dia a dia da Igreja. Ele e a esposa realizam esta obra certos de que aquele que os chamou se responsabiliza pela mesma. Os mesmo não podem deixar de agradecer a Deus na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, o Amado Salvador, Ao querido e inseparável companheiro o Espírito Santo. O mesmo agradece a esposa e Cantora Silbene, aos dois filhos Túlio e Thiago pelo apoio!

Ao mui digno Pastor Sebastião Rodrigues de Souza, Pastor das Assembléias de Deus em Cuiabá e Várzea Grande, Pastor Presidente da COMADEMAT, e Vice presidente da CGADB pelo apoio dispensado a uma geração de jovens obreiros que Deus tem levantado nesta última hora, não deixando de reconhecer o incansável esforço dos nossos abnegados Servos de Deus que militam mesmo em idade avançada nesta grande obra, mas sempre reconhecendo a experiência dos mais vividos e a força e o talento dos mais jovens. Ao mui digno Pastor do setor Parque do Lago Pastor José Gerardo dos Anjos, um Pastor, Pai, Amigo, irmão de todas as horas, esta é uma das razões porque ele está aqui até o dia de hoje.

A um imenso batalhão de pastores locais, dirigentes de sub congregações, Pastores de setor, Pastores Presidentes que nos tem convidado e que tem permitido os seus liderados a nos convidar; vocês são meus verdadeiros Companheiros, por causa do apoio de vocês que jamais deixaremos de realizar esta obra tão espinhosa porém muito recompensadora.(Sl.126)

A todos os coordenadores e coordenadoras de Eventos, afinal como pregarei se não for convidado? Eu conto com vocês até a volta de Jesus .

A todos os irmãos que desde o início desta caminhada nos acompanha com palavras de apoio e incentivo, além é claro de suas orações a nosso favor e a favor de nossos filhos. Adquirindo os nossos Cds de testemunho, louvor, mensagens, Cds da cantora Silbene, Apostilas, Livros os quais tem alcançado milhares e milhares de vidas, abençoando e fortalecendo a fé de muitos, e ao mesmo tempo nos dado condições para ir mais longe pregando a palavra de Deus. Por estas e outras razões continuem orando por nós e por este ministério, afim de que Deus venha abençoar esta obra em todos os sentidos e continue nos dando vitoria.

Email: pe.de.fogo@hotmail.com

blog : www.pe.de.fogo.com.br

Fone:(65)3691-7000/9604-4534

Adquira outros Cds de Louvores do Evangelista José Aparecido(Pé de Fogo) e Cds de mensagens ao vivo e Cds de seu Testemunho,Livros,além dos cds de sua esposa; cantora Silbene. E seja um intercessor desta grande obra e Deus te abençoará em tudo.

Se você foi beneficiado pela leitura deste livro indique-o a um amigo, ou mesmo presenteie alguém o qual este livro servirá de grande ajuda , e testifique a outros e a nós os benefícios que tivestes ao ler qualquer umas de nossas obras, falando e praticando as lições aprendidas e ficaremos muito agradecidos.

A Deus seja Glória.

Um comentário:

  1. COMO VOCÊ PÔDE NOTAR ESTAMOS POSTANDO DIVERSOS LIVROS NOVOS EM NOSSO BLOG,A IDÉIA É QUE O ESTUDIOSO DA PALAVRA DE DEUS TENHA AO SEU ALCANCE UM MATERIAL NO QUAL POSSA REALMENTE ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS E ALCANÇAR CRESCIMENTO EM CRISTO JESUS,AO LONGO DOS ANOS PREGANDO,ENSINANDO,ACONSELHANDO,MILHARES E MILHARES DE PESSOAS AO REDOR DO MUNDO TENHO INCULCADO NA MENTE DAS PESSOAS VIVER UMA VIDA CRISTÁ PROFUNDA ONDE AS PRÁTICAS CRISTÃS,SÃO REAIS,ONDE OS RESULTADOS SÃO REAIS,ONDE OS MILAGRES SÃO REAIS,ONDE AS PALAVRAS PROFÉTICAS SÃO VERDADEIRAS,ONDE A COMUNHÃO ENTRE OS IRMÃOS É REAL,ONDE AS BENÇÃOS DE DEUS REALMENTE SÃO DERRAMADAS EM NOSSAS VIDAS E TE GARANTO SEGUINDO NA ÍNTEGRA OS CONSELHOS ESPOSADOS NESTES ESTUDOS E ACIMA DE TUDO NA PALAVRA DE DEUS TERÁS UMA VIDA VITORIOSA EM CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir