29 de jul. de 2009

PEDRO UM GRANDE HOMEM DE DEUS


Pedro:um grande homem de Deus

Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens.(Mt.4;19)

INTRODUÇÃO:Jesus encarou o desafio de transformar um pescador de peixes em pescador de homens,e fez um convite a Pedro, em alguns textos veremos as lições, os erros e acertos deste grande homem de Deus a saber: Pedro.
I.O dilema em se tornar um pescador de homens ao invés de um pescador de peixes.(Mt.4;18,19)
a)Em primeiro lugar seguir a Jesus envolve:Mudança de vida, de direção, de decisões, de escolhas,de vida,de rotinas cotidiana.
b)Deixar as redes não é tão difícil quanto não retornar atrás para apanhá-las novamente.
c)Trabalhar para o Senhor é maravilhoso,difícil é lidar com as pessoas
d)A uma enorme diferença entre homens e peixes e Pedro sabia disso, se não soubesse,logo descobriria.
e)Nós nos dispomos mas quem faz de nós, em nós e através de nós a obra é o Senhor Jesus.(Eu vos farei...pescadores de homens.
II.Um dia andando por cima das águas, um dia quase se afogando (Mt.14;22-36)
a)É preciso ter coragem para fazer o que Pedro fez:
-Não temeu as ondas, não temeu a fúria das águas, o vento, as feras do mar.
-Não pensou no que os discípulos pensariam a seu respeito caso algo desse errado.
-Não pensou no que aconteceria a ele caso afundasse
-Apenas confiou em seu mestre que ali estava para lhe ajudar em qualquer coisa que lhe acontecesse.
-Quando afundou clamou sem exitar: Senhor salva-me.
-O mestre lhe estende a mão e lhe exorta:
A ter fé
A não duvidar
A não olhar para as ondas
Lição:Tem pessoas que nunca beberam água, mas nunca desceram do seu barquinho, e tem outros que nunca nem da margem do rio saíram.
III.Num momento uma boa palavra, em seguida uma fortíssima repreensão. (Mt. 14;16,23)
-Ele sabia que Jesus é o Cristo,o Filho do Deus vivo
-Mas ainda não entendia os propósitos de Deus para com o filho de Deus
-Aprendeu a dura lição que se não vigiarmos esta mesma boca pode proferir heresias
-Tirou de letra esta repreensão não retrucou nem uma palavra
IV.Pedro você precisa se converter (Lc.22;31-34)
-Uma pessoa que ainda não se converteu pode dizer coisas reprováveis .(Pedro disse)
-Uma pessoa não convertida pó de dar vacilo e mancadas (Pedro fez isso)
-Uma pessoa não convertida pode se tornar violenta (Pedro cortou a orelha de malco)
-Uma pessoa não convertida pode voltar atrás em uma decisão espiritual (Pedro voltou)
-Uma pessoa não convertida precisa se ter um real encontro com Deus com arrependimento e lágrimas. (Pedro chorou muito)
IV.Antes que o galo cante três vezes me negarás!(Mt.26;34)
-Tudo começou quando ele começa a seguir a Jesus de longe
-Depois passou a se aquentar numa fogueira que o mundo havia aceso. (Sl.1,1)
-A primeira vez disse que ainda não conhecia a Jesus (Agindo assim, não mesmo)
-Na segunda vez lhe disseram homem você estava com ele:Ele diz mulher não o conheço
-Na terceira vez ele é surpreendido por uma criada e ele nega esconjura,diz que não o conhece e que nem sabe do que ela está falando.
-Foi quando o galo cantou qual canto nos ensina:
-Que Jesus nos conhece mais do que a nós mesmos
-Que o Senhor sabe muito bem quem somos nós
-Que quando confrontados com o nosso eu realmente declaramos quem somos.
V.Por ter negado o mestre por três vezes teria que lhe confessar amor por três vezes (Jô.21;15-19)
-Ele passaria pelo último teste para ver se realmente estaria ele preparado para seguri a Cristo
-E a pergunta seria :Tu me amas!Sim Senhor eu te amo.Então apascenta os meus cordeiros!
-Pedro tu me amas? Então ele se entristece por lhe haver perguntado por três vezes e lhe respondeu : apascenta as minhas ovelhas.Senhor tu sabes tudo,tu sabes que eu te amo. Ao que o mestre lhe diz então apascenta as minhas ovelhas.
-A repetição daquelas perguntas era proposital tinha objetivo vejamos alguns deles
-Pedro se tu me amas não me negues nunca mais em tua vida.
-Pedro se tu me amas seja de uma vez por todas o que te chamei para ser e faças o que te mandei fazer
-Pedro até aqui eu estive por perto e te ajudei agora preciso concluir a obra pois você seguirá sozinho
-Pedro estou te dando a segunda oportunidade honre a mesma
Pedro e a mudança extraordinária que Cristo fez em sua vida
-Pedro no dia de pentecostes (At.3;12-26)
-Pedro perante o Sinedrio (At.4;8-13)
Pedro e os seus ensinos em suas epistolas
Veja palavras de Pedro em I e II Pedro que provam que este foi com certeza um grande homem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário