5 de jul. de 2009

9 coisas que a igreja deve buscar

9 COISAS QUE A IGREJA PRECISA BUSCAR NOS DIAS ATUAIS
1.A SALVAÇÃO DAS ALMAS
E todos os dias acrescentava o Senhor aqueles que se havia de se salvar.(At.2;47)

Se atentarmos para o livro de atos dos apóstolos tendo em mente a salvação das almas ,veremos que todo trabalho do Senhor Jesus,do Espírito Santo e da Igreja tinha por alvo final a salvação das almas.No verso em apreço lemos:”E todos os dias acrescentava o Senhor”...Imagine irmãos uma igreja que cresce todo dia,a cada dia um pecador se arrependo,convertendo,mudando de vida,nascendo de novo,tendo um genuíno encontro com o Senhor Jesus Cristo.Imagine uma Igreja que a cada dia recebe os desviados de volta para a casa de Deus.Pois este é o plano de Deus para a sua igreja nos dias atuais. Será que podemos fazer alguma coisa para que a igreja do Senhor Jesus possa crescer um pouco mais. Você tem falado de Jesus no seu trabalho,na sua comunidade,na escola,no seu bairro.Louvamos a Deus pelos trabalhos evangelísticos, pelas festividades, pelas cruzadas evangelísticas, pelos seminários diversos visando o preparo de novos discípulos na seara do mestre.
Bem sabemos que Brasil tem sido palco de um grande avivamento de maneira que uma das igrejas que mais cresce hoje no mundo é a igreja brasileira sendo causa de grande desconforto e incômodo para muitos .Porém o Senhor requer um maior empenho de nossa parte visando a salvação das almas e podemos nos empenhar com maior determinação para com esta causa .
Louvamos a Deus pelos elogios da mídia em geral, pelo Brasil ser o país que tem o maior movimento pentecostal do mundo.
Porém a obra continua,a tarefa ainda não é finda e temos muito a fazer!
Entendamos que esta é a hora final da igreja na face da terra e que precisamos concluir a nossa tarefa. Não podemos nos calar diante deste mundo perdido e pecaminoso, não podemos nos calar e deixar que o inimigo continue levando milhares e milhares de vidas para o inferno. E o que fazer?
...Pregues a palavra a tempo e fora de tempo.(II.Tm.4;3)
É hora de pregar, evangelizar, cultuar, visitar, dicipular, interceder, e continuar empreendendo todo esforço diante de todas as dificuldades que se deparam aqueles que fazem a obra de Deus e: Sermos firmes e constantes sempre abundantes na obra do Senhor sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.(I.Co.15;58)




2.O PODER DO ESPÍRITO SANTO
“E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas ,conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
Este verso da palavra de Deus contém verdades que não podem passar desapercebidas por nenhum de nós,por isto pensemos em cada uma destas expressões gloriosas contidas nele:
1.E todos ...Em primeiro lugar veja esta expressão e entenda que o propósito de Deus é encher a todos do poder do Espírito Santo. Ele não quer que um seja cheio e o outro vazio.Ele quer que a tua vida seja uma vida abundante em poder e este poder sobrevém a nós através do Espírito Santo e por isso precisamos buscar este poder e é através da oração e da meditação na santa e bendita Palavra de Deus que a igreja recebe esta dádiva divina e por esta razão a igreja precisa busca-lo de todo coração.(Jr.29;13)

...Foram cheios...(At.2;4) Como já disse coisa gloriosa é um crente cheio do Espírito Santo.Lemos em efésios 5;18:E não vos embriagueis com vinho em que há contenda mas enchei-vos do Espírito.O termo enchei-vos fala da constante renovação espiritual que deve estar presente na vida do cristão afim de que ele possa continuar lutando contra o mundo, contra o pecado, contra a carne, contra o diabo,e sabemos que esta luta só termina quando o cristão parte desta para outra vida ou quando Jesus vier buscar a sua igreja e somente pelo poder de Deus para alçarmos esta vitória.
Todos sabemos que quando você está cheio, satisfeito, alimentado no sentido físico não tem espaço para outras coisas, pois você está alimentado, assim é para com a nossa vida espiritual quando estamos cheios do Espírito Santo nossa fome e sede espiritual é suprida e sentimos gozo, prazer, alegria,graça,etc. servimos a Deus com alegria , com prazer, temos satisfação em estar presente na Casa de Deus, em louvar o teu nome, em ouvir a tua Santa e gloriosa palavra, enfim ao crente cheio do Espírito Santo servir a Deus é um prazer e não um dever.(Sl.122;1)
Por esta razão cabe a cada um de nós mergulharmos na presença de Deus suplicando este poder esta graça, esta unção gloriosa constantemente em nossas vidas. Por isso a ordem é esta: Seja cheio do Espírito Santo. (Ef.5;18/Ez.47;1-5 )

3.A VITÓRIA DA IGREJA
Agora pois ó Senhor olha para as tuas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra ,enquanto estendes a tua mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu Santo Filho Jesus. E tendo eles orado moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.(At.2;29-31)
Nos últimos doze anos tive o privilégio de ministrar por mais de mil vezes a santa e bendita palavra de Deus a sua amada igreja, igreja que eu amo honro, respeito, e pertenço. E este tema presente em todo o livro de atos dos apóstolos é maravilhoso. A igreja deve clamar a Deus pela vitória da igreja. Esta vitória é dividida em duas partes:
1-.A vitória coletiva da igreja
O Senhor Jesus Cristo nos disse em (S. Mateus 16;18) ...Que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Ou seja contra a sua igreja. Bem sabemos que há uma guerra constante contra a igreja do Senhor Jesus Cristo, o inimigo das nossas almas luta contra um despertamento no seio da igreja, contra a volta e a permanência dos que se reconciliam com a igreja, contra aqueles que fazem a obra de Deus na igreja, contra os eventos realizados pela igreja, contra os diversos projetos realizados pela igreja, , quer colocar impedimento até mesmo nas construções da igreja.
Bem sabemos que há uma guerra travada contra a igreja do Senhor e se faz necessário que nos engajemos neste combate usando toda a armadura de Deus disponível a cada um de nós para nos fazer “Mais do que Vencedores”( Ef.6;10-18/Rm.8;331-37)
2-A vitória individual da igreja
Esta é a vitória nossa de cada dia, louvo a Deus porque a palavra de Deus nos diz por centenas de vezes :”Não temas por que eu estou contigo” (Is.41;10)Louvo a Deus pela promessa viva do Senhor Jesus Cristo que nos diz: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Para que tenhamos uma igreja vitoriosa precisamos das nossas vitórias individuais. Por esta razão somos admoestados a ajudar-nos mutuamente uns aos outros afim de alcançarmos vitória
A igreja primitiva foi uma igreja vitoriosa se você atentar para a história da mesma verá o triunfo desta igreja e ao mesmo tempo verá o perfil de uma igreja vitoriosa em primeiro lugar se descobre que uma igreja vitoriosa não está isenta de enfrentar muitas tribulações (AT.14;22). Uma igreja vitoriosa não é uma igreja sem lutas, mas sim: Uma igreja que triunfa em meio as lutas em nome de Jesus.
Louvamos a Deus pelas muitas bênçãos alcançadas pelo seu povo de sua parte, porém não posso deixar de dizer que o celeiro de Deus está cheio de bênçãos ao seu povo, assim como aqueles cinco pães e aqueles dois peixinhos alimentaram aquela multidão e sobraram doze cestos assim as bênçãos de Deus estão sobejando no céu a disposição daqueles que delas quiser se agraciar. Por isso se quisermos uma igreja vitoriosa precisamos de buscar em Deus uma vida vitoriosa, atuante, cristã dinâmica, persistente, paciente, reverente, humilde, consagrada, vigilante, dedicada, voltada para oração, para leitura da palavra de Deus.(Rm.8;31-39-Rm.12;11-Ez.2;1-Dt.1;36-Sl.40;1-I.Pe.5;6-Rm.12;1-I.Pe.5;8-I.Tss.5;17-Sl.1;2)
A igreja do Senhor Jesus enfrentou em todo tempo uma série de perseguições como podemos ler no texto citado no início deste comentário porem nestas horas ela foi firme em seus propósitos e permaneceu fiel a Deus e fizera ao Senhor Jesus um eterno pedido:” Olha para as tuas ameaças” Estou certo de que Ele está olhando para as constantes ameaças que nos sobrevém em todas as áreas da vida. Sabemos que o inimigo que é o tentador e luta de toda maneira para querer atrapalhar os planos do Senhor em nossas vidas: Seja na vida material, espiritual, profissional, ministerial para destruir o projeto de Deus em nossas vidas. Mas graças a Deus que Ele continuará olhando para toda e qualquer afronta que a nós sobrevier em toda e qualquer circunstância e podemos crer na promessa do Senhor que nos diz:Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará (Is.54;17) A seguir eles: Clamam por ousadia para falarem a palavra de Deus .Como é glorioso ouvirmos a palavra de Deus falada com autoridade, com poder, com unção, como é glorioso ouvir uma mensagem que você sente que proveio direto do coração de Deus para os nossos corações.(Lc.24;32)
Finalmente:“Desejaram que as mãos do Senhor estivesse estendidas para curar”
Ele por certo está com as suas mãos estendidas sobre ti.(Is.59;1) E por certo as curas estarão acontecendo por todos os cantos da terra onde este Evangelho for proclamado. E assim cheios do Espírito Santo prosseguiremos contemplando as maravilhas do Senhor.




4.SINAIS , PRODIGIOS E MARAVILHAS
E as multidões unânimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia porque via os sinais que ele fazia (At.8;6)
E Deus pelas mãos de Paulo fazia coisas extraordinárias. De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos e as enfermidades fugiam deles e os espíritos malignos saíam. (At.19;11,12)



Eis aí algo indispensável para o avanço da obra de Deus em nossos dias , eis aí uma das marcas da igreja primitiva e eis ai algo que tem causado impacto no meio do povo de Deus.
O Senhor Jesus nos disse e este sinais seguirão aos que crêem e m meu nome expulsarão os demônios, falarão em novas línguas, pegarão nas serpentes e se beberem alguma coisa mortífera não lhes farão dano algum, e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão(MC.16;17;18) E no livro de Atos os milagres, sinais e maravilhas estavam sempre presentes na vida daquela igreja assim lemos :E muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos(At.2;43) Mais a frente lemos :E as multidões unanimente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam os sinais que ele fazia, pois que os espíritos imundos que os tinham, clamando em alta voz, e muitos paralíticos e coxos eram curados.(At.8;6,7) Como podemos notar os sinais, prodígios e maravilhas sempre estiveram presentes na vida do povo de Deus e a igreja do Senhor nos dias atuais deve buscar ao Senhor de maneira que Ele venha continuar operando em nosso meio muitas maravilhas entre nós. Pois:Jesus Cristo é o mesmo ontem hoje e eternamente.(Hb.13;8)




5.CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS
Ora estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas escrituras se estas coisas eram assim. Que belo exemplo desta igreja para os crentes nos dias em que vivemos, uma igreja que busca o conhecimento da palavra de Deus nos versos lidos acima aprendemos que :”eles receberam a palavra de Deus de bom grado” Se quisermos ser beneficiados pela palavra de Deus teremos que dar guarida a palavra de Deus, espaço e tempo para a palavra não somente nos cultos mas também em nossos corações e não sermos somente ouvintes mas também praticantes da palavra de Deus .Em segundo lugar eles: “Examinavam cada dia nas escrituras se estas coisas eram assim” A lição pratica que temos neste trecho bíblico é que precisamos examinar as sagradas escrituras, sermos estudiosos da palavra de Deus meditando nela a cada dia e procurando conferir as coisas que nela estão escritas. A palavra de Deus nos diz: Antes crescei na graça e no conhecimento(I.Pe.3;18) O crescimento na graça nos sobrevém através do poder do Espírito Santo atuando em nós e o crescimento no conhecimento nos vem através da leitura e do estudo da palavra de Deus .Louvo a Deus pela vida de milhares e milhares de cristãos que são bons leitores da palavra de Deus, louvo a Deus pela abundancia de material evangélico a disposição do povo de Deus, porém se não houver empenho de nossa parte em adquirir este conhecimento de nada adiantará, então o caminho é dedicação a leitura da palavra de Deus e de bons livros. Crescendo na graça e também no conhecimento de sua santa e bendita palavra.



6.DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
...Mas resistia-lhes Elimas, o encantador(porque assim se interpreta o seu nome )procurando apartar da fé o proconsul.

Gostaria que neste tópico o amado leitor lesse por gentileza dois textos bíblicos contidos no livro de Atos (At.13;6-12/16;16-22) Que falam acerca de Elimas o encantador e acerca da libertação da jovem que tinha um espírito de adivinhação e fôra liberta através do apóstolo Paulo pelo poder do nome de Jesus. No primeiro episódio vemos que o apóstolo Paulo chega a ilha de Pafos e se depara com um certo mágico, falso profeta chamado Barjesus, este estava junto com o pro cônsul o qual tinha grande desejo de ouvir a palavra de Deus ministrada pelo apóstolo Paulo, mas Elimas além de resistir aos ensinos do Apóstolo Paulo tentava apartar da fé o procônsul então Paulo cheio do Espírito Santo fixou os olhos nele e lhe disse :Ó filho do diabo,cheio de todo engano e de toda malícia inimigo da justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
Como podemos notar precisamos ter discernimento espiritual para realizarmos a obra do Senhor, tenho batido insistentemente nesta tecla por onde tenho passado.
Lembro-me de que nos cultos de preparação para santa ceia nosso amado e mui digno Pastor costuma dizer que o crente não pode tomar a ceia de qualquer maneira ,mas também não pode deixar de participar por qualquer motivo e aí entra o discernimento .Neste texto você pode notar Paulo lutando para levar uma alma ao conhecimento da palavra e um homem sendo usado pelo diabo para apartá-lo do Senhor e eu te pergunto toda artimanha do inimigo não é para apartarmos do Senhor?Ou para impedirmos de levar outros aos pés de Jesus ? O crente por mais bem intencionado que ele seja precisa ter discernimento pois muitos por falta desta importante ferramenta tem perdido muitas bênçãos da parte de Deus, tem falado coisas que Deus não tem mandado falar, tem tomado decisões que Deus não lhes mandou tomar, tem ido a lugares que Deus não lhes mandou ir e assim por diante.O Senhor Jesus não quer que realizemos a obra dele sozinhos. Ele quer cooperar conosco, quer ser o nosso companheiro de viajem,e nós devemos conversar tudo com ele pois a obra é dele e Ele é quem dá as coordenadas para que esta obra seja realizada e quando o crente tem plena consciência disso pode-se dizer que este crente está na orientação divina,e na orientação divina ele vai muito longe, pois ele faz o trabalho contando com aquele que mandou realizar a obra.(S.Mc.16;20)


7.OS DONS ESPIRITUAIS
A palavra de Deus nos informa que cumprindo-se o dia de pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar e de repente veio do céu um som como de um vento veemente e impetuoso e encheu a casa em que estavam assentados e foram vistas por eles línguas repartidas como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles e todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem(At.2;1-5). Chama-me a atenção a palavra: “E começaram “Pois com certeza a partir daquele dia houve um novo horizonte para com aquele povo e para com aquela igreja. O termo e começaram vai além das línguas estranhas que eles falaram naquele dia e que até hoje estamos a falar,e assim daquele dia em diante eles começaram a trabalhar para o Senhor Jesus na unção do Espírito Santo e como podemos ver a atuação de Deus na vida da igreja de lá para cá, nunca mais foi a mesma.Se lermos o livro de Atos veremos:No dia de pentecostes o Espírito Santo descendo sobre a igreja, depois veremos Pedro e João sendo usados pelo Espírito Santo para que aquele coxo levantasse em nome de Jesus ,no capítulo cinco vemos que os apóstolos são milagrosamente soltos da prisão, em atos sete vemos Estevão enfrentando a fúria do inimigo e não temendo nem a morte, só um crente cheio de poder para fazer isso, em Atos oito vemos Filipe pregando com poder e a multidão atenta pois via os sinais que Deus operava através dele, em Atos doze vemos Pedro sendo solto da prisão,de maneira que se atentarmos para o livro de Atos veremos a manifestação dos dons espirituais presente na vida da igreja. E em nossos dias não pode ser diferente busquemos da parte de Deus os dons Espirituais os quais são:Dons da palavra da sabedoria(At.6;10/15;13-22)Palavra do Conhecimento(At.5;1-10)Dom da fé(Mc.11;22-24)Dons de curas(Mt.4;23-25)Dom de operação de milagres(Jô.6;2)Dom de Profecia(At.2;16-18)Dom de discernir os espíritos(I.co.14;29/I.Jo.4;1)Dom de variedade de línguas(At.2;4-6)Dom de interpretação de línguas(I.Co.14;6,13,26)Que a cada dia estas manifestações sejam presentes entre nós para edificação, exortação e edificação do povo de Deus bem como para salvação das almas.

8.ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO
Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecados e venham os tempos de refrigério pela presença do Senhor.Bem sabemos que os quatro passos em direção a salvação são: Arrepender, se converter crer e perseverar.Perseverar fazendo o que? Se arrependendo, crendo e se convertendo, enquanto estivermos neste corpo mortal sujeito a erros e falhas sempre precisaremos se concertar com o Senhor, pedindo-lhe perdão e muitas vezes pedindo perdão aos nossos semelhantes, a esposa , aos filhos, a quem quer que seja. O arrepender quer dizer: Ter pesar em relação as faltas e delitos. E se converter quer dizer: Mudar, transformar uma coisa em outra, mudar de partido, de sentimento, de opinião. Sendo assim cabe ao cristão buscar em Deus este arrependimento e esta conversão tanto para si como para com aqueles que estiverem a sua volta levando-os a Cristo.

9.O PODER DO LOUVOR E DA ORAÇÃO
Perto da meia noite , Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.(At.16;25)
O momento vivido por estes dois varões não era dos melhores. Na verdade aquela podia ser a última noite de vida daqueles dois abnegados servos de Deus, as vezes nos perguntamos o que fazer quando fazemos as coisas certas e dá tudo errado? O que fazer quando não sabemos o que fazer? nesta passagem bíblica o apóstolo Paulo e o Irmão Silas nos dão uma ótima sugestão daquilo que podemos fazer nas horas difíceis da nossa vida: Orar e Cantar. Nós estamos por conhecer o poder do louvor e o poder da oração.
É claro que não estou falando meramente de cantorias vazias da verdadeira adoração ao Deus todo poderoso. E sim do louvor que provém de uma vida inteira voltada para adorar a Deus. Volta e meia enfrentamos a negridão da noite escura e longa, lutando com um filho internado no hospital, um marido desviado dos caminhos do Senhor, um vale espiritual no qual se passa por angustias e aflições. É nestas horas que nascem os verdadeiros adoradores, que adoram ao Senhor na cova e também na fornalha. Louvar a Deus é muito mais que cantar, mas é ser-lhe grato por cada uma de suas maravilhas, por cada uma das bênçãos alcançadas, pela família, pela casa de Deus, pela vida, pelas respostas alcançadas e assim por diante .Se és um adorador esteja certo que os olhos do Senhor estão sobre a tua vida e sobre a vida dos teus.
A seguir vem a oração é claro que o louvor a Deus já é em si uma forma de se comunicar com ele, mas quando você ora é diferente.Eu não tenho de que a oração é uma das armas mais poderosas que o cristão tem a sua disposição. A oração entra onde não temos acesso para adentrar, através da oração nós conversamos com o nosso criador, com nosso Salvador contando a ele todos os nossos problemas, lutas e dificuldades, através da oração podemos confessar a Deus as nossas falhas e iniqüidades, podemos, interceder por toda humanidade, pela igreja, pelo ministério, pelos desviados, pelos novos convertidos, pela obra missionária, por um reavivamento mundial, enfim a palavra de Deus nos diz: É tempo de buscar ao Senhor!(Os.10;12)
Por estas e outras razões que a igreja tanto de forma coletiva bem como também de forma individual deve buscar a Deus em oração pois a palavra de Deus nos diz:E tudo o que pedirdes em oração crendo recebereis.(Mt.21;22) Então que cada um de nós possa se manter em sintonia profunda com o Senhor já que a cada dia se aproxima aquele grande dia da volta de Jesus.

CONCLUSÃO:
Você acabou de ler esta apostila preparada para este maravilhoso evento muito necessário nesta última hora em que se faz realmente necessário buscarmos a Deus e o meu desejo e oração é afim de que outras igrejas se mobilizem para esta grande obra e que Deus abençoe profundamente a cada leitor no nome do Senhor Jesus Cristo.

3 comentários:

  1. Irmão Zézinho!!
    Passei por aqui e vim deixar um abraço
    e parabeniza-lo pelo Blog...É muito bom
    poder acompanhar as mensagens q o senhor te Deus.
    Que o Senhor Jesus continue abençoando sua vida cada dia mais...Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Sentindo a presença de Deus, Louvado seja o teu nome Senhor.Deus tremendo,Reis dos Reis Senhor dos Senhores....

    ResponderExcluir
  3. Maravilha! Sentindo a presença de Deus, Louvado seja o teu nome Senhor.Deus tremendo,Reis dos Reis Senhor dos Senhores....

    ResponderExcluir